quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RECIFE:No Grande Recife, atraso é principal desafio para deslocamento de ônibus


Ausência de corredores exclusivos e aumento de carros prejudica os ônibus.
Todos os dias, cerca de 2 milhões de pessoas utilizam os coletivos.

Katherine CoutinhoDo G1 PE
Todos os dias, cerca de 2 milhões de passageiros utilizam oônibus como meio de transporte na Região Metropolitana do Recife, através dos coletivos do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT). São 390 linhas, cerca de 3 mil ônibus, que realizam aproximadamente 26 mil viagens diariamente. O maior desafio, para a população, é driblar os atrasos e os veículos lotados nos horários de pico.
Ausência de corredores de ônibus e aumento do números de carro geram engarrafamentos, que prejudicam deslocalmento dos ônibus. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Ausência de corredores exclusivos e o aumento do número de carros geram engarrafamentos, que prejudicam deslocalmento em ônibus. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
No ano das eleições municipais, o G1 preparou uma série de reportagens sobre as quatro maiores preocupações dos eleitores, de acordo com a consulta aos internautas na nossapágina de eleições: educação, saúde, transporte e segurança. A série sobre transporte vai até a sexta-feira (21).
Morando no bairro de Maçaranduba, em Jaboatão dos Guararapes, a técnica de enfermagem Izete Azevedo se desdobra para chegar até o Hospital Getúlio Vargas, no Recife, onde trabalha. “Os ônibus demoram, eu às vezes ando até outro ponto, para pegar outra linha, para ver se consigo ir. São dois ônibus, além do metrô, para chegar no HGV. E ainda mudaram a linha do ônibus que eu pegava, já não tinham muitos”, reclama Izete.
As mudanças de roteiro nas linhas acontecem, por vezes, devido a pedidos da população. “O transporte público é muito dinâmico. As linhas aumentam de acordo com a necessidade, mas é preciso entender que, para criar uma linha, é preciso demanda e que a prefeitura dê a infraestrutura necessária para que o coletivo passe por lá. Tem lugar que não é pavimentado e o ônibus passa, mas com dificuldade”, explica o presidente do Consórcio, Nélson Menezes.
Tarifa dos ônibus na Região Metropolitana do Recife
AnelTarifaTarifa reduzida*
AR$ 2,15R$ 1,10
BR$ 3,25R$ 1,65
DR$ 2,60R$ 1,10
GR$ 1,40R$ 1,10
Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte.
*Tarifa reduzida a partir das 5h do domingo, indo até a meia-noite.
O valor da passagem é definido através do Conselho do Consórcio, que é formado por representantes tanto do governo quanto da sociedade civil. O último reajuste aconteceu em janeiro deste ano, fazendo com que as passagens custem a partir de R$ 1,40 (Anel G) - aos domingos, a tarifa é reduzida, custando a partir de R$ 1,10 (anéis A, D e G). Confira na tabela ao lado o preço atual das passagens do GRCT.
Embora a administração do GRCT seja feita em conjunto, atualmente, pelas prefeituras de Olinda e Recife, além do governo estadual, a responsabilidade do transporte público dentro das cidades permanece sendo dos governos municipais. “As prefeituras são obrigadas a tomar conta de seu transporte, não podem delegar a ninguém. No Consórcio, elas administram em conjunto. Pensar o transporte dessa forma, no Recife, é uma facilidade, devido à densidade da Região Metropolitana, que mais parece uma cidade só. Se você pensar separadamente, ia ser muito difícil para a população. Imagine a quantidade de pessoas que trabalha em uma cidade e mora em outra sem ter como ir de ônibus?”, reflete Menezes.
Tarifas especiais e serviço opcional de ônibus na Região Metropolitana do Recife
LinhaTarifa
042 – AeroportoR$ 2,65
072 – CandeiasR$ 4,00
160 – Gaibu/Barra de JangadaR$ 4,00
195 – Recife/Porto de GalinhasR$ 10,40
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)R$ 7,10
194 – Cabo/Porto de GalinhasR$ 4,00
196 – Recife/Porto de Galinhas (IMIP)R$ 5,70
Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte.
 A autônoma Miriam Lima sabe bem o que é ter de ir de uma cidade a outra para trabalhar. Morando em Ouro Preto, Olinda, e trabalhando no Recife, Miriam percorre mais de 15 quilômetros todos os dias para chegar até o emprego. O problema, para ela, é conseguir pegar o coletivo no Terminal de Integração da PE-15. “No horário da saída, é sufocante. As pessoas empurram, todo mundo querendo entrar ao mesmo tempo. A gente só aceita porque não tem outra opção”, lamenta Miriam.
Para a técnica de enfermagem Danielle Menezes, o problema maior são os atrasos. “De manhã, dez minutos faz toda a diferença. Não posso chegar atrasada no trabalho”, afirma Danielle, que entende os ônibus cheios nos horários críticos. A estudante Juliane Laís, de 14 anos, mora no final da Avenida Norte, no Recife, e estuda em Paulista, também na Região Metropolitana. “O ônibus era para chegar de 20 em 20 minutos, mas às vezes ele demora 40 para chegar aqui na integração”, diz Juliane.
Terminais Integrados
O trânsito tem sido um dos desafios a serem enfrentados por quem precisa dos ônibus e também por quem administra os terminais, como Alysson Machado, gestor do Terminal Integrado do Barro, localizado no bairro de Jardim São Paulo, na BR-101, no Recife, e integrado ao sistema de metrô da Região Metropolitana. Por dia, passam aproximadamente 100 mil pessoas pelo terminal. “O trânsito atrapalha muito. O ônibus consegue sair daqui na hora, mas acaba pegando um congestionamento na BR, com isso atrasa para o próximo. Lidar com planejamento nessas horas é complicado”, afirma Machado.
Terminal Integrado do Barro passa por reformas. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Terminal Integrado do Barro passa por reformas para resolver problemas como a passagem de pedestres pelas pistas de rolamento. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Sistema Estrutural Integrado (SEI) reúne linhas de metrô e ônibus - embora nem todo terminal de integração seja ligado diretamente ao metrô. Voltado para o transporte de massa, o SEI conta com eixos radiais e perimetrais, sendo que os terminais de integração ficam localizados nos cruzamentos desses eixos. O acesso se dá através de dez empresas operadoras, responsáveis por 78 linhas, das quais 51 são alimentadoras, sete perimetrais, 11 radiais, três interterminais e três circulares, atendendo dez dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.
Cores ajudam a identificar ônibus e linhas. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Cores ajudam a identificar ônibus e linhas.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
As cores nos ônibus servem também de auxílio à população, indicando o tipo de percurso que é realizado pelo coletivo ao deixar o terminal. Os amarelos são responsáveis por trazer os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo, pertencendo assim às linhas alimentadoras. Os vermelhos cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade, constituindo a linha perimetral. Os ônibus que saem dos Terminais de Integração até o Centro do Recife são os azuis, que integram a linha radial. Entre um terminal e outro, os responsáveis pelos percursos são os ônibus verdes, enquanto os brancos levam os usuários às áreas no entorno do terminal de integração.
Ao todo, o SEI conta com 14 terminais integrados e a expectativa do GRCT é aumentar esse número para 25, até 2014. Além desses terminais, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) conta ainda com 81 miniterminais, que servem como ponto de apoio para várias linhas em bairros e subúrbios dos 14 municípios da RMR.
Alguns dos atuais terminais estão passando por reformas, como o do Barro. “Esse é um terminal que surgiu pela necessidade. Há a questão da segurança dos passageiros, que precisam atravessar pelas faixas de rolamento. Depois da reforma, com as plataformas, vamos resolver essa questão”, explica Machado. A primeira das cinco etapas da reforma deve terminar em fevereiro de 2013, de acordo com o gestor do terminal.
Outro desfio dos terminais é a questão da segurança. As ameaças externas exigem que se invista cada vez mais na área. “São muitas pessoas que passam por aqui, não temos como ter controle de tudo, mas ficamos de olho. Temos um esquema de segurança, equipe que toma conta. A situação deve melhorar ainda mais após a reforma”, acredita Machado.
A qualidade do serviço inclui também investimento na infraestrutura dos TIs, garantindo conforto para os usuários. Como regra geral, os equipamentos possuem lanchonetes, sanitários, central de atendimento e lojas.
 
Parada de ônibus no Bairro Novo, em Olinda. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Parada de ônibus no Bairro Novo, em Olinda.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Paradas
O Grande Recife conta com 5.612 paradas de ônibus, todas de responsabilidade do Consórcio. Desse total, 391 são do modelo com cobertas e bancos de metal. A manutenção desses abrigos fica a cargo de uma empresa terceirizada, que utiliza espaços publicitários no equipamento e, em contrapartida, é responsável pela boa condição da parada. Para reclamações, a população pode entrar em contato com o Consórcio através daOuvidoria.
Novas linhas
Organizar um sistema de transporte público é complexo. O presidente do Consórcio, Nélson Menezes, ressalta que estudos são feitos constantemente para atender às necessidades da população. De acordo com ele, bairros e comunidades se modificam a todo instante e nem sempre é possível acompanhar as alterações – ou saber o que a comunidade precisa exatamente. Para isso, o Consórcio tem um setor exclusivo para receber as reclamações e opiniões da população, a Gerência de Relacionamento do Grande Recife.
O objetivo, afirma o presidente, é atender da melhor maneira possível à população. “A gente faz o desenho da linha, acredita que o número de viagens é suficiente devido aos estudos, mas nem sempre é isso que o usuário quer. Esse setor é responsável por receber essas demandas. Respondemos a todas”, explica Menezes.
Por mês, o Grande Recife faz cerca de 60 atendimentos por telefone, além de outros 50 pessoais, dez reuniões com comunidades e, em média, duas visitas técnicas. “Os técnicos vão aos locais, mas é como eu disse, é necessário ter estrutura, isso é responsabilidade da Prefeitura. Por vezes, tem um abismo, ou a comunidade é de difícil acesso por buracos ou outros problemas. Em alguns casos, o trajeto que a população pede não é possível para os ônibus, eles ficariam presos”, detalha o presidente. O contato com a Gerência pode ser feito através dos telefones (81) 3182.5552 e 3182.5553.
Além dos pedidos dos usuários, o Grande Recife está para abrir edital de licitação para a contratação de novas empresas para operaram no Consórcio. A proposta do Governo prevê um contrato com as empresas e/ou consórcios vencedores no período de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Atualmente, são 18 empresas permissionárias que atuam na Região Metropolitana. O gerenciamento e a fiscalização do serviço são feitos pelo Grande Recife. O Consórcio conta atualmente com uma equipe de 70 fiscais, que estão no dia-a-dia dos terminais e nas ruas. Eles possuem a prerrogativa de vistoriar e fiscalizar o serviço prestado pelas empresas operadoras, através das linhas e veículos, e o poder de multar e implantar alterações pontuais na programação das linhas, quando necessário.
TRO
O professor doutor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuante na pesquisa do transporte do Grande Recife Oswaldo Lima Neto lembra que os corredores exclusivos poderiam ajudar a desafogar o trânsito, ao menos para os ônibus. “O seu dia fica menor com as demoras. A gente perdeu a precisão no deslocamento, você não tem certeza da hora que o ônibus vai passar, não consegue prever que sai daqui e em 20 minutos chega ao destino”, diz Lima Neto.
Essa previsibilidade pode ser reconquistada através dos corredores de ônibus, em especial os do transporte rápido por ônibus (TRO), que vão se implantados de Igarassu ao Centro do Recife. Esses veículos terão plataforma de embarque/desembarque em nível, seguindo o modelo do metrô, com pagamento adiantado da passagem, o que tende a agilizar o embarque e desembarque. “Já faz mais de 30 anos que esse tipo de transporte existe. Você tem para mais de 100 projetos funcionando no mundo todo. O mais famoso deles é o Transmilênio, em Bogotá, capital da Colômbia, que funciona que é uma beleza”, conta o professor.
O sistema conhecido como ‘Transmilênio’ se tornou o único grande projeto de transporte público aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A criação de corredores exclusivos de ônibus deixou as viagens muito mais rápidas. Com isso, sete em cada dez habitantes usam o transporte público. O Transmilênio permitiu a retirada de circulação de 7 mil ônibus particulares pequenos, o que ajudou a reduzir ainda o consumo de combustível.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco

PERNAMBUCO:Metrô precisa da ajuda de municípios para atender melhor população


Acesso ao metrô, com calçadas e ônibus, é responsabilidade de prefeituras.
Metrô surgiu a partir dos trilhos da antiga Rede Ferroviária Federal.

Katherine CoutinhoDo G1 PE
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Estação de metrô do Barro, no Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Estação de metrô do Barro, no Recife.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Pontualidade e rapidez. São duas palavras que boa parte da população utiliza para definir o serviço prestado pelo metrô. Qualquer atraso nos trens é logo notado e os passageiros reclamam, uma vez que é raro algo do tipo acontecer. Todos os dias, 280 mil passageiros utilizam o sistema na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a Superintendência no Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

No ano das eleições municipais, o G1 preparou uma série de reportagens sobre as quatro maiores preocupações dos eleitores, de acordo com a consulta aos internautas na nossa página de eleições: educação, saúde, transporte e segurança. A série sobre transporte vai até a sexta-feira (21).
Apesar da administração ser através de uma estatal do Governo Federal, os municípios tem sua participação também no sistema, seja através da infraestrutura no entorno das estações, como ruas asfaltadas e calçadas, como os ônibus que levam passageiros até o metrô. O trabalho precisa ser feito em conjunto para que a população possa ser melhor atendida, mas ainda existem dificuldades.
A dona de casa Rosálio dos Santos prefere andar um pouco mais e pegar o metrô, do que optar pelo ônibus. “Em Boa Viagem, o metrô é ruim de pegar, mas quando vou para o Centro, é o meio mais rápido de chegar”, acredita Rosálio. “Devia ter para mais lugares, é muito mais rápido, não atrasa”, defende a promotora Renata Santos, que mora no Recife e trabalha em Prazeres, em Jaboatão.
Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe são os municípios da Região Metropolitana atendidos atualmente pelos sistema de metrô e trens. O desenho da malha viária corresponde, em sua essência, à antiga Rede Ferroviária Federal, que deu origem à CBTU – Metrorec na capital pernambucana. “A expansão do metrô segue o plano diretor feito na década de 1980, que indicava a expansão da Região Metropolitana na direção dos municípios de Jaboatão e Cabo, quadro que foi confirmado”, explica Salvino Gomes, assessor da CBTU-Metrorec.
Trem do metrô que segue até Cajueiro Seco, em Jaboatão. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Plano diretor da década de 1980 indicava crescimento da Região Metropolitana em direção a Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Atualmente, Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco, contando com 654.786 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem mostrado interesse na ampliação da malha e do acesso, como explica a gerente de Transporte de Jaboatão, Lúcia Recena. “No trecho entre Cajueiro Seco e o Cabo, solicitamos a construção de dois pontos de parada em Jaboatão. Pretendemos ajudar colocando outros equipamentos ao redor para entregar o local à comunidade”, conta Lúcia.

A tarifa do metrô no Grande Recife é R$ 1,60, enquanto a tarifa integrada do Anel A custa R$ 2,15 e a do Anel B R$ 3,25. O último reajuste, de acordo com a CBTU, aconteceu em janeiro de 2011.
Mapa da linha do metrô no Grande Recife. (Foto: Divulgação / CBTU - Metrorec)Mapa da linha do metrô no Grande Recife.
(Foto: Divulgação / CBTU - Metrorec)
Operação
O metrô opera duas linhas, a Linha Sul e a Centro, que juntas somam 39,5 quilômetros e contam com 28 estações, sendo sete delas junto aos Terminais Integrados. As estações contam com painéis eletrônicos e caixas de som que, quando o trem chega na estação anterior, avisam à população quanto tempo falta para embarcar. A tecnologia foi desenvolvida na Paraíba e trazida para o Recife – um meio de economizar energia, informando ainda a população. Cada estação é sinalizada com um símbolo e linha por uma cor, a fim de facilitar a identificação do destino.

A Linha Sul transporta 45 mil passageiros em média por dia, com um intervalo de aproximadamente 10 minutos entre um trem e outro. Pela Linha Centro, passam, todos os dias, uma média de 230 mil passageiros. O intervalo nessa linha é menor – apenas cinco minutos. O horário de operação de ambas as linhas é de 5h às 23h, de domingo a domingo.
Os trens diesel fazem o percurso entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e o cabo de Santo Agostinho e do Curado também ao Cabo, levando aproximadamente cinco mil pessoas por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 5h30 às 20h30, sábados de 5h30 às 14h30 e não circulam aos domingos.
Apesar dos muitos elogios, nos horários de pico, como por volta das 6h, as estações se tornam pequenas para o grande número de passageiros. “É sufocante, se eu puder evitar passar nesses horários mais cheios, evito”, conta o eletricista Gilberto de Souza, que faz o percurso entre a Estação Joana Bezerra e Cajueiro Seco, em Jaboatão, quase todos os dias.
O metrô conta atualmente com 25 trens. Outros 15 já foram comprados para diminuir o tempo entre os carros e facilitar o deslocamento da população, custando R$ 220 milhões. O primeiro deve chegar até novembro deste ano. Os trens foram encomendados de uma empresa espanhola, CAF, e vem com aparelho localizador por satélite (GPS) e ar-condicionado, sendo nos mesmos moldes dos utilizados em Madrid, na Espanha. Dez a 12 trens devem ser colocados na Linha Sul, que passaria a atender 150 mil pessoas por dia, de acordo com a CBTU. Além disso, outras estações devem se transformar também em Terminais Integrados.
Estação Joana Bezerra, no Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Estação Joana Bezerra, no Recife, é integrada a terminal de
ônibus.(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Acesso
Chegar às estações de metrô nem sempre é tarefa simples. Os moradores de bairros como Boa Viagem reclamam, apesar de agora o terminal do Aeroporto ter começado a funcionar. “Você precisa sair e caminhar para pegar um ônibus. À noite, fica esquisito”, reclama a vendedora Juliane dos Santos.
Para facilitar esse acesso e também incentivar a população, as estações poderiam ter, por exemplo, estacionamento para carros, sugere o professor doutor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuante na pesquisa do transporte do Grande Recife, Oswaldo Lima Neto. “Seria muito mais fácil uma pessoa que mora em Boa Viagem dirigir até o metrô, deixar o carro, ir até o Centro resolver o que precisa, voltar e pegar o carro para casa”, acredita o professor.
Além de estacionamento para carros, locais para as bicicletas ou aluguel desses veículos poderia auxiliar a população no acesso ao metrô e ajudar, assim, a melhoria na mobilidade da cidade. "Devíamos ter também melhores calçadas no acesso ao metrô, muitos dos percursos na Região Metropolitana são feitos a pé”, afirma Lima Neto.
Os Terminais Integrados também são uma alternativa para facilitar o acesso da população. A administração dos terminal de ônibus e da estação do metrô é feita por pessoas diferentes, mas que trabalham em conjunto, como explica o gestor do Terminal Integrado do Barro, Alysson Machado. "O chefe da estação e o gestor do terminal buscam trabalhar em conjunto, um auxiliando o outro na medida do possível. Por exemplo, quando alguém passa mal, a gente conta com a ajuda da cadeira de rodas que eles têm”, detalha Machado.
Metrô, trem diesel e o veículo leve sobre trilhos (VLT) são utilizados pela CBTU. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)Metrô, trem diesel e o veículo leve sobre trilhos (VLT) são utilizados pela CBTU. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)
VLT
Ampliar o acesso ao metrô no Grande Recife é um desafio, a começar pelos custos necessários no processo. Um quilômetro de trilhos e eletrificação, necessários para a passagem do metrô, custam pelo menos R$ 8 milhões, segundo dados da CBTU, embora como contraponto a vida útil seja superior ao de uma rodovia, chegando a 50 anos.
VLTs estão em fase de testes no trecho entre Cajueiro Seco e Cabo de Santo Agostinho. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)VLTs estão em fase de testes no trecho entre Cajueiro Seco
e Cabo. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)
Alternativa mais barata, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) estão em teste pela CBTU aos sábados, fazendo o trecho entre Cajueiro Seco e o Cabo de Santo Agostinho. Existem projetos para ampliar a circulação dos VLTs, como um que saíria do Marco Zero e iria até o Terminal Integrado de Passageiros do Curado, próximo a cidade da Copa, mas por enquanto o único que circula na Região Metropolitana é entre Cajueiro e Cabo de Santo Agostinho.
Os VLTs ocupam menos espaço e são movidos a diesel, com capacidade para 600 pessoas, ar condicionado e aparelho GPS. Atualmente, existem sete trens desse tipo em operação no Grande Recife – eles custaram R$ 56 milhões e foram construídos em Barbalha, no Ceará. Os munícipios podem elaborar projetos e protocolar junto ao Ministério das Cidades para pedir o tranporte, com ideias para financiamento do projeto.

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OLINDA/RECIFE:Permissão e fiscalização de táxis devem ser feitas pelas prefeituras

Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes praticam a mesma bandeirada.
Juntas, as três cidades contam com uma frota de 7.679 táxis.


Seja por conforto, por pressa ou outra necessidade, os táxis são uma opção de transporte a mais para a população. Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, juntos, possuem uma frota de 7.679 veículos, sendo a grande maioria pertencente à capital pernambucana, que conta com 6.125 permissões para táxis. Ainda assim, conseguir um táxi no meio da rua nas três cidades não é tarefa fácil - eles passam, geralmente, com passageiros.
A aposentada Maria Jucélia Silva dá a dica para quem tem dificuldades. “É só ir no ponto ou ligar para alguma das cooperativas, assim você consegue. No meio da rua, não dá mesmo”, explica. O taxista Luciano Barbosa trabalha há oito anos em Olinda e justifica porque os motoristas optam por ficar nos pontos. “A fiscalização é complicada, você não pode parar em qualquer lugar. Às vezes, até para deixar um passageiro em frente a uma clínica, você acaba multado”, afirma Barbosa.
A profissão de taxista foi regulamentada pela Lei 12.468/11, que prevê ainda a necessidade do motorista vestir-se adequadamente para a função, manter as condições do veículo e de higiene do mesmo, além de estar com a documentação em dia e respeitar o Código Brasileiro de Trânsito, o que significa também não poder parar em qualquer lugar, podendo ser multado por parada irregular.
Tarifa de táxi comum
ServiçoTarifa
BandeiraR$ 3,80
Quilômetro na bandeira 1R$ 1,85
Quilômetro na bandeira 2R$ 2,22
Hora paradaR$ 12,95
Volume transportadoR$ 0,20
Taxa de atendimento pernsonalizadoR$ 3,50
Fonte: Prefeitura do Recife
 O uso do taxímetro também está previsto na legislação, sendo de uso obrigatório em cidades com mais de 50 mil habitantes. EmPernambuco, os taxímetros são regulados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado. Vistorias anuais conferem se os aparelhos estão devidamente regulados nos carros e, quando necessário, são feitos os reajustes decididos pelo governo municipal. O último foi realizado em fevereiro deste ano.
O valor da bandeirada, da tarifa por quilômetro rodado e por tempo parado é definido por cada município, através de uma planilha de custos. No caso do Recife, essa planilha é submetida ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte da cidade (CMTT/Recife), que corrobora a decisão ou não. Olinda e Jaboatão dos Guararapes têm acompanhado a capital nessa tarifação. “A tarifa foi sancionada aqui em Jaboatão depois de verificarmos que os valores são compatíveis com os que foram calculados na nossa planilha de dados”, explica a gerente de trânsito e transporte do município, Lúcia Recena.
Táxi especial para hotéis
ServiçoTarifa
BandeiraR$ 4,56
Quilômetro na badeira 1R$ 2,22
Quilômetro na bandeira 2R$ 2,66
Hora paradaR$ 12,95
Volume transportadoR$ 0,20
Fonte: Prefeitura do Recife
 Todos os táxis comuns começam a rodar com R$ 3,80 no taxímetro. Os táxis especiais para hotéis, que também rodam no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, têm a bandeira em R$ 4,56 e há diferença também na cobrança de quilômetros rodados na bandeira um e na bandeira dois. (Confira ao lado a tabela com as tarifas praticadas pelos táxis).

O preço é considerado alto por alguns passageiros, como o pedreiro Altair José dos Santos. "Só que, quando a gente não quer esperar, não sabe chegar direito no lugar, é melhor separar um pouco mais de dinheiro e ir. Não dá para andar sempre, mas de vez em quando eu vou, nem que seja para chegar até o ponto para voltar para casa mais rápido", diz Altair, que mora em Limoeiro e vem mensalmente ao Recife para a realização de exames médicos.
Táxis circulam por avenidas de Olinda, Recife e Jaboatão geralmente ocupados. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Táxis circulam por avenidas de Olinda, Recife e Jaboatão geralmente ocupados. Livres, só nos pontos.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Cada município é responsável pela fiscalização dos táxis em sua área. A fiscalização no Recife é feita pela Diretoria de Transportes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que conta com uma equipe de agentes somente para esse trabalho. "Eles passam verificando os documentos da gente, quando estamos nos pontos", diz o taxista José Caetano, que trabalha há 15 anos como taxista.
O maior desafio para os táxis, segundo Caetano, é o trânsito, principalmente nos horários de pico. "A gente não consegue ver solução a curto prazo, as alterações parecem que pioram os engarrafamentos", afirma o taxista. Foi a falta de paciência para o trânsito e a demora de ônibus que fez a arquieteta Lucíola Alves optar por abandonar um  carro próprio e contar com os carros de aluguel. "Se você se cansa, paga o valor do taxímetro e pode sair a pé. Quando vou para o Centro do Recife, conseguir vaga é complicado, então não adiantava ir de carro. Fora que assim não me aborreço, posso ir lendo", justifica Lucíola.
Taxistas de Jaboatão reclamam que carros particulares ocupam pontos de táxi. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Taxistas de Jaboatão reclamam que carros particulares
ocupam pontos de táxi. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Outro problema enfrentado pelos taxistas é o desrespeito dos pontos por carros particulares. "A gente chega para estacionar e tem um carro particular parado, porque é perto de um banco. Quando vamos reclamar, as pessoas insultam a gente, é complicado. Melhorou um pouco, mas a situação ainda é caótica", afirma o taxista Nerivan Araújo, que trabalha há 11 anos no Centro de Jaboatão dos Guararapes.
Falta de táxi
O serviço prestado pelos táxis funciona  por meio de permissões e outorgas. No Recife, as novas permissões foram suspensas desde 1995 através de decreto municipal, embora em 2006 tenha acontecido uma seleção pública para permissionários já integrantes do sistema para operarem no Aeroporto do Recife, nos serviços de táxi especial e comum, de acordo coma CTTU.  A cidade do Recife conta com um táxi para cada 251 moradores, número considerado mais que suficiente - por isso, a Prefeitura afirma que não deve haver novas permissões.
Porém, como explicar a dificuldade de se consguir um táxi, mesmo através de operadoras e cooperativas em dias de grandes eventos ou horários de picos? "A gente faz os nossos horários, somos trabalhadores autônomos, mesmo em cooperativas. Com isso, alguns optam por trabalhar de manhã  cedo, outros preferem evitar horários de pico. Como por volta das 18h a procura é grande, mas o trânsito também, acaba se tornando mais complicado", explica o taxista José Rubem de Souza.
Em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura reconhece que o número de veículos poderia ser maior e, após fazer o recadastramento dos atuais permissionários, pretende aumentar a frota, que atualmente é de 742 veículos. "Está sendo preparada uma licitação para a concessão de 235 permissões, sendo 205 de táxi comum e 30 de táxi acessível, voltado para pessoas com necessidades especiais", conta gerente de Transporte da cidade, Lúcia Recena.
Olinda conta com 812 táxis e mais 40 devem integrar a frota da cidade até o final deste ano, também para veículos acessíveis. "Essas 40 permissões que devem estar licenciadas até dezembro são para táxis para cadeirantes. A Lei nº 5.714 /2010 de 17 de dezembro de 2010 instituiu o sistema de transporte público de passageiros com necessidades especiais por serviço denominado de Táxi Cadeirante", explica o secretário de Transporte de Olinda, Adriano Max.
Insegurança no trabalho
A questão da falta de segurança no turno da noite é um dos pontos negativos da profissão, apontado pelo taxista Inácio José da Silva. "A gente não sabe quem está entrando no carro da gente e à noite tem menos segurança. Até tem blitz, mas eles geralmente estão mais preocupados em verificar a documentação da gente do que em ver quem é o passageiro. Podiam pedir a documentação dos passageiros também, é uma segurança maior para todos", opina Silva.
Luiz Ricardo da Silva Filho trabalha há 25 anos como taxista em Olinda. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Luiz Ricardo da Silva Filho trabalha há 25 anos como taxista
em Olinda. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Outra questão apontada pelo taxista Luiz Ricardo Silva Filho, que trabalha há 25 anos em Olinda, é o 'miador', sinal luminoso colocado em cima dos táxis quando em serviço. "Eu sou obrigado a tirar quando saio do meu município e entro no Recife, correndo o risco de ser multado, mas se eu estiver em uma estrada federal indo para a Paraíba, sou obrigado a usar. Por que ter que tirar? Devia ser fixo", acredita Silva Filho.
A reclamação acontece também com os motoristas que trabalham em Jaboatão dos Guararapes e no Recife. O argumento utilizado é que o 'miador' indica que o táxi pode pegar passageiros - e um táxi de Olinda não pode pegar passageiros no Recife, por exemplo, a não ser quando um convênio entre as cidades é anunciado, como acontece no carnaval ou por ocasião de um grande evento, como no show de Paul McCartney.
"Acho que o táxi metropolitano seria a melhor situação. Tem gente que fala que a gente de Olinda vai querer fazer ponto no Recife, mas não é isso. Quando vamos levar um passageiro no Recife, poderíamos pegar um na rua, voltando para Olinda. Qual o problema nisso? Eu não vejo nenhum", acredita Silva Filho. O táxi metropolitano está em fase de estudo ainda, segundo as prefeituras.
Os carros, nas três cidades, são identificados por um número, geralmente localizado na parte traseira. O número garante que o táxi é credenciado e serve também para os usuários entrarem em contato com os órgãos competentes para reclamarem em casos de abuso dos motoristas, como se recusar a ligar o taxímetro. No Recife, o usuário pode entrar em contato com a CTTU pelo telefone 0800-081-1078, enquanto o órgão responsável em Olinda, a Secretária de Transporte, atende pelo (81) 3305.1021. Em Jaboatão, o número é (81) 3343.1741.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

RECIFE: TERMINA AGORA EM SETEMBRO A SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2012

Prazo para solicitação da Carteira de Estudante 2012 acaba em setembro Os alunos da rede de Educação Infantil; ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a RMR, que ainda não solicitaram a Carteira de Estudante 2012 podem fazê-lo até o dia 30 de setembro. Os estudantes devem emitir e pagar o boleto pelo sistema Carteira Fácil, o mais rápido possível, pois o Grande Recife Consórcio de Transporte precisa de 30 dias corridos para confeccionar o documento, cuja responsabilidade de entrega aos alunos cabe às escolas. Todos os boletos emitidos até o próximo dia 30 poderão ser pagos, somente, até o dia 20 de outubro de 2012.
Das 332 mil carteiras solicitadas até o momento, 321 mil já foram entregues às instituições de ensino. Outras seis mil já estão prontas aguardando o resgate; cinco mil estão em fase de confecção. O número de boletos emitidos e não pagos é de 28 mil. Portanto, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos aos prazos para solicitação da carteira estudantil. SOLICITAÇÃO – Para solicitar a Carteira, os estudantes devem acessar o site www.granderecife.pe.gov.br, e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe (não obrigatório) e data de nascimento. Caso o cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além da foto que seguirá anexada. Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife requere, automaticamente, a produção do documento que ficará pronto em até 30 dias corridos. A taxa é de R$ 9,00. O Consórcio está disponível através do canal de comunicação pelo número 0800.081.0158. Caso necessário, os alunos também podem dirigir-se a Gerência Comercial do Grande Recife, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 143, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PERNAMBUCO: SUGESTÕES DE LINHAS A SEREM LICITADAS

Criado em Domingo, 16 Setembro 2012 02:11 Escrito por Leo Silva Lotes 1 - 17 (sugestão) Como eu havia prometido anteriormente,seguem abaixo as linhas que fariam parte dos lotes 1,2 e3. A divisão foi feita com as linhas existentes hoje no sistema. Na minha opinião Uma operadora poderia operar em mais de um lote desde que a quantidade de linhas não ultrapassasse 10% do total de linhas do sistema. As linhas que fossem criadas no lote operado por determinada operadora automáticamente seria operada por ela. Lote 1 Município: Ipojuca Corredor principal: PE - 60 Total de linhas: 9 linhas 178 - Porto de Suape/T.I Cabo 189 - Cabo/Porto de Suape 197 - Cabo/Ipojuca 198 - Ipojuca/T.I Cabo 199 - Camela/T.I Cabo 194 - Cabo/Porto de Galinhas 191 - Recife/Porto de Galinhas (N.S. do ò) 195 - Recife/Porto de Galinhas (opcional) 196 - Recife/Porto de Galinhas (IMIP) Lote 2 Município: Cabo de Santo Agostinho Corredor principal: BR 101 SUL (trecho entre Charneca e o encontro com a Estrada da Batalha) inclusive trecho novo Total de linhas: 11 linhas 139 - Cabo/Aeroporto 140 - COAHB/Aeroporto 181 - Cabo (COAHB) 183 - Ponte dos Carvalhos 184 - Cabo (bacurau) 119 - Cabo (circular) 185 - T.I Cabo 158 - Loteamento Garapu / TI Cabo 159 - Charneca/TI Cabo 157 - Gaibu/T.I Cabo 129 - Paiva/T.I Cabo Lote 3 Municípios: Jaboatão e Recife Corredor principal: Avenida Bernardo Vieira de Melo,Av. Domingos Ferreira,Av.Conselheiro Aguiar,Herculano Bandeira e Antônio de Goes. Total de linhas: 31 linhas 010 Piedade/Shopping Recife 011 Piedade/Derby 013 Jardim Beira Rio (Pina) 014 Brasília (Conde da Boa Vista) 018 Brasília Teimosa 020 Candeias/Dois Irmãos 023 T.I. Tancredo Neves /TI Aeroporto 026 Aeroporto/TI Joana Bezerra 036 Aeroporto (bacurau) 031 Residencial Boa Viagem (Shopping Recife) 032 Setúbal (Cde. Boa Vista) 033 Aeroporto 039 Setúbal (Príncipe) 042 Aeroporto (OPCIONAL) 043 Aeroporto/Tacaruna (Derby) 044 Massangana (Boa Vista) 061 Piedade 062 Jardim Piedade 063 Jardim Piedade (bacurau) 070 Candeias/Joana Bezerra 071 Candeias 072 Candeias (opcional) 073 Candeias (bacurau) 080 Joana Bezerra/Boa Viagem 100 Circular (Conde B. Vista) - Prefeitura 101 Circular (Conde B. Vista) - Rua do Sol 107 Circular (Cabugá/Prefeitura) 117 Circular (Prefeitura/Cabugá) 104 Circular (IMIP) 161 Brigadeiro Ivo Borges 440 CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM Lote 4 Município: Jaboatão dos Guararapes Corredor principal: Estrada da Batalha Total de linhas: 7 linhas 163 Cajueiro Seco (Conde B. Vista) 162 Conjunto Muribeca 165 Muribeca dos Guararapes 166 Cajueiro Seco/Afogados 172 Conjunto Marcos Freire (bacurau) 118 Prazeres/Boa Viagem 164 Conjunto Marcos Freire 130 Conjunto Marcos Freire/Boa Viagem Lote 5 Municípios: Recife e Jaboatão Corredor principal: Avenida Mascarenhas de Moraes (Inclusive linhas que venham a ser criadas com origem nos TI`s Largo da Paz e Tancredo Neves) Total de linhas: 12 linhas 151 Jardim Jordão/TI Aeroporto 152 Jordão baixo/TI Aeroporto 153 Jordao Alto/TI Aeroporto 154 Jordão (Bacurau) 155 Jordão baixo/Boa Viagem 125 Córrego da Gameleira 124 Vila do SESI 115 Aeroporto/Afogados 111 Pinheiros 121 Vila da Sudene 122 Vila do IPSEP 106 Parque da Aeronáutica/Santa Luzia 120 IPSEP/Shopping 209 Barro/Coqueiral Lote 4 Municípios: Recife e Jaboatão dos Guararapes Corredor principal: Avenida José Rufino (inclusive as linhas com origem no SEI do Barro e as que venham a ser criadas com origem no TI Afogados) Total de linhas:19 linhas 204 Jiquiá/Santa Luzia 211 Vila Tamandaré 212 Jardim São Paulo (Afogados) 222 Jardim Uchoa 221 Vila Cardeal Silva 240 Cavaleiro / CEASA 202 Barro/Macaxeira (Várzea) 206 Barro / Prazeres (Jordão) 207 Barro/Macaxeira (BR 101) 216 Barro/Prazeres (BR 101) 108 Barro/Ceasa 232 Cavaleiro 233 Cavaleiro (bacurau) 256 Loteamento N. espeerança/TI Cavaleiro 255 Quitandinha/Cavaleiro 245 Vila Dois Carneiros/Cavaleiro 244 Alto dos Ventos/Cavaleiro 243 Vila Dois Carneiros 242 Pacheco (Floresta) Lote 7 Municípios: Jaboatão e Moreno Corredores: PE 007 e Av. Gal. Manoel Rabelo Total de linhas: 12 linhas 290 Bonança/TI Jaboatão 201 Moreno/TI Jaboatão 208 Nossa S. do Ó/Jaboatão 200 Jaboatão 250 Jaboatão/Santo Aleixo (LUZ) 251 Jaboatão/Santo Aleixo (Rios) 252 Vila Rica/Jaboatão 253 Moreno (bacurau) 254 Jaboatão (bacurau) 261 Estação Jaboatão/Vila Piedade 