quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ATENDADO - Ao bom senso,e Prevista para antes da Copa, obra do Túnel da Abolição completa um ano de atraso

Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdições / Foto: Lorena Barros/JC Trânsito
A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdiçõesFoto: Lorena Barros/JC Trânsito
A Copa do Mundo passou, mas muitas obras prometidas para serem entregues antes da realização do Mundial ainda causam transtornos para os pernambucanos. Uma delas, inclusive, completa um ano de atraso neste mês. Prometida para janeiro de 2014, a construção do Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, faz parte das obras do Corredor Leste/Oeste. Ainda não há previsão para conclusão. 

A ordem de serviço para a construção do Túnel da Abolição foi assinada no dia 18 de março de 2013 pelo ex-governador Eduardo Campos. Desde então, vários trechos da Rua Real da Torre têm sofrido interdições. Atualmente os motoristas não podem passar no trecho que fica em frente ao Museu e têm que pegar uma rota alternativa - e engarrafada -, pela Rua José Osório, para seguir no sentido subúrbio/cidade. 

Esse é o caminho que o advogado Feliciano Moura, de 36 anos, faz todos os dias entre a escola do filho dele e o seu trabalho. Feliciano mora no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, e segue para a Ilha do Leite, onde trabalha. "Deixo o meu filho na escola e sigo pela Real da Torre para pegar a Abdias de Carvalho. Com a interdição, um percurso que eu faria em 10 minutos, faço em 40", disse. 

O advogado acrescenta que precisa passar pelo local justamente em horários de pico. "É um exercício de paciência. Acho que nenhum cidadão se incomoda em passar por transtornos quando é uma obra que vai melhorar o trânsito, mas essa demora é absurda", comentou. Feliciano denunciou sua insatisfação com a demora para conclusão da obra através de um vídeo no aplicativo Comuniq.

O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalho
O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalhoFoto: Reprodução/Comuniq
Assim como Feliciano, o jornalista Milton Souza, 26 anos, mora na Madalena, em uma rua próxima ao trecho de interdição. "Sempre passo pela Real da Torre e tenho duas opções para chegar à minha casa. Ou eu enfrento a José Osório ou tenho que fazer um caminho alternativo que é bem mais longo. Se tivesse liberado, levaria bem menos tempo", declara.

Para Milton, a demora para que a obra seja entregue incomoda. "Desde 2013 que convivemos com isto e tudo é feito em uma velocidade muito baixa. Parece até que eles não têm pressa de terminar", afirmou. A Secretaria das Cidades (Secid) informou, por meio de nota, que a pavimentação da última etapa já foi concluída, restando o recapeamento das placas de concreto. Além disso, a Secid disse que. para que o trânsito seja liberado, é preciso que seja feita a instalação do sistema de drenagem do Túnel. A Secretaria não fixou um novo prazo para que a construção seja concluída.

TÚNEL - A obra faz parte do corredor Leste/Oeste, que vai do município vizinho de Camaragibe ao bairro do Derby, região central do Recife. O túnel está orçado em R$ 16 milhões. Com a conclusão do projeto, o fluxo de carros no trecho deve passar de 4.620 para 8.250 veículos por hora. 

  • 1
  •  
  • 2
  •  
  • 3
  •  
  • 4

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Túnel da Abolição

Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário