quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GOVERNADOR FOI GRAVAR PRA SUA CANDIDATURA E PRESSIONAR O QUE ESTA ATRASADO.

Governador visita obras de mobilidade no Recife

Atualizado: há 4 horas
Governador visita obras de mobilidade no Recife

Chefe do executivo estadual vistoriou as obras do túnel que está sendo construído em frente ao Museu da Abolição e a passarela que vai ligar o Aeroporto às estações de metrô e de ônibus na Imbiribeira.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitaram quinta-feira (24), as obras de construção do túnel, localizado em frente ao Museu da Abolição, no final da Caxangá com a Rua Real da Torre, e a Passarela Senador Antônio Farias, que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Sistema de Integração de ônibus e metrô da Linha Sul.

O túnel, um investimento de R$ 16 milhões, faz parte das obras do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que tem início no Derby, passando pela Av. Caxangá e seguindo até Camaragibe, com 12,5 km de extensão e 21 estações de embarque e desembarque. O equipamento, que teve sua obra iniciada em março deste ano, será concluído em fevereiro. Até o momento, 430 estacas já foram cravadas, das 900 necessárias. A escavação também já foi iniciada.

Este túnel tem uma extensão total de 287m, iniciando na frente da escola Estadual Joaquim Távora e finalizando na Rua João Ivo da Silva. Terá três faixas de rolamento em um único sentido e segundo o secretário Danilo Cabral vai otimizar o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica. “Vai haver uma melhora considerável da velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá”, disse o secretário lembrando que com a intervenção, a capacidade viária da interseção entre a Av. Caxangá e a Rua Real da Torre passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora. Hoje, em horário de pico, a capacidade viária deste cruzamento é de 3900 veículos por hora.

Em cima do túnel será construída uma Praça para lazer e contemplação do Museu. A praça terá acessibilidade, tratamento urbanístico e paisagístico.

Corredor Leste/Oeste - Com 12,5 km de extensão, o Corredor está sendo construído com 21 estações e vai atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral (construção em andamento no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin); de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, no cruzamento com a BR-101 (também em construção). O Corredor também vai contar com um elevado no Engenho do Meio. A obra é um dos compromissos do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014 e tem custo total de R$ 145 milhões – recursos do PAC Copa e Tesouro Estadual.

Passarela do Aeroporto – Pernambuco será o primeiro estado do país a ter uma passarela que vai interligar o Aeroporto ao ônibus e ao metrô. Com 461,27m de comprimento, 9,60m de largura e 15,5m de altura, o equipamento vai oferecer esteira rolante e um elevador para uso dos portadores de necessidade especiais, além de coberta feita com telhado de aço e ventilação natural.

A Passarela tem início no Aeroporto, na frente do portão B6 (embarque), passando pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguindo pela Avenida Barão de Souza Leão, e entrando na rua do colégio Maria Tereza, até o acesso ao Terminal Integrado de Ônibus e à Estação do Metrô.

Segundo o secretário Danilo Cabral, quando concluída, a Passarela, que terá espaço para comportar duas pessoas lado a lado por esteira rolante. “Além dos turistas e viajantes que chegam ao aeroporto, uma média de 4 mil pessoas, há os funcionários, cerca de mais 5 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente”, disse o secretário.

Atualmente a obra está 60% concluída e conta com 77 funcionários trabalhando diariamente nos dois turnos. Sempre que é necessária uma intervenção maior, que possa interferir no trânsito da Mascarenhas de Moraes, as equipes trabalham à noite.

Até o momento já foram instaladas as estruturas metálicas em 12 módulos, faltando apenas os módulos 1 e 3. Também foi iniciado o fechamento de arcos nos módulos localizados em uma das faixas da Av. Mascarenhas de Moares e no trecho da Rua Barão de Souza Leão, além da construção do prédio administrativo e a sua fundação.
1Curtir ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário