quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GOVERNADOR FOI GRAVAR PRA SUA CANDIDATURA E PRESSIONAR O QUE ESTA ATRASADO.

Governador visita obras de mobilidade no Recife

Atualizado: há 4 horas
Governador visita obras de mobilidade no Recife

Chefe do executivo estadual vistoriou as obras do túnel que está sendo construído em frente ao Museu da Abolição e a passarela que vai ligar o Aeroporto às estações de metrô e de ônibus na Imbiribeira.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitaram quinta-feira (24), as obras de construção do túnel, localizado em frente ao Museu da Abolição, no final da Caxangá com a Rua Real da Torre, e a Passarela Senador Antônio Farias, que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Sistema de Integração de ônibus e metrô da Linha Sul.

O túnel, um investimento de R$ 16 milhões, faz parte das obras do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que tem início no Derby, passando pela Av. Caxangá e seguindo até Camaragibe, com 12,5 km de extensão e 21 estações de embarque e desembarque. O equipamento, que teve sua obra iniciada em março deste ano, será concluído em fevereiro. Até o momento, 430 estacas já foram cravadas, das 900 necessárias. A escavação também já foi iniciada.

Este túnel tem uma extensão total de 287m, iniciando na frente da escola Estadual Joaquim Távora e finalizando na Rua João Ivo da Silva. Terá três faixas de rolamento em um único sentido e segundo o secretário Danilo Cabral vai otimizar o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica. “Vai haver uma melhora considerável da velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá”, disse o secretário lembrando que com a intervenção, a capacidade viária da interseção entre a Av. Caxangá e a Rua Real da Torre passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora. Hoje, em horário de pico, a capacidade viária deste cruzamento é de 3900 veículos por hora.

Em cima do túnel será construída uma Praça para lazer e contemplação do Museu. A praça terá acessibilidade, tratamento urbanístico e paisagístico.

Corredor Leste/Oeste - Com 12,5 km de extensão, o Corredor está sendo construído com 21 estações e vai atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral (construção em andamento no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin); de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, no cruzamento com a BR-101 (também em construção). O Corredor também vai contar com um elevado no Engenho do Meio. A obra é um dos compromissos do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014 e tem custo total de R$ 145 milhões – recursos do PAC Copa e Tesouro Estadual.

Passarela do Aeroporto – Pernambuco será o primeiro estado do país a ter uma passarela que vai interligar o Aeroporto ao ônibus e ao metrô. Com 461,27m de comprimento, 9,60m de largura e 15,5m de altura, o equipamento vai oferecer esteira rolante e um elevador para uso dos portadores de necessidade especiais, além de coberta feita com telhado de aço e ventilação natural.

A Passarela tem início no Aeroporto, na frente do portão B6 (embarque), passando pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguindo pela Avenida Barão de Souza Leão, e entrando na rua do colégio Maria Tereza, até o acesso ao Terminal Integrado de Ônibus e à Estação do Metrô.

Segundo o secretário Danilo Cabral, quando concluída, a Passarela, que terá espaço para comportar duas pessoas lado a lado por esteira rolante. “Além dos turistas e viajantes que chegam ao aeroporto, uma média de 4 mil pessoas, há os funcionários, cerca de mais 5 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente”, disse o secretário.

Atualmente a obra está 60% concluída e conta com 77 funcionários trabalhando diariamente nos dois turnos. Sempre que é necessária uma intervenção maior, que possa interferir no trânsito da Mascarenhas de Moraes, as equipes trabalham à noite.

Até o momento já foram instaladas as estruturas metálicas em 12 módulos, faltando apenas os módulos 1 e 3. Também foi iniciado o fechamento de arcos nos módulos localizados em uma das faixas da Av. Mascarenhas de Moares e no trecho da Rua Barão de Souza Leão, além da construção do prédio administrativo e a sua fundação.
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terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - MPPE PEDE A SUSPENÇÃO DAS OBRAS DOS BRTS DO CORREDORES NORTE/SUL E LESTE /OESTE.

