sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE: É SÓ CURTIR O TI NESTE SABDO E AJUDAR AS PESSOAS MENOS ESCLARECIDAS COMO ACHAR SUA LINHA DE LOCOMOÇÃO...


TRANSPORTE

Em inauguração do SEI de Cajueiro, governador anuncia obras do TI de Prazeres

Foram investidos R$ 9 mi. Terminal deverá atender a mais de 50 mil usuários por dia

18/01/2013 14:25 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Déborah Brito/Folha de Pernambuco
Passageiros terão acesso a 13 linhas de ônibus, conectadas com a linha sul do metrô
Na manhã desta sexta-feira (18) foi inaugurado o 15º terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos participou da solenidade de entrega e anunciou o início das obras do TI de Prazeres, que deverá ser entregue até o fim deste ano. Ainda de acordo com o governador, este e outros terminais terão a partir de 1° de fevereiro a presença de dois policiais militares nos horários de pico responsáveis pela disciplina das filas.
Pelo novo Terminado Integrado (TI) de Cajueiro Seco, os passageiros terão acesso a 13 linhas de ônibus, conectadas com a linha sul do metrô. Onze destas linhas vão operar com tarifa do Anel A (R$ 2,25). As comunidades beneficiadas diretamente são: Cajueiro Seco, Conjunto Marcos Freire, Prazeres, Muribeca dos Guararapes, Cohab, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Gaibu, Centro do Cabo, Nossa Senhora do Ó, Camela, Centro de Ipojuca e Suape, além de Curcurana e Comporta, que até então não tinham acesso ao SEI e à integração com o metrô. O terminal deverá atender a mais de 50 mil usuários por dia.

A princípio, a operação do TI de Cajueiro Seco contará com oito linhas alimentadoras, que transportarão os usuários do subúrbio para o terminal; duas linhas circulares (uma atendendo aos usuários do próprio bairro de Cajueiro Seco e outra com destino ao Shopping Center Recife); uma linha troncal e uma outra linha fazendo ligações com outros terminais integrados (TI Cabo e TI Barro). Para mais detalhes sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar com a Central de Atendimento ao Cliente (0800. 0810158) ou acessar o site.

A estrutura física do TI de Cajueiro Seco conta com uma área de 7.819,27m², com uma lanchonete e três boxes, além de dois vestiários com banheiros para funcionários e banheiros acessíveis ao público. O valor gasto nas obras foi de R$ 9 milhões.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - AGORA ESTE TERMINAL SAI E A POPULAÇÃO DE MURIBECA.COM AGRADECE,E SEJAM BEM VINDOS AO SEI


VEJA COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO COM O TERMINAL DE CAJUEIRO SECO.

A Equipe do Muribeca ligou dia 14/01/2013 para o Grande Recife e prometeram entregar o novo terminal de Cajueiro Seco dia 18/01 e as novas linhas no dia 19/01.
Veja os panfletos abaixo e veja como vai funcionar às linhas
minal-de-cajueiro-seco&catid=126:noticias&Itemid=84

domingo, 13 de janeiro de 2013

GRAND RECIFE - TI CAJUEIRO SECO TEM SUA INAUGURAÇÃO PRA SEXTA DIA 18/01/13 E NO SÁBADO 19/01/13 O INICIO DA SUA OPERAÇÃO.AGORA VAI...


MOBILIDADE

Grande Recife vai ganhar pacote para destravar o trânsito

Ações serão executadas na próxima semana. Quinta, começa dragagem do Capibaribe. Sexta, Jaboatão ganha novo terminal

Publicado em 12/01/2013, às 09h16

Pedro Paz

 / Foto: Hildo Neto/JC

Foto: Hildo Neto/JC

A partir da próxima semana, começam a ser executadas obras que visam melhorar a infraestrutura da mobilidade urbana no Grande Recife, de olho, principalmente, na preparação da cidade e Região Metropolitana para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O calendário das ações foi divulgado na tarde desta sexta (11), no Centro de Convenções de Pernambuco. Na quarta-feira, será lançado edital de licitação para contratação das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circularão na Região Metropolitana, nos próximos 15 anos. Na quinta, terá início a dragagem do Rio Capibaribe. Orçado em R$ 289 milhões, o projeto Rios da Gente vai proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do curso de águas naturais. Já na sexta, será inaugurado o Terminal de Integração de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A primeira etapa do Ramal da Copa será finalizada no mês de abril. Em dezembro, serão rematados os corredores exclusivos de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste. Até o fim do ano, a promessa é que os 100 km de corredores exclusivos de ônibus do Grande Recife estejam concluídos. O investimento ultrapassa R$ 420 milhões.

