quinta-feira, 14 de abril de 2016

Comil vai entregar 77 ônibus novos Svelto para Pelotas

onibus Svelto
Comil comemora venda em época de crise econômica.
É uma das maiores encomendas recentes de ônibus urbanos da encarroçadora
Postado por : Jailson Silva blog GRMPE
A encarroçadora de ônibus Comil com sede em Erechim, no Rio Grande do Sul, divulgou nesta quarta-feira, 13 de abril de 2016, a informação de que vai fornecer 77 ônibus urbanos Comil Svelto para o transporte público em Pelotas, também no Rio Grande do Sul.
Na manhã desta quarta, a encarroçadora ,que já tem as primeiras unidades prontas, recebeu a visita de representantes das empresas que fizeram aquisição: Transportes Santa Maria, Santa Silvana Transportes, Viação Nossa Senhora Conquistadora, Laranjal Transportes Ltda e Auto Viação Santa Rosa .
São várias marcas de chassi. As unidades apresentadas nesta manhã são Volvo B270F, com motor dianteiro.
Os ônibus atendem a atual legislação de restrição à poluição e possuem elevadores para pessoas que dependem de cadeira de rodas.
A venda trata-se de um dos maiores lotes únicos recentes de ônibus urbanos da marca, o que vem em muito boa hora. O mercado de ônibus registra queda próxima de 50%, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
No dia 28 de janeiro deste ano, a Comil anunciou que paralisou a produção de ônibus urbanos na planta de Lorena, no interior de São Paulo, devido às condições econômicas do país.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

quarta-feira, 13 de abril de 2016

MUDANÇA- NA OPERAÇÃO DA LINHA 1970 ENTRA EM VIGOR NESTE SÁBADO


Os usuários da linha 1970 – TI Pelópidas/TI PE-15 devem ficar atentos quanto à mudança de operação, que entra em vigor a partir deste sábado (16). As viagens dessa linha, operada pelo Consórcio Conorte, deixarão de ser expressas. Elas voltarão a parar para embarque e desembarque de passageiros em todas as paradas nos dois sentidos da viagem, além dos terminais integrados.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
FONTE:
Marca Grande Recife

BUSóLOGO - Paixão por ônibus é tema em TV do ABC Paulista

Apresentador Gustavo Baena da TVSC falou um pouquinho sobre “busologia”.
Apresentador Gustavo Baena conversa com jornalista Adamo Bazani sobre paixão por ônibus e transportes.
Apresentador Gustavo Baena conversa com jornalista Adamo Bazani sobre paixão por ônibus e transportes.
Nesta última terça-feira, 5 de abril de 2016, os ônibus tomaram conta do bate-papo do programa “Aqui, São Caetano”, da TVSC, de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
O apresentador Gustavo Baena procurou discutir um pouco sobre o gosto por ônibus.
Em entrevista, abordou temas como a prática dos busólogos, termo não oficial usado para definir quem admira os veículos de transporte coletivo, e também o papel destas pessoas na discussão da mobilidade urbana e para recontar a história das cidades.
É possível contar a história de uma cidade pelas janelas dos ônibus. O busólogo, como é conhecido popularmente, também contribui para discussões sobre política, economia e mobilidade urbana sempre tendo como ponto de partida os ônibus.
O termo busólogo surgiu nos anos de 1980, dentro de uma encarroçadora de ônibus. O primeiro busólogo do Brasil, com esta denominação, é Hélio Luiz de Oliveira, atual editor da revista especializada In Bus, e que foi projetista na encarroçadora de ônibus Thamco. Ele atuou na elaboração do famoso Thamco ODA, o ônibus de dois andares que ficou eternizado na memória de muitos paulistanos, fruto de uma exigência nos anos de 1980 do emblemático prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, e que compôs a frota da CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, extinta empresa pública da cidade de São Paulo.
O apelido foi inventado pelos colegas de trabalho de Hélio, Orcars Pipers e Jean Dierckx: Bus – ônibus e logia – estudo, busologia – busólogo sendo o seu praticante.
Como a emissora de TV é do ABC Paulista, também não faltaram oportunidades para discutir um pouco sobre a mobilidade da região e temas polêmicos relacionados aos transporte, além, claro, para a exibição de fotos e miniaturas de ônibus que marcaram a história local.
Acompanhe a entrevista na íntegra que ainda teve o som da Banda Dona Léo:

Região Metropolitana de Curitiba testa ônibus superarticulado moderno

Veículo vai operar até o final de maio entre a cidade de Fazenda Rio Grande e a capital. Capacidade de passageiros é maior que a dos ônibus articulados.
Ônibus superarticulado possui tecnologias como monitoramento em tempo real da operação, freios mais seguros e eixo traseiro direcional que auxilia nas manobras.
Ônibus superarticulado possui tecnologias como monitoramento em tempo real da operação, freios mais seguros e eixo traseiro direcional que auxilia nas manobras.
Um veículo moderno que transporta mais pessoas que os ônibus articulados e que ao mesmo tempo apresenta mais flexibilidade no trânsito que os ônibus biarticulados.
Essa é a proposta principal do ônibus superarticulado da Mercedes-Benz, montadora que já vendeu mais de mil unidades do modelo em todo País, sendo que 800 apenas para a Capital Paulista.
E agora é a vez da Região Metropolitana de Curitiba verificar a viabilidade operacional deste modelo. Até o dia 30 de maio, o veículo Mercedes-Benz O500 MDA, com carroceria Marcopolo Viale, opera entre as cidades de Fazenda Rio Grande e Curitiba, pela Leblon Transporte de Passageiros.
O ônibus vai fazer a linha F03 -Fazenda Direto, com paradas apenas nos terminais.
A capacidade do ônibus pode chegar a 220 pessoas, dependendo da configuração interna, contando com os passageiros em pé, sentados e com os espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O comprimento total é de 23 metros.
Para se ter uma ideia, um ônibus articulado mais básico tem 18,6 metros de comprimento e transporta em torno de 150 passageiros. Já os ônibus biarticulados, possuem 28 metros de comprimento com capacidade em torno de 250 pessoas.
Uma das vantagens, de acordo com a Mercedes-Benz, é que o superarticulado possui cinco metros a menos que o biarticulado, com uma capacidade de transportes praticamente igual, sem perder o conforto. Uma das explicações para isso, ainda segundo a montadora, é que o veículo possui uma articulação apenas, havendo assim mais espaço para os passageiros.
Diferentemente dos ônibus articulados, que possuem três eixos, o superarticulado tem quatro eixos, o que permite com que o veículo seja maior que os articulados habituais. O quarto eixo é direcional, ou seja, também esterça, auxiliando nas manobras.
Os testes ocorrem por uma parceria entre a Leblon Transporte de Passageiros, a Comec -Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, e a fabricante Mercedes-Benz.
“Vamos acompanhar cada passo dos testes com este ônibus e verificar sua viabilidade operacional. Nossa meta constante é investir em novas tecnologias, ampliar o conforto do passageiro e, com nossos esforços neste sentido, fazer com que mais pessoas optem pelo transporte público, o que auxilia a mobilidade urbana reduzindo o trânsito e a poluição” – disse o diretor-presidente da Leblon Transporte de Passageiros, Haroldo Isaak.
“Trata-se de um veículo moderno que tem extensão de 23 metros, capacidade de transportar até 220 passageiros e apresenta mais flexibilidade no trânsito que o biarticulado”, – comentou o assessor técnico de transportes da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Euclides Rovani.
Não é apenas o tamanho e a capacidade de passageiros que são os diferenciais do veículo. Com motor de 360 cavalos de potência, o ônibus é dotado de freio motor auxiliar e freios a disco nas rodas traseiras e dianteira para garantir mais segurança, painéis de controle e sistemas que informam em tempo real os dados operacionais do veículo, suspensão pneumática integral e freios ABS – sistema antitravamento, além de seguir os atuais padrões de redução de emissões de poluição estipulados por lei federal.
A unidade testada entre Fazenda Rio Grande e Curitiba pela Leblon possui ainda ar-condicionado.
fonte: Adamo Bazani da CBN

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Empresarios do Lote 01 e 02 mandam recado,e vão brigar na justiça e não aceitam o cancelamento da licitação, pois já foi investido 150 milhões na compra dos BRTs... e agora.

BRIGA PROMETE SER GRANDE

Foto: Roberta Soares



Custo do sistema de BRT é uma das razões que tem provocado a discussão sobre refazer a licitação. Foto: Roberta Soares.
JC-CID0410_ROBERTA-web
A licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, sonho antigo de gestores e de usuários do sistema de transporte, caminha para ser anulada. Não só a segunda etapa – os cinco lotes que tiveram os concessionários escolhidos há dois anos, mas que ainda não vigora -, como também os lotes 1 e 2, que envolvem o sistema de BRT e estão em operação há quase dois anos. O assunto vem sendo discutido há tempos nos bastidores do governo e a decisão recomendada pelos técnicos da gestão pública é a anulação. O motivo: o custo da operação com as novas regras.
Se o governo de Pernambuco for hábil, poderá até convencer os consórcios vencedores da segunda etapa da licitação a anular o processo e refazê-lo. Mas será difícil no caso dos lotes 1 e 2, operados pelo Conorte e MobiBrasil. Se tentar, a briga será grande e acontecerá na Justiça. O setor até admite fazer ajustes no contrato para reduzir os custos de operação e, consequentemente, o subsídio dado pelo governo. Mas anular, de forma alguma. Até porque já foram investidos R$ 150 milhões com a compra dos BRTs. O recado foi dado.


O que se busca agora nos bastidores do setor é um consenso entre as partes envolvidas. Fazer com que todos concordem que: nem o governo tem fôlego financeiro para autorizar o processo, nem os empresários têm confiança de que vão receber o que está previsto ao assinar os contratos.



TI da III Perimetral estava com 80% da construção pronta quando os trabalhos foram paralisados
A conclusão de terminais integrados do Corredor Leste-Oeste, parados há mais de um ano,  é outro problema para o governo


O medo dos dois lados de continuar com a licitação se justifica. O governo de PE mal tem conseguido pagar o que deve no setor. Desde o fim de 2014 vem enfrentando dificuldades para pagar o subsídio dos dois lotes que operam licitados. O subsídio é necessário para cobrir a operação, já que a outra solução seria aumentar a tarifa em algo próximo a 20%.
“Estamos criando uma nova Arena Pernambuco. Não há como o governo bancar esse custo operacional”, alerta uma fonte do setor. O sistema projetado lá atrás pelo então governador Eduardo  Campos e o então secretário das Cidades, Danilo Cabral, foi utópico. As estações de BRT custaram caro para serem construídas e também têm manutenção cara: R$ 23 mil gastos, por mês, com cada uma, para garantir apenas a limpeza e o custo do ar-condicionado – são as únicas do País refrigeradas. E as segundas do mundo – apenas em Dubai existem estações de BRT com ar-condicionado.
Fonte: De Olho no Trânsito com Roberta Soares
Confira o projeto da licitação das linhas de ônibus apresentado ainda na gestão Eduardo Campos:

domingo, 10 de abril de 2016

LICITAÇÃO DO RECIFE APOS 2 ANOS , O GOVERNO VIU QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA DE GERENCIAR O SISTEMA E TUDO PODE IR DE ÁGUA A BAIXO

A LICITAÇÃO ESTA SOB RISCO DE NÃO ACONTECER MAIS...

A licitação das linhas de ônibus da Região metropolitana do Recife,sonho antigo de gestores e usuários, do sistema de transportes, caminha para ser anulada.
Não só a segunda etapa como todos os 5 lotes dos concessionários escolhidos e os lotes 1 e 2 já licitados,onde os BRTs fazem parte e está em operação a 2 anos.O assunto surgiu nos bastidores do governo de Pernambuco,e a decisão técnica sugere a sua anulação.

 O governos calcula que os subsídios cheguem a mais de R$300 milhões de reais e a sua anulação é inevitável, ( incluindo os BRT, os Terminais integrados, as estações de BRT e todo modal.
 Essa licitação é de 2012,ainda no Governo de Eduardo Campos , onde o Pais crescia 4% ao ano e hoje esta paralisado.O governados Paulo Câmara não sabe onde buscar, tanto dinheiro.


O Que se se sabe é que, na empolgação da copa do mundo , onde o dinheiro tinha em abundancia, o Governo hoje de Pernambuco, meteu a mão e m tudo e esqueceu de fazer seu dever de casa e de separar um pouco.
              Resultado de imagem para sistema sei onibusResultado de imagem para sistema sei onibusResultado de imagem para sistema sei onibusResultado de imagem para sistema sei onibusResultado de imagem para SEI RECIFEResultado de imagem para via livreResultado de imagem para via livre

fonte: Jornal do Comercio


A Mobibrasil abre sua garagem pra receber, o Club dos Busologos de Pernambuco e o Blog Grande Recife Mobilidade Pe.


Foi uma semana onde o Blog GRMPE foi convidado, para uma exclusiva sessão de fotos e a um encontro com a diretoria.
Diretoria da Mobibrasil Drº Alexandre e o Chefe de comunicação Sanderson recebe o Blog GRMPE.


O Sandeson chefe de comunicação da Mobibrasil Recife,fez as honras da empresa Mobibrasil.

Além da recepção calorosa, houve uma conversa aberta sobre as novidades da Mobibrasil.
Essa renovação é total destinada a 2.920 Rio Doce / CDU.








assista a apresentação do Apache Vip IV


fotos: Igor Felipe, Blog Grande Recife Mobilidade PE

Entregue após quase dois anos, TI de Prazeres tem movimento tranquilo Terminal conta, inicialmente, com apenas duas linhas de ônibus. Segundo o Grande Recife Consórcio, não há previsão de abertura total.

Foto:cortesia whatsapp
Após uma demora de quase dois anos, o Terminal Integrado (TI) de Prazeres, foi entregue para a população neste sábado (9). Inicialmente, o TI conta apenas com duas linhas de ônibus. Com isso, o terminal, que tem capacidade para atender 25 mil usuários diariamente, realizará apenas 152 viagens com 16 ônibus, o que corresponde a 8 mil passageiros por dia.
Foto:Blog grande Recife Mobilidade Pe
Nesta primeira etapa, o terminal contará com duas linhas já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Após a inauguração, essas linhas serão batizadas de 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres. O valor da tarifa será de R$2,80 (Anel A). O Grande Recife Consórcio de Transporte garante que o intervalo será de até 5 minutos nos horários de pico.Na realidade a 161 estava com intervalo de 50 minutos e com 1 veículo na linha, já a 206 ficou com intervalo de 15 minutos e com desorganização pois chegava sempre em comboios.

Foto:Blog grande Recife Mobilidade Pe
"Mesmo que ele [usuário] não vá usar o metrô, ele tem a opção de  usar o ônibus pagando a tarifa do metrô, que é de R$ 1,60. Hoje o usuário de transporte público sai de uma parada de ônibus usual para vir para dentro do Terminal Integrado com todo conforto", pondera o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mario Sérgio Cornélio.

O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, além de rampas de acesso. O TI ainda conta com uma área construída de 4.080 m², sendo  1.412 m² desse espaço destinado à plataformas.
o esrudante Lucas Gomes, de 17 anos, passava pelo local todo dia e lamentava o fato de não poder usar o serviço. Agora, comemora a quantidade de linhas já disponíveis. "A situação aqui estava muito precária. Espero que isso [inauguração] possa contribuir para o fluxo de passageiros que vão passar por aqui", completa.
Na segunda-feira (4), o Blog GRMPE percorreu os seis terminais esquecidos pelo poder público. No TI de Prazeres, o espaço,  que deveria ser uma melhoria para a população, tinha sido transformado em estacionamento de carros e motos. De acordo com o Grande Recife Consórcio, ainda não há previsão para inaugurar a segunda e última etapa.
Os moradores de Jd Piedade e Candeias clamando por este terminal, e os técnicos do GRCT não sinaliza está possibilidade. O que vimos foi, um terminal aberto ao público com duas linhas sem expressão de funcionalidade, e a estação metro se acessibilidade a idosos e cadeirantes (Elevador e escada rolante quebradas).
Reportagem : Jailson Silva do Blog GRMPE.

sábado, 9 de abril de 2016

Linhas novas criadas pra atender a uma reivindicações antigas, das comunidades de Paulista cria a linha Circular Shopping e TI Pelopidas Janga.

