segunda-feira, 16 de maio de 2016

Paralisação Metroviários fazem assembleia esta noite para decidir destino da greve

Blog Grande Recife Mobilidade Pe
Categoria pede um reajuste salarial de quase 10%  / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Categoria pede um reajuste salarial de quase 10%Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Com atividades paralisadas desde a 0h desta segunda-feira (16), os metroviários que trabalham no sistema do Grande Recife realizam uma assembleia às 18h desta noite, na estação Central, para definir os destinos do movimento grevista. Por causa da paralisação, o metrô do Recife está funcionando apenas nos horários de pico: 5h às 9h e das 16h às 20h.

De acordo com informações publicadas em meios de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a categoria ainda não chegou a um acordo sobre os aumentos salariais, o que estaria dificultando a suspensão da paralisação. O presidente do Sindmetro-PE, Diogo Morais, e os dirigentes Eraldo Nogueira e Lenival Oliveira estão em  Brasília, onde acontece a rodada de negociação entre os empregadores e os metroviários.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), informou através de sua assessoria de imprensa em Pernambuco que foram realizados avanços em relação às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017. 
Pontos importantes já foram tiveram acordos feitos, como a extinção do vale-cultura para que seja feita a compensação em tíquete alimentação, e o aumento do número de toalhas para os trabalhadores da área técnicas e que precisam tomar banho no trabalho. 
Apesar disso, as duas partes não conseguem chegar a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria. O movimento, que acontece em todo o País, é motivado pela rejeição, por parte dos metroviários, da proposta de reajuste de 5,5% feita pela CBTU. Os metroviários pedem um reajuste de 9,28%. 
Com a paralisação desta segunda, a Linha Diesel, que liga os trechos Cajueiro Seco/Curado e Cajueiro Seco/Cabo, ficará sem funcionar durante a greve. Esse trecho atende cerca de cinco mil usuários por dia.
Para atender a população durante os horários em que os metrôs não circularão - entre 9h e 16h e das 20h às 23h -, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) preparou um esquema especial de ônibus. Cerca de 12 linhas foram reforçadas e três novas linhas criadas. Essas novas linhas fazem a ligação entre os seguintes terminais integrados: Joana Bezerra/Afogados; Afogados/Barro; Barro/Jaboatão e Cajueiro/Aeroporto. 
fonte: JC Transito

Nenhum comentário:

Postar um comentário