A navegabilidade do Capibaribe se dará por meio de duas rotas. A Rota Oeste, com 11 km de extensão, vai da BR-101 ao Centro do Recife. Enquanto isso, a Rota Norte, com 2,9 km de extensão, tem origem no Centro do Recife e segue até o município de Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna.

A dragagem do rio tem a finalidade de remover restrições existentes à navegação, como vegetação, lixo e escombros de antigas construções. Serão dragados 17 km, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna, no limite entre Recife e Olinda, bairros onde serão construídas as estações para embarque e desembarque de passageiros.

Serão sete estações, sendo cinco na rota Oeste e duas na rota Norte. O plano é que todas sejam climatizadas, com lojas comerciais, área de circulação e espera, guichês para emissão de bilhetes, banheiros com acessibilidade, estacionamento e bicicletário.

O projeto terá 13 embarcações para transportar 330 mil passageiros por mês. Cada barco terá capacidade para 86 usuários sentados e velocidade de 18 km/h, aproximadamente. A garantia é que tudo esteja pronto em março de 2014 e comece a operar em junho do mesmo ano.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reúne com a Agência de Meio Ambiente (CPRH) na próxima segunda para discutir o impacto ambienteal da dragagem do Capibaribe. Caso a obra não cumpra as exigências, a promotora de Urbanismo, Belize Câmara, promete entrar com ação judicial para suspender os serviços.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE : PROTESTO CONTRA AUMENTO DE 0,10 CENTAVOS NA PASSAGENS


Protesto »Estudantes e trabalhadores fazem protesto contra proposta de aumento das passagens

Publicação: 04/01/2013 07:44 Atualização: 04/01/2013 08:50
Em janeiro do ano passado estudantes e trabalhadores foram as ruas do Recife protestar contra o aumento das passagens. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press/Arquivo
Em janeiro do ano passado estudantes e trabalhadores foram as ruas do Recife protestar contra o aumento das passagens. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press/Arquivo
Estudantes e trabalhadores usuários do sistema de transporte coletivo organizam para esta manhã um protesto contra a proposta de aumento de 13% das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). A concentração já começou no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, mas ainda são poucos os manifestantes no local.

O percentual foi proposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), mas o Grande Recife Consórcio deve apresentar contraposta de reajuste de 5,75%, correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

As duas propostas serão analisadas em reunião também esta manhã no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). O encontro será fechado à Imprensa e à população.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - FOI DECRETADO O AUMENTO DAS PASSAGENS ANEL A 2,25


12:49:28

GRANDE RECIFE // TRANSPORTE

Passagem aumenta 5,53% no Grande Recife

Publicado em 04.01.2013, às 10h31


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O percentual do reajuste ficou abaixo até do que foi adiantado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, de 5,7%
Foto: Patrícia Bonfim/JC Trânsito

Do NE10Com informações de Patrícia Bonfim, do JC Trânsito
ATUALIZADA ÀS 11H30
A passagem de ônibus no Grande Recife vai aumentar 5,53% a partir deste domingo (6). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (4), em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada no auditório do prédio do 16º Batalhão da Polícia Militar, que fica ao lado da sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no Cais de Santa Rita, Centro da capital pernambucana.

Com o reajuste, o Anel A (atualmente R$ 2,15) deve ficar em R$ 2,25 e o B, que custa R$ 3,25, R$ 3,45. O anel D, hoje a R$ 2,60, deve passar para R$ 2,75. O G, pelo qual atualmente são pagos R$ 1,40, deve ir para R$ 1,50.

Apesar de a porcentagem do aumento ter sido divulgada, os valores corretos, já arredondados, só devem ser divulgados neste sábado (5), depois de ser definido pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A publicação será feita no Diário Oficial.
O percentual do aumento está abaixo do que estava previsto. A reunião do CSTM começou com duas propostas. A primeira era do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas. O Grande Recife adiantou propôs reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012.
PROTESTO Movimentos estudantis se mobilizaram, já durante esta manhã, contra o aumento no preço das passagens. Depois de inciarem o protesto pacificamente apenas colando cartazes nos muros do edifício-sede do Grande Recife, invadiram o prédio exigindo participar da reunião.
Durante aproximadamente uma hora, eles gritaram frases como "o povo não é bovo, aumento da passagem é roubo". Após a confusão, foram encaminhados para uma sala para participar de uma reunião com representante do Consórcio.
Em seguida, às 14h, os estudantes vão debater, ainda no Grande Recife, se será realizada alguma manifestação na cidade. À noite, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), haverá uma reunião para elaborar o cronograma da mobilização contra o aumento.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE -TRANSITO E A CIDADE SERÁ UM CAOS POR COMPLETO EM 2013


Mais paciência »Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013Corredores exclusivos de BRT, viadutos e um túnel estão entre as principais obras que serão executadas na cidade este ano


Publicação: 03/01/2013 09:00 Atualização: 03/01/2013 16:25

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
O ano de 2013 será marcado por situações atípicas que terão impacto direto na mobilidade urbana do Recife. Obras de grande porte, como a construção de viadutos, corredores de ônibus e até um túnel, deverão exigir ainda mais paciência dos motoristas.

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Eles estarão nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. Eles fazem parte do corredor Norte/Sul.

Além dos viadutos, a Agamenon terá intervenções ao longo de toda a sua extensão, por conta da construção do corredor com as estações do BRT, o alargamento do viaduto da João de Barros e a passarela do Chié, na altura do Tacaruna.

A Avenida Cruz Cabugá, que também faz parte do corredor Norte/Sul, será outra via a ficar totalmente em obras em 2013.

Na Avenida Caxangá, os transtornos já começaram. Lá, um viaduto está em construção assim como estações de BRT, como parte do corredor Leste/Oeste. Um túnel será construído na altura do Museu da Abolição, na Madalena. Por ele, passarão os veículos que vierem pela Real da Torre em direção à rua João Ivo. Já os veículos que transitarem entre o Benfica e a Caxangá, em vice-versa, passarão por cima do túnel.

A secretaria das Cidades, responsável pela execução dos projetos, já informou que está dialogando com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para elaborar planos de circulação a fim de amenizar os transtornos causados ao trânsito durante as obras.

GRANDE RECIFE- GERALDO JULIO FALA COMO SERÁ SEU GOVERNO E AS PRINCIPAIS AÇÕES.


03/01/2013 09h26 - Atualizado em 03/01/2013 11h31

Limpeza de galerias começa nesta quinta no Recife, diz Geraldo Julio

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, prefeito falou dos primeiros passos.
Também hoje ele assina a cessão do terreno para Hospital da Mulher.

Do G1 PE
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A promessa de campanha de limpar o Recife, segundo o prefeito Geraldo Julio, começa ainda nesta quinta-feira (3), em vários bairros. "A partir de hoje a equipe da Prefeitura está limpando as galerias onde ocorreram esses alagamentos ontem", afirmou. São ações emergenciais, uma vez que, segundo o prefeito, "o que precisa, de fato, é do tratamento de drenagem, possivelmente por bombeamento. Estamos atentos", declarou.

"Acompanhamos ontem as chuvas que aconteceram, houve dois deslizamentos, uma pedra que era complemento de um muro de arrimo e não comprometeu a estrutura do imóvel, a família continua em casa. No outro imóvel, a Codecir já foi lá remover a família, que está na casa de parentes e já estamos cuidando da ação emergencial nesses dois locais", citou. Segundo ele, a previsão de chuva hoje é de 9 milímetros.

O prefeito disse que vai começar um planejamento imediatamente para acabar com os riscos trazidos pelas chuvas. "Ontem choveu 67 milímetros na Zona Sul do Recife. Foi muita água", ponderou. Ele afirmou que os alagamentos aconteceram em pontos já conhecidos e que precisam ser tratados, pois acontecem há muito tempo, como as avenidas Dom Hélder, Boa Viagem e Mascarenhas de Moraes.
Hospital da mulher
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, na manhã desta quinta-feira (3), vai visitar o terreno onde será construído o primeiro Hospital da Mulher, a primeira maternidade de alto risco do Recife. O prefeito foi empossado no dia 1º de janeiro e já neste segundo dia de mandato vai ao local, onde será assinada a cessão do terreno pelo Governo Federal à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), para a construção da unidade de saúde.
Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos".
Geraldo Julio
Para o prefeito, o Hospital da Mulher tem um diferencial fundamental, que é a Casa das Mães. Esta será uma ala do hospital onde as mulheres poderão ficar acomodadas enquanto os filhos estão em tratamento de internação. "Serão 20 acomodações, com sala de estar, refeitório, cozinha. Elas vão poder ficar próximas dos filhos, acompanhando todo o seu tratamento", explica o prefeito. "A população do Recife me pediu muito isso durante a campanha. As mulheres falaram muito, transformamos isso em projeto e hoje estamos aqui mostrando que vai ser realidade", completa.
De acordo com Geraldo Julio, foram analisados 17 terrenos no Recife para a construção do Hospital da Mulher. O terreno escolhido pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, nesta quinta-feira, será assinada a cessão para a PCR. "Feito isso, faremos a licitação. Para antecipar essa licitação, fizemos uma parceria importante com o Governo do Estado. No mês de julho pretendemos estar começando a obra desse hospital. Será grande, vai custar entre 45 e 50 milhões", define. A previsão é de que a unidade de saúde fique pronta em dois anos.
Ainda sobre as parcerias, Geraldo reafirma que vai buscar apoio do Governo Estadual e Federal durante seu mandato. Ele traz um exemplo prático: "O Hospital da Mulher é um exemplo. Estamos com um dia e meio de gestão no Recife e estou tendo a felicidade de apresentar o hospital. Já em janeiro ou fevereiro queremos publicar a licitação do projeto. E tudo isso só foi antecipado pelas parcerias com o governo federal e estadual, que nos cederam o terreno e o projeto. Sem elas, só conseguiríamos mostrar à população em junho ou julho", conta.

"Fica próximo à Ceasa, tem muitas linhas de ônibus que têm acesso ao local. O pessoal que vem da Zona Sul - Ibura, Jordão... - pode vir pela BR-101 ou pela Avenida Recife. Quem mora no Centro da cidade tem acesso pela Abdias de Carvalho e Avenida Caxangá pegando no sentido da BR-101. E quem mora na Zona Norte pegando a Avenida Norte, pegando a BR-101. É um lugar de fácil acesso por toda a cidade", comentou.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o prefeito também falou das prioridades no início do mandato, além do Hospital da Mulher, e afirmou querer transformar o Recife em cidade modelo para a região e para o país. "Queremos uma cidade que tenha exemplos de vida com qualidade, equilíbrio e desenvolvimento sustentável para ser modelo para o Nordeste e para o Brasil. Tenho certeza que vamos cumprir cada uma das linhas de governo", diz Geraldo.
Ele comentou os planos para o trânsito do Recife, transporte público e os nomes escolhidos para seu secretariado. "Eu quis formar uma equipe do tamanho do desafio. Fui à academia, conversei com a universidade, quis trazer profissionais de sucesso do mundo privado. Pessoas que já viveram situações importantes. Procuramos fazer uma equipe que tivesse a cara do Recife", diz. Os secretários que tomaram posse na quarta-feira (2) já foram empossados na nova estrutura administrativa da PCR, lei sancionada pelo próprio Geraldo Julio como primeiro ato de sua gestão.
Mobilidade urbana
Um dos temas mais badalados da campanha política de todos os candidatos à prefeitura da cidade no ano passado foi a mobilidade urbana do Recife. Geraldo Julio propôs uma inversão de prioridades. "O trânsito é apenas um dos pontos, precisamos cuidar da mobilidade. Cuidar das calçadas para os que usam, utilização de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas. Precisamos valorizar o transporte público para que ele seja mais rápido do que o individual e fazer com que ele tenha qualidade e conforto para as pessoas poderem optar". Um dos planos do prefeito para a tal rapidez do transporte coletivo é a construção de corredores como o Leste-Oeste da Avenida Caxangá, já em obras.
Com tanta coisa em mente para um mandato de quatro anos, será que vai dar tempo? "Vamos trabalhar muito em quatro anos. Eu tenho um plano de governo registrado em cartório, um compromisso com o povo do Recife. O foco é melhorar a cidade já para a Copa das Confederações", diz o prefeito. Mas projetos imediatos não são a única preocupação de Geraldo Julio. Ele acredita que, mesmo sem a presença dele na prefeitura, o Recife precisa de planos de longo prazo. "Vivemos muitas consequências que vêm de um processo de desenvolvimento sem planejamento. Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos, para que daqui a 25 anos possamos chegar ao Recife que a gente pretende. Não é um plano de prefeitura com a cidade, mas sim de recifense para recifense", afirma.
Para o sucesso esperado no mandato, o espaço físico do trabalho de seus gestores é de fundamental importância. "Nós vamos ter que trabalhar muito na estrutura física da prefeitura porque o ambiente de trabalho é muito favorável a resultado, à condição das pessoas de fazer seu trabalho e oferecer resultado, então nos vamos ter que trabalhar de fato, porque a estrutura da Prefeitura precisa de uma mudança muito forte".
Para Geraldo, todos os resultados vão chegar tranquilamente se o foco permanecer o mesmo. Para isso, a cidade também precisa viver uma paz política não perder tempo com o que não é interessante para a população. "É importante que utilizemos nosso tempo para cuidar daquilo que é importante e não ficar fazendo discussões que não interessam à população", explica, firmemente. "A paz política ajuda você a botar toda a energia e usar seu tempo em favor do povo. O debate que não faz a vida do povo melhorar não deve consumir nosso tempo", conclui o prefeito.

