quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mobilidade - Estudo medirá qualidade do transporte na RMR Pesquisa de ONG internacional, nunca antes realizada numa cidade brasileira, vai averiguar a satisfação dos usuários com o serviço na RMR



Eliseu Bezerra elogia estrutura do Pelópidas da Silveira, mas critica tempo de espera. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press

No momento em que se discute o aumento da tarifa de ônibus na Região Metropolitana do Recife, há outro ponto, talvez o mais importante, que não pode ser esquecido: a qualidade do serviço. Além da pesquisa de origem/destino, que será licitada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para nortear futuros investimentos, também será feito, a partir de março, um diagnóstico da qualidade do sistema.

O Recife será a primeira capital brasileira contemplada com o estudo da Corporação Andina de Fomento (CAF), uma ONG latino-americana que pesquisará junto ao usuário os pontos positivos e negativos de toda a cadeia. Serão analisados 17 atributos, incluindo tempo de espera, segurança, condições das paradas e terminais, atendimento dos profissionais, condições dos veículos e segurança.

A pesquisa, que já foi feita em Buenos Aires, Argentina, irá contemplar agora o Recife e Lima (Peru). “Essa pesquisa estava prevista para ser feita em Bogotá (Colômbia), mas conseguimos trazê-la para o Recife. Será importante termos esse retrato nos 14 municípios da RMR”, ressaltou Maurício Pina, diretor de Planejamento do Grande Recife.

Não é difícil imaginar as respostas dos usuários. Sempre haverá o que melhorar, mas há situações piores que outras. O Diario visitou, ontem, três tipos de terminais de ônibus na RMR. No corredor Norte/Sul, por onde passa o BRT, visitamos o Pelópidas da Silveira, inaugurado em 2009. As instalações não estão entre as maiores críticas, mas sim o longo tempo de espera. “Os ônibus são bons e aqui tem BRT. A demora poderia ser menor”, diz Eliseu Bezerra, 55 anos.

Fora dos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a situação é mais complicada. Em Jardim Brasil 2, Olinda, a estrutura tem pouco espaço para o usuário. “Os ônibus poderiam ser mais confortáveis. Não têm ar-condicionado. O terminal também não é bom”, avalia Rafael Martins, 25, estudante.

Mas há situações piores. Em Sítio Novo, Olinda, os ônibus ficam na rua. “O terminal é ruim, os ônibus são velhos e faz muito calor. Também demora muito”, reclama Rafaela Ferreira, 26, cozinheira.

 A reunião que definirá o valor da passagem, no Conselho Superior de Transporte, está prevista para amanhã, às 8h. Mas o Ministério Público se reunirá hoje com o Grande Recife para pedir adiamento e maior discussão com a sociedade.

Saiba Mais

Conheça os 17 atributos que serão analisados na pesquisa da CAF

8 atributos (serviço):
-    Rapidez
-    Tarifa
-    Conforto
-    Segurança (acidente/ violência)
-    Confiabilidade
-    Intervalo
-    Desvios de rotas
-    Informações

2 atributos sobre o pessoal de operação:
-    Prudência na condução do veículo
-    Boa apresentação (asseio, uniforme)

4 atributos sobre as estações e paradas:
-    Higiene
-    Comodidade
-    Sistema de informações
-    Compra de bilhete de passagem

3 atributos sobre os veículos:
-    Comodidade (assento, iluminação)
-    Informação ao usuário no interior do veículo
-    Acessibilidade aos veículos

Fonte: Corporação Andina de Fomento

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Aumento de Passagens - Recife entra na roda do aumento de passagens que acontecem pelo Brasil.

Passagem de ônibus do Grande Recife deve subir para R$ 2,50‏



Nem R$ 2,67, como defendem os empresários de ônibus, nem R$ 2,29, aumento que representaria o acumulado do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) apenas de 2014. O Anel A, cobrado em 80% das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, poderá subir de R$ 2,15 para R$ 2,50 a partir da próxima semana. O percentual exato do reajuste será definido apenas nesta sexta-feira, quando acontece uma das raras reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), mas a majoração – equivalente a 16% – representaria o realinhamento do IPCA retroativo a 2012, quando foi dado o último reajuste tarifário no Grande Recife.