Prefeitura Paulista Junior Matuto
Durante encontro com jovens da cidade, o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), anunciou neste sábado (9) que os moradores do município poderão contar com duas novas linhas de ônibus: Circular/Shopping e Janga/T.I. Pelópidas Silveira. Acompanhado do vice, Jorge Carreiro, o gestor informou que os coletivos devem começar a rodar num prazo de 30 dias, obedecendo um cronograma estabelecido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes.
A novidade, fruto de negociações com os diretores do órgão estadual, vai beneficiar, especialmente, os moradores das áreas das praias, que antes dependiam do sistema de transporte complementar para chegar ao Centro da cidade. Com a criação das novas linhas, algumas localidades serão beneficiadas diretamente, já que os ônibus devem percorrer rotas alternativas, como as paralelas do Canal do Araxá, Avenida Costa Azul, Av. Estados Unidos, rodovia PE-22, entre outras.
Na ocasião, Junior Matuto prestou contas dos três anos de gestão e voltou a reafirmar o compromisso com a juventude – considerada por ele “a esperança do País”.
“Nossa caminhada sempre contou com a participação de muitos jovens. Isso fez o nosso governo trabalhar com um olhar ainda mais sensível às causas do segmento. Hoje temos certeza que já conseguimos avançar em diversas políticas públicas, como a valorização da mão de obra local, criação de áreas de lazer e convivência, qualificação profissional por meio da oferta de cursos, incentivo à prática esportiva, entre outros. Apesar disso, sabemos que ainda há muito por fazer”, disse o prefeito.
Durante a apresentação das ações do governo, Junior Matuto fez questão de falar sobre a oferta de 2,7 mil oportunidades de trabalho preenchidas por moradores da cidade no Paulista North Way Shopping. O que também aconteceu – em menor proporção – com as demais empresas atraídas pelo município durante os últimos três anos.
Fonte: Prefeitura de Paulista

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Violência Grupos de até 5 bandidos assaltam sete ônibus em Pernambuco nas primeiras horas desta sexta

Assaltos aconteceram em municípios da interior de Pernambuco e da Região Metropolitana da Recife (RMR)
Assaltos aconteceram em municípios da interior de Pernambuco e da Região Metropolitana da Recife (RMR)
Foto: TV Jornal
Rotina diária para quem usa o transporte coletivo para se locomover, a violência dentro dos ônibus teve sete registros apenas nas primeiras horas desta sexta-feira (8) em cidades do interior de Pernambuco e da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em algumas ocorrências, os assaltantes agiram em grupos de até cinco pessoas. 
O primeiro registro aconteceu na Encruzilhada de São João, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Um ônibus seguia para a Feira de Toritama e foi parado por quatro homens armados que estavam em um Fiat Siena. Eles roubaram os pertences dos passageiros.
Na Usina Estreliana, no município de Ribeirão, Zona da Mata Sul do Estado, quatro homens e uma mulher assaltaram um ônibus, levando o celular e R$ 200 do motorista.
Na Avenida Bom Jesus, perto do Campo do Giz, no bairro do Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes (RMR), um ônibus da empresa Metropolitana que fazia a linha Zumbi do Pacheco/Barro Loteamento foi assaltado por dois bandidos que levaram o celular da cobradora e o dinheiro da renda do veículo. 
Na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, um ônibus foi invadido por um ladão que levou a bolsa de uma senhora, residente no bairro de Água Fria, na Zona Norte da capital pernambucana. 
Já na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, passageiros de um coletivo que fazia a linha T.I Xambá/Joana Bezerra foram surpreendidos por quatro ladrões levaram o celular, notebook e R$ 200 de um dos passageiros, além de R$ 800 e o celular de outra passageira. 
NA BR-101, perto do prédio da Justiça Federal, em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, um ônibus da empresa CRT que fazia a linha T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira foi assaltado e duas passageiras tiveram os celulares roubados pelos bandidos. 
Um veículo do tipo BRT que fazia a linha T.I Pelópidas/PCR foi assaltado por um bandido, nas imediações da integração da PE-15, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Nesse caso, o assaltante não obteve sucesso e acabou preso depois de roubar o celular de um dos passageiros. O ladrão foi autuado na Central de Plantões da Capital. Ele foi identificado como Alexsandro Faustino da Silva, 24 anos de idade, e que mora nas imediações da rodovia PE-15. 
Com informações da Rádio Jornal

INAUGURAÇÃO - TI PRAZERES TEM INICIO NESTE SÁBADO 09/04/16.

TERMINAL INTEGRADO DE PRAZERES INICIA OPERAÇÃO NESTE SÁBADO (9)

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado. O Terminal Integrado de Prazeres, localizado na Av. Barreto de Menezes, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, inicia sua primeira etapa de operação começa neste sábado (9) a partir das 4h20. As linhas que integrarão o Terminal atendem cerca de 8 mil usuários/dia.

Nesta primeira fase, o terminal irá operar com uma linha de metrô e duas linhas de ônibus já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Com a inauguração, as linhas passam a ser interterminais e têm suas nomenclaturas alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres.

Esta nova integração disponibilizará aos usuários do TI Prazeres mais opções de deslocamento pela RMR pagando apenas uma passagem. Ao todo, serão realizadas inicialmente 152 viagens a partir de 16 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,80 (Anel A) e terão o intervalo de até 5 minutos nos horários de pico. 

O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô, já apto para ampliação de uma segunda etapa. O TI, que conta com uma área construída de 4.080 m² e área de plataforma de 1.412 m², beneficiará a população da Zona Sul da Região Metropolitana, que terão ligação com outros municípios da RMR, através das linhas interterminais.

Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 20 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz e Prazeres.

A expansão do SEI possibilita que um número maior de usuários se desloque pela RMR pagando apenas uma passagem por sentido.

Confira abaixo o novo itinerário das linhas:

206 – TI Barro/TI Prazeres: Terminal Integrado do Barro, Rodovia BR-101, Av. Dois Rios Recife, Rua Rio Xingú, Rua Emílio Monteiro Fonsêca, Rua Nova Canãa, Rua Doutor Álvaro Ferraz, Rua Alberto Lundgreen, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Centenário Alberto S. Dumont, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Leste da Av. Ayrton Senna da Silva, Rua Dr. Miguel Arcanjo, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Coronel Francisco Galvão, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, Rua Alberto Lundgreen, Rua Dr. Álvaro  Ferraz, Rua Nova Canaã, Rua Monteiro Fonseca, Rua Rio Xingú, Rua Rio Tapado, BR-101, Terminal Integrado do Barro.

161 – TI Aeroporto/TI Prazeres: Terminal Integrado Aeroporto, Rua 10 de Julho, Rua 20 de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto do Aeroporto, Av. Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Estrada da Batalha, Viaduto de retorno, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Ulisses Montarroyos, Rua 4 de Outubro, Av. Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Av. Ayrton Senna, Acesso ao Shopping Guararapes, Pátio do Shopping Guararapes, Rua Hermínio Alves de Queiroz, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Agamenon Magalhães, Rua 4 de Outubro, Rua Ulisses Montarroyos, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua 10 de Julho, TI Aeroporto.


Interdição da Ulisses Montarroyos - Os usuários devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está realizando obras na Rua Ulisses Montarroyos, que ficará interditada. Com isso, a linha 161 - TI Aeroporto/TI Prazeres irá realizar, provisoriamente, o trajeto abaixo. Posteriormente, com a liberação da via, a linha voltará a operar com seu itinerário oficial descrito acima.

Desvio de itinerário provisório:

Sentido TI Aeroporto / TI Prazeres (viagens com o atendimento ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de),  Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura,  Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro,  Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Marginal Oeste da Av. Ayrton Senna da Silva, Acesso ao Shopping Center Guararapes, Pátio do Shopping Center Guararapes, Avenida Ulisses Montarroyos, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).


Sentido TI Aeroporto/TI Prazeres (viagens que NÃO atendem ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).

Sentido TI Prazeres/TI Aeroporto - TI Prazeres (ponto de retorno), Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Quatro de Outubro, Praça Diário de Pernambuco, Contorno na Praça Diário de Pernambuco, Rua Quatro de Outubro (pista local Sul), Av. Ulisses Montarroyos, Rua Professor Hecliano Pires, Rua Maria de Souza, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Dez de Julho, Terminal Integrado Aeroporto (terminal).

Durante a interdição, algumas paradas deixarão de ser atendidas e os usuários terão as seguintes opções:

Paradas nº010025 e 010026, localizadas na Rua Visconde de Jequitinhonha
Os usuários devem pegar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada anterior, de nº10024, localizada nesta mesma via próximo (antes) ao cruzamento com a Rua Quatro de Outubro.

Parada nº010027 localizada na Rua Visconde de Jequitinhonha
Opção: utilizar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada 010273, localizada na Rua Emiliano Ribeiro, próxima à esquina com a Rua Hermínio Alves de Queirós

Parada nº010272 situada na Rua Emiliano Ribeiro
Os veículos da linha 161 irão atender a parada seguinte, nº 010273, localizada nesta mesma via.

Parada sem número, ao lado do supermercado BomPreço, localizado na Rua Miguel Arcanjo (sentido Av. Ayrton Sena da Silva / Av. Bernardo Vieira de Melo).
Os usuários podem utilizar a parada nº 010081, localizada na Av. Bernardo Vieira de Melo, esquina com a Rua Chimarrão. Quem se deslocar para esta parada deverá embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.

Paradas nº 010082, 010083, 010084 e 010085 da Av. Bernardo Vieira de Melo
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.

Paradas nº010086 e 010087 na Av. Beira Mar
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.

Paradas desatendidas nº010255 e 010256 na Av. Armindo Moura (sentido Av. Boa Viagem /Estrada da Batalha).
Os veículos da linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres atenderão a parada nº010265, localizada na Rua Maria de Souza, próxima à esquina com a Rua João Batista Carneiro da Silva, e a parada 010482, localizada na Av. Ulisses Montarroyos, próximo à esquina com a Rua Manoel Benício Fontenele.

Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Arrastão assusta passageiros do TI Pelópidas Silveira Segundo o Grande Recife Consórcio, cerca de 30 jovens pegaram BRT no Centro do Recife e iniciaram tumulto ao chegar ao terminal

TI Pelópidas Silveira atende diariamente mais de 69 mil passageiros
TI Pelópidas Silveira atende diariamente mais de 69 mil passageiros
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Passageiros do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, passaram por momentos de pânico por volta das 15h desta quinta-feira (7). Um grupo de cerca de 30 adolescentes entraram no terminal, provocou tumulto e teria roubado celulares e bolsas dos usuários.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, os jovens entraram em um BRT (Bus Rapit Transit) no Centro do Recife e desceram em estações ao longo da PE-15 para entrar em outros veículos e seguir até o Pelópidas Silveira.

Ao chegar ao terminal, segundo o Consórcio, que administra o local, o grupo iniciou o arrastão. A ação durou poucos minutos.

Os adolescentes conseguiram entrar em ônibus que estavam parados no T.I. e deixar o terminal. Uma viatura do 17º Batalhão da Polícia Militar só chegou depois que a confusão já havia terminado e não conseguiu apreender nenhum dos jovens. A assessoria de imprensa da PM informou que fez rondas no entorno do Pelópidas Silveira, mas não encontrou suspeitos.

A gerência do terminal não soube informar se os adolescentes estavam armados. A administração recebeu a informação de que o destino deles era o recém-inaugurado Paulista North Shopping. Nenhum dos passageiros procurou o atendimento do local para fazer reclamações sobre pertences roubados.
VIOLÊNCIA - O primeiro bimestre deste ano foi mais violento do que o mesmo período do ano passado para os passageiros de ônibus. Em janeiro e fevereiro as empresas registraram 154 queixas de roubos a coletivos só na Região Metropolitana do Recife, um aumento de 54% em relação aos dois primeiros meses de 2015. Os números são da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
Fonte:JC Trânsito