GRANDE RECIFE - AUMENTO DE PASSAGENS EU JÁ SABIA,E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS? COMO FICA...


TRANSPORTES

Passagem de ônibus terá reajuste esta sexta-feira

Percentual será definido na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. Empresas pedem majoração de 13% e o Estado quer seguir o IPCA, de 5,7%

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) reúne-se esta sexta (4) para definir o reajuste da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). A reunião foi convocada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas.

INFOGRÁFICO

Veja os valores das passagens de ônibus
No entanto, o Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou que vai apresentar uma contraposta de reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012. O reajuste com base no IPCA vem sendo aplicado pelo governo desde 2007. A reunião será às 8h, na sede do Grande Recife, no Cais de Santa Rita. A imprensa não poderá acompanhar.

Caso o reajuste proposto pelo Urbana seja aprovado, a tarifa do Anel A, aplicado na maioria das linhas que circulam pela RMR, sairá dos atuais R$ 2,15 para R$ 2,43. Com o reajuste proposto pelo governo, a passagem ficaria em R$ 2,27 (veja quadro acima). Os valores devem ser arredondados para facilitar o troco.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, o reajuste com percentual de 13% é necessário por causa de gastos referentes a combustível, manutenção dos veículos, compras de pneus e pagamento da folha dos funcionários das empresas.

O último reajuste das passagens de ônibus ocorreu em janeiro do ano passado, quando foi aplicado um aumento de 6,5% nas tarifas. Na época, os empresários haviam defendido um acréscimo de 17,2%.

O CSTM é composto por membros do governo do Estado, prefeituras e câmaras de vereadores da Região Metropolitana, empresários do sistema de transporte, representantes de usuários e de classes estudantis.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - RÉVEILLON UM CAOS NO TRANSPORTE DE PESSOAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“Lotado, lotado, sem condições”. Nesta terça-feira (1º), as palavras do comerciante Márcio de Amorim definem o sufoco que os pernambucanos passaram na virada do ano para conseguir pegar táxis. Márcio tinha trabalhado a noite inteira e queria chegar em casa para descansar. As paradas de ônibus ficavam lotadas. Quando passava um táxi, já vinha com passageiros. Alguns taxistas não queriam ir pra Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Outros, cobravam preço fechado, sem taxímetro.

A exemplo do carnaval e do último Réveillon, neste ano, os taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, cidades da Região Metropolitana, puderam circular livremente entre os quatro municípios. Com isso, a expectativa era a melhor possível. Até 7.692 veículos à disposição da população.

Nas ruas de Olinda, o problema continuava. Na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, poucos táxis e nenhum livre. Na Praça do Carmo, havia alguns na parada. Adriano Bezerra era o motorista de um deles e estava quase indo embora – ficaria até as 23h e passaria o carro para um amigo. Já Edmilson da Costa não vai para casa tão cedo. É trabalhando que ele vai receber o ano novo e não acha ruim. "Minha mulher está viajando. Tem muita demanda na rua, eu vou trabalhar, atender o pessoal", conta ele.

No Recife, a situação se complicou. Havia muitos táxis circulando nas ruas, o que não era garantia de nada. Quem quisesse ir para o bairro de Boa Viagem não podia contar com o taxista José de Lima, por exemplo. "Tem muita avenida que está interditada. Fui lá e para sair está complicado", argumenta ele. Para Tuane Cantarelli, auxiliar administrativo, o problema maior era a tarifa.  Ela contou que havia motoristas cobrando um valor fechado pela corrida do Derby até Boa Viagem. "Não ia ser no relógio, ia ser o preço que ele pediu, R$ 40", disse ela.

Às três da manhã, o auxiliar administrativo Marcos Brás ainda tentava pegar um táxi de Boa Viagem para Casa Amarela, onde mora. A promessa de um esquema especial montado na área por trás do palco na Avenida Boa Viagem, após a queima de fogos, foi motivo de frustração para quem quis voltar para casa. Sem táxi, as paradas de ônibus ficaram lotadíssimas.

Informações: G1 PE

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: METRÔ NOVO DO RECIFE EM TESTES

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RÉVEILLON 2013 RECIFE: TRANSPORTE FARTO NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA


Grande Recife Divulga Reforço das Linhas Para o Réveillon 2013

Grande Recife divulga reforço das linhas para o Reveillon 2013


Para atender aos usuários que irão se deslocar ao centro do Recife e ao bairro de Boa Viagem, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará a operação de 42 linhas de bacurau na virada do ano.

A programação especial contará, ao todo, com 350 viagens, sendo 170 a mais durante o período da madrugada, com intervalos entre 10 (mínimo) e de 30 minutos (máximo). Das 42 linhas envolvidas na operação, sete terão seus horários de atendimento prolongados até às 4h30 do dia 1º de janeiro. Já outras seis linhas normais terão seus atendimentos prolongados na noite de segunda-feira (31/12), reduzindo os intervalos entre as viagens, para 15 minutos, no período das 20h30 até 22h10 (Ver lista abaixo).


Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do 0800.0810158, ou pelo site


Linhas bacuraus envolvidas na programação especial:
35 linhas


036 - AEROPORTO (BACURAU)
038 - RES.BOA VIAGEM (BACURAU)
063 - JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 - CANDEIAS (BACURAU)
333 - TOTÓ (BACURAU)
352 - CURADO II (BACURAU)
362 - CURADO IV (BACURAU)
715 - ALTO STA. TEREZINHA (BACURAU
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)
846 - AGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
927 - OURO PRETO (BACURAU)
928 - MARANGUAPE II (BACURAU)
975 – AMPARO (BACURAU)
985 - RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)
435 - CDU VÁRZEA (BACURAU)
233 - CAVALEIRO (BACURAU)
322 - JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
956 - IGARASSU (BACURAU)
957 - CAETÉS (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
613 – MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
626 - BREJO (BACURAU)
426 – TORRÕES (BACURAU)
427 – MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU)
462 - LOT. S. COSME E DAMIÃO (BACURAU)
184 - CABO (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
533- CASA AMARELA (BACURAU)
643 - C.DO JENIPAPO (BACURAU)
146 - UR-11 (BACURAU)
254 - JABOATÃO (BACURAU)
258- MORENO (BACURAU)
744 - DOIS UNIDOS (BACURAU)
745 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU)
523 - DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA (BACURAU)
131 - UR-02 (BACURAU)
145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU)
154 - JORDÃO (BACURAU)
172 - CONJ.MARCOS FREIRE (BACURAU)


Linhas com atendimento prolongado até as 4h30 do dia 01/01


036 – AEROPORTO (BACURAU)
038 – RESIDENCIAL BOA VIAGEM (BACURAU)
063 – JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 – CANDEIAS (BACURAU)
626 – BREJO (BACUARU)
715 – ALTO SANTA TEREZINHA (BACURAU)
846 – ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)