274 Lote 56 / Jaboatão 272 Colônia/Jaboatão 219 Jaboatão/TIP (Sancho) 220 Jaboatão/TI Cavaleiro Lote 8 Municípios: Recife e Jaboatão Corredores: Rodovia BR 232 e Av. Abdias de Carvalho Total de linhas: 25 linhas 341 Curado I 320 Curado I/Werneck (Totó) 331 Totó (Planalto) 332 Totó (A. carvalho) 333 Totó (bacurau) 321 Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 322 Jardim São Paulo (bacurau) 351 Curado II 352 Curado II (bacurau) 361 Curado IV (Av. 01) 362 Curado IV (Rua 14) 363 Curado IV (Bacurau) 304 TIP (Circular) 302 Curado II/Caxangá 303 Curado II/Caxangá (BR 232) 148 TIP/Cavaleiro 370 TIP/Aeroporto 360 Totó/Boa Viagem 324 Jardim São Paulo (PIRACICABA) 412 San Martin (Largo da Paz) 313 San Martin (A. Carvalho) 314 Magueira 312 Mustardinha 311 Bongi 315 Bongi (Conde B. Vista) Lote 9 Municípios: Recife e Jaboatão Corredor principal: BR 101 (trecho entre o TI do Barro e o TI de Cajueiro Seco) Total de Linhas: 24 linhas 102 Ibura/Santa Luzia 103 UR 11/Barro 110 IBURA/Boa Viagem 123 Três carneiros Baixo 126 UR 03 128 UR 03/Barro 131 UR 02 (BACURAU) 132 UR 02 (Conde B. Vista) 133 Três Carneiros (IMIP) 134 Lagoa Encantada (Conde B. Vista) 135 UR 10 136 UR 05 137 UR 11 138 Zumbi do Pacheco 141 Jardim Monte Verde 142 Alto Dois Carneiros 143 UR 06 144 UR 04 (Príncipe) 145 Alto Dois Carneiros (BACURAU) 146 UR 11 (Bacurau) 149 Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro 170 Três carneiros/CEASA 180 Dois Carneiros/Boa Viagem 190 UR 11/Boa Viagem Lote 10 Municípios: São Lourenço e Camarabibe Corredor: PE 005 Total de Linhas: 34 linhas 402 Parque Capibaribe/Caxangá 410 Parque Capibaribe/T.I. TIP 419 Matriz da Luz (Integração) 420 Muribara (Integração) 462 Loteamento Santos Cosme Damião (Bacurau) 442 Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 Tabatinga 446 UR-07 448 Jardim Petrópolis 450 Camaragibe (Cond e da Boa Vista) 459 Loteamento Santos Cosme Damião 460 Camaragibe (Príncipe) 463 Araçoiaba/Camaragibe 464 Jardim Teresópolis/Caxangá 466 Vera Cruz (Integração) 467 Chã de Cruz (Integração) 469 Camaragibe (CDU) 473 Loteamento João Paulo II (integração) 475 Timbi (Integração) 476 Santa Mônica (Integração) 477 Santa Terezinha (Integração) 478 Santana (Integração) 480 Camaragibe/Derby 481 Timbi/Derby 483 Lot São João e São Paulo (Integração ) 486 Penedo/T.I. Camaragibe 487 Várzea Fria/T.I. Camaragibe 488 Vila da Fábrica/ Caxangá 489 Bairro dos Estados /Caxangá 490 Camaragibe/Macaxeira 491 São Lourenço/ Camaragibe 492 Parque Capibaribe / Camaragibe 493 Tiúma/Camaragibe 457 - São Lourenço (Bacurau) Lote 11 : Município: Recife Corredores: Avenida 17 de Agosto e Av. Rui Barbosa Total de Linhas: 13 linhas 414 Torre 411 Estrada dos Remédios 511 Alto do Mandu 520 Macaxeira/Parnamirim 521 Alto Santa Isabel 522 Dois Irmãos (RUI Barbosa) 523 Dois Irmãos (bacurau) 524 Sítio dos Pintos 531 Casa Amarela (Rosa e Silva) 532 Casa Amarela (Cabugá) 533 Casa Amarela (bacurau) 516 Casa Amarela (Nova Torre) 527 Sítio dos Pintos / Joana Bezerra (IMIP) Lote 12 Município: Recife Corredor: Avenida Norte Total de linhas: 23 linhas 730 Beberibe/Av. Norte 601 Bola na Rede/Macaxeira 631 Nova Descoberta (Cabugá) 630 Vasco da Gama / Derby 510 Nova Descoberta/Derby 513 Córrego da Areia 514 Córrego do Joaquim 515 Nova Descoberta (bacurau) 517 Córrego do Inácio 604 Alto do Burity/Macaxeira 611 Alto José do Pinho 612 Morro da Conceição 613 Morro da Conceição (bacurau) 621 Alto 13 de Maio 622 Vasco da Gama (Cabugá) 623 vasco da Gama (João de Barros) 624 Brejo 626 Brejo (Bacurau) 640 Guabiraba / Derby 642 Guabiraba (Córrego do Jenipapo) 643 Córrego do Jenipapo (bacurau) 644 Largo do Maracanã 645 Av. Norte (Macaxeira) 680 Vasco da Gama / Afogados Lote 13 Município : Recife (Zona Norte) Corredor: Avenida Beberibe Total de Linhas: 23 745 - Alto José Bonifácio (Bacurau) 700 Beberibe/Afogados 710 Beberibe/Derby 711 Alto do Pascoal 712 Alto Santa Terezinha 713 Bomba do Hemetério - 6º 714 Alto José Bonifácio(Av. Norte) 717 José Amarino dos Reis 718 Córrego Euclides/Derby 721 Água Fria 722 Campina do Barreto 723 Cajueiro 724 Chão de Estrelas 726 Alto Santa Terezinha (Conde B. Vista) 740 Dois Unidos (bacurau) 731 Beberibe (Espinheiro) 741 Dois Unidos 742 Linha do Tiro 743 Alto José Bonifacio (João de Barros) 746 Alto do Capitão 760 Dois Unidos/Derby 780 Alto Santa