Obras do Leste/Oeste podem parar MPPE pretende ingressar até sexta-feira com pedido de embargo para paralisar construção de corredor de ônibus

Jailson da Paz
Publicação: 22/10/2013 07:41 Atualização: 22/10/2013 10:00

 (Pelo novo modelo de circulação de ônibus rápido, as estações para passageiros terão padrão de conforto. Foto:Roberto Ramos/DP/D.A.Press)
Prevista para terminar em março do próximo ano, a obra do corredor Leste-Oeste pode atrasar. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deve ingressar com um pedido de paralisação dos serviços até sexta-feira. Os argumentos para a solicitação do embargo da obra, que ligará Recife e Camaragibe, se fundamentam no Inquérito Civil Público, instaurado há 90 dias e concluído ontem pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio da Capital, Ricardo Coelho. Quando pronto, o corredor vai operar no modelo BRT (Bus Rapid Transit), que adota faixas e estações exclusivas para os ônibus, dotados de ar-condiciado e sistema de compra antecipada de bilhetes. A Secretaria das Cidades alega que cumpriu todas as exigências legais.O pedido de suspensão parte de três pontos, segundo o promotor. “O inquérito aponta que a construção do Terminal Integrado de Passageiros junto ao Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, é absolutamente incompatível com a função de tratar da saúde das pessoas”, exemplicou Ricardo Coelho. A incompatibilidade se daria porque os coletivos a circularem pelo terminal vão gerar muito barulho, poluição atmosférica e trepidação, elementos que seriam prejudiciais ao tratamento dos pacientes de uma unidade de saúde. Além disso, completou ele, o fluxo de veículos e de pessoas no terminal dificultará o acesso ao Getúlio Vargas.

Ricardo Coelho, promotor de Meio Ambiente. Foto:Cecília Sá Pereira/DP/D.A.Press/Arquivo
Ricardo Coelho, promotor de Meio Ambiente. Foto:Cecília Sá Pereira/DP/D.A.Press/Arquivo
Outro aspecto destacado no Inquérito Civil Público é o impacto das obras do túnel próximo ao Museu da Abolição. O promotor entende que os serviços afetam a estrutura e o funcionamento do museu, instalado no Sobrado Grande da Madalena e vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O casarão foi a sede do Engenho Madalena e residência do conselheiro João Alfredo. Em 1888, ele presidia o conselho que extinguiu a escravatura no Brasil. Por essa importância, entende Ricardo Coelho, a construção do túnel jamais deveria ser licenciada. O promotor vai pedir à Vara da Fazenda Pública Estadual que imponha compensações ao estado por conta dos serviços do túnel.

O terceiro argumento para a necessidade de suspensão das obras do Leste-Oeste é de ordem ambiental. O MPPE questiona o processo de compensação pela derrubada das árvores na Caxangá, avenida que sofre adaptações para se implantar estações exclusivas para os ônibus do BRT. “O replantio das árvores tem que ser na própria área da obra”, justifica o promotor. No projeto, a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) autoriza a derrubada das árvores, mas desde que se plantasse um número maior, ou seja 150 unidades. O replantio se daria, entretanto, em Carpina, na Mata Norte e a 65 quilômetros da capital. O pedido para a suspensão das obras do Leste-Oeste, adiantou Ricardo Coelho, está sendo elaborado e deve ficar pronto nas próximas horas. 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/10/22/interna_vidaurbana,469364/obras-do-leste-oeste-podem-parar.shtml

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - NEW TORINO G7 2014

Ele é mesmo o novo Torino



Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto: JC Barboza
Foto: Marcos Vinícius Perez Corrêa / Bruno Henrique

Desde de junho, quando surgiram as primeiras fotos de um ônibus protótipo na fábrica gaúcha da Marcopolo, começou a boataria de qual novo modelo ou qual modelo do portifólio reestilizado da encarroçadora poderia ser aquele protótipo. Muitos disseram que poderia ser o novo Viale, a volta do Citmax e a grande maioria disse que seria o novo Torino, modelo de grande sucesso e um dos mais antigos em linha da encarroçadora gaúcha. Nossa equipe investigou e descobriu semelhanças entre o protótipo e um modelo da Marcopolo na Colômbia inicialmente chamado de  New Torino e posteriormente de Torino Padrón. Fizemos várias matérias falando sobre as semelhanças dos dois modelos e se realmente poderia ser o novo Torino. 

A equipe da Paraíba Bus Team, em visita nesta sexta-feira na Ciferal no Rio de Janeiro, teve a confirmação que o protótipo visto em Caxias do Sul é realmente o novo Torino e já existe unidades vendidas. Um dos primeiros clientes da Marcopolo a adquirir o Torino reestilizado é a Visate, empresa que opera linhas municipais na cidade sede da Marcopolo, Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. O veículo foi flagrado em translado na rodovia Presidente Dutra, em Aparecida do Norte, São Paulo, da Ciferal para a unidade Ana Rech da encarroçadora gaúcha.

Brevemente o veículo estará pronto e servirá como demonstração do novo Torino ou Torino 2013. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - PASSARELA DO TI AEROPORTO ATÉ O AEROPORTO GUARARAPES ESTA EM FASE DE FINALIZAÇÃO... UMA OBRA BRANCA (elefante rosa)ONDE A CLASSE MEDIA ALTA, NÃO USA MÊTRO.

Obra da passarela do aeroporto interditará parte da Avenida Mascarenhas de Morais
Postado em: outubro 17, 2013 por: Tania — Seja Você o Primeiro a Comentar! ↓


Construção da passarela do aeroporto do Recife – Foto – Bernardo Dantas DP/D.A.Press

Mais uma etapa da construção da Passarela que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre ao metrô e ao Terminal Integrado Aeroporto modificará, temporariamente, o tráfego local. Dessa vez serão colocados os arcos inferiores que compõem a estrutura metálica do segundo vão do equipamento. A intervenção acontecerá durante as madrugadas de 18, 19 e 20 de outubro. Tendo início às 00h da manhã e finalizando às 5h de cada dia. Os motoristas e usuários de ônibus que trafegarem pelo local neste horário precisam ficar atentos aos bloqueios.

passarela mapa

Bloqueios: o primeiro será na Avenida Mascarenhas de Morais, no sentido Jaboatão/Recife, antes da subida do Anel Viário. Esse bloqueio indicará aos veículos, que desejam retornar para prazeres ou acessar o estacionamento do Aeroporto, para que sigam pela Avenida Mascarenhas de Morais até o retorno localizado após o viaduto Tancredo Neves. O acesso ao estacionamento do aeroporto será feito normalmente.

O segundo bloqueio será instalado no primeiro acesso ao Aeroporto para os veículos que vem do Recife sentido Jaboatão. Servirá tanto para os veículos que pretendem estacionar no Aeroporto, como uma via alternativa para os carros de passeio, veículos pesados e para as cinco linhas de ônibus bacurau que seguem pela Avenida Mascarenhas de Moraes. Para esse grupo a única alternativa será acessar o aeroporto pelo piso térreo da pista de desembarque, saindo por traz da Praça Ministro Salgado Filho e por fim voltar para a Avenida Mascarenhas de Moraes.

O terceiro ponto de bloqueio será logo após a saída do estacionamento. Os veículos deverão fazer o mesmo percurso e pegar a Mascarenhas de Moraes após a Praça, no sentido Recife/Jaboatão.

Usuários de ônibus: Para os usuários de ônibus, apenas a parada localizada em frente à Praça Ministro Salgado Filho será desativada neste horário. Como alternativa, os usuários deverão utilizar a parada provisória localizada em frente ao antigo Terminal de Passageiros do Aeroporto.

Após essa etapa concluída, deverão ser instalados os arcos nos demais módulos. Em seguida será a vez da instalação da esteira rolante e por fim o fechamento do equipamento. A Passarela será entregue à população em dezembro deste ano, permitindo, a quem desembarca no aeroporto, o acesso direto ao ônibus e ao metrô.

Passarela – orçada em R$ 23 milhões, a passarela tem início no Aeroporto, na frente do portão B6 (embarque), passa pela Avenida Mascarenhas de Moraes, segue pela Avenida Barão de Souza Leão, e entra na rua do colégio Maria Tereza, até o acesso ao Terminal Integrado do Aeroporto e à Estação do Metrô. Ao todo serão 461,27m de comprimento, com 9,60m de largura e 15,5m de altura. O equipamento oferecerá esteira rolante, elevador, escada, sala de administração e sala para serviços de manutenção. Além de coberta com telhado de aço e ventilação natural.

Demanda ônibus:

Local: Parada na Praça Ministro Salgado Filho S/ nº, Imbiribeira.

Número da Parada a ser desativada: Parada nº 020018

Esta parada está localizada na frente da pracinha Ministro Salgado Filho

Das 00h às 05h passam:

05 linhas bacurau;

05 ônibus; e

1.115 passageiros/dia

Linhas:

184 Cabo (Bacurau)

172 Conj. Marcos Freire (Bacurau)

154 Jordão (Bacurau)

170 Muribeca dos Guararapes (Bacurau)

036 Aeroporto (Bacurau)

Paradas provisórias: Essa parada utilizará as paradas de número 020019 e 020020 que ficam atrás da pracinha, em frente ao aeroporto velho.

Nessas paradas passam os ônibus: Opcional Aeroporto e intermunicipal.

Fonte: Secretaria das Cidades

GRANDE RECIFE MOBILIDADE - SISTEMA BRS COMEÇA A SER IMPLANTADO NA MASCARENHAS DE MORAIS COM A SINALIZAÇÃO DAS PARADAS...

No Recife, Paradas da Av. Mascarenhas de Morais recebem sinalização

sexta-feira, 18 de outubro de 2013
As paradas de ônibus da Av. Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, começam a ser sinalizadas. As linhas terão seus nomes estampados nos respectivos pontos de embarque e desembarque. 

A ação irá identificar as paradas nos dois sentidos da avenida. Para saber qual o número referente à sua parada, basta acessar o site do Grande Recife (www.granderecife.pe.gov.br) e acessar o item “Parada x Linha” na aba Itinerários.
Veja abaixo, o número das paradas com os respectivos nomes das linhas: 

Paradas 02004, 020064 e 020063 – Linhas: 
111 – Pinheiros 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
121 – Vila da Sudene 
122 – Vila do Ipsep 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas 020005, 020006, 020007, 020008, 020009, 020057, 020058, 020059, 020060, 020061 e 020062 – Linhas: 

115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
121 – Vila da Sudene 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas 020010 e 020011 – Linhas: 

115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 


Paradas: 020012, 020013, 020014 e 020015 – Linhas: 

040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 

Paradas: 020016 e 020017 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 

Paradas: 020051 e 020052 – Linhas: 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
120 – Ipsep/Shopping Recife 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
360 – Totó (Boa Viagem) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Parada 020053 – Linhas: 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves 
023 – TI Tancredo Neves/TI Aeroporto 
024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) 
060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
120 – Ipsep/Shopping Recife 
123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves 
124 – Vila do Sesi/ TI Tancredo Neves 
125 – Córrego da Gameleira/ TI Tancredo Neves 
126 – UR-03/ TI Tancredo Neves 
132 – UR-02 Ibura/TI Tancredo Neves 
133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves 
134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves 
135 – UR-10/TI Tancredo Neves 
136 – UR-05/TI Tancredo Neves 
137 – UR-11/TI Tancredo Neves 
138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves 
141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves 
142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves 
143 – UR-06/TI Tancredo Neves 
144 – UR-04/TI Tancredo Neves 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves (IMIP) 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 
360 – Totó (Boa Viagem) 
370 – TI TIP/TI Aeroporto 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Paradas: 020054, 020055 e 020056 – Linhas: 

024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) 
115 – TI Aeroporto/TI Afogados 
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) 
167 – TI Tancredo Neves/IMIP 
168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) 
185 – TI Cabo 
191 – Recife/Porto de Galinhas (N. Sra. Ó) 
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Informações: GRCT
 

sábado, 12 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI TANCREDO E 40 MINUTOS O MINIMO DE ESPERA

Usuários enfrentam grandes filas

Grandes filas são formadas no Terminal Integrado Tancredo Neves

 /
Várias pessoas sofrem, principalmente nos finais de semana, com poucos ônibus e filas enormes no Terminal Integrado Tancredo Neves. Algumas linhas chegam a demorar quase 40 minutos.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VIA MANGUE VIRA MEIO MILHÃO DE REAIS, JOGADO NA LAMA.

Oposição cobra informações da “presepada” da Via Mangue

Os parlamentares pretendem entrar com uma representação no MPPE sobre o caso

por Élida Maria | sex, 11/10/2013 - 14:03
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Os vereadores da oposição da Câmara de Vereadores do Recife, formada por quatro parlamentares, visitou nesta sexta-feira (11), as obras da Via Mangue, na Zona Sul do Recife. Na blitz, os políticos constataram atrasos na construção do equipamento, degradação ambiental e ainda exigiram explicações do secretário de Controle Urbano do Recife, João Braga, em virtude de uma declaração feita pelo gestor.
De acordo com os vereadores, as obras da Via Mangue são um problema antigo e deveriam ser iniciadas em 2004, mas só saiu do papel em 2011. O equipamento público é construído pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e o Governo Federal com o valor estimado de R$ 575 milhões, 4,5 km de extensão e com a inclusão de 1.498 estacas de concreto.
Outros dados expostos pelos políticos são em relação aos aditivos financeiros até o momento. “Até agora já foram sete aditivos e o oitavo ainda não foi divulgado pela PCR, mas equivale a 19,5% a mais do valor”, disse a vereadora Priscila Krause (DEM), cobrando em seguida um novo calendário. “O cronograma físico financeiro e vigente que nós tínhamos disponível entre a prefeitura e a empresa contratada, deu como término da obra como dia 22 de setembro, o que claramente não aconteceu. Então, nós vamos também cobrar esse novo aditivo que a prefeitura diz estar em conversação com a empresa, mas isso precisa vir a ser oficializado o mais breve possível”, exigiu a democrata. 
A vereadora também constatou o atrasado das obras, assim como relatou o líder da oposição, vereador Raul Jungmann (PPS), que elencou as providências a serem tomadas. “Vamos estudar a possibilidade de entrar com representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo a reposição dos manguezais que foi devidamente retirado e também, ao verificar a ‘presepada’ que fizeram, onde a via mangue termina aqui, num colossal congestionamento, a gente pode entrar também com um pedido de crime ambiental porque meio milhão de dinheiro dos recifenses está sendo jogado aqui”, lamentou Jungmann.
Também durante a visita das obras, os parlamentares relembraram uma declaração do secretário de Controle Urbano do Recife, João Braga, sobre a obra. Os oponentes disseram que Braga chamou a iniciativa de uma “presepada” numa rádio local, e por isso querem uma explicação da prefeitura sobre a declaração.
Para discutir o que o secretário falou e verificar as explicações da Prefeitura do Recife será realizada no próximo dia 4 de novembro, uma audiência pública. “Nós vamos fazer na quinta audiência na Câmara do Recife, a partir das 9h, para contrastar os dados da Prefeitura do Recife com os do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também pedir explicações da “presepada” dita por Braga”, anunciou Krause. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - COPA 2014 SERÁ UM FIASCO, FARE-MOS FEIO E PIOR A AFRICA DO SUL DEU UM SHOW NESTE CASO.

Obras de mobilidade para a Copa do Mundo em ritmo lento em PE

Publicado em 11/10/2013, Às 8:00

Vale

As obras de infraestrutura que deverão garantir a mobilidade da população durante a Copa do Mundo de 2014 estão em ritmo lento. Em junho passado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, responsável por quase todas as intervenções no Estado, garantiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco que as obras estavam a pleno vapor e ficariam prontas em março de 2014, nem um dia a mais, nem um dia a menos. Algumas, aliás, seriam finalizadas antes do prazo. Mas quem visita alguns dos canteiros de obras duvida da promessa do secretário. A construção do terminal de ônibus Cosme e Damião, integrado com o metrô, está paralisada há pelo menos quatro meses e a implantação do trecho do Ramal da Copa até a Avenida Belmino Correia está muito distante de ser finalizada, com muitas desapropriações no caminho. O Ramal, inclusive, sequer chegou à Estação Cosme e Damião. O governo tem divulgado um ritmo de trabalho que na prática não existe.
O TI Cosme e Damião deveria ter sido concluído desde dezembro de 2012, segundo planos anunciados pelo governo em outubro de 2011, quando a ordem de serviço foi assinada pelo governador Eduardo Campos. Atualmente, o TI se resume a uma pequena estrutura de banheiros, improvisada para os jogos da Copa das Confederações, em junho. Os moradores, inclusive, dizem que desde que a competição terminou, os trabalhos também desaceleraram. Nesta quinta-feira (10/10), o Jornal do Commercio esteve no local e comprovou que a paralisação. Um vigia cuidava do material estocado no local, enquanto esperava o tempo passar.
As obras do restante do Ramal da Copa – quatro quilômetros entre a ponte sobre o Rio Capibaribe, a Estação Cosme e Damião e a Estação Camaragibe – estão sendo feitas, mas a impressão é de que os trabalhos não serão finalizados a tempo. O chamado eixo interno, entre a BR-408 e a ponte, concluído para a Copa das Confederações, ainda está em perfeito estado. Mas o Ramal avançou pouco na direção da Estação Camaragibe, trecho definido pelo Estado como eixo externo. Os moradores contam que os trabalhos só começaram para valer há um mês. A via sequer chegou à Estação Cosme e Damião. Há, apenas, um acesso improvisado, que foi usado e apresentou inúmeros problemas durante a Copa das Confederações.
O Ramal Cidade da Copa deverá ser o principal acesso à Cidade da Copa. O que preocupa a população e faz com que ela acredite que os trabalhos não ficarão prontos é que, a cinco meses do mês de março – data prometida pelo secretário Danilo Cabral para conclusão dos trabalhos – e a oito meses do mundial, o Ramal da Copa ainda vai entrar no trecho que mais exige desapropriações – mais de 250 imóveis.
A Secretaria das Cidades, como tem sido costume, se pronunciou por nota enviada pela assessoria de imprensa e, mais uma vez, garantiu que todas as obras serão concluídas até março. Confirmou que as obras do TI Cosme e Damião estão paradas e explicou que a paralisação se deu porque a empresa ganhadora da primeira licitação abandonou o trabalho. Por isso, uma nova licitação está sendo realizada. A licitação estaria na fase final e ainda este mês seria concluído o processo de escolha da nova empresa. “Lembramos que faltam poucas etapas para a conclusão do TI como, por exemplo, a instalação da coberta e a pavimentação da área externa. Nossa previsão é concluir toda a obra até dezembro de 2013”, diz a nota.
Já em relação ao Ramal Cidade da Copa, a secretaria informou que o trecho externo (do Rio Capibaribe até o TI Cosme e Damião) está com suas obras em andamento e dentro do prazo. E que o trecho que segue em direção ao TI Camaragibe vai começar quando as desapropriações forem finalizadas, mas não informa em que situação encontra-se o processo.

Postado por Roberta Soares