Linhas normais com atendimento prolongado até a noite de segunda-feira 31/12



032 – SETÚBAL (Conde da Boa Vista)
043 – AEROPORTO/TACARUNA (DERBY)
061 – PIEDADE
062 – JARDIM PIEDADE
071 – CANDEIAS
082 – JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM




Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: NOVOS METRÔS E VLT ESSA É A PROMESSA DA CBTU ATÉ O FIM DE JANEIRO


Publicado em 27/12/2012, Às 11:53


Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Novo Metro_Bob2

Em um mês, os passageiros da Região Metropolitana do Recife começarão a usufruir de um novo metrô. Pelo menos esses são os planos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o sistema metroviário que transporta quase 300 mil pessoas todos os dias. O fim de janeiro é a data que está sendo apontada para o início da operação do primeiro de 15 novos trens e de quatro dos sete Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que estão sendo adquiridos pelo governo federal. Equipamentos esperados desde 2011.
Quando entrarem em operação, os novos trens e VLTs representarão um salto de qualidade no sistema. Além do avanço tecnológico que proporcionará conforto aos passageiros, o metrô do Recife passará a contar com mais composições e, consequentemente, com intervalos menores e viagens mais rápidas. Inicialmente, apenas na Linha Sul, que, por falta de trens, tem uma demanda reprimida de 150 mil passageiros. Em resumo, deverá minimizar uma das principais reclamações dos usuários do sistema: a superlotação dos trens, consequência da pouca oferta de composições.
VLTs também entraão em operação. Foto: George Salles
VLTs também entraão em operação. Foto: George Salles

Um primeiro trem entrará em operação no fim de janeiro, outros quatro até o meio do semestre e os dez restantes até, no máximo, o início de 2013. Promessa do Metrorec. “Estamos trabalhando para isso. A previsão para o início da operação já foi março, depois antecipamos para fevereiro e, agora, contamos para o fim de janeiro. Queremos dar esse presente aos nossos usuários, que terão oportunidade de andar num equipamento de primeiro mundo”, estima o atual superintendente do metrô do Recife, José Marques de Lima.
O otimismo do superintendente se estende ao início do funcionamento dos VLTs, que há quase um ano chegaram ao Recife, mas desde então ficam apenas em fase de teste. O principal problema para a operação comercial de fato (quando passageiros pagam e são transportados no equipamento) é a duplicação e adequação da chamada via permanente, ou seja, os 18 quilômetros onde o trem circula, no caso entre as Estações Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes) e Cabo de Santo Agostinho.
“Os sete VLTs já estão no Recife, sendo testados. Iniciamos uma operação branca (quando passageiros são levados, mas sem pagar) nos sábados e, recentemente, nas quartas-feiras. Em paralelo estamos preparando a linha para garantir uma melhor operação dos VLTs. As pessoas não sabem, mas são investimentos nunca feitos em 29 anos de operação do metrô do Recife. Representam R$ 320 milhões em recursos (R$ 200 milhões na compra dos 15 novos trens, R$ 80 milhões dos sete VLTs e R$ 32 milhões para duplicação da via entre Jaboatão e o Cabo)”, lembra José Marques de Lima.


COBRANÇA POR MAIS INVESTIMENTOS
Muitas das estações da Linha Centro do metrô estão degradadas, principalmente por fora. Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
Muitas das estações da Linha Centro do metrô estão degradadas, principalmente por fora. Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem

O otimismo do superintendente do metrô do Recife não é compartilhado por muitos funcionários e, principalmente, pelo Sindmetro, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco. Eles comemoram a compra e a chegada dos novos trens e VLTs, reconhecendo ser um avanço na história do sistema, mas lembram que o metrô precisa de mais investimentos. É como se, dessa forma, a CBTU estivesse cuidando apenas da carcaça, deixando-a oca por dentro. Saindo do aspecto técnico, muitas estações do sistema (especialmente da Linha Centro) estão degradadas por fora, constrangendo os usuários.
A principal preocupação é com relação ao déficit de funcionários e de peças de manutenção e reposição dos trens, tendo como consequência o sucateamento da atual frota. “Não adianta ter trens se não tiver funcionários para operar. Temos um déficit superior a 600 funcionários. Soubemos que a CBTU pediu a contratação de 670 funcionários, mas só foi autorizado concurso público para 201 novos servidores. E, mesmo assim, o concurso que deveria ter saído em 2012 não aconteceu e está sem data para ser aberto”, revelou o presidente do Sindmetro, <MC0>Lenival José de Oliveira.
Estação metrô2_BS_cortada

Diogo Morais, diretor de comunicação e imprensa do Sindmetro, lembra que o maior reflexo da falta de investimento no sistema é verificado na Linha Sul, embora seja o ramal mais novo e, por enquanto, melhor organizado.  A falta de pessoal, peças de reposição, ferramentas e sucateamento da frota atual tem impedido que a Linha Sul tenha as condições necessárias para suportar o aumento do número de usuários a serem transportados. É tanto que dois novos terminais integrados com ônibus estão prontos e fechados. A ampliação do número de usuários que hoje é de aproximadamente 300 mil pessoas por dia, saltará para mais de 400 mil passageiros, pondo o serviço prestado pelo metrô em xeque. O sindicato alerta a sociedade e questiona o governo federal, temendo um apagão no sistema metroviário do Estado.”
Confira as imagens do novo metrô por dentro e um vídeo com o gerente regional de manutenção do metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho:

(Imagens: Bobby Fabisak)

(Imagens: Roberta Soares)

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: TI RECIFE JÁ É UM CAOS E VEM AI CAJUEIRO SECO NA SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO




A atual operação do Terminal Integrado do Recife, interligado com a estação central do metrô, no bairro de São José, é um alerta para o poder público. Ele reflete diretamente o crescimento da demanda de passageiros da Linha Sul. O TI funciona como uma espécie de termômetro. Está lotado e não é de hoje. Segundo os passageiros, o serviço já não dá conta da quantidade de usuários desde que o ramal do metrô começou a receber mais passageiros.
O TI, que transporta 35 mil pessoas por dia, é pequeno e tem pouca oferta de linhas. Na manhã da última terça-feira, um ‘mar’ de gente se espremia no pequeno espaço à espera dos coletivos que operam as três linhas do terminal. Os coletivos, especialmente os que rodam nas linhas Circular Prefeitura e Circular Príncipe, saiam minuto após minuto completamente abarrotados. Mesmo às 9h, horário considerado fora pico. “Ganhamos tempo usando o metrô, mas perdemos nesse terminal. Dia de sábado é ainda pior”, reclama a usuária Ana Paula Borges.
Atento ao problema e prevendo o que vem por aí com o início da operação dos três terminais integrados à Linha Sul, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá ampliar o serviço. Nova área de desembarque será criada para evitar que os ônibus percam tempo com manobras, o número de coletivos aumentará e uma das linhas, a Circular Prefeitura, terá o itinerário desmembrado.
Fotos Priscilla Buhr/JC Imagem
MAIS DEMANDA DE PASSAGEIROS
A Linha Sul do metrô terá um terceiro gerador de demanda de passageiros para se preocupar – o ramal de VLT que o governo do Estado pretende construir para acessar o Complexo Portuário Industrial de Suape. Ele terá dez quilômetros e a missão de pelo menos reduzir a invasão dos ônibus fretados para o complexo. Atualmente, por causa da fraca oferta de transporte público, 1.020 veículos entram diariamente no porto, contratados pelas empresas para transportar os funcionários.
O novo ramal, entretanto, dependerá diretamente do bom desempenho da Linha Sul e do VLT que irá operar na Linha Diesel porque serão essas composições que levarão o passageiro até a entrada do sistema para Suape, na altura da Estação Cidade Garapu, no Cabo. Ponderado, o diretor de planejamento do complexo, Jaime Alheiros, prefere não duvidar da capacidade operacional da CBTU. “O cenário que temos recebido dos técnicos é positivo e não temos porque duvidar. Eles garantem que vão suportar e nós confiamos”, afirma.
Por garantia, o projeto das estações do futuro ramal prevê espaço para receber outros tipos de modais de transporte, como ônibus e automóveis. Também será implantada uma rede integrada de ônibus que levará os passageiros das três estações previstas no ramal para as diferentes áreas do complexo. O trecho deve começar a ser construído até o fim do ano e está orçado em R$ 47 milhões. Outros R$ 55 milhões serão gastos na compra de seis VLTs.

Postado por Roberta Soares