quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: TI RECIFE JÁ É UM CAOS E VEM AI CAJUEIRO SECO NA SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO




A atual operação do Terminal Integrado do Recife, interligado com a estação central do metrô, no bairro de São José, é um alerta para o poder público. Ele reflete diretamente o crescimento da demanda de passageiros da Linha Sul. O TI funciona como uma espécie de termômetro. Está lotado e não é de hoje. Segundo os passageiros, o serviço já não dá conta da quantidade de usuários desde que o ramal do metrô começou a receber mais passageiros.
O TI, que transporta 35 mil pessoas por dia, é pequeno e tem pouca oferta de linhas. Na manhã da última terça-feira, um ‘mar’ de gente se espremia no pequeno espaço à espera dos coletivos que operam as três linhas do terminal. Os coletivos, especialmente os que rodam nas linhas Circular Prefeitura e Circular Príncipe, saiam minuto após minuto completamente abarrotados. Mesmo às 9h, horário considerado fora pico. “Ganhamos tempo usando o metrô, mas perdemos nesse terminal. Dia de sábado é ainda pior”, reclama a usuária Ana Paula Borges.
Atento ao problema e prevendo o que vem por aí com o início da operação dos três terminais integrados à Linha Sul, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá ampliar o serviço. Nova área de desembarque será criada para evitar que os ônibus percam tempo com manobras, o número de coletivos aumentará e uma das linhas, a Circular Prefeitura, terá o itinerário desmembrado.
Fotos Priscilla Buhr/JC Imagem
MAIS DEMANDA DE PASSAGEIROS
A Linha Sul do metrô terá um terceiro gerador de demanda de passageiros para se preocupar – o ramal de VLT que o governo do Estado pretende construir para acessar o Complexo Portuário Industrial de Suape. Ele terá dez quilômetros e a missão de pelo menos reduzir a invasão dos ônibus fretados para o complexo. Atualmente, por causa da fraca oferta de transporte público, 1.020 veículos entram diariamente no porto, contratados pelas empresas para transportar os funcionários.
O novo ramal, entretanto, dependerá diretamente do bom desempenho da Linha Sul e do VLT que irá operar na Linha Diesel porque serão essas composições que levarão o passageiro até a entrada do sistema para Suape, na altura da Estação Cidade Garapu, no Cabo. Ponderado, o diretor de planejamento do complexo, Jaime Alheiros, prefere não duvidar da capacidade operacional da CBTU. “O cenário que temos recebido dos técnicos é positivo e não temos porque duvidar. Eles garantem que vão suportar e nós confiamos”, afirma.
Por garantia, o projeto das estações do futuro ramal prevê espaço para receber outros tipos de modais de transporte, como ônibus e automóveis. Também será implantada uma rede integrada de ônibus que levará os passageiros das três estações previstas no ramal para as diferentes áreas do complexo. O trecho deve começar a ser construído até o fim do ano e está orçado em R$ 47 milhões. Outros R$ 55 milhões serão gastos na compra de seis VLTs.

Postado por Roberta Soares

Um comentário:

  1. O T.I. AGORA CONTA COM 5 LINHAS

    101 - CIRCULAR / CDE BOA VISTA (RUA DO SOL)
    104 - CIRCULAR / IMIP
    107 - CIRCULAR / CRUZ CABUGÁ
    116 - CIRCULAR / PRINCIPE
    117 - CIRCULAR / PREFEITURA

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