segunda-feira, 3 de setembro de 2018

ASSALTOS A ÔNIBUS GOVERNO DO ESTADO MAQUIA OS NÚMEROS POR CAUSA DA ELEIÇÃO ASSIM FICA MAIS PRATICO


Assaltos a ônibus estão em queda na Região Metropolitana do Recife, acreditem

Publicado por Roberta Soares
FONTE; BLOG DE OLHO NO TRANSITO 
Embora os números sejam completamente diferentes dos apresentados pelos Rodoviários, a estatística oficial mostra uma redução de 46% nas investidas contra os ônibus da RMR. Fotos: JC Imagem
Muitos passageiros vão ler essa notícia com desconfiança, principalmente três dias depois de mais um registro na linha TI Xambá/Príncipe, em Sítio Novo, Olinda, quando o coletivo com 50 passageiros foi assaltado e um deles chegou a ser agredido com um tapa no rosto. Mas ela precisa ser dita: os assaltos a ônibus estão tendo redução na Região Metropolitana do Recife. E a queda é expressiva. Além disso, tem sido consecutiva: 46,06% de janeiro a julho de 2018 comparando com o mesmo período de 2017. Antes de mais nada é importante destacar que a base de dados é a oficial, ou seja, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). E que ela é bem diferente dos números levantados informalmente pelo Sindicato dos Rodoviários – que, embora também tenha confirmado uma redução, traz números até três vezes maiores do que os apresentados pelo governo do Estado.
A queda oficial vem sendo registrada há onze meses, desde setembro de 2017, quando o Estado começou a esboçar, de fato, uma reação à explosão da violência no transporte coletivo do Grande Recife, verificada desde meados de 2016. Foi nessa época que lançou nas ruas a Força-Tarefa Coletivos. E, pelos cálculos da SDS, essa redução se manterá neste mês de agosto. É claro que o sentimento de quem utiliza os ônibus diariamente, especialmente nos horários fora do pico e à noite, continua sendo de medo e, em muitos casos, de verdadeiro terror. Mas os dados oficiais confirmam a queda.
Não negamos que está havendo uma redução sim, mas ainda não temos o que comemorar. Mil e quinhentos assaltos em sete meses é muita coisa. A violência está generalizada e o governo de Pernambuco precisa investir muito mais nas ações de combate aos assaltos porque os ladrões migram de um ponto para outro. Além disso, o Estado não contabiliza o verdadeiro número de investidas. Quando a renda dos veículos não é levada e apenas os passageiros são roubados, não há registro do assalto”,
Genildo Pereira, do Sindicato dos Rodoviários
Vamos a eles. Segundo a SDS, de janeiro a julho de 2018 foram registrados 528 assaltos aos ônibus do Grande Recife. Já no mesmo período de 2017, quando a violência no transporte público estava no ápice, havia registro de 979 investidas. Tendo como base o total de 26 mil viagens realizadas diariamente pelos quase três mil ônibus em operação, a SDS anuncia que os índices representam uma média de duas a três investidas por dia. “É como se a chance de um ônibus em circulação na RMR ser assaltado fosse de 0,007%. É muito pouco, mas mesmo assim para nós tem importância. Ninguém aqui está comemorando essa redução. Ainda é muito, mas é uma demosntração clara de que o Estado tem trabalhado forte e permanentemente para reduzir a violência no transporte público. São onze meses de queda nos assaltos a ônibus. Temos registrado essa redução desde que a Força-Tarefa Coletivos foi lançada, no fim de agosto de 2017. No mês seguinte, setembro, começamos a verificar a redução”, afirmou o secretário-executivo de Defesa Social e coordenador da Força-Tarefa Coletivos, Humberto Freire.


Os números do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, entretanto, passam bem longe da estatística oficial do governo do Estado, embora também confirmem uma redução das investidas. Para a entidade que representa os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus, aconteceram 2.338 assaltos entre janeiro e julho de 2017 e 1.523 no mesmo período de 2018. O que significa uma queda de 34,85%. “Não negamos que está havendo uma redução sim, mas ainda não temos o que comemorar. Mil e quinhentos assaltos em sete meses é muita coisa. A violência está generalizada e o governo de Pernambuco precisa investir muito mais nas ações de combate aos assaltos porque os ladrões migram de um ponto para outro. Além disso, o Estado não contabiliza o verdadeiro número de investidas. Quando a renda dos veículos não é levada e apenas os passageiros são roubados, não há registro do assalto”, argumenta Genildo Pereira, da direção do sindicato.

A confiabilidade dos dados da categoria, entretanto, é questionada pela forma como são coletados. O sindicato não quis informar à reportagem como chega a essa estatística, dizendo apenas que ela é feita pelos próprios rodoviários. Mas após o sindicato ser questionado oficialmente pela SDS sobre a forma de contabilizar as investidas, a metodologia foi informada. As ocorrências são obtidas em visitas diárias que representantes do sindicato fazem no sistema, por ligações, email, whatsapp e mensagens de SMS. É um registro realizado à parte pela entidade de classe. A reportagem teve acesso ao ofício de resposta dos rodoviários enviada à SDS.
“Nós não podemos fazer estatística dessa forma. Só podemos trabalhar com a queixa formal, registrada oficialmente pela polícia. Reconhecemos que podem haver falhas, registros a menos e, por isso, temos insistido constantemente com as empresas de ônibus para que registrem qualquer assalto que aconteça. Na semana passada publicamos uma portaria exatamente para reforçar a decisão do Conselho Superior de Transporte (CSTM), do fim de 2016, orientando a todos os operadores que as ocorrências sejam comunicadas à polícia mesmo quando a renda do ônibus não for levada. O passageiro tem o direito de exigir que o motorista e o cobrador façam o registro e ele deve fazê-lo também. Temos estimulado, inclusive, que os operadores usem o sistema Delegacia pela Internet, fazendo a queixa online. Mas esse registro é fundamental. Não podemos trabalhar com casos que não se confirmam, apenas via whatsapp, por exemplo”, rebate Humberto Freire.
Os rodoviários, entretanto, argumentam que a determinação da SDS para que as queixas sejam prestadas de toda forma, mesmo quando não há o roubo da renda do coletivo, não é cumprida na prática. “Os motoristas e cobradores não vão tirar o veículo da viagem e lavá-lo para a delegacia nesses casos. Não fazem porque as empresas não deixam. Os operadores ganham por viagem realizada e levar um ônibus para uma delegacia signifca perder todas as viagens do dia”, alerta Genildo Pereira. Apesar da redução da violência no transporte público, a SDS não quis informar se as linhas, corredores, dias e horários que até o fim de 2016 lideravam o ranking dos assaltos a ônibus mudaram com as ações da Força-Tarefa Coletivos. “São informações confidenciais e estratégicas da polícia”, desconversou o secretário-executivo. Até o fim de 2016 e início de 2017, quando aconteceu a explosão dos assaltos a ônibus – uma média de 8 a 11 investidas por dia –, a reportagem do JC conseguia ter acesso ao detalhamento das investidas e fez diversas reportagens mostrando que as linhas, corredores, dias e horários das investidas eram os mesmos há pelo menos um ano. Depois essas informações começaram a ser negadas à imprensa.
Até o fim de 2016, antes de a SDS assumir a gestão sobre os assaltos a ônibus, a imprensa tinha acesso aos dados, que revelavam as linhas, corredores, horários e dias que tinham mais registros:


ALERTA CELULAR
A ampliação do programa Alerta Celular também tem contribuído, na avaliação da SDS, para inibir os roubos em coletivos. Entre janeiro e julho de 2018, as polícias apreenderam 3.575 aparelhos, 501% a mais do que no mesmo período de 2017. Só em julho deste ano, foi possível reaver 485 telefones. A prisão de assaltantes de ônibus também têm ajudado. Foram 161 suspeitos presos de janeiro a julho deste ano, sendo 22 somente no mês passado.

LICITAÇÃO DOS LOTES 03>04>05>06>07 SAI AGORA DA INERCIA E NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 SERÁ POSTO EM PRATICA


Licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife será retomada



Governo do Estado garante que vai destravar o restante da licitação, que desde 2014 foi concluída. Fotos: Diego Nigro/JC Imagem

Bem mais perto do que longe. Depois de quatro anos sendo colocada de lado, a segunda e maior etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) vai ser retomada. Pelo menos essa é a promessa do governo de Pernambuco, que depois de um silêncio quase mortal sobre o tema, resolveu abordá-lo e garantir que o processo será viabilizado a partir do ano que vem. Mas já avisa: em busca do equilíbrio econômico-financeiro dos futuros contratos – que envolvem praticamente 70% da rede de transporte –, haverá uma ampliação dos prazos e das exigências previstas inicialmente. Foi a forma encontrada para que poder público e setor empresarial chegassem a um acordo em relação à operação de contratos estimados em R$ 10,5 bilhões.
Na prática, significa dizer que a qualificação do serviço tão desejada pela população será mais lenta. Menos ônibus novos e uma espera mais longa para usufruir de uma frota parcial ou totalmente refrigerada. É fato. E não será a primeira vez. Em 2012/2013, o governo do Estado já teve que abrandar as exigências para viabilizar a licitação dos ônibus, que deu ‘deserta’ (sem interessados) na primeira tentativa. Na época, reduziu a exigência de refrigeração de 32% para 12% da frota de ônibus no primeiro ano após a entrada em vigor da licitação. Agora, irá ceder novamente como forma de viabilizar o processo.


Mas, segundo Ruy Rocha, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), gestor do sistema de transporte da RMR e responsável pela reestruturação dos contratos da licitação pelo governo, a refrigeração dos ônibus acontecerá e será o principal foco mesmo após as mudanças. “Não temos outra forma de fazer e o governador Paulo Câmara decidiu que quer efetivar a licitação. Apesar da maior elasticidade que será dada ao cumprimento das exigências, o que importa é a população saber que passará a contar com um transporte com mais qualidade e maior conforto. Suspendemos o processo porque a crise atingiu o País e, há um 1,5 ano, retomamos os estudos, que também passaram pela análise da PGE (Procuradoria Geral do Estado). Foi a PGE, inclusive, quem nos deu segurança para promover as mudanças que irão viabilizar a retomada do processo. Nossa preocupação é garantir o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e não projetar um sistema muito caro, que exija um subsídio impagável”, pontua Ruy Rocha.
O GRCT não deu muitos detalhes de como ficará a licitação após os ajustes que foram sugeridos pelos técnicos da casa e serão validados pelas consultorias contratadas pelo órgão (Empresa Almeida & Fleury Consultoria de Economia) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) (Oficina Consultores). Além de confirmar que será dado um prazo maior para a refrigeração e renovação da frota de ônibus – as exigências que mais serão sentidas pela população –, explicou que a expectativa é reduzir a previsão de subsídios dos contratos. Em 2013, os cinco lotes que ainda não viraram concessões públicas tinham custo estimado de R$ 860 milhões e arrecadação de R$ 764 milhões. Consequentemente, o subsídio seria de R$ 96 milhões. Atualmente, após os estudos para reformulação dos contratos, estima-se um custo de R$ 719 milhões e uma arrecadação de R$ 645 milhões. Por isso, um subsídio menor, de R$ 74 milhões.

“Ainda não temos a ampliação dos prazos definida, mas podemos dar um exemplo para que as pessoas entendam: no lugar de 600 novos ônibus com ar-condicionado no primeiro ano após a licitação passar a valer, iremos exigir 300. O mais importante é dizer à população que ela terá um transporte com mais qualidade. Talvez as mudanças não aconteçam com a mesma agilidade que prevíamos quando a licitação foi projetada, mas pelo menos elas acontecerão. Se tivéssemos retomado o processo antes, mesmo que lentamente, já estaríamos usufruindo dessas melhorias. E é importante deixar claro aos passageiros que a instalação de ar-condicionado nos ônibus será nosso foco principal”, garantiu Ruy Rocha.

Assinatura dos contratos é fundamental para tentar trazer qualidade ao sistema de transporte

DESCONFIANÇA
A retomada da licitação das linhas de ônibus da RMR, entretanto, ainda é vista com muita desconfiança por todos os agentes envolvidos direta ou indiretamente no processo. Embora o GRCT tenha garantido que houve um entendimento com o setor empresarial para validar as mudanças e assinar os cinco contratos, a Urbana-PE não quis se pronunciar oficialmente sobre o tema. Nem ao menos para confirmar os estudos. Silenciou completamente. O Estado, entretanto, garante o entendimento. “No começo, os empresários queriam a licitação e o Estado não queria por temer contratos que exigissem um alto volume de subsídios. Depois, nenhuma das partes queria. Em seguida, o Estado passou a querer e o setor empresarial desistiu. Agora, chegamos a um entendimento. Cada lote está sendo analisado individualmente, considerando as mudanças promovidas na rede de transporte, e cada um terá um plano de negócios próprio, que fundamentará os ajustes e garantirá o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos”, reforçou Ruy Rocha.
A desconfiança em relação à retomada do processo não vem apenas do setor empresarial, mas também da academia e da sociedade civil organizada. Oswaldo Lima Neto, professor da UFPE e um dos técnicos que elaborou o edital de licitação das linhas, destaca a importância da fiscalização das regras. “Sou a favor da retomada, sem dúvida. Mas o GRCT precisa garantir o cumprimento dos contratos, o que não tem acontecido com os lotes já licitados, por exemplo. É possível ampliar prazos e até reduzir exigências, mas temos que garantir o ar-condicionado e o tipo de frota de acordo com a demanda de passageiros. São questões essenciais. O órgão, na verdade, precisa melhorar seu quadro técnico para conseguir isso”, critica. “Para nós, essa retomada é uma completa novidade. Só esperamos que o processo aconteça para beneficiar a população. Que o Estado não continue socorrendo o setor empresarial como faz até hoje”, alerta Pedro Joseph, da Frente de Luta Pelo Transporte Público.
Abaixo, detalhes da licitação apresentada pelo governo de Pernambuco ainda em 2013:


Fonte: De Olho no Transito > Publicado por Roberta Soares

sábado, 1 de setembro de 2018

COMUNICADO SOBRE INTERDIÇÃO AV GUARARAPES

Feira Geek altera paradas de ônibus na Avenida Guararapes


A Banca Guararapes promove, neste sábado (01/09), a 6ª edição da Feira Asgardiana. O evento sobre quadrinhos e cultura pop tem início às 10h, na pista local da Avenida Guararapes. O trecho estará interditado no sentido subúrbio/cidade e, por isso, o Grande Recife modifica algumas paradas de ônibus localizadas nesta área.

Até o término do evento, previsto para as 19h, as linhas 511 – Alto do Mandu, 516 – Casa Amarela (Nova Torre) e 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva) que fazem ponto na parada nº 180329, localizada na calçada lateral da Avenida Guararapes, serão atendidas pela parada de nº 180327. Este ponto para embarque e desembarque de passageiros fica no canteiro central da via e nele também param as linhas 100 – Circular (Conde da Boa Vista) e 167 – TI Tancredo Neves (IMIP).

Já os usuários das linhas 313 – San Martin (Abdias de Carvalho) e 315 – Bongi, que normalmente utilizam a parada nº 180330, ainda na calçada lateral da Avenida Guararapes, deverão usar a parada de nº 180328. Esta última também fica no canteiro central da via. Porém, atende as linhas 053 – Shopping RioMar (Opcional) e 331 – Totó (Jardim Planalto).

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INTERDIÇAO NA MASCARENHAS DE MORAES PARA ENSAIOS DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Preparação para Desfile Cívico interdita Avenida Mascarenhas de Moraes


Um trecho da Avenida Mascarenhas de Moraes será interditado, neste sábado (1º de setembro), para o ensaio do Desfile Cívico de Sete de Setembro. A via fica fechada entre a Rua Coronel Fabriciano, próximo ao Atacado dos Presentes, e a Rua Jalisco, perto do Geraldão, das 20h às 21h. Por isso, o Grande Recife muda o itinerário de todas as linhas de ônibus que passam pela região, no sentido subúrbio/cidade.

Confira, abaixo, o desvio:

...Avenida Mascarenhas de Moraes, Rua Coronel Fabriciano, Avenida Sul, alça de subida do Viaduto Tancredo Neves, Viaduto Tancredo Neves, Avenida Recife, Rua Gonçalves de Magalhães, Rua Joaquim Pessoa, Rua Jornalista Cleofas de Oliveira, Avenida Mascarenhas de Moraes...

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sexta-feira, 31 de agosto de 2018

MAIS DE 200 ASSALTOS A ÔNIBUS

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Passou de 200 o número de assaltos a ônibus em agosto no Grande Recife
cerca de 10 pessoas foram responsável pelo crime

Passou de 200 o número de assaltos a ônibus em agosto no Grande Recife
Só nas últimas 24h, seis ônibus, incluindo três BRTs, foram assaltados na Região Metropolitana do Recife


Com informações da Central de Apuração/ SJCC


Chegou a 201 o número de ônibus assaltados na Região Metropolitana do Recife neste mês de agosto. As informações são da Editoria de Policia da Rádio Jornal em conjunto com o Sindicato dos Rodoviários.

Só nas últimas 24h, seis coletivos foram alvos de assaltantes no Grande Recife. Em um desses casos, um ônibus que fazia a linha TI Xambá (Príncipe), foi assaltado por um grupo de 10 pessoas.

Durante a ação, que ocorreu na Avenida Luís Correia de Brito, em Sítio Novo, Olinda, um casal anunciou o assalto e rendeu o motorista, que foi obrigado a parar na parada seguinte para que os outros suspeitos pudessem subir.

Uma passageira foi agredida com um tapa no rosto após se recusar a entregar o celular. Os suspeitos, que ainda não foram identificados, levaram uma renda de R$ 100 do coletivo além dos pertences dos passageiros. O caso foi registrado na delegacia do Varadouro.
Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:

  • 10h: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Proximidades da Cidade Tabajara
  • 13h10: (BRT) TI Abreu e Lima/PCR – Na PE-15, Bultrins

  • 17h20: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Na PE-15

  • 18h50: TI Xambá/Príncipe – Avenida Luis Correia de Brito, Sítio Novo

  • 19h10: Beberibe/Derby – Avenida Beberibe, no Fundão

  • 21h: Jardim São Paulo – Avenida Abdias de Carvalho, nos Torrões
2018

# Desde o dia 1° de janeiro até as últimas horas, 1.718 coletivos foram assaltados no Grande Recife.

fonte:  Radio Jornal

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

TROCA DO VEM LIVRE ACESSO ESTA ENCERRANDO

Grande Recife lembra o prazo final para a troca dos cartões VEM Livre Acesso

Há quase dois meses, o Grande Recife iniciou a troca dos cartões VEM Livre Acesso. Até o momento, pouco mais de 19 mil beneficiários responderam ao chamado e outros 16 mil ainda precisam comparecer ao Posto de Atendimento do VEM e realizar a substituição do documento. O processo é inteiramente gratuito, mas deve ser agendado por site ou telefone até o dia 31 de dezembro. É importante não deixar para a última hora.
O número de atendimentos até este mês de agosto pode parecer alto, mas é importante destacar que do total de beneficiados pelo programa, 45% ainda não realizaram a troca. Por isso, o Grande Recife refaz a convocação já que identificou uma queda na procura pela troca dos cartões. A substituição é fundamental para os usuários que já possuem o benefício e visa inibir fraudes com a utilização irregular dos cartões, garantindo a gratuidade de pessoas com deficiência.
Para solicitar a troca, o beneficiário deve acessar o site www.troqueseuvem.com.br e digitar o número do CPF. Em seguida, confirmar os dados que aparecem na tela, além de informar número de telefone e e-mail. Depois, o usuário deve escolher o dia e horário que será atendido para só então finalizar o agendamento. Este mesmo procedimento pode ser feito pelos telefones 3125-7575 ou pela Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife (0800 081 0158).
No dia e hora marcados para o atendimento, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento do VEM – localizado na Rua da Soledade, nº 259 – munido de CPF, documento oficial com foto (RG, carteira de motorista ou profissional) ou Certidão de Nascimento para menor de 16 anos que não possua RG e cartão VEM Livre Acesso que deverá ser entregue no ato da troca pelo cartão novo.
É importante destacar que nem todos os cartões VEM precisam ser trocados, somente os de Livre Acesso. Alguns usuários já fizeram a troca no início do ano. Estes também não precisam mais substituir seus cartões. Apenas aqueles que possuem a gratuidade e o documento com o layout antigo devem fazer a troca.
Isso acontece porque algumas pessoas tiveram o benefício indeferido e o cartão cancelado durante o processo de recadastramento iniciado em novembro de 2016. Mesmo assim, continuam embarcando nos ônibus, pois, apesar de bloqueados, os cartões ainda possuem o mesmo visual daqueles utilizados por quem permaneceu com o direito à gratuidade.
Atualmente, pouco mais de 35 mil usuários são beneficiados com o VEM Livre Acesso e o cartão possui dois layouts: um individual e outro para pessoas com deficiência que precisam de acompanhante. A expectativa do Grande Recife e da Urbana-PE é trocar todos estes cartões até o fim do ano porque, a partir de janeiro de 2019, apenas os documentos com o novo visual serão aceitos nos ônibus.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
Serviço:
Troca dos cartões VEM Livre Acesso
Posto de Atendimento do VEM
Rua da Soledade, 259 – bairro da Boa Vista

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

ATENÇÃO USUÁRIOS DO BARRO MUDANÇAS IMPORTANTE NAS LINHAS DA MACAXEIRA

Duas linhas que trafegam pela BR-101 mudam temporariamente o itinerário





O Grande Recife mudou temporariamente o itinerário de duas linhas que transitam entre os Terminais Integrados do Barro e da Macaxeira, pela BR-101, no sentido Jaboatão/Recife. A alteração acontece porque parte da rodovia, na área próxima ao viaduto após o CEASA, está interditada para obras de recuperação do pavimento. Confira, abaixo, as linhas e o desvio:

202 - Barro/Macaxeira (Várzea)
foto: ilustrativa pesquisa web


207 - Barro/Macaxeira (BR-101)

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foto: ilustrativa pesquisa web

...BR-101, viaduto de acesso à Avenida Abdias de carvalho, alça de retorno para Avenida Recife, Avenida Recife, BR-101 (Engenho do Meio)...

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fonte: Via e-mail a redação >GRCT

terça-feira, 28 de agosto de 2018

BRT CORREDOR LESTE OESTE ESTA SENDO INVADIDO PELA BANDIDAGEM E OS USUÁRIOS PEDEM POR SEGURANÇA




INVESTIDA NA ESTAÇÃO DO CAVOUCO

Grande Recife: Seis ônibus são assaltados nas últimas 24h
Dentre os casos, um passageiro reagiu e baleou um suspeito que teria acabado de assaltar o ônibus BRT da linha Camaragibe/Derby



JAÍLSON SILVA

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Foto meramente ilustrativa


Com informações da Central de Apuração/ SJCC



Seis ônibus foram alvos de assaltantes nas últimas 24h no Grande Recife. As informações são da Editoria de Polícia da Rádio Jornal em conjunto com o Sindicato dos Rodoviários.


Dentre os casos, um homem foi baleado no rosto após assaltar um ônibus BRT da linha Camaragibe/Derby na noite dessa segunda-feira (27). De acordo com a polícia, Dois homens armados, com faca e arma de fogo, anunciaram o assalto ao veículo que estava trafegando pela Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, por volta das 18h.


Após recolher os pertences dos passageiros, os suspeitos e desceram na altura da Estação Cavouco, quando um passageiro armado resolveu reagir e disparou contra o homem que estava armado de faca.


O suspeito baleado no rosto foi encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área central do Recife, onde está sendo custodiado pela polícia. O outro suspeito, que estava com uma arma de fogo, conseguiu fugir.


Com esses números e até o momento, chegou a 181 o número de assaltos a ônibus em agosto. Do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 1.698 investidas contra coletivos foram registradas.
Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:


5h: Joana Bezerra/Boa Viagem – Na Joana Bezerra



9h40: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Na PE-15, nos Bultrins


11h: (BRT) TI Abreu e Lima/PCR – Na PE-15, na Cidade Tabajara


15h: Zumbi do Pacheco – No Ibura




15h30: TI Xambá/Joana Bezerra – Na Joana Bezerra


18h10: (BRT) TI Camaragibe/Derby – Na Estação Cavouco, Avenida Caxangá.

assista o vídeo >
vídeo > Jaílson silva

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ATENÇAO MARANGUAPE I COMPESA VAI CAVAR E SANEAR SEU BAIRRO

Serviço de saneamento muda o itinerário de cinco linhas em Maranguape I

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Uma obra de saneamento interdita completamente a Rua Manuel Quirino Tavares, em Maranguape I – Paulista. O serviço tem início desta terça-feira (28), a partir das 09h, e previsão de término no domingo (02/09). Até lá, o Grande Recife Consórcio muda o itinerário de cinco linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, os desvios:

1907 - Paulista/Rio Doce - via PE-022
1928 - Maranguape II (Bacurau)
1929 - Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
1996 - Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)

Sentido Paulista/Olinda
...Rodovia PE-022, Rua 9, Avenida Colibri...

1907 - Paulista/Rio Doce - via Bultrins
1929 - Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
1996 - Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)

Sentido Olinda/Paulista
...Avenida Colibri, Rua 9, Rodovia PE-022...

1952 - Maranguape I/TI Pelópidas - via Manoel Quirino

Sentido Paulista/Olinda

Sentido Paulista/Olinda
...Avenida Colibri, Rua 9, Rodovia PE-22...

1952 - Maranguape I/TI Pelópidas - via Nelson Ferreira

Sentido Paulista/Olinda
...Rodovia PE-022, Rua 9, Avenida Colibri...

Sentido Olinda/Paulista
...Avenida Brasil, Avenida Manoel Quirino Tavares, Rua 9, Rodovia PE-022...

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sábado, 25 de agosto de 2018

ANTENÇAO SITIO NOVO SUA LINHA DE ÔNIBUS VAI MUDAR O TRAJETO HOJE

Linha 812 – Sítio Novo (Avenida Norte) tem mudança de itinerário neste sábado (25)


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Um serviço de recuperação de pavimento na Rua Marquês de Baipendi, no bairro de Campo Grande, muda temporariamente o itinerário da linha 812 – Sítio Novo (Avenida Norte). O trabalho acontece neste sábado (25), no trecho compreendido entre a Rua Voluntários da Pátria e Rua Jerônimo Viléla, a partir das 08h. Confira, abaixo, o desvio de itinerário proposto pelo Grande Recife enquanto durar o serviço:

...Rua Marquês de Baipendi, Rua Voluntários da Pátria, Rua Franklin Távora, Rua Jerônimo Viléla...

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sexta-feira, 24 de agosto de 2018

MORTE EM COLETIVO AGORA A NOITE NO CABO SANTO AGOSTINHO

LATROCÍNIO

Passageiro é assassinado durante assalto a ônibus no Grande Recife


FONTE: TV Jornal / JC Online


Foto: Google Street View


Um passageiro morreu após ser baleado durante um assalto a ônibus na noite desta sexta-feira (24), no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Polícia Militar, inicialmente, suspeita-se de que a vítima tenha se assustado ou reagido ao assalto.
Ainda segundo a Polícia Militar, o passageiro, ainda não identificado, foi socorrido ainda com vida para o Hospital Mendo Sampaio, também no Cabo, mas morreu após dar entrada na unidade.


O assalto

Por volta das 18h, três suspeitos subiram no ônibus de linha Cabo (Cohab) / TI Cajueiro Seco e anunciaram o assalto. O caso ainda está sendo apurado pela Polícia Militar.

ARENA TEM JOGO DOMINGO E ESQUEMA ESPECIAL COM BRT NO DERBY

Jogo decisivo do Náutico tem esquema especial de mobilidade


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O Náutico fará neste domingo (26) o jogo mais importante do ano Vai enfrentar o Bragantino (SP), no jogo da volta das quartas de final do Brasileirão da Série C. O confronto será às 17h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Para o torcedor que for curtir o jogo de transporte público, o Grande Recife preparou um esquema especial para te deixar em frente ao estádio. Confira:

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Quem vier pelo Derby, a linha especial 058 – Expresso (Arena) circulará a partir das 13h00. O serviço terá tarifa de R$ 15,00, tendo direito à ida e volta, com uso de pulseira. O pagamento será somente em dinheiro. Serão três veículos do tipo BRT, com ar condicionado que seguirão diretamente para o local do jogo. Os ônibus sairão da pista norte da Praça do Derby, próximo ao Banco Bradesco.
Já para o torcedor que for pela linha Centro do Metrô, é só desembarcar na estação Cosme e Damião. No TI Cosme e Damião, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena estará à disposição do torcedor a partir das 13h. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa. Logo após o término do jogo, o usuário deverá se deslocar ao mesmo local que desembarcou na linha 047 para voltar para casa.
O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), somente para reclamações.

ATENÇÃO VÁRZEA E CDU INTERDIÇÃO

Evento Cultural na Várzea altera itinerário da linha 2432 – CDU (Várzea)


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A nona edição do Festival de Inverno da Várzea vai trazer muita música, dança, poesia e artesanato para o bairro. Por isso, parte da Rua Coronel Pacheco – ao lado da Praça Pinto Dâmaso – será interditada das 16h desta sexta-feira (24) até as 23h do sábado (25). Neste período, o Grande Recife altera o itinerário da linha 2432 – CDU (Várzea) no sentido ponto de retorno/terminal.