Terezinha/Derby 790 Dois Unidos/Afogados Lote14 Municípios: Recife e Olinda Corredores: Estrada de Belém e Av. Presidente Kennedy Total de Linhas: 28 810 Santa Casa/Encruzilhada 811 Campo Grande (Term. Sítio Novo) 812 Sítio Novo (Av. Norte) 830 Caixa Dágua/Derby 840 Alto da Bondade/Joana Bezerra 846 Águas Compridas (bacurau) 850 Aguazinha/Joana Bezerra 821 Jardim Brasil I (Belém) 822 Jardim Brasil I (Cabugá) 823 Jardim Brasil II (Belém) 824 Jardim Brasil II (Cabugá) 825 Jardim Brasil/Joana Bezerra 831 Aguazinha 841 Nova Olinda 842 Águas Compridas 843 Alto da Bondade 844 Santa Casa 847 Alto Nova Olinda 851 Córrego do Abacaxi 852 Caixa D'água 861 Santa Casa/Joana Bezerra 827 Jardim Brasil (bacurau) 870 Caixa Dágua/Afogados 881 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (Getúlio Vargas) 882 T.I.Xambá/T.I. Rio Doce (C. Lima Cavalcanti) 883 T.I.Xambá /T.I. Rio Doce (PE-15) 884 Jd. Brasil/Rio Doce 885 Sitio Novo/Rio Doce Lote 15 Municípios: Olinda e Paulista Corredores: PE 15 - PE 001, Avenidas Carlos de Lima Cavalcanti, José Augusto Moreira e Getúlio Vargas Total de Linhas: 35 927 Ouro Preto (bacurau) 886 Ouro Preto/Rio Doce 921 Ouro Preto (Jatobá I) 926 Ouro Preto (Jatobá II) 911 Ouro Preto (COAHB) 916 Ouro Preto / Joana Bezerra 923 Cidade Tabajara/PE15 915 PE15 914 PE15/Afogados 913 PE15/Joana Bezerra 920 Rio Doce / CDU 930 Rio Doce / Dois Irmãos 910 Piedade/Rio Doce 981 Rio Doce (Conde B. Vista) 966 Rio Doce (circular) 983 Rio Doce (Princesa Isabel) 985 Rio Doce (Bacurau) 986 Rio Doce / Derby 987 Rio Doce (Príncipe) 978 Rio Doce/Loteamento Conceição 929 Rio Doce/Alameda Paulista 960 Maria Farinha/Rio Doce 971 Amparo 972 Bultrins 973 Casa Caiada 974 Jardim Atlântico 975 Amparo (bacurau) 050 PE 15/Boa Viagem 992 Pau Amarelo 993 Conjunto Beira Mar 994 Conjunto Praia do Janga 982 Conjunto Beira Mar/Derby 995 Pau Amarelo (bacurau) 958 Loteamento Costa azul 950 Engenho Maranguape/Varadouro Lote 16: Município:paulista Corredores: PE 15, PE 22 e BR 101 (trecho entre Abreu e Lima e o TI da Macaxeira) Total de linhas: 26 906 Paulista/Macaxeira 907 Jardim Paulista Baixo/Rio Doce 909 Paulista/Joana Bezerra 922 Pau Amarelo (Paulista) 931 Jardim Paulista Baixo (PE 15) 902 Mirueira/Macaxeira 948 Arthur Ludgren II/Macaxeira 932 Jardim Paulista Alto/PE 15 934 Arthur Lundgren I / PE 15 935 Paratibe / PE 15 936 Mirueira (bacurau) 941 Arthur Ludgren II /PE 15 937 Nobre / Paulista 943 Mirueira/PE 15 944 Paulista/Loteamento Conceição 945 Jaguarana / Paulista 952 Maranguape I / Paulista 953 Maranguape II / Paulista 928 Maranguape II (Bacurau) 955 Engenho Maranguape/Paulista 970 Paulista/PE 15 976 Paulista (prefeitura) 977 Paulista (Conde B. Vista) 979 Paulista (Rua do Sol) EXPRESSO 990 Pau Amarelo/Varadouro 996 Arthur Lundgren II/Rio Doce Lote 17 Municípios: Abreu e Lima,Igarassu,Araçoiaba,Itapissuma e Itamaracá Corredor: Rodovia BR 101 (trecho entre Abreu e Lima e Itapissuma) Rodovia PE - 35 Total de Linhas: 21 912 Caetés I/Paulista 901 Caetés I/Macaxeira 917 Caetés II/Paulista 984 Loteamento Bonfim/Paulista 940 Abreu e Lima/Olinda 989 Lot. Planalto/Paulista 949 Caetés I / Paulista Centro (VIA PARATIBE) 988 DESTERRO/Paulista 964 Igarassu/Macaxeira 904 Igarassu/Nova Cruz 905 Igarassu/Paulista 903 Igarassu/Araçoiaba 918 Igarassu (Circular) 946 Igarassu (BR 101) 980 Igarassu/Tabajara 967 Igarassu (Sítio Histórico) 998 Caetés III/Paulista 968 Ilha de Itamaracá/Igarassu 969 Igarassu/Itapissuma 957 Caetés I (Bacurau) 956 Igarassu (Bacurau) As linhas que abaixo não estão inclusas na licitação porque foram licitadas na ocasiião da privatização da extinta CTU/Recife 040 CDU/BOA VIAGEM/CAXANGÁ 060 CDU/SHOPPING 413 AVENIDA DO FORTE 415 SÍTIO DAS PALMEIRAS 416 RODA DE FOGO 421 TORRÕES 422 MONSENHOR FABRÍCIO 417 NOVA MORADA/CAXANGÁ* 423 ENGENHO DO MEIO 424 CDU/TORRÕES/SAN MARTIN** 425 BARBALHO (DETRAN) 426 TORRÕES (BACURAU) 427 MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU) 431 CIDADE UNIVERSITÁRIA 432 CDU (VÁRZEA) 433 BRASILIT 435 CDU (VÁRZEA) (BACURAU) 437 CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA)*** TOTAL: 18 LINHAS *FOI CRIADA PARA SUBSTITUIR A LINHA 401 VÁRZEA/CAXANGÁ ***FOI CRIADA PARA SUBSTITUIR A LINHA 434 CAXANGÁ (VÁRZEA) **NÃO EXISTIA NA ÉPOCA DA CTU,PORÉM ESTÁ NA ÁREA DE OPERAÇÃO DA CRT DEVENDO SER OPERADA SOMENTE POR ESTA OPERADORA.