O governo do Estado não quis antecipar o percentual de aumento que irá defender na reunião de sexta-feira, mas técnicos do próprio governo defendem, em reserva, que a reposição correta do IPCA deve ser feita a partir de 2012. Em janeiro de 2013 o então governador Eduardo Campos chegou a autorizar o aumento das passagens, também pelo IPCA, mas voltou atrás depois da pressão dos protestos populares que ganharam o Brasil. O novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo, não confirmou nem negou o percentual, apenas reafirmou o que já havia sido dito oficialmente pelo governo de que haverá a recomposição do IPCA, como previsto desde o primeiro governo Eduardo Campos.

Francisco Papaléo, entretanto, fez comentários sobre o percentual de 6,6% do IPCA, que resultaria numa tarifa de R$ 2,29 (provavelmente arredondada para R$ 2,30) e foi divulgado pela mídia. “Em momento algum falamos em percentual ou em acumulado do IPCA, seja de um, dois ou três anos. O entendimento de que poderíamos vir a usar apenas o IPCA de 2014 foi exclusivamente da imprensa. É fato que o último aumento foi em 2012 e que podemos vir a usar os três últimos anos, mas também podemos optar por dar apenas o acumulado de 2013 e 2014, por exemplo”, argumentou.

O presidente do Grande Recife explicou que os técnicos do órgão foram autorizados a se debruçar sobre os possíveis percentuais para apresentar alternativas ao governo. “Essas possibilidades serão submetidas ao secretário das Cidades, André de Paula, que, por sua vez, irá levá-las ao governador Paulo Câmara. Nós temos responsabilidades com as promessas de campanha do governador, com a população e com a qualidade do sistema de transporte. O aumento é certo, mas nossa meta é penalizar o mínimo possível a população. Já estamos injetando um subsídio que, pelo menos por enquanto, não tem como ser ampliado”, explicou. Atualmente, o subsídio é de R$ 7 milhões por mês.

O setor empresarial continua defendendo o reajuste de 24%, que elevaria o Anel A para R$ 2,67. Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), Fernando Bandeira, somente esse percentual – calculado a partir dos anos em que o governo Eduardo Campos não concedeu o aumento pelo IPCA (2007/2010/2013 e 2014) – poderá cobrir o déficit do sistema, estimado em R$ 7 milhões por mês e tido como insustentável. Mas Bandeira admite que o percentual de 16% é bem melhor do que o de 6,6%. “Esse índice representa apenas o IPCA de 2014. E estamos sem reajuste desde 2012, sem contar os outros anos em que os aumentos não foram dados. O sistema continuará sofrendo muito se isso acontecer”, alertou. Os protestos contra o reajuste estão confirmados para sexta-feira, a partir das 8h, em frente ao Grande Recife Consórcio, onde até então está marcada a reunião do CSTM que aprovará ou não o aumento das passagens.

Informações: De olho no trânsito | JC Online

ATENDADO - Ao bom senso,e Prevista para antes da Copa, obra do Túnel da Abolição completa um ano de atraso

Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdições / Foto: Lorena Barros/JC Trânsito
A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdiçõesFoto: Lorena Barros/JC Trânsito
A Copa do Mundo passou, mas muitas obras prometidas para serem entregues antes da realização do Mundial ainda causam transtornos para os pernambucanos. Uma delas, inclusive, completa um ano de atraso neste mês. Prometida para janeiro de 2014, a construção do Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, faz parte das obras do Corredor Leste/Oeste. Ainda não há previsão para conclusão. 

A ordem de serviço para a construção do Túnel da Abolição foi assinada no dia 18 de março de 2013 pelo ex-governador Eduardo Campos. Desde então, vários trechos da Rua Real da Torre têm sofrido interdições. Atualmente os motoristas não podem passar no trecho que fica em frente ao Museu e têm que pegar uma rota alternativa - e engarrafada -, pela Rua José Osório, para seguir no sentido subúrbio/cidade. 

