sábado, 12 de outubro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VIA MANGUE VIRA MEIO MILHÃO DE REAIS, JOGADO NA LAMA.

Oposição cobra informações da “presepada” da Via Mangue

Os parlamentares pretendem entrar com uma representação no MPPE sobre o caso

por Élida Maria | sex, 11/10/2013 - 14:03
Embed
Os vereadores da oposição da Câmara de Vereadores do Recife, formada por quatro parlamentares, visitou nesta sexta-feira (11), as obras da Via Mangue, na Zona Sul do Recife. Na blitz, os políticos constataram atrasos na construção do equipamento, degradação ambiental e ainda exigiram explicações do secretário de Controle Urbano do Recife, João Braga, em virtude de uma declaração feita pelo gestor.
De acordo com os vereadores, as obras da Via Mangue são um problema antigo e deveriam ser iniciadas em 2004, mas só saiu do papel em 2011. O equipamento público é construído pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e o Governo Federal com o valor estimado de R$ 575 milhões, 4,5 km de extensão e com a inclusão de 1.498 estacas de concreto.
Outros dados expostos pelos políticos são em relação aos aditivos financeiros até o momento. “Até agora já foram sete aditivos e o oitavo ainda não foi divulgado pela PCR, mas equivale a 19,5% a mais do valor”, disse a vereadora Priscila Krause (DEM), cobrando em seguida um novo calendário. “O cronograma físico financeiro e vigente que nós tínhamos disponível entre a prefeitura e a empresa contratada, deu como término da obra como dia 22 de setembro, o que claramente não aconteceu. Então, nós vamos também cobrar esse novo aditivo que a prefeitura diz estar em conversação com a empresa, mas isso precisa vir a ser oficializado o mais breve possível”, exigiu a democrata. 
A vereadora também constatou o atrasado das obras, assim como relatou o líder da oposição, vereador Raul Jungmann (PPS), que elencou as providências a serem tomadas. “Vamos estudar a possibilidade de entrar com representação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedindo a reposição dos manguezais que foi devidamente retirado e também, ao verificar a ‘presepada’ que fizeram, onde a via mangue termina aqui, num colossal congestionamento, a gente pode entrar também com um pedido de crime ambiental porque meio milhão de dinheiro dos recifenses está sendo jogado aqui”, lamentou Jungmann.
Também durante a visita das obras, os parlamentares relembraram uma declaração do secretário de Controle Urbano do Recife, João Braga, sobre a obra. Os oponentes disseram que Braga chamou a iniciativa de uma “presepada” numa rádio local, e por isso querem uma explicação da prefeitura sobre a declaração.
Para discutir o que o secretário falou e verificar as explicações da Prefeitura do Recife será realizada no próximo dia 4 de novembro, uma audiência pública. “Nós vamos fazer na quinta audiência na Câmara do Recife, a partir das 9h, para contrastar os dados da Prefeitura do Recife com os do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também pedir explicações da “presepada” dita por Braga”, anunciou Krause. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário