terça-feira, 1 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - RÉVEILLON UM CAOS NO TRANSPORTE DE PESSOAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“Lotado, lotado, sem condições”. Nesta terça-feira (1º), as palavras do comerciante Márcio de Amorim definem o sufoco que os pernambucanos passaram na virada do ano para conseguir pegar táxis. Márcio tinha trabalhado a noite inteira e queria chegar em casa para descansar. As paradas de ônibus ficavam lotadas. Quando passava um táxi, já vinha com passageiros. Alguns taxistas não queriam ir pra Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Outros, cobravam preço fechado, sem taxímetro.

A exemplo do carnaval e do último Réveillon, neste ano, os taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, cidades da Região Metropolitana, puderam circular livremente entre os quatro municípios. Com isso, a expectativa era a melhor possível. Até 7.692 veículos à disposição da população.

Nas ruas de Olinda, o problema continuava. Na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, poucos táxis e nenhum livre. Na Praça do Carmo, havia alguns na parada. Adriano Bezerra era o motorista de um deles e estava quase indo embora – ficaria até as 23h e passaria o carro para um amigo. Já Edmilson da Costa não vai para casa tão cedo. É trabalhando que ele vai receber o ano novo e não acha ruim. "Minha mulher está viajando. Tem muita demanda na rua, eu vou trabalhar, atender o pessoal", conta ele.

No Recife, a situação se complicou. Havia muitos táxis circulando nas ruas, o que não era garantia de nada. Quem quisesse ir para o bairro de Boa Viagem não podia contar com o taxista José de Lima, por exemplo. "Tem muita avenida que está interditada. Fui lá e para sair está complicado", argumenta ele. Para Tuane Cantarelli, auxiliar administrativo, o problema maior era a tarifa.  Ela contou que havia motoristas cobrando um valor fechado pela corrida do Derby até Boa Viagem. "Não ia ser no relógio, ia ser o preço que ele pediu, R$ 40", disse ela.

Às três da manhã, o auxiliar administrativo Marcos Brás ainda tentava pegar um táxi de Boa Viagem para Casa Amarela, onde mora. A promessa de um esquema especial montado na área por trás do palco na Avenida Boa Viagem, após a queima de fogos, foi motivo de frustração para quem quis voltar para casa. Sem táxi, as paradas de ônibus ficaram lotadíssimas.

Informações: G1 PE

Um comentário:

  1. EXCLUSIVO:

    Veja uma foto com os novos ônibus da Rodoviária Caxangá.

    Link.: http://busologospe.flogme.com.br/

    ResponderExcluir