quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE- GERALDO JULIO FALA COMO SERÁ SEU GOVERNO E AS PRINCIPAIS AÇÕES.


03/01/2013 09h26 - Atualizado em 03/01/2013 11h31

Limpeza de galerias começa nesta quinta no Recife, diz Geraldo Julio

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, prefeito falou dos primeiros passos.
Também hoje ele assina a cessão do terreno para Hospital da Mulher.

Do G1 PE
2 comentários
A promessa de campanha de limpar o Recife, segundo o prefeito Geraldo Julio, começa ainda nesta quinta-feira (3), em vários bairros. "A partir de hoje a equipe da Prefeitura está limpando as galerias onde ocorreram esses alagamentos ontem", afirmou. São ações emergenciais, uma vez que, segundo o prefeito, "o que precisa, de fato, é do tratamento de drenagem, possivelmente por bombeamento. Estamos atentos", declarou.

"Acompanhamos ontem as chuvas que aconteceram, houve dois deslizamentos, uma pedra que era complemento de um muro de arrimo e não comprometeu a estrutura do imóvel, a família continua em casa. No outro imóvel, a Codecir já foi lá remover a família, que está na casa de parentes e já estamos cuidando da ação emergencial nesses dois locais", citou. Segundo ele, a previsão de chuva hoje é de 9 milímetros.

O prefeito disse que vai começar um planejamento imediatamente para acabar com os riscos trazidos pelas chuvas. "Ontem choveu 67 milímetros na Zona Sul do Recife. Foi muita água", ponderou. Ele afirmou que os alagamentos aconteceram em pontos já conhecidos e que precisam ser tratados, pois acontecem há muito tempo, como as avenidas Dom Hélder, Boa Viagem e Mascarenhas de Moraes.
Hospital da mulher
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, na manhã desta quinta-feira (3), vai visitar o terreno onde será construído o primeiro Hospital da Mulher, a primeira maternidade de alto risco do Recife. O prefeito foi empossado no dia 1º de janeiro e já neste segundo dia de mandato vai ao local, onde será assinada a cessão do terreno pelo Governo Federal à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), para a construção da unidade de saúde.
Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos".
Geraldo Julio
Para o prefeito, o Hospital da Mulher tem um diferencial fundamental, que é a Casa das Mães. Esta será uma ala do hospital onde as mulheres poderão ficar acomodadas enquanto os filhos estão em tratamento de internação. "Serão 20 acomodações, com sala de estar, refeitório, cozinha. Elas vão poder ficar próximas dos filhos, acompanhando todo o seu tratamento", explica o prefeito. "A população do Recife me pediu muito isso durante a campanha. As mulheres falaram muito, transformamos isso em projeto e hoje estamos aqui mostrando que vai ser realidade", completa.
De acordo com Geraldo Julio, foram analisados 17 terrenos no Recife para a construção do Hospital da Mulher. O terreno escolhido pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, nesta quinta-feira, será assinada a cessão para a PCR. "Feito isso, faremos a licitação. Para antecipar essa licitação, fizemos uma parceria importante com o Governo do Estado. No mês de julho pretendemos estar começando a obra desse hospital. Será grande, vai custar entre 45 e 50 milhões", define. A previsão é de que a unidade de saúde fique pronta em dois anos.
Ainda sobre as parcerias, Geraldo reafirma que vai buscar apoio do Governo Estadual e Federal durante seu mandato. Ele traz um exemplo prático: "O Hospital da Mulher é um exemplo. Estamos com um dia e meio de gestão no Recife e estou tendo a felicidade de apresentar o hospital. Já em janeiro ou fevereiro queremos publicar a licitação do projeto. E tudo isso só foi antecipado pelas parcerias com o governo federal e estadual, que nos cederam o terreno e o projeto. Sem elas, só conseguiríamos mostrar à população em junho ou julho", conta.

"Fica próximo à Ceasa, tem muitas linhas de ônibus que têm acesso ao local. O pessoal que vem da Zona Sul - Ibura, Jordão... - pode vir pela BR-101 ou pela Avenida Recife. Quem mora no Centro da cidade tem acesso pela Abdias de Carvalho e Avenida Caxangá pegando no sentido da BR-101. E quem mora na Zona Norte pegando a Avenida Norte, pegando a BR-101. É um lugar de fácil acesso por toda a cidade", comentou.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o prefeito também falou das prioridades no início do mandato, além do Hospital da Mulher, e afirmou querer transformar o Recife em cidade modelo para a região e para o país. "Queremos uma cidade que tenha exemplos de vida com qualidade, equilíbrio e desenvolvimento sustentável para ser modelo para o Nordeste e para o Brasil. Tenho certeza que vamos cumprir cada uma das linhas de governo", diz Geraldo.
Ele comentou os planos para o trânsito do Recife, transporte público e os nomes escolhidos para seu secretariado. "Eu quis formar uma equipe do tamanho do desafio. Fui à academia, conversei com a universidade, quis trazer profissionais de sucesso do mundo privado. Pessoas que já viveram situações importantes. Procuramos fazer uma equipe que tivesse a cara do Recife", diz. Os secretários que tomaram posse na quarta-feira (2) já foram empossados na nova estrutura administrativa da PCR, lei sancionada pelo próprio Geraldo Julio como primeiro ato de sua gestão.
Mobilidade urbana
Um dos temas mais badalados da campanha política de todos os candidatos à prefeitura da cidade no ano passado foi a mobilidade urbana do Recife. Geraldo Julio propôs uma inversão de prioridades. "O trânsito é apenas um dos pontos, precisamos cuidar da mobilidade. Cuidar das calçadas para os que usam, utilização de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas. Precisamos valorizar o transporte público para que ele seja mais rápido do que o individual e fazer com que ele tenha qualidade e conforto para as pessoas poderem optar". Um dos planos do prefeito para a tal rapidez do transporte coletivo é a construção de corredores como o Leste-Oeste da Avenida Caxangá, já em obras.
Com tanta coisa em mente para um mandato de quatro anos, será que vai dar tempo? "Vamos trabalhar muito em quatro anos. Eu tenho um plano de governo registrado em cartório, um compromisso com o povo do Recife. O foco é melhorar a cidade já para a Copa das Confederações", diz o prefeito. Mas projetos imediatos não são a única preocupação de Geraldo Julio. Ele acredita que, mesmo sem a presença dele na prefeitura, o Recife precisa de planos de longo prazo. "Vivemos muitas consequências que vêm de um processo de desenvolvimento sem planejamento. Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos, para que daqui a 25 anos possamos chegar ao Recife que a gente pretende. Não é um plano de prefeitura com a cidade, mas sim de recifense para recifense", afirma.
Para o sucesso esperado no mandato, o espaço físico do trabalho de seus gestores é de fundamental importância. "Nós vamos ter que trabalhar muito na estrutura física da prefeitura porque o ambiente de trabalho é muito favorável a resultado, à condição das pessoas de fazer seu trabalho e oferecer resultado, então nos vamos ter que trabalhar de fato, porque a estrutura da Prefeitura precisa de uma mudança muito forte".
Para Geraldo, todos os resultados vão chegar tranquilamente se o foco permanecer o mesmo. Para isso, a cidade também precisa viver uma paz política não perder tempo com o que não é interessante para a população. "É importante que utilizemos nosso tempo para cuidar daquilo que é importante e não ficar fazendo discussões que não interessam à população", explica, firmemente. "A paz política ajuda você a botar toda a energia e usar seu tempo em favor do povo. O debate que não faz a vida do povo melhorar não deve consumir nosso tempo", conclui o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário