sexta-feira, 27 de maio de 2016

CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DO GRANDE RECIFE


A realização do concurso da Polícia Militar neste domingo (29), na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, contará com esquema de mobilidade especial do Grande Recife Consórcio de Transporte, a fim de auxiliar os candidatos. As provas terão início às 8h, com quatro horas de duração. No total, serão 72 veículos, realizando 654 viagens. Ou seja, nove ônibus e 66 viagens a mais do que nos dias normais.
Das nove linhas que atendem ao local da prova, sete receberão reforços e duas terão mudanças de veículos e de itinerário. As linhas 202 – Barro/Macaxeira/Várzea, 423 – Engenho do Meio, 432 – CDU/Várzea, 520 – Macaxeira/Parnamirim, 522 – Dois Irmãos/Rui Barbosa, 2920 – Rio Doce/CDU e 243 – Vila Dois Carneiros receberão aumento na frota e no número de viagens. 
As linhas 303 – Curado II/Caxangá (BR-232) e 2920 – Rio Doce/CDU, que não atendem ao campus da UFPE aos domingos, realizarão o atendimento especialmente para o concurso. A primeira fará esse roteiro das 6h às 13h, enquanto a segunda irá das 6h às 12h. 
Já a linha 060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira terá mudança de veículos. Os veículos operados pela Borborema serão trocados por ônibus maiores, enquanto os operados pela CRT, que normalmente opera com BRTs, serão trocados por veículos com cobrador.
Confira abaixo as linhas que atendem ao local de prova: 
202 – Barro/Macaxeira/Várzea
303 – Curado II/Caxangá (BR-232)
060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
2920 – Rio Doce/CDU
432 – CDU/Várzea
423 – Engenho do Meio
520 – Macaxeira/Parnamirim
522 – Dois Irmãos/Rui Barbosa
243 – Vila Dois Carneiros
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: site
Marca Grande Recife
 

quinta-feira, 26 de maio de 2016

LINHA 011 – PIEDADE/DERBY PASSA A TER DOIS ITINERÁRIOS


Para atender a solicitação dos usuários da linha 011 - Piedade/Derby, o Grande Recife acrescentou mais um itinerário a linha. Desde o último sábado (21), esta linha passou a fazer um trajeto ida e volta pela Av. Agamenon Magalhães e outro pelas Ruas Joaquim Nabuco e Guilherme Pinto, com atendimento a Faculdade Uninassau. 

Confira os dois itinerários: 

VIA AGAMENON MAGALHÃES
Terminal/Ponto de retorno: Rua Caracol; Rua João Fragoso de Medeiros; Rua do Jangadeiro; Rua Cuiabá; Rua Aniceto Varejão; Av. Bernardo Vieira de Melo; Rua Álvaro Pinto Carvalheira; Av. Beira Mar; Av. Boa Viagem; Rua Barão de Souza Leão; Av. Conselheiro Aguiar; Av. Engenheiro Antônio de Góes (Pista Sul); Ponte Governador Agamenon Magalhães; Viaduto Capitão Temudo; Rua Juiz César Barreto; Ponte José de Barros Lima; Av. Governador Agamenon Magalhães; Av. Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste); Parque Amorim (Ponto de Retorno).

Ponto de Retorno/terminal: Av. Agamenon Magalhães; Alça do Viaduto Capitão Temudo; Av. Saturnino de Brito; Pte. Gov. Paulo Guerra; Av. Herculano Bandeira; Av. Nogueria de Souza; Av. República Árabe Unida; Parada do Shopping RioMar (Parada 01); Viaduto do Shopping RioMar (Acesso 02); Av. República do Líbano (Pista Oeste); Parada do Shopping RioMar (Parada 02); Av. República do Líbano (Pista Oeste); Rua Manoel de Brito; Av. República Árabe Unida; Rua São Luiz; Av. Herculano Bandeira; Av. Engenheiro Domingos Ferreira; Rua Visconde de Jequitinhonha; Av. Ayrton Senna da Silva; Rua Aniceto Varejão; Rua Cuiabá; Rua do Jangadeiro; Rua Caracol. 