Esse é o caminho que o advogado Feliciano Moura, de 36 anos, faz todos os dias entre a escola do filho dele e o seu trabalho. Feliciano mora no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, e segue para a Ilha do Leite, onde trabalha. "Deixo o meu filho na escola e sigo pela Real da Torre para pegar a Abdias de Carvalho. Com a interdição, um percurso que eu faria em 10 minutos, faço em 40", disse. 

O advogado acrescenta que precisa passar pelo local justamente em horários de pico. "É um exercício de paciência. Acho que nenhum cidadão se incomoda em passar por transtornos quando é uma obra que vai melhorar o trânsito, mas essa demora é absurda", comentou. Feliciano denunciou sua insatisfação com a demora para conclusão da obra através de um vídeo no aplicativo Comuniq.

O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalho
O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalhoFoto: Reprodução/Comuniq
Assim como Feliciano, o jornalista Milton Souza, 26 anos, mora na Madalena, em uma rua próxima ao trecho de interdição. "Sempre passo pela Real da Torre e tenho duas opções para chegar à minha casa. Ou eu enfrento a José Osório ou tenho que fazer um caminho alternativo que é bem mais longo. Se tivesse liberado, levaria bem menos tempo", declara.

Para Milton, a demora para que a obra seja entregue incomoda. "Desde 2013 que convivemos com isto e tudo é feito em uma velocidade muito baixa. Parece até que eles não têm pressa de terminar", afirmou. A Secretaria das Cidades (Secid) informou, por meio de nota, que a pavimentação da última etapa já foi concluída, restando o recapeamento das placas de concreto. Além disso, a Secid disse que. para que o trânsito seja liberado, é preciso que seja feita a instalação do sistema de drenagem do Túnel. A Secretaria não fixou um novo prazo para que a construção seja concluída.

TÚNEL - A obra faz parte do corredor Leste/Oeste, que vai do município vizinho de Camaragibe ao bairro do Derby, região central do Recife. O túnel está orçado em R$ 16 milhões. Com a conclusão do projeto, o fluxo de carros no trecho deve passar de 4.620 para 8.250 veículos por hora. 

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Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Protestos marcados pra sexta dia 09/01/15 e o Governo recém empossado passará por uma onda dos contra o aumento de passagens... e ai aguenta o tranco o governo de Paulo Câmara.


CHARGE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

A Frente de Luta Pelo Transporte Público em Pernambuco agendou para a próxima sexta-feira, às 8h, um protesto diante da sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no Bairro de São José, área central do Recife. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

BRT - Inúmeros acidentes e fica a pergunta,será falta de atenção dos motoristas ou imprudência de terceiros.

No Rio, Acidente entre BRT e carro deixa dois feridos em Vaz Lobo
Um acidente envolvendo um ônibus do BRT e um carro na altura na avenida Ministro Edgar Romero deixou dois feridos nesta segunda-feira (5). O acidente aconteceu na altura da estação Vila Queiroz, em Vaz Lobo, no Subúrbio do Rio, e causava retenções no trânsito da região por volta das 15h30. Segundo assessoria do BRT, o acidente ocorreu na pista sentido Galeão.


Por volta das 14h25, a pista estava balizada para a realização de desvio operacional para manter a regularidade do serviço. Segundo o Centro de Operações, somente a circulação da pista do BRT foi afetada.
O primeiro dia útil do ano no BR Transcarioca -- que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim -- foi marcado por um acidente com feridos. Um Fiat Doblô, no qual o motorista levava mulher e filho, fez o retorno em local proibido e foi colhido pelo ônibus do BRT (na foto feita por Marcelo Fanelli, amigo da turma da coluna), entre Madureira e Vaz Lobo, subúrbios do Rio.

Esse acidente é mais um alerta para quem dirige sem respeitar a sinalização. Essa irresponsabilidade sempre pode custar a vida de alguém. Se motoristas e pedestres respeitassem a sinalização horizontal e vertical, o número de acidentes cairia drasticamente.
Foto: Osmar da Silva/ Arquivo Pessoal
Informações: G1 RJ

Cotidiano - PRESIDENTE DO GRANDE RECIFE CONSORCIO DE TRANSPORTE TERÁ PULSO E EXPERIÊNCIA PRA AGIR CONFORME É DETERMINADO E AS EMPRESAS NÃO CUMPREM.

FRANCISCO PAPALÉO É O NOVO PRESIDENTE DO GRANDE RECIFE CONSÓRCIO DE TRANSPORTE


“O momento é de muito trabalho. Vamos dar andamento aos projetos de mobilidade. A nossa meta é conseguir chegar a um sistema de transporte eficiente e de qualidade para a população”. Foi com essas palavras que o novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Antônio Papaléo, tomou posse oficialmente, na manhã desta segunda-feira (5).

A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Consórcio e contou com a presença do secretário-executivo das Cidades, Rui Rocha, representando o secretário das Cidades, André de Paula; do presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira; os deputados Raquel Lyra e Rodrigo Novaes; de diretores e funcionários da casa, além da imprensa local.

Durante a solenidade, Papaléo afirmou o compromisso da nova gestão com as obras que contribuirão para a mobilidade da Região Metropolitana e a retomada das pesquisas de origem-destino que auxiliarão nas decisões que serão tomadas nesta nova fase. “O nosso intuito é continuar o trabalho que foi iniciado na gestão Eduardo Campos e João Lyra e conseguir chegar a um sistema de transporte público eficiente e que atenda as necessidades da população. Retomaremos as pesquisas de origem-destino e de qualidade do transporte”, disse Papaléo.

Presente à solenidade estava o secretário-executivo, Rui Rocha, que reafirmou os votos de sucesso do secretário das Cidades, André de Paula, ao novo presidente do Consórcio. “Venho em nome do secretário, desejar sucesso nesta gestão que será iniciada com muito trabalho e que com certeza, colherá bons frutos”, enfatizou. 

Perfil - Francisco Papaléo é advogado por formação e inciou sua carreira na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.  Já foi diretor-presidente do Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa-PE); da Companhia de Abastecimento e Armazéns Gerais de Pernambuco (Ceagepe); além de ter atuado, também, na Secretaria de Educação da Cidade do Recife e na Junta Comercial de Pernambuco. Já foi presidente da Câmara de Comércio Argentina-Brasil, presidente do Conselho Fiscal do IPA e membro do Conselho Fiscal do DER, além de ter atuado recentemente como presidente do Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH).
 FONTE:http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3149771&templateId=1731187

FICA A PERGUNTA SE O SRº FRANCISCO JÁ FEZ USO DE ÔNIBUS URBANOS E QUAL SUA EXPERIENCIA NESTE TIPO DE LOCOMOÇÃO?

Licitação Transportes Intermunicipais - Empresas participantes dos 3 lotes.

O sistema de transporte intermunicipal vai mudar e muito, mas até agora órgão gestor EPTI não se pronunciou -se e pra se ter uma ideia conseguimos os anexos da licitação pra que possamos, ter uma visão mas clara de como tudo ficará.

Empresas licitadas e participantes: BORBOREMA, PROGRESSO, CARUARUENSE, RODOTOUR, 1002 AS 5.

PS:Com isto as demais empresas saem do sistema.



Veja abaixo os anexos através do link:
https://cdn.fbsbx.com/hphotos-xfa1/v/t59.2708-21/10739136_843208912409697_146228608_n.pdf?oh=8bf004332a34d55deab68e95c79612f4&oe=54ACEFCE

https://cdn.fbsbx.com/hphotos-xaf1/v/t59.2708-21/10738388_843209309076324_477120660_n.pdf?oh=a77c45981a0be4e317f6fc7e784e9a3e&oe=54ACF8CB

Apoio da matéria : Daniel Cleyton
matéria : Jailson Silva




sábado, 3 de janeiro de 2015

Licitação - Linhas intermunicipais foi dividido em 3 lotes e das 20 empresas apenas 5 continuará.



Novas regras para ônibus intermunicipais em 2015



Sistema de transporte das linhas intermunicipais vai se adequar à licitação Foto Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
Sistema de transporte das linhas intermunicipais em Pernambuco terá que se se adequar à licitação – Foto Ricardo Fernandes DP/D.A.Press

A Região Metropolitana do Recife teve uma licitação para linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) que pode não ter sido exatamente como se esperava. Mas, de uma forma ou de outra, a população teve conhecimento dos pontos positivos e negativos de um processo que deixou de fora, por exemplo, cerca de 70% dos ônibus do sistema quanto à obrigatoriedade de ter refrigeração.
Mas há uma outra licitação que pouco se falou ou se sabe a respeito. Trata-se da licitação para as linhas intermunicipais sob a responsabilidade da Empresa Pernambucano de Transporte Intermunicipal (EPTI). O público, em geral, já está acostumado a cobrar ações da empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, no âmbito metropolitano, mas dificilmente associa a EPTI ao transporte intermunicipal, até agora.
A questão, no entanto, não está na falta de visibilidade da empresa em si, mas das implicações do processo licitatório para quem utiliza o sistema. Só em termos comparativos, a licitação da RMR foi dividida em sete lotes. Para o restante do estado, a licitação da EPTI prevê apenas três lotes. Das 20 empresas que atuavam no transporte intermunicipal, apenas cinco deverão permanecer. Isso vai implicar em melhoria ou não para o serviço? O fato é que já há uma denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e é importante que se investigue mesmo para saber o que será melhor para a população.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Primeiro Ato do Governador - Aumento de Passagens sai ainda esta semana?...

Empresários querem reajuste de 23% nas passagens do Grande Recife

fonte:
Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco


O presidente do Sindicato das Empresas Transportes de Passageiros no Estado (Urbana-PE), Fernando Bandeira, reforçou, nesta terça-feira (2), o discurso do novo secretário das Cidades, André de Paula, de que as passagens de ônibus do Grande Recife precisam ser reajustadas. Bandeira argumentou que há três anos o sistema não altera a tarifa.

A Urbana-PE espera conseguir um reajuste de 23%, para repor a perda do IPCA dos três anos sem alteração. Com isso, a tarifa do anel A passaria e R$ 2,15 para R$ 2,67. O Grande Recife Consórcio de Transportes informou que não vai se pronunciar sobre o assunto por estar em fase de transição.

O novo secretário das Cidades, André de Paula, empossado nesta sexta-feira (2), pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que "não há como fugir do reajuste das passagens de ônibus" na Região Metropolitana do Recife.

"Ou o governo subsidia ou eleva a tarifa. Essa discussão será iniciada agora (no início do ano) e essa definição irá ocorrer nos próximos dias", ressaltou o secretário.

De acordo com André de Paula, os avanços do transporte público dependem do reajuste. "Não podemos cobrar a melhora do sistema sem assegurarmos um mínimo de recursos. Mas vamos discutir a forma que mais preserve o interesse o cidadão que usa o sistema", detalhou.

Ainda de acordo com André de Paula, essa é a tendência em todas as capitais do país.

Saiba mais:

Três mil é o número de ônibus da RMR
394 é o número de linhas da RMR
2 milhões é o número de passageiros por dia na RMR
A RMR conta com 13 empresas de ônibus

Com informações da repórter Rosália Rangel.

“Em janeiro de 2012 foi a última vez. Houve aumento de combustível, de despesas com pessoal. Temos as desonerações, mas não dá para atender à defasagem só com elas”, disse.

Segundo Bandeira, o déficit mensal é de R$ 16 milhões e a estratégia foi passar um período sem renovar a frota. “Mas agora chegou ao limite. Em outubro passado entregamos uma carta ao governador (na época João Lyra Neto) para que ele se sensibilizasse com a situação”, completou.

Posse - Instantes após ser empossado, nesta terça, pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o novo secretário das Cidades, André de Paula, afirmou que "não há como fugir do reajuste das passagens".

"Ou o governo subsidia ou eleva a tarifa. Essa discussão será iniciada agora (no início do ano) e a definição irá ocorrer nos próximos dias", ressaltou.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Réveillon - Recife terá ônibus especiais para a virada 2014/2015.


São 14 ônibus com passagem a R$ 6 que operam à noite a de madrugada.
Ônibus da Borborema. Expresso Réveillon é opção para virada do ano não se transformar em dor de cabeça por causa dos congestionamentos e dificuldades de estacionar. Foto: Daniel Cleiton Rezende.
Ônibus da Borborema. Expresso Réveillon é opção para virada do ano não se transformar em dor de cabeça por causa dos congestionamentos e dificuldades de estacionar. Foto: Daniel Cleiton Bezerra.

Turistas e moradores de Recife que devem passar os festejos de virada de ano nos pólos de animação da orla, na zona Sul, Acaiaca e Pina, vão ter como opção de deslocamento serviços de ônibus especiais.
A orientação é que os freqüentadores das festas optem pelo transporte coletivo, já que haverá interdições e a previsão é de congestionamentos e dificuldades para parar o carro.
De acordo com a prefeitura, serão colocados 14 ônibus especiais, com passagens no valor de R$ 6,00 que dão direito à ida e a volta. Os veículos partem dos estacionamentos dos shoppings Recife e Rio Mar. Os passageiros ao optarem pelos serviços vão receber uma pulseira que deve ser guardada para garantir a viagem de volta.
As operações começam às 20h30 do dia 31 de dezembro e vão até às 04h30 do dia primeiro de janeiro. A partir deste horário, as linhas convencionais começam a funcionar. Os intervalos entre os ônibus vão variar entre 10 e 15 minutos. Não haverá opção de meia-tarifa para estudantes.
Os ônibus têm como ponto final a Avenida Conselheiro Aguiar, onde será criada uma faixa exclusiva para o transporte coletivo entre a Rua Bruno Veloso e a Avenida Herculano. Os veículos urbanos também terão exclusividade neste horário na Avenida Domingos Ferreira, onde há a faixa azul pra o transporte coletivo.
Em nota, a prefeitura diz que os ônibus terão três pontos de embarque e desembarque durante o trajeto: em frente ao Banco Bradesco, entre as ruas Félix de Brito e Antônio Falcão; no supermercado Frutaria, entre as ruas Bruno Veloso e Padre Carapuceiro; e nas proximidades do Bar Socaldinho, no número 85 da Avenida Conselheiro Aguiar, neste caso para os ônibus que saem do Shopping Rio Mar.

Os ônibus são da Empresa Borborema. Os serviços são denominados Expresso Réveillon. E receberá apoio das outras empresas até a meia noite.
fonte : portal ônibus Brasil
 reportagem : Adamo Bazani.(CBN) 


Esquema Especial de Linhas Bacurais da Borborema
Setor Boa Viagem;
Linha 036-AEROPORTO(Bacurau) operará com 7 veículos e 21 viagens;
Linha 038-RESIDENCIAL BOA VIAGEM(Bacurau) continua com 1 veículo e 4 viagens;
Linha 063-JARDIM PIEDADE(Bacurau) operará com 9 veículos e 32 viagens;
Linha 073-CANDEIAS(Bacurau)operará com 14 veículos e 42 viagens;
Setor Curado
Linha 258-MORENO(Bacurau)operará com 4 veículos e 6 viagens;
Linha 333-TOTÓ(Bacurau)operará com 4 veículos e 8 viagens;
Linha 352-CURADO II(Bacurau)com 2 veículos e 6 viagens;
Linha 362-CURADO IV(VIA TIP)(Bacurau)operará com 4 veículos e 8 viagens;
Linhas com horários ampliados
Linhas 360-Totó/Boa Viagem e 370-TI TIP/TI Aeroporto com saídas dos terminais até as 00:00;
Linha 440-CDU/Caxangá/Boa Viagem com operação ampliada até as 01:30 da manhã;
Linhas com horário REDUZIDO!
Linha 060-TI Tancredo Neves/TI Macaxeira com plano de Sábado com 8 carros da Boa e 5 da CRT.
*Podendo sofrer alterações.