sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE:AS MUDANÇAS NA AGAMENON MAGALHÃES...



A Avenida Agamenon Magalhães terá pela frente um dos seus maiores desafios desde que foi inaugurada, em 1975. A primeira perimetral do Recife integrará o Corredor Norte/Sul, com faixa exclusiva de ônibus, nos moldes do sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus). As intervenções previstas propõem garantir mais velocidade ao transporte individual, com eliminação de semáforos em quatro cruzamentos, a partir da construção dos viadutos projetados para a via. Dentro desse contexto, há pelo menos dois aspectos que precisam ser observados: o crescimento da frota, que recebe uma média de 3,5 mil novos carros por mês, somente na capital, e a qualidade do transporte público para atrair o usuário do carro.
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Segundo o secretário de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, a demanda estimada para o Norte/Sul é de 328 mil passageiros por dia. Na Agamenon, passam por dia cerca de 100 mil carros, a maioria transportando apenas uma pessoa. Imagine a redução no número de veículos se parte desse público migrasse para o transporte público. “O corredor não atende a demanda de deslocamento de todo esse público que usa carro. Mas quem sai de Igarassu, Paulista ou Olinda, por exemplo, para o polo médico do Recife, na Ilha do Leite, é perfeitamente atendido”, explicou o engenheiro especialista em mobilidade, Germano Travassos.
Tornar o transporte público mais atraente do que o carro é o desafio. O técnico em eletrônica João Dourado dos Santos, 46 anos, conta que normalmente viaja sentado nos degraus do ônibus por falta de espaço. Ele chega a gastar mais de duas horas de Igarassu, limite Norte do corredor, ao Recife. “Se houvesse condições de ter um carro, eu deixaria o ônibus”.
Os argumentos do transporte individual são fortes: liberdade de ir e vir, conforto e total autonomia. “Não é fácil levar o usuário do carro para o transporte público. O ônibus precisa ser rápido, confortável e atender às necessidades de deslocamentos. Além disso, devem haver restrições ao transporte individual. Enquanto o carro valer a pena, o motorista não fará a migração”, apontou Travassos.
Com o aumento da velocidade na Agamenon, a estimativa do governo é que o número de automóveis na via passe de 3,3 mil para 4,2 mil por hora. A velocidade média atual no sentido Olinda/Boa Viagem, hoje de 20,9 km/h, passará a 30,3 km/h. No trecho mais crítico, na altura da Rua Paissandu, a velocidade em horário de pico, que é de 5 km/h, alcançará 18km/h.
O que muda no trânsito
José viaja nos degraus do ônibus devido à lotação
O tempo de viagem no trecho de 37 quilômetros do Corredor Norte/Sul, de Igarassu (Litoral Norte) até os dois ramais do Recife – estação do metrô Joana Bezerra e a estação central do metrô – deverá ter uma redução de cerca de 30 minutos, segundo estimativa da Secretaria das Cidades. As maiores mudanças serão sentidas no trecho da Avenida Agamenon Magalhães. Segundo o secretário executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, a PE-15, responsável pelo maior trecho do corredor, já dispunha de uma faixa central exclusiva para o ônibus. Mesmo assim, a velocidade poderá ser observada também por causa das estações de embarque, que terão pagamento antecipado e passagem em nível. Também na PE-15, haverá o fechamento de três dos quatro retornos existentes.
“O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público”, ressaltou. No trecho da BR-101 – entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima – também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. “Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul”, apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
A avenida que liga extremos
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus (TANIA PASSOS/DP/D.A PRESS) 
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus
São sete mil metros dentro de um corredor de 37 km. Sem dúvida, o trecho mais polêmico e que exige maior atenção. A Agamenon Magalhães é uma perimetral estratégica por ligar o Recife de Norte a Sul e de Leste a Oeste. A avenida também serve de passagem para os municípios vizinhos e comporta uma frota maior do que muitas cidades pernambucanas. O governo escolheu implantar o sistema BRT entre outros dois tipos de modais: o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e o Monotrilho. Um dos argumentos foi de que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) previa para a malha viária da Região Metropolitana corredores exclusivos de ônibus.
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: “O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê”.
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. “Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo”, revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
O ônibus
160 pessoas é a capacidade prevista do ônibus articulado no sistema BRT
3 minutos é o intervalo de tempo de espera dos ônibus nas estações
Características do sistema BRT (Bus Rapid Transit)
Fonte: Diario de Pernambuco

GRANDE RECIFE: AV CONDE DA BOA VISTA O QUE MUDA ATÉ A COPA 2014.


Avenida muda para a Copa
CONDE DA BOA VISTA Um dos principais corredores viários da capital passará por novas intervenções para o Mundial da Fifa de 2014
Polêmica desde sua requalificação para receber o corredor de transporte Leste-Oeste, em março de 2008, a Avenida Conde da Boa Vista, principal via em volume de coletivos do Recife, vai voltar a ser palco de novas intervenções e, consequentemente, fortes embates. Para se adaptar ao projeto do Corredor Leste-Oeste desenvolvido pelo governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014, a via vai receber três novas paradas de veículos BRT (Bus Rapid Transit), também chamado pelo governo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus).
Inicialmente, a ideia do Grande Recife Consórcio de Transportes é construir novas estações de embarque e desembarque para o BRT na Avenida Conde da Boa Vista. Seriam três unidades, instaladas entre as paradas de ônibus convencionais, existentes na via. Essas estações seguiriam a concepção do restante do Corredor Leste-Oeste, que pelo projeto do governo do Estado, já em execução, se prolonga pelo Derby, Avenida Caxangá, chegando ao terminal integrado de Timbi, no município de Camaragibe, no Grande Recife. Nesse trecho, são 12,5 quilômetros. Incluindo a Conde da Boa Vista, passaria a ter um pouco mais de 14 quilômetros de extensão.
As futuras paradas terão os princípios básicos do BRT: serão estações fechadas e climatizadas, com pagamento antecipado da tarifa e embarque em nível, ou seja, na mesma altura dos coletivos. A diferença é que elas ficarão do lado esquerdo do veículo, embora permaneçam no centro da via, como são as convencionais. Isso porque, originalmente, os BRTs possuem portas do lado esquerdo.
Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, a adequação da Avenida Conde da Boa Vista ao modelo do projeto em execução pelo Estado está sendo desenvolvida pela empresa Maia Melo, também responsável pela construção do corredor. “Por enquanto, é apenas um projeto conceitual. Estamos vendo as possibilidades. No primeiro desenho, serão paradas diferentes das existentes para os ônibus comuns. O projeto vai definir, exatamente, se há espaço para a construção delas. Acreditamos que seja uma intervenção fácil de ser executada”, explicou.
Nelson Menezes garantiu que o Corredor Leste-Oeste sempre foi pensado até a Avenida Guararapes. E que o projeto licitado pelo Estado não teve o trecho incluído desde o começo por causa de recursos. “Os BRTs entrarão e sairão do Centro pela Conde da Boa Vista. Irão até a Avenida Guararapes, retornando pela Avenida Dantas Barreto, Rua Nossa Senhora do Carmo e Rua Martins de Barros”, explicou.
MENOS LINHAS - Para receber o sistema de BRT, entretanto, a Conde da Boa Vista terá que sofrer uma redução no número de linhas e coletivos que hoje circulam por ela. São 664 ônibus, operando 91 linhas, que fazem ponto em 15 estações. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, isso acontecerá naturalmente. “Essa redução é certa, não só por causa das linhas de BRT que vão operar no Corredor Leste-Oeste, mas também por causa dos terminais integrados que entrarão em operação nos próximos meses na Linha Sul do Metrô. No caso específico do Leste-Oeste, também serão erguidos dois TIs na III e IV perimetrais”, informou Nelson Menezes.
A Prefeitura do Recife, responsável pela transformação, em 2008, da Conde da Boa Vista no Leste-Oeste, não falou sobre as mudanças. Aparentemente, nem estaria sabendo delas. O presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, responsável por planejar a mobilidade da cidade, informou apenas que está nas mãos do prefeito João da Costa uma pesquisa realizada com usuários da via que revela os principais problemas e as maiores vantagens do corredor. Essa pesquisa, inclusive, serviria para guiar a prefeitura no caso de novas alterações no corredor.
Repercussão
“A Avenida Conde da Boa Vista deveria receber apenas os veículos de BRT do Corredor Leste-Oeste. As linhas operadas por ônibus convencionais poderiam chegar até próximo da avenida, mas sem entrar nela. Retornariam por vias próximas, sem deixar de atender às pessoas que querem chegar ao Centro”, defende o doutor em transporteOswaldo Lima Neto.
“A Conde da Boa Vista terá que conviver com o BRT e os ônibus convencionais. Até porque, dos 12 principais corredores que temos, pelo menos dez têm linhas que se dirigem à Conde da Boa Vista. Agora, sem conhecer detalhes do projeto não posso dizer se será bom ou não. Digo que é possível”, opina o consultor em transportesGermano Travassos.
“O mais importante é não tirar da Conde da Boa Vista a característica de via prioritária ao transporte público. Se ela terá ou não estações de embarque para BRT separadas das usadas pelos ônibus convencionais, é algo que pode ser discutido e implantado”, recomenda César Cavalcanti, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Fonte: Jornal do Commercio – Cidades. Fotos: JC Imagem

GRANDE RECIFE: CTTU LIVRE DESTA FUNCIONÁRIA PÚBLICA.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pouca ou nenhuma saudade, assim é a visão da maioria da população em relação a atual presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Desde que que ela assumiu, pouca coisa foi feita pra melhorar de fato o trânsito na cidade do Recife, embora saibamos que o problema do trânsito hoje é uma epidemia nacional e até mundial, onde dezenas e centenas de carros entram nas ruas todos os dias nas principais metrópoles do Brasil, e aqui no Recife não foi diferente, hoje a região metropolitana do Recife está com cerca de 1 milhão de carros.

Já é sabido de todos nós que o problema só será solucionado com investimentos maciços em transporte público como por exemplo prioridades nos principais corredores da cidade, fato negativo da atual gestão que não construiu um sequer km de corredor nos últimos 04 anos.

Pelo contrário, os poucos corredores existentes são constantementes invadidos por carros sem nenhuma sequer fiscalização, outro ponto prometido e não cumprido, basta nos dirigirmos para o corredor da Av. Sul e veremos carros e mais carros na via destinada apenas aos ônibus.

E o que falar da faixa preferencial para ônibus da Av. Herculano Bandeira, onde a CTTU faz vista grossa quanto ao enfrentamento de priorizar o transporte naquela via.
Av. Dois Rios, Ibura
Má distribuição de agentes

Vias secundárias de bairros importantes da cidade como Nova Descoberta e Ibura não tiveram um olhar diferencial, onde engarrafamentos prejudicam e muito essas comunidades muito populosas sem nenhum agente de trânsito para fiscalizar o tráfego.

Um dos pontos importantes foi as mudanças no trânsito daAgamenon MagalhãesAv. Norte e recentemente no Binário de Casa Forte.

Enfrentamento, está é a palavra chave para quem quer resolver de fato o problema da mobilidade na região metropolitana do Recife, pois resolver de verdade o problema da mobilidade da cidade requer muita capacidade de enfrentar o transporte individual, resta saber se a próxima presidente terá essa capacidade, conhecimento a causa do transporte coletivo ela tem concerteza, ficamos na torcida.

Blog Meu Transporte

1 COMENTÁRIOS:

JAILSON SILVA disse...
quando essa mulher aparecia na tv pra falar eu juro que só vinha na mente incompetência era a palavra estampada nos creditos da reportagem,cara essa mulher e uma parede ,a diferença é que a parede servia pra segurar alguma estrutura e ela pra segurar os agentes perto da cede da cttu,lá por perto vc via muitos agentes com certeza.Vai tarde e se possível não trabalhe mas no poder publico nenhum da cidade ou ate do estado

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: O NATAL CHEGOU COM MUITA ALEGRIA

QUINTA 20 DE DEZEMBRO DE 2012

Já está nas ruas um ônibus comemorativo para alegrar os seus usuários, um ônibus recheado com desejos de muita paz, amor, saúde e prosperidade. Assim é o Natalbus, um veículo que durante todo o mês de dezembro está circulando pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. Decorado com os símbolos natalinos, ele chama a atenção por onde passa.

Idealizado pela Itamaracá Transportes, o Natalbus funciona de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana ele realiza viagens solidárias transportando de graça passageiros de instituições não governamentais e também de entidades sociais.

Blog Meu Transporte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook




quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: GARAGEM DO VLT É MUITO ANTIGO E DESPROTEGIDO E FEIO


Complexo de Edgard Werneck.





















__________________
engenheiro ferroviário
Canal CBTUMETROREC

Canal Pessoal.

GRANDE RECIFE: AUMENTO DE PASSAGENS ANEL A- 2,30

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Começou a seção aumento de tarifa de ônibus pelo Brasil e aqui no Recife não é diferente, se tudo ocorrer como nos últimos anos, onde os reajustes foram feitos no mês de janeiro, teremos mais um aumento nas tarifas de ônibus na região metropolitana do Recife.

IPCA
Se formos levar em conta os últimos aumentos nas tarifas de ônibus na cidade do Recife, onde o Governo do Estado levou em conta o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), os usuários da Região Metropolitana do Recife já podem preparar os bolsos para um novo reajuste onde o Anel A, que hoje é usado por cerca de 70% da população passaria a custar R$ 2,30, pois o IPCA estará na casa dos 6%.

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

É certo afirmamos que hoje o Recife tem uma das tarifas de ônibus mais baratas do País, mesmo em cidades onde as tarifas são iguais ou próximas às praticadas na RMR, o valor consegue ser mantido porque suporta menores cargas tributárias, taxas e gratuidades, que no caso do Recife ultrapassam 50% do valor da tarifa. Várias cidades brasileiras, entre elas algumas com tarifas bem mais elevadas, têm ainda suas operações subsidiadas pelos governos municipais ou estaduais, o que não acontece na RMR.

Outros fatores levados em conta para a reivindicação das empresas de ônibus são o pagamento de pessoal, diesel, manutenção e compra de novos ônibus, entre outros.
Terminal Integrado de Joana Bezerra
Embora alguns avanços foram feitos no sistema e pelo incrível que pareça, mais por parte das empresas que renovaram e muito suas frotas com ônibus novos sendo incorporados no sistema, porém pelo lado do governo pouca coisa mudou e algumas até pioraram, onde usuários se espremem dentro dos ônibus por falta de viagens compatíveis em determinadas linhas causando superlotação, terminais sem estruturas, demora na construção de alguns, falta de segurança e organização, e o mais falado aqui no Blog desde de sua criação, falta de corredores e faixas exclusivas para os ônibus, ou seja, teremos um serviço provavelmente reajustado e o retorno não condiz com o valor pago nas catracas.

O fato é que veremos mais uma briga entre governo e empresas sobre esse novo reajuste que para muitos já é dado como certo, resta esperar de quanto será.

Se for feita pelo IPCA que está em 6%, teremos as seguintes tarifas:

Linhas Convencionais
Anel A: R$ 2,30
Anel B: R$ 3,50
Anel D: R$ 2,75
Anel G: R$ 1,50

Linhas Opcionais
042 – Aeroporto  R$ 2,80
072 – Candeias  R$ 4,25
160 – Gaibu/Barra de Jangada R$ 4,25
195 – Recife/Porto de Galinhas R$ 11,13

Tarifas especiais  
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)  R$ 7,60
194 – Cabo/Porto de Galinhas R$ 4,25
196 – Recife/Porto de Galinhas (IMIP) R$ 6,00 

Mais Informações nas próximas postagens
Fonte: Blog Meu Transporte

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE- LANÇAMENTO MOBILIDADE -HISTÓRIA EM MOVIMENTO


A Livraria Cultura do Paço Alfândega estava repleta na noite desta segunda (10), para o lançamento do livro Mobilidade: histórias em movimento. A obra, que retrata os 30 anos da empresa MobiBrasil- fundada por José e Neire Chaves – reúne curiosidades do transporte público no Brasil e conta, através de narrativas curtas, a história de várias pessoas que se movimentam todos os dias para fazer a diferença onde atuam.
MOBILIDADE O livro tem o prefácio assinado por Francisco Cunha, diretor da TGI Consultoria em Gestão – Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem
Ao lado das filhas Niege, Tatiana e Andréa, o deputado federal José Chaves recebeu os convidados que foram prestigiar a noite de autógrafos. Por lá, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, os deputados João Paulo e Edgar Moury, o vereador Jurandir Liberal, Lana Bandeira e o músico Arimatea Ayres. Confira as fotos:
ANFITRIÕES Niege, José,  Andrea e Tatiana Chaves receberam nomes do mundo político e do setor de transportes
PRESENÇA Cláudia Ferreira da Costa e Lana Bandeira foram pegar um autógrafo na Livraria Cultura
BATE PAPO Francisco Cunha e Beto Gueiros em animada roda durante o lançamento do livro
TRIO Nara Lyra, o empresário Eduardo Tude e o vce-governdor do Estado, João Lyra Neto
PRESENÇA1 Edgard Moury Fernandes e Olavo de Andrade Lima
PRESENÇA2 O advogado  João Humberto Martorelli e Lucimério Campos
MUNDO JURÍDICO Os advogados Danilo Oliveira e Paula Mendonça
LIVRARIA CULTURA Tarcísio Sitônio, Lourdes e Carlos Lira
PODER O deputado federal  João Paulo com a anfitriã Nieginha Chaves
PRESTÍGIO Bruna Pessoa de Queiroz e Francisco Barroso
AUTÓGRAFOS Neire Chaves, Arimatea Ayres e Tatiana Chaves
MUNDO PUBLICITÁRIO Camilo Simões e Marta Lima
CASAL Bruna com o marido, o advogado Paulo Moury Fernades. FOTOS: Dayvison Nunes|JC Imagem

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE : TERMINAL MARÍTIMO SERÁ LINDO


O Superintendente do Metrorec, em entrevista a rádio CBN Recife, informou que existe um estudo de um projeto de VLT da estação Barro ou Werneck, até o terminal integrado da Macaxeira, via canteiro central da BR-101

Abaixo o excelente trabalho do forista TheSkyscraperCitizen com essa possibilidade, além da utilização dos trilhos existentes dos trechos Aeroporto ou Tancredo Neves até a estação Werneck, cortando os bairros de IPSEP, Caçote, Areias, etc. e o principal deles, o trecho com os trilhos existentes da estação Largo da Paz até o Forte do Brun (Porto do Recife), atendendo os Bairros de Afogados, São José, Santo Antônio, Recife Antigo



No trecho Estação Barro até o Terminal da Macaxeira pelo canteiro central da BR101 os trilhos não existem
No Estação Aeroporto até Estação Werneck os trilhos existem
Estação Largo da Paz até o Forte do Brum os trilhos existem
[*]Estação Largo da Paz até o Forte do Brum

Benefícios com essa linha:

1 - Ligando o sistema ao novo Terminal Marítimo de passageiros do Porto do Recife,


Link http://i325.photobucket.com/albums/k...s/SCAN0002.jpg

2 - Atendendo todo o MEGAEMPREENDIMENTO da MD no cais josé Estelita (os trilhos para VLT passam nele),


Link http://i654.photobucket.com/albums/u...niel/RFFSA.jpg

3 - Atendendo os bairros de São José e Santo Antônio, área de grande comércio no Recife

4 - Principal meio de transporte público ao novo projeto de retirada dos Armazéns para URBANIZAÇÃO da localização do Marco Zero como ocorreu em Belém (Estação das Docas, mais informações e Fotos http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609570).


Link http://i907.photobucket.com/albums/a...g?t=1270132707

5 - Os trilhos chegam até os galpões do SindiAçúcar e que o mesmo está indo pra SUAPE e o local no Porto do Recife poderia se transformar em um grande Terminal Integrado com VLT, BRT (Corredor Norte-Sul) e Terminal Marítmo


Link http://i907.photobucket.com/albums/a...g?t=1270132856

7 - Principal meio de acesso ao potencial turístico da qual a linha atenderia

8 - Impulsionaria a área comercial do trecho

9 - Não podemos esquecer que essa linha, atenderia o GALO da MADRUGADA, pois os trilhos passam perto da Praça S[ergio Loreto e pelo Forte das Cinco Pontas, onde o Galo inicia sua saída

GRANDE RECIFE: ONTEM 10/12/12 MANHÃ DE CAOS NO METRÔ E CORRIQUEIRAMENTE ISSO VEM ACONTECENDO O METRÔ DO RECIFE ESTA SENTINDO O PESO DA IDADE...


Tem que ser muito otimista para acreditar que o transporte coletivo do Recife um dia vai melhorar, pois quem viu e quem passou hoje pelo terminal integrado da Joana Bezerra se assustou e no mínimo temeu devido ao enorme número de usuários a espera pelo ônibus, na imagem abaixo, mostra um pouco a dimensão de como foi pegar um ônibus hoje neste terminal.

Um cenário de assustar, um metrô superlotado, na qual certamente foi um dos fatores para o problema desta manhã, devido a algum problema no sistema, na qual atingiu em cheio o TI Joana Bezerra.

E o que mais chamou a atenção foi vermos idosos sendo espremidos dentro dos vagões e pessoas reclamando da espera de vários trens para poderem embarcar em um.

"Já passou 02 trens e ainda não deu nem para embarcar, vou tentar o próximo, disse o usuário e contador Moises".

E quando muitos usuários pensavam que estavam se livrando do aperto se depararam com um terminal superlotado e com poucos ônibus disponíveis.

Está faltando um plano B para evitar esse caos vivido hoje neste terminal, pois a lotação deste TI já virou rotina de sofrimento diário entre os usuários, mas hoje a situação estava calamitosa na qual foge a qualquer regra de respeito à dignidade humana. 

É preciso que os orgãos competentes vejam com mais serenidade este problema já relatado por diversas vezes aqui no Blog, pois de fato existe sim algo errado, pois não há nada de normal vê o que vimos e passamos tanto dentro do metrô e estações quanto no TI Joana Bezerra.

Blog Meu Transporte

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE SERÁ ESTENDIDO ATÉ CAMARAGIBE


A chegada do Corredor Leste-Oeste a Camaragibe, prevista para o início do ano, promete transformar a cara do Centro da cidade metropolitana. O corredor exclusivo de ônibus, que começa na Praça do Derby, área central do Recife, e segue pela Avenida Caxangá, será prolongado até a Avenida Doutor Belmino Correia (PE-05). A principal via de Camaragibe ganhará cinco estações elevadas de embarque e desembarque de passageiros. Como a obra foi idealizada para facilitar o percurso entre a capital e a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, haverá ligação entre a quinta estação do corredor na Belmino Correia com o Ramal da Cidade da Copa, importante acesso para os jogos do mundial.

Para viabilizar a obra, será necessário desapropriar 86 imóveis localizados à margem da avenida, no sentido Camaragibe–Recife. É para esse lado que a avenida será alargada para a construção do corredor. A Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada das negociações com os proprietários das edificações. A maioria funciona com atividade comercial. “Já tivemos a primeira reunião com os donos dos imóveis para explicar o projeto e o funcionamento do processo de desapropriação. Agora, estamos preparando os laudos, que devem ficar prontos em dezembro. Depois disso, haverá uma apresentação mais detalhada e vamos negociar os valores com os proprietários”, afirma o procurador-geral do Estado, Thiago Norões.

As 22 estações de ônibus do Corredor Leste-Oeste, incluindo as cinco que ficarão em Camaragibe, foram pensadas para o modelo BRT (Bus Rapid Transit). Serão fechadas, climatizadas e elevadas para facilitar o transbordo e com serviço de pagamento antecipado das passagens.

A Belmino Correia tem quatro faixas: duas no sentido Recife, duas no sentido São Lourenço da Mata. “Durante o período de obras, acho que vai ficar complicado. O desmantelo que está na Caxangá vai chegar a Camaragibe. Mas quando o serviço for concluído, acredito que a cidade vai mudar para melhor”, opina a técnica em enfermagem Kátia Regina de Castro, usuária de ônibus. “A Caxangá está muito travada por causa das obras. Antes, levava 25 minutos entre o Centro de Camaragibe e o Hospital Getúlio Vargas (Cordeiro, Zona Oeste do Recife). Agora, a viagem demora até 1h30”, relata.

A expectativa é maior para quem tem comércio no lado da via que vai sofrer mais impacto das obras, por causa do alargamento. “A gente ainda não sabe o valor das desapropriações. Já vieram medir a loja, mas as informações ainda são pouco claras. É um prejuízo grande para a gente porque foram anos investindo na loja. Tenho medo de não conseguir encontrar um espaço tão bom quanto esse com o preço que o Estado vai oferecer”, pondera o comerciante Luciano Miranda de Andrade, que vai se desfazer da loja de autopeças que tem na avenida para dar espaço ao Corredor Leste-Oeste.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PERNAMBUCO: SUAPE CRESCE E AO SEU REDOR TEM O DESENVOLVIMENTO E GAIBU PEDE INVESTIMENTO E MUDANÇA NO TRANSPORTE.


DEMANDA PEDE


Crédito: Bruno Simeone

São Judas Tadeu - Ônibus articulado na linha 157 Gaibu/TI Cabo
__________________

RECIFE : NOVO VLT QUEBRA NO CRUZAMENTO DA MASC DE MORAES


Às 11h35 - Novo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que cruzava o trilho na Avenida Mascarenhas de Moraes, próximo ao Aeroporto, quebra no meio da avenida e fecha o trânsito nos dois sentidos. Foto enviada pela internauta Fani Gomes (@fanisgomes).
ATUALIZAÇÃO (às 11h49): O VLT já foi removido e o trânsito agora flui normalmente.