VIA JOAQUIM NABUCO (ATENDIMENTO A UNINASSAU). 
Terminal/Ponto de retorno: Rua Caracol; Rua João Fragoso de Medeiros; Rua do Jangadeiro; Rua Cuiabá; Rua Aniceto Varejão; Av. Bernardo Vieira de Melo; Rua Álvaro Pinto Carvalheira; Av. Beira Mar; Av. Boa Viagem; Rua Barão de Souza Leão; Av. Conselheiro Aguiar; Av. Engenheiro Antônio de Góes (Pista Sul); Ponte Governador Agamenon Magalhães; Viaduto Capitão Temudo; Rua Juiz César Barreto; Ponte José de Barros Lima; Av. Governador Agamenon Magalhães; Av. Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste); Rua Henrique Dias; Rua Dom Bosco (Ponto de retorno).

Ponto de retorno/Terminal: Av. Joaquim Nabuco; Rua Guilherme Pinto; Rua Manoel Caetano; Rua Jenner de Souza; Rua Henrique Dias; Av. Agamenon Magalhães; Alça do Viaduto Capitão Temudo; Av. Saturnino de Brito; Pte. Gov. Paulo Guerra; Av. Herculano Bandeira; Av. Nogueria de Souza; Av. República Árabe Unida; Parada do Shopping RioMar (Parada 01); Viaduto do Shopping RioMar (Acesso 02); Av. República do Líbano (Pista Oeste); Parada do Shopping RioMar (Parada 02); Av. República do Líbano (Pista Oeste); Rua Manoel de Brito; Av. República Árabe Unida; Rua São Luiz; Av. Herculano Bandeira; Av. Engenheiro Domingos Ferreira; Rua Visconde de Jequitinhonha; Av. Ayrton Senna da Silva; Rua Aniceto Varejão; Rua Cuiabá; Rua do Jangadeiro; Rua Caracol.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 
fonte: 
Marca Grande Recife

Passageiros abandonam trem e caminham pelos trilhos no Recife

Composição apresentou falha mecânica e parou entre duas estações.
Problema aumentou o tempo de espera de cinco para dez minutos.

FOTO: CORTESIA WEB

Uma falha mecânica em um dos trens do metrô doRecife causou uma confusão na manhã desta quinta-feira (26), na capital pernambucana. Centenas de pessoas resolveram descer dos vagões e caminhar pelos trilhos entre as estações Barro e Werneck. O problema na composição ainda aumentou o tempo de espera no sistema metroviário de cinco para dez minutos. 
O trem apresentou a falha por volta das 7h30. No momento, cerca de 40 mil pessoas estavam circulando pelo sistema gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de acordo com o assessor do órgão, Salvino Gomes.

O problema foi agravado porque, no hora da falha, um passageiro acionou a alavanca de emergência que, além de abrir todas as portas, trava todo o sistema do trem. Tendo a Companhia que reiniciar, o que leva muito mais tempo.

Entretanto, o trem parou, justamente, numa área de manobra. Com isso, outros trens conseguem passar, mesmo que demore mais. A previsão é que o sistema volte ao normal daqui a uma hora.
FONTE: G1 PE

quarta-feira, 25 de maio de 2016

TRÊS LINHAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DEIXAM DE CIRCULAR AOS SÁBADOS


Os usuários devem ficar atentos quanto às mudanças em linhas do Sistema de Transporte Público, que terão início neste sábado (28). A linha 039 – Setubal (Príncipe) 
deixará de operar aos sábados. Com isso, a linha 032 – Setúbal (Conde da Boa Vista) atenderá a Rua do Príncipe nos seguintes horários: 6h10, 6h52, 7h34, 8h15, 9h15, 10h25, 11h22, 12h06, 13h e 14h.
Também a partir deste sábado (28), as linhas 033 – Aeroporto

 e 347 – TI TP (Derby) deixarão de operar aos sábados.

foto ilustrativa
Contudo, a linha 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista), que já realiza o mesmo itinerário da 347, terá o acréscimo de um veículo para atender a demanda de passageiros.
fonte: GRCT SITE OFICIAL

VIOLÊNCIA SEM CONTROLE EM PERNAMBUCO, DE JANEIRO ATE AGORA MAIO 700 ASSALTOS A ÔNIBUS REGISTRADOS E O GOVERNO DO ESTADO NADA FAZ SÓ OBSERVA.

Nas ùltimas 24 horas, mais de 6 assaltos foram registrados Na Região Metropolitana do Recife.
Na noite desta terça coletivo da empresa Metropolita foi assaltado e depredado, ápos jogo do campeonato sub17 entre sport e corinthias.Oônibus da linha 411 - Bongi/Afogados passava pela ilha do retiro e todos os passageiros foram assaltados e o veiculo teve suas portas arrancadas e vidros quebrados, detalhe que surpreendentemente ninguém foi preso, da pra acreditar rsrsrsrs.
Assista o video da TV Jornal neste link abaixo:

fonte: Sindicato dos Rodoviários e TV JORNAL.
texto : Jailson Silva do Blog GRMPE.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO DO BRT NORTE SUL GERENCIADA PELO CONORTE FOI ENTREGUE AS ESCURAS E INACABADO.

 
A ESTAÇÃO EM SI, AS ESCURAS, O AR CONDICIONADO NÃO FUNCIONA, ISSO FICA LOCALIZADO NA PE 15, A PENÚLTIMA A SER INAUGURADA.ENFRENTA HOJE SEU PRIMEIRO DIA DE USO ULTIL COM MUITAS RECLAMAÇÕES E COM TRÊS LANCES DE RAMPA SEM TETO, SEM ILUMINAÇÃO E SEM SEGURANÇA ALGUMA.
A SECRETÁRIA DAS CIDADES ESTA ENTREGANDO AS COISAS NAS COXAS. E O POVO QUE SE VIRE, ASSIM FICA DIFICIL E O QUE SE VER É UM GOVERNO SEM PRUMO E COMANDO.
MUITO MATO NA SUBIDA DA RAMPA.
fonte: Usuários revoltados.

domingo, 22 de maio de 2016

BRT norte/ Sul clamando por faixa Azul

BRTs perdem 30 minutos de viagem somente na Avenida Cruz Cabugá. Fotos: Roberta Soares
BRTs perdem 30 minutos de viagem somente na Avenida Cruz Cabugá. Fotos: Roberta Soares

Falar sobre o que está virando o sistema BRT pernambucano é algo sempre necessário. E triste. Ainda mais revoltante quando vemos os veículos disputando espaço, mesmo nas faixas exclusivas, com ônibus comuns e até carros. Na verdade, a falta de coragem dos gestores do sistema e das prefeituras por onde ele passa em oficializar os caminhos do BRT constrange e, o que é pior, compromete a eficiência do modelo, gerando ainda mais custo para o Estado, que já não está conseguindo cobrir o subsídio previsto em contrato.
No BRT do Corredor Norte-Sul, o mais impactado pela disputa por espaço, a queda da velocidade comercial chega a 50% por causa de trechos como o da Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife. Os BRTs saem de velocidades médias de 22 km/h, 25 km/h, para 10 km/h. Perdem o “R” de Rapid da sigla BRT (Bus Rapid Transit). Nos veículos, passageiros e motoristas sofrem. Em viagens de 1h40, como a TI Pelópidas-Centro, 30 minutos são perdidos apenas na Cruz Cabugá. O prejuízo é sentido nos números e visto a olhos nus. Mas mesmo assim os gestores não criam coragem para enfrentar o problema e ignoram a, talvez, mais importante premissa do sistema BRT – o caminho exclusivo para ir e vir.


A Secretaria das Cidades sinalizou uma reação há aproximadamente um mês. Começou a pintar uma faixa contínua para o BRT na PE-15, entre o fim do corredor e o Complexo de Salgadinho. São 2,2 quilômetros, a R$ 66 mil. A meta é afastar os carros e aumentar em 30% a velocidade comercial dos BRTs. A Avenida Cruz Cabugá, entretanto, ainda não está incluída. A implantação da faixa na via está em discussão com a Prefeitura do Recife.
Desrespeito acontece até no corredor exclusivo da PE-15. Foram 320 multas de janeiro a abril
Desrespeito acontece até no corredor exclusivo da PE-15. Foram 320 multas de janeiro a abril
Mas será difícil alcançar a meta porque, por enquanto, não haverá fiscalização eletrônica. Cidades explica que o papel dela é sinalizar. O custo com radares é das prefeituras. Novamente: e a coragem de apertar os carros? A falta de prioridade viária provoca muitas perdas. Na PE-15, foram 179 viagens perdidas por congestionamentos em 45 dias. Já na Cruz Cabugá, foram 390 viagens que deixaram de ser cumpridas.
A certeza da impunidade é tanta que os motoristas invadem a faixa do ônibus até mesmo onde ela é oficial, como na maior parte dos 12 kms do corredor da PE-15. O DER-PE já aplicou 320 multas até abril e intensificou a fiscalização. Mas as notificações são feitas a olho nu, o que dificulta a ação, e não há dinheiro para radares. Uma pena porque BRT é uma mudança de comportamento. Deveria ser um sistema refinado, eficiente, confortável. Com três condicionantes básicos: embarque em nível, pagamento antecipado da tarifa e corredor exclusivo.
Fonte : blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares 
BRT_Preso1

Quatro são detidos suspeitos de praticar arrastões no metrô do Recife

Matéria do dia 19/05/16 quinta feira

Um homem e três adolescentes foram pressos após arrastão dentro do Metrô da linha sul, na estação Imbiribeira.

Rodrigo Francisco da Silva 27 anos e mais 3 adolescentes de 15,16 e 17 anos foram encontrados com mais 10 comparsas que conseguiu fugir.





A polícia conseguiu recuperar 6 celulares e 3 relógio e um cartão do VEM e estes marginais já havia feito, arrastões em e vagões do metrô.
Todos for

Metrô linha Sul - Mais uma tentativa de assalto nesta manha de Domingo as 6:30.( a situação esta fora de controle)


O estado de terror foi instalado no metro do Recife, e mais um assalto agora pela amanhã.
Foto da Sena crime

Um marginal anunciou o assalto e ele tem 22 anos de pura safadeza. O azar dele foi que tinha um policial no vagão e ao anunciar o assalto o policial se identificou, e o meliante puxou uma facão e foi pra cima do policial que deu o primeiro tiro, e ele continuou a avansar e o policial atirou novamente e ele continuou e policial atirou pela terceira vez, e mais 3 bandidos estava com ele e foram dominados e preso. O caso acabou com 1 morto e 3 presos e uma população apavorada .
Governador o que devemos fazer?...

Fonte: Jailson Silva do BGRMPe

sexta-feira, 20 de maio de 2016

LINHA 197 – CABO/IPOJUCA DEIXA DE CIRCULAR NOS FINAIS DE SEMANA

Os usuários de ônibus dos municípios do Cabo e Ipojuca devem ficar atentos quanto às mudanças nas linhas que atendem aos locais. A operação da linha 197 – Cabo/Ipojuca está suspensa nos finais de semana desde o dia 14 de maio.

O serviço desta linha, aos sábados e domingos, será substituído pela 198 – Ipojuca/TI Cabo, que atualmente já percorre praticamente o mesmo trajeto da 197. Confira abaixo como será o itinerário detalhado da 198 – Ipojuca/TI Cabo: 

Sentido TI Cabo/Ipojuca: TI Cabo; Avenida Historiador Pereira da Costa; Rua Joaquim Manoel dos Santos; Rua Doutor Fernando Gonçalves Cascão; Avenida Presidente Getúlio Vargas; Antiga Estrada Rodovia; Rodovia PE-60; Rua Mário Costa Monteiro; Rua João Pessoa; Rua do Comércio.

Sentido Ipojuca/TI Cabo: Rua do Comércio; Rodovia Armínio Guilherme (PE-60); Rua Antônio Custódio de Lima; Rua Paulo de Andrade; Rua Noventa e Cinco; TI Cabo. Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
fonte:
 Marca Grande Recife

CORREDOR NORTE/SUL GANHA SUA 25ª ESTAÇÃO DE BRT


foto web e meramente ilustrativa.
Os usuários do BRT Via Livre Norte/Sul passarão a contar com mais uma estação para embarque e desembarque a partir deste sábado (21). A estação São Francisco de Assis, localizada na Rodovia PE-15, entre as estações José de Alencar e Hospital Central, irá iniciar sua operação de domingo a domingo, das 4h10 às 21h30. 

O novo ponto de embarque irá atender as linhas 1946 – Igarassu (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR). Lembramos que a linha 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barretos) é expressa, portanto só realizar embarque e desembarque no TI Pelópidas, TI PE-15 e nas estações de BRT a partir da estação Tacaruna. 

