quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Reinauguração do TI Afogados - apos 2 anos de remendos e uma reforma, mau feita e longa e o piso já esta todo rachado.

LINHA 115 - TI AEROPORTO/TI AFOGADOS TERÁ MUDANÇA DE ITINERÁRIO


Com a conclusão das obras de pavimentação do Terminal Integrado de Afogados haverá mudança de fluxo dos ônibus na área interna do Terminal. A partir do próximo sábado(21) , a linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados passará a entrar no TI pela Rua Nicolau Pereira e sair pela Estrada dos Remédios. Com isso, haverá mudança de itinerário da linha e uma parada será desativada.

Confira abaixo a mudança de itinerário da linha 115 - TI Aeroporto/ TI Afogados e a parada que será desativada.

Sentido: TI AEROPORTO/TI AFOGADOS
…Ponte Motocolombó, Avenida Sul, TI Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Leônidas Cravo Gama, Rua da Paz, Rua Nicolau Pereira, TI Afogados.

Sentido: TI AFOGADOS / TI AEROPORTO 
TI Afogados, Estrada dos Remédios, Largo da Paz, Rua Motocolombó, Ponte Motocolombó.

A parada de nº180440, localizada na Rua Vinte e Um de Abril, deixará de ser atendida  pela linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados. Com isso, os usuários deverão utilizar o TI Afogados. É importante lembrar aos usuários que não haverá alteração de itinerário da linha 914 - PE-15/Afogados. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento, no 0800 081 0158.
 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mobilidade - Por favor não depredem os BRTs. O prejuízo é muito maior do que os ônibus comuns

Estação na Avenida Caxangá.Estação na Avenida Caxangá. Fotos: Alexandre Lopes

Folião, por favor, não deprede o BRT (Bus Rapid Transit). Seja no dia a dia, especialmente no Carnaval. Tanto os veículos quanto as estações que já estão em operação nos Corredores Leste-Oeste, entre Camaragibe e o Centro do Recife, e Norte-Sul, ligando o extremo norte do Grande Recife ao Centro da capital. O custo do sistema é duas a três vezes mais alto do que o da operação convencional, feita pelos ônibus comuns. Essa é a principal razão para esse apelo. Não é à toa que o BRT está praticamente fora de cena neste Carnaval. Das cinco linhas em operação, apenas uma (TI Camaragibe-Derby) irá funcionar. As outras, que poderiam levar a população até o Centro do Recife, serão desativadas na sexta-feira 13, antes do Carnaval. O motivo: o medo da violência contra o sistema e, consequentemente, o prejuízo público.
Os números mostram que o BRT é um tipo de transporte diferenciado. Por ser mais moderno e confortável – com veículos e estações refrigeradas –, tem um custo também diferenciado. Enquanto a janela de um ônibus convencional custa R$ 950 para ser reposta, a de um BRT sai por R$ 1.750. O pára-brisa comum custa R$ 274, enquanto o do BRT sai por 450. O vidro da porta de um coletivo simples é reposto por R$ 70. Já a de um BRT custa R$ 300. Quando passamos para o preço dos ônibus é que os valores são ainda mais discrepantes: enquanto um ônibus comum custa R$ 250 mil, o BRT é comprado por R$ 750 mil.
Além do alto valor das peças que mais são danificadas nos eventos populares, como jogos, passeatas e Carnaval, existe um outro prejuízo que não tem preço no caso dos BRTs: o tempo para reposição das peças. “Não existe estocagem dessas peças. Elas têm que ser enviadas de São Paulo ou do Rio Grande do Sul, onde ficam as fábricas, o que leva tempo. Enquanto isso, o ônibus fica parado, fora da operação. Pode levar até dois meses. É ruim para nós, operadores, pior para a população, penalizada com a redução da frota”, alerta Andrea Chaves, da MobiBrasil, que opera o Corredor Leste-Oeste.

Sistema de BRT da RMR não tem qualquer canal de comunicação com a população.
Os valores das estações também são altíssimos. Uma porta de estação (são oito portas por sentido, totalizando 16) custa R$ 4.500. Um painel de vidro fixo, que circula as estações e dá sustentação às portas, é comprado por R$ 2.500. De forma geral, a divisão do prejuízo funciona assim: depois dos novos contratos de licitação, os danos nos coletivos são financiados pelos operadores e nas estações são do Grande Recife Consórcio de Transporte. Mas, no fim das contas, tudo sai mesmo é do bolso do passageiro porque, quando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos for revisto, todo o prejuízo dos operadores será analisado e, se comprovado, será reposto pelo governo, ou seja, pela população.

BRT4

“Nós gastamos R$ 23 mil por mês para manter uma estação de BRT operando. É um custo que não inclui as depredações. Por isso, as pessoas precisam entender que o BRT é um sistema diferenciado, que precisa ser cuidado e preservado. É um sistema público delegado ao privado. Já fizemos algumas alterações nas exigências, deixando a estética de lado para facilitar a reposição das peças. Por exemplo: o pára-brisa dos BRTs é duplo, colados um no outro, quando o inteiro é o mais usado por ser mais bonito, embora mais frágil”, argumenta o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio.

Arte por Ana Carolina (Loló)


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CBTU - ADMINISTRAÇÃO LAMENTAVEL DO SRº BARTOLOMEU CARVALHO E O SINDIMETRO SOZINHO TENTANDO ARRUMAR A CASA.



TEXTO: LUIZ VITORINO
A gestão desse senhor chamado de Superintendente da CBTU em Pernambuco, Bartolomeu Carvalho, é simplesmente desastrosa, ele não administra nada. O que o usuário hoje presencia nas estações, são os atrasos, assaltos, depredações, pichações, sujeira, falta de informações, elevadores, quebrados, greves, superlotação até morte já teve, Falta segurança, limpeza e retirar os ambulantes que infestam os trens. É uma vergonha. Ele faz o que? NADA! Temos que pedir a saida dele!!

MOBILIDADE X PROTESTO - Terceirizados de hospitais fazem paralisação e protestam na Agamenon e na Caxangá

FOTO JC TRANSITO:
Trânsito está complicado na Agamenon Magalhães / Foto: Monitoramento CTTUTrânsito está complicado na Agamenon Magalhães
Foto: Monitoramento CTTU
Dois protestos de prestadores de serviço dos hospitais do Estado bloqueiam importantes avenidas do Recife na manhã desta terça-feira (10). Estão fechadas pelas manifestações a Avenida Caxangá, nas imediações do Hospital Barão de Lucena, no bairro do Iputinga, na Zona Oeste do Recife, e a Avenida Agamenon Magalhães, nas imediações do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central da cidade. 
Além dos atos, os trabalhadores dos dois hospitais, assim como do Getúlio Vargas e do Agamenon Magalhães estão em paralisação nesta terça (10). "O pagamento do salário de janeiro não saiu e as empresas - Adlin e Liber - informaram que não iriam pagar enquanto não recebessem do Estado. No caso da Liber, não foram pagos cinco meses de ticket refeição", explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Terceirizadas (Stealmoaic), Rinaldo Lima.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), na Avenida Caxangá, cerca de 50 profissionais bloqueiam a via no sentido Recife/Camaragibe desde as 9h10. Já na Avenida Agamenon Magalhães, cerca de 100 pessoas realizam a manifestação desde as 8h.
Segundo o serviço de monitoramento da Compahia, os manifestantes bloqueiam a via por alguns minutos, abrem para a passagem de carros e voltam a bloqueá-la. O trânsito é intenso nas duas avenidas. Viaturas da CTTU e da Polícia Militar acompanham o movimento. Segundo o Stealmoaic, os protestos deverão ser mantido nas vias até as 13h. Por volta das 11h o trânsito foi liberado nas duas vias.
PROTESTOS - Este é o terceiro protesto dos prestadores de serviço dos hospitais do Estado em uma semana. Na última terça-feira (3) os manifestantes protestaram na Avenida Rosa e Silva, nas imediações do Hospital dos Servidores do Estado, e nessa segunda-feira (9), a Avenida Agamenon Magalhães foi bloqueada na altura do Hospital da Restauração.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Leste Oeste - Atrasadas desde novembro, obras dos TIs da Caxangá não têm previsão de conclusão



fonte:Lorena BarrosDo JC Trânsito
Não há trabalhadores em nenhuma das duas obras, que estão atrasadas há três meses / Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
Não há trabalhadores em nenhuma das duas obras, que estão atrasadas há três meses
Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
Duas construções ao longo da Avenida Caxangá chamam a atenção de quem trafega pela via diariamente: a primeira, nas imediações do cruzamento com a Avenida General San Martin, no bairro do Cordeiro, e a segunda, no cruzamento com a BR-101, na Várzea. As obras, dois terminais integrados que fazem parte do corredor Leste/Oeste do BRT, estão em construção desde 2013, quando foram aprovadas pelo ainda governador Eduardo Campos. O investimento inicial da obra era de R$ 18 milhões e os terminais deveriam, juntos, beneficiar mais de 90 mil passageiros diariamente, mas os atrasos já ultrapassam três meses.
A comerciante Antônia Fernandes trabalha em frente às obras do III Perimetral e afirma que o movimento caiu na sua venda
A comerciante Antônia Fernandes trabalha em frente às obras do III Perimetral e afirma que o movimento caiu na sua vendaFoto: Lorena Barros / JC Trânsito
Segundo o site da Secretaria das Cidades, o TI Perimetral III é construido em uma área de dois mil metros quadrados e terá onze linhas, que deverão beneficiar moradores de bairros como San Martin, Av. do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões, Monsenhor Fabrício, Engenho do Meio, Barbalho e Torre. Já o TI Perimetral IV terá o mesmo número de linhas e atenderá a bairros como Cidade Universitária, Brasilit, Jardim Primavera, Tabatinga, UR -07, Loteamento Cosme e Damião e Timbi. No esboço, mais dois terminais para alimentar a Avenida Caxangá, nas placas, assim como nas construções, prazos atrasados e nenhum funcionário trabalhando nas obras. 
O local já está sinalizado, mas as obras estão paradas
O local já está sinalizado, mas as obras estão paradasFoto: Lorena Barros / JC Trânsito
Os dois terminais já têm entrada e paradas sinalizadas, mas parecem abandonados. Nas duas construções, só um funcionário estava presente: o segurança que impedia a invasão da obra. O prazo inicial de entrega era de novembro de 2014, mas, segundo a comerciante Antônia Fernandes de Oliveira, de 47 anos, que trabalha em frente à construção do III Perimetral, esse foi o período no qual os trabalhadores "abandonaram" a construção.
"Faz uns três meses que a movimentação parou totalmente. Antes nesse terreno tinha um banco, mas, desde 2013, quando começaram as obras, o movimento daqui caiu... Trabalho aqui há quase 20 anos e alguns fiscais da Prefeitura chegaram até a querer tirar as nossas barracas". Antônia afirma que os comerciantes, ameaçados de perder seus pontos de venda, protestaram e se reuniram com a Prefeitura. Nessa reunião, a possibilidade de trabalhar dentro do terminal foi apontada, mas nada foi concretizado.
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Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

O Terminal já tem entrada e placas de sinalização, mas ainda não foi finalizado
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

No III Perimetral, a entrada está coberta com tapumes
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

A placa que sinaliza a obra aponta que o término seria no mês de novembro de 2014
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

A obra ainda não foi inaugurada, mas já apresenta alguns pontos de depredação
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

No IV Perimetral, no bairro da Várzea, as obras também não estão finalizadas
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

A estrutura do terminal ainda não foi finalizada
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

Terminal IV Perimetral
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

Terminal IV Perimetral
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

Na Rua Emiliano Braga, uma paralela da Avenida Caxangá, a construção danifica trechos da via
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

A obra atenderá a uma demanda de 53 mil passageiros diariamente, mas ainda não está finalizada.
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Ainda em obras: TI Perimetral III e TI Perimetral IV

A construção apresenta os primeiros traços de um terminal integrado, mas ainda não há uma previsão concreta de conclusão
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito
As obras do IV Perimetral atingem também a Rua Emiliano Braga, uma via paralela da Avenida Caxangá, localizada nos fundos da obra. Rota de escolas, o local tem entulhos, buracos e lama, oferecendo risco aos que precisam caminhar no local. Por ser uma rua sem saída, os carros ficam estacionados dos dois lados da via. A aposentada Cláudia Silva, de 70 anos, precisa passar pelo local com frequência e afirma que a travessia é difícil: "Sempre tenho medo de cair e preciso pedir a ajuda dos outros para subir na calçada".
De acordo com a Secretaria de Cidades, reuniões são realizadas com os consórcios responsáveis pelas obras e ainda não há um prazo estabelecido para a entrega dos terminais da Perimetral III e Perimetral IV. A única obra que compõe o corredor Leste/Oeste do BRT que tem prazo de entrega definido é a do Túnel da Abolição, localizado no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife. Com um ano de atraso, o túnel deverá ser entregue em março próximo. 
CORREDOR LESTE/OESTE - Os dois terminais fazem parte das obras do corredor Leste/Oeste, que vai do município vizinho de Camaragibe ao bairro do Derby, região central do Recife. Toda a obra, idealizada para a Copa do Mundo de 2014, está orçada em R$ 145 milhões e ainda não há previsão para o seu funcionamento completo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Mobilidade - Diretoria do metrorec e sindmetro reunidos pra avaliar e discutir soluções, onde o ponto principal é a segurança dos funcionários.

Direções do sindicato dos metroviários e sindicato dos rodoviários se reúnem neste momento, para articular movimentações conjuntas que visem garantir a segurança dos trabalhadores do transporte público na Região Metropolitana do Recife.
Entre as ações previstas estão uma nota pública conjunta das entidades e a realização de uma audiência pública, tratando do assunto com a sociedade.

Mobilidade - Hoje esta sendo um dia atípico e cáotico, Metrô sem previsão de voltar a rodar e Vera cruz pode paralisar hoje ainda.


Hoje o Recife acordou,com a bruxa solta, Metrô sem funcionar por causa de vandalismo, onde malandros jogaram sob a fiação da linha do trem, uma corrente de bicicleta e ouve sim um grande curto circuito, e os transformadores da central de distribuição se desarmou e a linha de energia se rompeu.
Os passageiros precisaram seguir pelos trilhos / Foto: @FNS1982 / Twitter

Ainda não há previsão para o retorno das linhas Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão


Após uma noite sem metrô, estações voltam a fechar na manhã desta sexta-feira (6). Desta vez, o problema não foi a falta de segurança, mas sim o rompimento de um cabo de alimentação do ramal Jaboatão da linha Centro do metrô rompeu. Por conta disso, todas as estações do ramal estão sem funcionar.

E pra completar a empresa Vera Cruz esta sujeita a paralisar hoje a tarde,caso ela não venha depositar o dinheiro dos Rodoviários os mesmos afirmam que, vão cruzar os braços.

Protesto Funcionários da empresa Vera Cruz realizam paralisação e passageiros amanhecem sem ônibus

As filas para ônibus da Vera Cruz nos terminais integrados era grande / Foto: Tiago Rodrigues / ComuniQ
As filas para ônibus da Vera Cruz nos terminais integrados era grande
Foto: Tiago Rodrigues / ComuniQFuncionários da empresa de ônibus Vera Cruz realizam uma paralisação e pegaram passageiros de surpresa na manhã desta sexta-feira (6). A manifestação foi realizada para chamar a atenção da empresa, que, de acordo com os funcionários, apresenta uma série de irregularidades.
Na Avenida Mascarenhas de Morais, as paradas de ônibus estavam mais cheias que o habitual
Na Avenida Mascarenhas de Morais, as paradas de ônibus estavam mais cheias que o habitualFoto: @Tarcisiotna / Twitter
Através do ComuniQ, o internauta Tiago Rodrigues enviou imagens de uma parada de ônibus no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Segundo ele, alguns passageiros aguardaram pelos ônibus da linha UR-06 e UR-11, operadas pela empresa, por mais de uma hora, e decidiram tomar outra linha, que realizava um percurso maior. 
Na estação do Barro, os ônibus da linha Barro/Cajueiro Seco, também operada pela empresa, não apareceram, e a fila formada chamava a atenção dos que passavam no local.
De acordo com o assessor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Genildo Pereira, os funcionários protestavam por causa de irregularidades como a falta de pagamento de horas extras e desconto de horas mesmo com a apresentação de atestado médico.
Segundo ele, a empresa solicitou que os dados reclamados pelos funcionários fossem passados à diretoria, que quitaria o pagamento na segunda-feira (9). Uma comissão composta por cinco cobradores e cinco motoristas foi formada e dentro de 15 dias uma nova reunião deverá ser realizada para que sejam esclarecidos os detalhes da prestação de contas. Por volta das 9h os ônibus ainda não haviam voltado a circular. 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

METRO DO RECIFE FECHADO AGORA AS 17 HORAS O GOVERNO DO ESTADO NÃO GARANTE A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS E O SINDIMETRO RESOLVE FECHAR TUDO.

O GOVERNO DE PAULO CÂMARA NÃO GARANTE A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS E SEM DAR SOLUÇÃO A QUESTÃO O SIND-METRO RESOLVE FECHAR AS ESTAÇÕES A 17 HORAS DESTA QUINTA-FEIRA 05/02/2015.

Os metroviários da Grande Recife decidiram, em reunião na tarde desta quinta-feira (6), não trabalhar durante o jogo desta noite, entre Náutico e Salgueiro, na Arena Pernambuco, em  São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A medida foi tomada por segurança, após fim de semana de depredações e violência. O modal é essencial para os torcedores que querem chegar ao estádio de ônibus.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Moraes, as estações começarão a ser fechadas no fim desta tarde, por volta das 16h40, e só reabrirão normalmente nesta sexta-feira (6), às 5h.
Os trabalhadores se encontraram com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Polícia Militar na Estação Recife, no Centro da capital pernambucana, para analisar o plano montado pela corporação para garantir a segurança nas estações. O planejamento não satisfez as reivindicações dos metroviários.

Ao contrário do que os metroviários pediam, 25 policiais militares foram disponibilizados para fazer a segurança de 37 estações. Segundo a PM, grupos de três a sete policiais estariam em patrulha na área externa nos locais onde o reforço fosse solicitado pela CBTU, desde o fim da tarde até a meia-noite.
Além disso, os trabalhadores reivindicavam a presença de policiais nas plataformas, além da área externa. A PM não atendeu à solicitação, colocando um oficial para o monitoramento de plataformas e trens através das câmeras do próprio metrô. Esse oficial seria responsável por acionar a patrulha em situações de risco.
Após um sábado (31) de confusão entre torcedores e quebra-quebra nas estações e trens, os metroviários decidiram paralisar as atividades também no domingo (1º). No primeiro dia, dois trens tiveram as janelas quebradas e precisaram ser recolhidos para manutenção. A empresa afirmou que apoia a decisão do sindicato da categoria por não ter condições de oferecer segurança. A violência em dias de jogos é uma reclamação antiga da categoria.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

CARNAVAL 2015 - LINHAS DO BRT VIA LIVRE TERÃO MUDANÇAS DE OPERAÇÃO NO CARNAVAL 2015



Os usuários que utilizam as linhas do Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste devem ficar atentos as mudanças que irão acontecer na operação dos BRTs durante os festejos de Carnaval. Devido às interdições no Centro do Recife, algumas linhas terão mudanças de itinerário e outras encerrarão a operação mais cedo. A estação Riachuelo, que hoje recebe as linhas do corredor Norte/Sul, receberá também duas linhas do Leste/Oeste que atendem ao Centro da cidade. 

Para atender os usuários nos dias em que as linhas do Via Livre não forem operar, três linhas convencionais receberão reforço na operação e uma linha será reativada exclusivamente para o evento. No Corredor Norte/Sul, a linha 1900 – T.I. PE-15 (PCR) receberá um reforço de 25 veículos e 240 viagens, totalizando 49 veículos e 588 viagens do sábado à terça-feira. Já a linha 1976 – T.I. Pelópidas (PCR), será reforçada com 11 ônibus e 70 viagens, totalizando 45 carros e 454 viagens realizadas também de sábado de Zé Pereira até a terça-feira de Carnaval. 

Para os usuários que utilizam o Corredor Leste/Oeste, o Grande Recife irá reforçar a linha convencional 437 – Caxangá (Cond. Da Boa Vista) com 15 veículos e 238 viagens a mais durante os quatro dias de folia, o que dará um total de 27 veículos operando com 356 viagens. A linha 2450 – T.I. Camaragibe (Cond. Da Boa Vista) será reativada provisoriamente para atender os usuários que irão sair do município de Camaragibe. Esta linha irá circular com um total de 46 veículos e 346 viagens de sábado a terça-feira. 

Confira abaixo o esquema de cada linha do Via Livre:

Corredor Leste/Oeste

2480 – TI Camaragibe/Derby: no Sábado de Zé Pereira (14), a linha encerrará sua operação às 14h na estação do Derby, sem mudança no itinerário. Já do dia 15 a 18 de fevereiro (domingo a Quarta-feira de Cinzas), esta linha irá operar normalmente. 

2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2437 – TI Caxangá (Centro): com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo da Madrugada, a partir das 22h do dia 11 até o dia 13 de fevereiro, estas linhas deixarão de atender a Estação Guararapes e passarão a realizar embarque e desembarque na Estação Riachuelo, localizada na Rua do Riachuelo. Os BRTs farão trajeto pela Av. Cond. Da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua do Hospício, Av. Cond. Da Boa Vista... 

No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários terão a opção de utilizar a linha convencional 437 – TI Caxangá (Centro) e a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) – Convencional, que será ativada exclusivamente para o evento.

Já no dia 18 de fevereiro até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs continuarão a atender a Estação Riachuelo. 

Corredor Norte/Sul

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto): a partir das 22h do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, os BRTs só irão realizar embarque e desembarque na Estação Treze de Maio, no sentido subúrbio. Estas linhas também deixarão de atender a Estação Praça da República, localizada na Av. Dantas Barreto, e passarão a retornar da Estação Riachuelo, situada na Rua do Riachuelo. Com a mudança, as linhas farão o itinerário pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua da Aurora, Rua João Lira, Av. Cruz Cabugá...
No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários poderão utilizar as linhas 1900 – TI PE-15 (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR). Já no dia 18 de fevereiro e até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs irão operar fazendo retorno na Estação Riachuelo. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158, que funciona das 7h às 19h. 


 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Vigilantes da BBc protestam na av cosme viana e depois paralizao o metrro do Recife

Na estação Camaragibe, os portões estavam fechados. / Foto: Tiago Rodrigues / ComuniQNa estação Camaragibe, os portões estavam fechados.
Foto: Tiago Rodrigues / ComuniQ

Vigilantes de uma empresa de segurança que presta serviços ao Metrô do Recife realizam um protesto na linha férrea de uma das estações da linha Centro no começo da tarde desta segunda-feira (2). Por conta disso, a energia de toda a linha Centro (que comporta os ramais de Camaragibe e Jaboatão) foi momentaneamente cortada, afetando o funcionamento dos trens.
foto enviada pelo usuário Leo Slin

Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o funcionamento deverá ser normalizado ainda antes das 13h. A assessoria informou também, através de nota, que o contrato com a empresa de vigilância está em dia e que uma reunião foi agendada com o seu proprietário para sanar as possíveis pendências entre a prestadora e seus funcionários.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vandalismo - Fim de semana de terror no Recife, e agora senhor Governador Paulo ?


A justificativa é o vandalismo. Vagões e algumas estruturas do metrô foram danificadas por torcedores no dia do clássico entre Santa Cruz e Sport, no Arruda. Segundo o Sindicato dos Metroviários, o transporte será paralisado a partir do 12h para evitar novas danificações durante o jogo do Náutico e Salgueiro, que ocorre neste domingo (1), na Arena Pernambuco.


Confusão entre torcedores e quebra-quebra nas estações e trens do metrô do Recife foram registrados na tarde deste sábado. Os problemas foram detectados principalmente nas estações Cajueiro Seco, Prazeres, Aeroporto, Tancredo Neves, Barro e Afogados por volta das 15h. 
De acordo com Diogo, a categoria solicitou desde o início da semana o reforço do policiamento para o metrô, antes e depois da partida. "A gente ja vinha discutindo durante a semana nossa preocupação com relação à segurança para os dias de jogos. A empresa entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social, solicitou reforço da PM e ontem esse reforço foi apresentado em reunião, por isso decidimos trabalhar. Mas o policiamento ofertado foi completamente ineficiente", disse.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que, hoje, "além do policiamento ostensivo ordinário no entorno das estações do metrô da Região Metropolitana do Recife, a Polícia Militar reforçou, com duplas de PMs a pé, todas as unidades da CBTU. A ACS esclarece, ainda, que 50 PMs do Batalhão Derby reforçam o policiamento ostensivo das 16h até às 22h."
A assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que dois trens tiveram as janelas quebradas e foram recolhidos para manutenção. A empresa afirma que apoia a decisão do sindicato da categoria por não ter condições de oferecer segurança aos passageiros e funcionários.

O temor dos funcionários se estende para o jogo deste domingo (1º) entre Náutico e Salgueiro, na Arena Pernambuco. A categoria promete paralisar as atividades a partir do meio-dia. "Não vamos operar a partir do meio dia de amanhã porque não tivemos respaldo da empresa e da polícia", garantiu o presidente do sindicato dos metroviários, Diogo Morais. 

Foto: Sindimetro-PE/Reprodução.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MOBILIDADE - CARNAVAL 2015 DESFILE DASVIRGENS DE VERDADE TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS



O tradicional desfile do bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil, que acontece há 15 anos na orla de Olinda, iniciará as comemorações do Carnaval 2015. O evento, que este ano acontece no dia 1º de fevereiro, contará com um esquema especial de ônibus, organizado pelo Grande Recife, para levar os usuários que forem participar da folia. Além do reforço de linhas e alteração de itinerário dos ônibus, quem for de carro também terá um atendimento diferenciado. 

Ao todo, 24 linhas de ônibus terão seus trajetos alterados temporariamente. A interdição será feita na Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Ministro Marcos Freire, Rua do Sol, Rua do Farol e o trecho da Av. Getúlio Vargas / Olinda. A ação será realizada das 7h às 23h do dia 1º.

Para o dia do desfile 24 linhas de ônibus, que atendem ao local, receberão reforço. Durante a festa, o Consórcio colocará à disposição 235 ônibus, realizando um total de 1.974 viagens. O que significa um aumento de 70 carros e 463 viagens comparando com um domingo normal.

Já os foliões que preferirem ir para Olinda de carro terão a opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, localizado no Parque Memorial Arcoverde. De lá os usuários terão acesso a linha especial 862 – Olinda/Estacionamento Legal, pagando a tarifa única por veículo de R$15 (o valor corresponde a um veículo convencional com até sete pessoas). Os veículos que comportam um número maior de passageiros, a exemplo de vans, kombis, microônibus, pagarão uma taxa de R$25. Os foliões receberão uma pulseira de identificação, que será o passaporte para acesso do ônibus, tanto na ida quanto na volta do percurso. A linha especial será disponibilizada a partir das 8h até às 22h, com intervalos de doze minutos entre um ônibus e outro.

Os foliões sairão do estacionamento do Parque Memorial Arcoverde em ônibus expressos, passando pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, Av. Olinda, Av. Pan Nordestina (Pista Lateral direita), Av. Presidente Kennedy, retornando na esquina da Travessa do Pisa. Na volta para casa, os usuários devem embarcar no mesmo local que desembarcaram. É importante lembrar que as pulseiras serão conferidas no momento do embarque na linha. 

No dia do desfile, as linhas do Via Livre Norte/Sul, 1915 – T.I. PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – T.I. Pelópidas (Dantas Barreto) não irão operar. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 0810158, que funciona de domingo a domingo das 7h às 19h. 

Veja abaixo as linhas que sofrerão desvio de itinerário:

881 - TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce 


No sentido Avenida Presidente Kennedy/Rio Doce: ...Avenida Presidente Kennedy, Avenida Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Avenida Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Avenida Getúlio Vargas, Avenida José Augusto Moreira...

No sentido Rio Doce/Av. Presidente Kennedy: …Avenida José Augusto Moreira, Avenida Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Chico Science, Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina e Av. Presidente Kennedy.

882- TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcante)

No sentido Avenida Presidente Kennedy/ Rio Doce: …Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE- 15, Av. Chico Science, Av. Carlos de Lima Cavalcanti...

No sentido Rio Doce/Avenida Presidente Kennedy – segue itinerário normal.

886 – Ouro Preto/Rio Doce

No sentido Ouro Preto/Rio Doce: …Rua Romeu Jacobino Figueredo, Rodovia PE-15, retorno defronte ao Quartel do Exército 7º RO, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Av. Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira...

No sentido Rio Doce/Ouro Preto: ...Avenida José Augusto Moreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Rua Romeu Jacobino Figueredo...

910 - Piedade/Rio Doce
930 - Rio Doce/Dois Irmãos
1958 - Costa Azul
1973 - Casa Caiada
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1983 - Rio Doce (Princesa Santa Isabel)
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1992 - Pau Amarelo
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
2920 – Rio Doce/CDU


No sentido Olinda/Recife: …Avenida José Augusto Moreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE- 15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...

No sentido Recife/Olinda: …Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Av. Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira...

1972 - Bultrins 

No sentido Olinda/Recife: …Av. Chico Science, Retorno (próximo ao cruzamento com Av. Gov Carlos Lima Cavalcante), Av. Chico Science, Rodovia PE- 15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov. Agamenon Magalhães...

No sentido Recife/Olinda: …Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Professor Manoel Regueira.

1971 – Amparo
1974 - Jardim Atlântico
1982 - Conj. Beira Mar/Derby


No sentido Olinda/Recife: …Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE -15, Av. Pan Nordestina, Viaduto do Complexo de Salgadinho, Av. Gov Agamenon Magalhães...

No sentido Recife/Olinda: …Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante...

1950 - Engenho Maranguape/Varadouro 
1990 - Pau Amarelo/Varadouro

Estas linhas terão o ponto de retorno recuado para o girador da Av. Presidente Kennedy.

No sentido Janga/Varadouro: …Av. José Augusto Moreira, Av. Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Chico Science, Rodovia PE-15, Av. Pan Nordestina, retorno no girador da Av. Presidente Kennedy.

No sentido Varadouro/Janga: …Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Av. Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira...

Linha: 1911 – Ouro Preto (COHAB)


No sentido Olinda/Recife: itinerário normal
No sentido Recife/Olinda: ...Av. Olinda, Av. Presidente Kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Retorno em frente ao 7º R.O, Rodovia PE-15...

Linha: 1940 - Abreu e Lima/Olinda

No sentido Abreu e Lima/Olinda/Abreu e Lima: …Rodovia PE-15, Av. Chico Science, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Rua Jornalista Luiz de Andrade, Av. José Augusto Moreira, Rua Elesbão de Castro, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcante, Av. Chico Science, Rodovia PE-15...

Linhas que receberão reforço:
050 - PE-15 Boa Viagem
910 – Rio Doce/Piedade
1900 – TI PE-15 (PCR)
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1907 – Paulista/ Rio Doce
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1913 – TI PE-15 /TI Joana Bezerra
1940 – Abreu e Lima/Olinda
1946 – TI Igarassu (PCR)
1950 – Engenho Maranguape/Varadouro
1955 – Engenho Maranguape/ T.I. Pelópidas
1971 – Amparo
1973 – Casa Caiada
1974 – Jardim Atlântico
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1982 – Conjunto Beira Mar/ Derby
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
1990 – Pau Amarelo/ Varadouro
1993 – Conjunto Praia do Janga
1994 – Conjunto Beira Mar
2920 – Rio Doce/ CDU
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 – TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos

Confira outras 14 linhas que também atendem ao local:

820 – TI Xambá (Cabugá)
822 – Jardim Brasil I (Cabugá)
823 – Jardim Brasil II (Cabugá)
882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
883 – TI Xambá/Rio Doce (PE-15)
886 – Ouro Preto/Rio Doce
916 – Ouro Preto/Joana Bezerra
1911 – Ouro Preto/Cohab
1921 – Ouro Preto/Jatobá I
1958 – Costa Azul
1972 – Bultrins
1977 – TI Pelópidas (Cond. Da Boa Vista)
1981 – Rio Doce (Cond. Da Boa Vista)
1987 – Rio Doce (Príncipe)