Com a inauguração, o corredor passa a ter 25 estações em funcionamento, das 26 previstas, são elas: Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, José de Alencar, São Francisco de Assis, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 
fonte:
 :Marca Grande Recife

terça-feira, 17 de maio de 2016

Volvo vende 80 biarticulados para o Equador

onibus
Mercado externo é alento para indústria brasileira. Volvo embarca 80 biarticulados para o Equador
Veículos vão operar o sistema de BRT de Quito
ADAMO BAZANI
Diante do desaquecido mercado interno de veículos, as exportações têm sido alento para a indústria nacional.
A Volvo Latin America, que enfrenta uma greve de trabalhadores com medo dos planos de demissão da empresa, anunciou nesta segunda-feira, 16 de maio de 2016, a venda de de 80 ônibus biarticulados para o sistema de BRT de Quito, no Equador.
Os veículos foram adquiridos por meio de licitação pública e recebem carroceria da Superpolo, empresa que tem participação da brasileira Marcopolo.
Os ônibus biarticulados possuem 27 metros de comprimento cada e capacidade para 250 passageiros. Os chassis saíram da Volvo do Brasil para ser encarroçados na Colômbia, pela Superpolo. As três primeiras unidades foram de avião para atender um pedido de entrega emergencial da Prefeitura de Quito para apresentar os veículos no aniversário da cidade.
É a primeira vez, segundo a Volvo, que a cidade de Quito terá ônibus biarticulados atuando nos transportes urbanos.
O uso do biarticulado é consagrado em BRTs considerados referência, como o de Curitiba, no Paraná, e o de Bogotá, na Colômbia.  O veículo é indicado para rotas com alto fluxo de passageiros. Sua maior capacidade permite a manutenção da velocidade média do sistema, uma vez que reduz o número de veículos em circulação.
 Um número menor de ônibus nas ruas reduz ainda o número de mão de obra operacional, o consumo em total de litros, e a quantidade de pneus rodando.  Além disso, ao circular por vias exclusivas, sem necessidade de parar em curtas distâncias, o consumo de combustível é otimizado. “São características que garantem o menor custo por quilômetro rodado”, destaca Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
 A Volvo é pioneira no desenvolvimento de veículos para os sistemas de BRT e líder neste mercado. A empresa participou da implementação dos principais BRTs da América Latina.  Na década de 80, forneceu os primeiros articulados para o sistema de transporte de Curitiba. No início dos anos 90 a empresa desenvolveu, no Brasil, o modelo biarticulado para atender o aumento da demanda do sistema de transporte da cidade.  Hoje, os veículos articulados e biarticulados da marca estão presentes nos principais BRTs do mundo. – explica a Volvo, em nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

BRT Transolímpico terá apenas três estações em funcionamento durante as Olimpíadas

onibus
Estações permitirão embarques acessíveis, com o piso na mesma altura da plataforma dos ônibus
De acordo com Tribunal de Contas, obra deveria ter sido entregue em abril. Prefeitura nega que houve atrasos
ADAMO BAZANI
O corredor de ônibus de alta velocidade e capacidade BRT -Transolímpico será um dos mais importantes legados das Olimpíadas de 2016 para o Rio de Janeiro juntamente com a linha 4 do Metrô e o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.
O sistema de corredor de ônibus incorpora a revitalização da Linha Amarela, que passará a ter pedágio.
Com a conclusão da obra, de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o tempo de deslocamento entre o Recreio e Marechal Deodoro vai ser reduzido em 78%, dos atuais 90 minutos para em torno de 20 minutos.
A linha amarela foi inaugurada em novembro de 1997. O percurso revitalizado é de 25 quilômetros, dos quais 13 quilômetros sob concessão de responsabilidade da Via Rio formada por Invepar, Odebrecht Rodovias e CCR.
A Via Rio venceu a licitação para construção e administração do sistema no valor de R$ 2,2 bilhões. O contrato de concessão é de 25 anos. O valor do pedágio será de R$ 5,90 para carros de passeio, com reajustes anuais.
No entanto, todos estes benefícios, a exemplo da linha 4 do metrô, inicialmente serão focados para o atendimento à Família Olímpica e à quem for assistir aos jogos que ocorrem entre 5 e 21 de agosto.
Das 18 estações de embarque e desembarque e três terminais previstos para o Transolímpico, apenas três espaço estarão funcionando nas Olimpíadas: Terminal Recreio, Terminal Parque Olímpico da Barra e estação de Magalhães Bastos.
Segundo o TCM – Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, o sistema de corredores de ônibus Transolímpico deveria estar pronto em 26 de abril deste ano.
Em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, negou o que a obra será entregue incompleta e que haja atrasos. Paes também disse que é normal o início gradativo das operações.
Não estamos inaugurando uma obra incompleta. O funcionamento do BRT é que sempre começa aos poucos… Todo novo serviço de transportes passa por ajustes até operar com plena capacidade. Após as Olimpíadas, as demais estações serão abertas progressivamente, como aconteceu no BRT Transcarioca. Assim como a Linha Amarela, essa é uma obra para integrar a cidade, que foi pensada na década de 60. E vai melhorar a oferta de transporte público com o novo corredor de BRT.
A estrutura das estações do BRT já foram implantadas faltando as passarelas de acesso e os equipamentos de bilhetagem eletrônica.
A inauguração parcial ocorreu também em outros sistemas de ônibus da cidade.
No caso do BRT Transcarioca o início das operações foi com vistas à Copa do Mundo.
Das 47 estações e cinco terminais do projeto original, apenas três estruturas funcionaram na época.
Todas as estações e terminais do sistema foram inaugurados depois do evento, que ocorreu entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
O BRT Transolímpica é o terceiro do Rio de Janeiro que conta com o BRT Transoeste (Barra da Tijuca – Campo Grande – Santa Cruz) inaugurado em 2012; BRT Transcarioca (Barra da Tijuca – Galeão), que começou a operar em 2014 e ao BRT TransBrasil (Marechal Deodoro – Caju), que deveria ter sido inaugurado em 2016, mas começará a operar parcialmente em 2017.
fonte : Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Meia passagem aos Domingos direito de todos, mas com VEM comum não é meia e sim inteira.

vem trabalhador
A Câmara Municipal do Recife vai discutir, na próxima quinta-feira (19), às 10h, o pagamento de meia passagem aos domingos usando o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum ou Trabalhador. Os usuários de transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife têm direito de pagar metade do valor de cada tarifa nos domingos, mas quem usa essas categorias do cartão tem o valor inteiro debitado.
A audiência pública foi solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). O socialista encaminhou a proposta ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) em abril, através de uma indicação ao presidente do grupo, André de Paula (PSD), também secretário estadual de Cidades.

O parlamentar, que é da base aliada, fez também um abaixo-assinado na internetpara tentar pressionar pela discussão do tema. “A meia passagem aos domingos é garantida aos usuários desde 2004, a partir da Resolução nº 005. Porém, os usuários do VEM Comum não são beneficiados, pois o sistema que opera nas catracas não está adequado para efetuar o desconto”, explica.
Vão participar da audiência pública de quinta-feira membros do Conselho, além de representantes da Prefeitura do Recife, do Governo do Estado e de entidades da sociedade civil. Atualmente, cerca de 700 mil cartões eletrônicos de passagem estão em circulação em toda a Região Metropolitana do Recife, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte.
Fonte: Blog do Jamildo

Greve finalizada

O metrô do Recife volta ao normal, nesta terça 17 / 05.


Sistema funcionou apenas no horário de pico, nesta segunda-feira (16) 
Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Do JC Trânsito
Após assembleia realizada na noite desta segunda-feira (16), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu suspender a greve que paralisava as atividades do metrô desde o início do dia de hoje, quando o sistema funcionou apenas nos horários de pico: das 5h às 9h e das 16h às 20h. O sistema volta a funcionar normalmente na manhã desta terça-feira (17).
A categoria optou por voltar com as atividades do metrô até a sexta-feira (20), quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se comprometeu com a instauração do dissídio coletivo. 
O diretor de administração do Sindmetro-PE, Heraldo Nogueira, informou à reportagem da Rádio Jornal que, caso a promessa não seja cumprida até esta data, os metroviários devem voltar a paralisar o metrô na próxima segunda-feira (22).
Fonte: Sindmetro Pe

Paralisação Metroviários fazem assembleia esta noite para decidir destino da greve

Blog Grande Recife Mobilidade Pe
Categoria pede um reajuste salarial de quase 10%  / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Categoria pede um reajuste salarial de quase 10%Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Com atividades paralisadas desde a 0h desta segunda-feira (16), os metroviários que trabalham no sistema do Grande Recife realizam uma assembleia às 18h desta noite, na estação Central, para definir os destinos do movimento grevista. Por causa da paralisação, o metrô do Recife está funcionando apenas nos horários de pico: 5h às 9h e das 16h às 20h.

De acordo com informações publicadas em meios de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a categoria ainda não chegou a um acordo sobre os aumentos salariais, o que estaria dificultando a suspensão da paralisação. O presidente do Sindmetro-PE, Diogo Morais, e os dirigentes Eraldo Nogueira e Lenival Oliveira estão em  Brasília, onde acontece a rodada de negociação entre os empregadores e os metroviários.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou através de sua assessoria de imprensa em Pernambuco que foram realizados avanços em relação às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017. 
Pontos importantes já foram tiveram acordos feitos, como a extinção do vale-cultura para que seja feita a compensação em tíquete alimentação, e o aumento do número de toalhas para os trabalhadores da área técnicas e que precisam tomar banho no trabalho. 
Apesar disso, as duas partes não conseguem chegar a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria. O movimento, que acontece em todo o País, é motivado pela rejeição, por parte dos metroviários, da proposta de reajuste de 5,5% feita pela CBTU. Os metroviários pedem um reajuste de 9,28%. 
Com a paralisação desta segunda, a Linha Diesel, que liga os trechos Cajueiro Seco/Curado e Cajueiro Seco/Cabo, ficará sem funcionar durante a greve. Esse trecho atende cerca de cinco mil usuários por dia.
Para atender a população durante os horários em que os metrôs não circularão - entre 9h e 16h e das 20h às 23h -, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) preparou um esquema especial de ônibus. Cerca de 12 linhas foram reforçadas e três novas linhas criadas. Essas novas linhas fazem a ligação entre os seguintes terminais integrados: Joana Bezerra/Afogados; Afogados/Barro; Barro/Jaboatão e Cajueiro/Aeroporto. 
fonte: JC Transito

BRT - Novidade no corredor Leste Oeste, WIFI Grátis para os usuários dentro do BRT.


 Começou hoje a funcionar o wifi grátis da Mobibrasil em parceria com o Cittamobi, e com uma otima velocidade 4g.
 O blog GRMPE fez uso nesta manhã no BRT 2.414 na linha 2.450 novidade bem aceita pelos , usuários onde eu mesmo fiz o favor de divulgar e os mesmo já fez uso e aprovou a velocidade e apraticidade de instalação em seus smarts phones.
 Esperamos que todos os usuário do transporte publico possa usufluir deste beneficio.
fonte: Blog GRMPE texto Jailson Silva

Greve , inicia uma semana complicada para os usuários do metrô Recife.




Funcionamento normal desde as 5:00 e as 9:00 o metrô fecha, retornando as 16:00 e as 20:00 para novamente.


O Blog Grande Recife Mobilidade Pe vai acompanhar e informar tudo para vocês.

Esquema de ônibus especial nos horário que o metrô parar.

TI Barro / TI Afogados
TI Afogados/ TI Joana Bezerra
TI Barro / TI Jaboatão
Entre 9:00 as 16:00 e as 20:00 ATÉ 23:00.
Informação GRCT
Fonte: Blog GRMPE texto Jailson Silva

domingo, 15 de maio de 2016

Marcopolo estuda o fechamento da Neobus.

Marcopolo: com estudos para eventual fechamento de fábricas, jornada de trabalho é flexibilizada mais uma vez


Acordo prevê paralisação dos setores por nove dias por mês e é válido até julho, atingindo as unidades de Caxias do Sul.
Ônibus Marcopolo. Jornada será reduzida de acordo com a produção. Foto: Divulgação.
Ônibus Marcopolo. Jornada será reduzida de acordo com a produção. Foto: Divulgação.
Trabalhadores das duas unidades da Marcopoloem Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, aprovaram com 80% dos votos a adesão a mais uma flexibilização de jornada de trabalho. A votação foi realizada na quinta-feira, dia 5 de maio de 2016, e a apuração foi na sexta-feira, dia 6.
Houve a participação dos 6,5 mil trabalhadores das duas plantas. Pelas regras, os setores da empresa poderão parar total ou parcialmente por até nove dias por mês. Das horas que não foram trabalhadas, 50% devem ser pagas pela Marcopolo e a outra metade será descontada dos salários. O número de dias parados vai variar de acordo com a demanda de produção.
Essa flexibilização de jornada de trabalho vale entre maio e julho. Já é a segunda vez neste ano que a empresa adota a medida.
A Marcopolo vem tentando se ajustar à queda expressiva da demanda por veículos de transporte coletivo, por causa da crise econômica e fiscal decorrentes do descontrole das contas públicas na administração de Dilma Rousseff. O Blog Ponto de Ônibus noticiou que nesta terça-feira, 3 de maio de 2016, a direção da Marcopolo, em teleconferência com analistas, diz que estuda a possibilidade de fechar unidades no país. A possibilidade faz parte de um plano diretor da Marcopolo que está em andamento e visa reduzir custos e aumentar a eficiência da empresa. A unidade da Neobus, encarroçadora com participação majoritária da Marcopolo, em Três Rios, no Rio de Janeiro, está entre as mais cotadas para ser desativada, caso haja necessidade. Confira clicando neste link.
A unidade da Neobus em Três Rios foi inaugurada em 2014 e recebeu investimentos na ordem de R$ 100 milhões.
O lucro líquido da Marcopolo teve queda de 74% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, quando passou de R$ 34 milhões para R$ 8,8 milhões.
O faturamento baixou 34,8% no mesmo intervalo de tempo, passando de R$ 656,8 milhões no primeiro trimestre deste ano para R$ 428,3 milhões no intervalo de janeiro a março de 2015
Fonte : Adamo Bazani

Metrô do Recife - Falência e descaso e o sistema pede socorro.




Fotos: JC Imagem
Fotos: JC Imagem


O metrô do Recife vai parar. Não me refiro à greve anual dos metroviários por melhorias salariais – que começa a vigorar nesta segunda-feira (16/5). Mas à paralisação do sistema em si. De trens, via e rede aérea, por falta de recursos para garantir a operação. Em documento enviado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) às unidades sob sua gerência – ao qual o Blog De Olho no Trânsito teve acesso –, é informado que houve um corte de 38% no orçamento da companhia e que ele será repassado integralmente – e não adianta reclamar –, aos sistemas nos Estados.
Estamos muito preocupados. Temos que operar um sistema que precisava de R$ 104 milhões com apenas R$ 51 milhões”,
Clélio Correia, superintendente do metrô

Na prática, significa que o metrô do Recife, que já sofre sem recursos para manutenção e sequer sonha, desde os preparativos para a Copa do Mundo, com recursos para investimentos, terá que sobreviver em 2016 com R$ 51 milhões. Quantia que representa metade do que tinha pleiteado para cobrir as despesas no ano: R$ 104 milhões. É como chutar cachorro morto. É como decretar a morte, por inanição, de um sistema fundamental para o transporte coletivo urbano do Grande Recife, que transporta 400 mil passageiros por dia e dá sustentação ao SEI. No metrô, todos estão em pânico. Sindmetro, funcionários e superintendência. Há, inclusive, risco real de o metrô suspender, permanentemente, a operação em alguns dias e horários.

Clélio Correia, superintendente do metrô, fala sério sobre a possibilidade. Diz que o corpo técnico já está debruçado sobre uma nova grade de horário, caso o orçamento não seja revisto. “Estamos muito preocupados. Temos que operar um sistema que precisava de R$ 104 milhões com apenas R$ 51 milhões”, alerta. E a operação precisa ser feita com segurança. Estão sendo estudadas opções como suspender o metrô nos fins de semana e, talvez, até nos horários de vale – as horas fora do pico (9h às 16h).  As contas do metrô não fecham e não vão fechar nunca porque a receita cobre menos de 20% da despesa. Tem, há pelo menos dois anos, renda de R$ 70 milhões e custo de R$ 270 milhões.
Fernando Jordão, professor da UFPE e especialista em transporte ferroviário, diz que é preciso rever o modelo de remuneração porque é um sistema que cobre toda a operação. Diferente do ônibus, o metrô custeia tudo: veículo, infraestrutura, energia e gerência do sistema. E avisa: vai sobrar para a população porque, na hora do corte, o metrô não poderá abrir mão da energia, nem do pessoal de operação. Restará reduzir o custo com a manutenção, o que significa problemas como quebras e atrasos.
Fonte: Blog De Olho Trânsito com Roberta Soares