Confira, abaixo, o desvio de itinerário do ônibus durante o Festival:

...Rua Mário Campelo, Rua João Francisco Lisboa, Rua Francisco Lacerda, Rua Amaro Gomes Poroca, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Av. Afonso Olindese…

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
fonte: GRCT

domingo, 19 de agosto de 2018

BRIGAS DE TORCEDORES DO SANTA E REMO AFETAM USUÁRIOS DE ÔNIBUS E PESSOAS SAEM FERIDAS



OLINDA

Ônibus é depredado e passageiros ficam feridos em briga de torcidas


JAILSON SILVA

Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
Uma confusão entre torcedores do Sport e do santa Cruz terminou com um ônibus destruído e duas pessoas feridas no bairro de Sítio Novo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O caso aconteceu quando o coletivo, que fazia a linha Rio Doce /CDU passava pela Avenida Francisco Pereira, nas proximidades do Centro de Convenções. 
Membros da torcida do Sport, que estavam fora do veículo, começaram a provocar torcedores do Santa Cruz, que estavam dentro do ônibus. Teve início um confronto, e os torcedores do Sport começaram a jogar pedras no coletivo, atingindo dois passageiros, um no braço e outro na cabeça.

Polícia

As vítimas forma socorridas, e a Polícia Militar foi acionada. Os policiais fizeram diligências pela área, mas não encontrram os responsáveis. Até o momento, ninguém foi preso.
FONTE: TV JORNAL

ATENÇÃO BONGI NOVA CICLOFAIXA


Ciclofaixa Estrada do Bongi começa a funcionar nesta segunda-feira


Jailson Silva

Foto: Divulgação / CTTU
A ciclofaixa Estrada do Bongi entra em operação nesta segunda-feira (20). O equipamenteo, que contará com 2,66 km de extensão e será bidirecional, se conectará com as rotas cicláveis Antônio Curado, Cavouco, Inácio Monteiro, Tiradentes, Arquiteto Luiz Nunes, Jardim São Paulo e Compaz Ariano Suassuna, além das futuras prospecções da II e III perimetral, que serão implantadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB)
Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a ciclofaixa compõe a Rede Cicloviária Complementar foi implantada em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR), que registra 52 km de rotas existentes, sendo 27,86 (53%) implantados desde 2013.

Percurso

A Ciclofaixa Estrada do Bongi terá início na Rua Carlos Gomes, e seguirá pela Estrada do Bongi, Rua Pedro Américo, que passará a ser mão única, pela Rua Isaac Markman, Rua Itapemirim até a Rua Cônsul Vilares Fragoso, atendendo diretamente os bairros do Prado, Bongi e San Martin.
Uma vez que o novo equipamento se conecta com outras rotas implantadas nas zonas Oeste e Sul da cidade, compondo uma malha cicloviária de 22 km, também serão atendidos os bairros do Engenho do Meio, Iputinga, Cordeiro, Torrões, Mangueira, Afogados, Mustardinha, Jardim São Paulo e Imbiribeira.
A maior parte do percurso da nova rota passa a ter velocidade regulamentada de 40 km/h. A CTTU também disciplinou o estacionamento nas ruas Pedro Américo e da Isaac Markman, que não terão permissão de estacionamento nos dois lados, e na Rua Itapemirim, que terá estacionamento permitido em um dos lados por horário. 

Multa

Durante as semanas seguintes ao início da operação do novo equipamento, serão destacadas equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar o trabalho de monitoramento e orientação aos condutores, ciclistas e também pedestres nos locais que receberam a nova rota.
Quem descumprir a sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estará passível de notificação. As multas podem variar de grave a gravíssima vezes três, com valores de R$ 195,23 (mais 5 pontos na CNH) a R$ 880,41 (mais 7 pontos na CNH).

O DESCASO DO MAU ATENDIMENTO FAZ UMA FAMÍLIA PASSAR POR APUROS A POIS SEREM LIBERADOS NO HOSPITAL DA MULHER


COTIDIANO
Bebê nasce em terminal de ônibus do Grande Recife
Caso aconteceu em Terminal Integrado de ônibus da estação Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife
JAÍLSON SILVA ( BLOGUEIRO)

Grávida deu a luz em terminal integrado
Grávida deu a luz em terminal integrado - Foto: Cortesia

Uma situação inesperada e um local inusitado para que o pequeno Levy Gabriel viesse ao mundo. O banco de madeira do terminal de ônibus da estação do metrô de Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife, foi o lugar improvisado para que a doméstica Rayane Duarte, de 24 anos, desse à luz ao filho, por volta das 5h30 deste sábado (18).


De acordo com o pai do bebê, o servente de pedreiro David Souza, ele e a esposa se dirigiam até o Hospital da Mulher do Recife, no bairro do Curado, na Zona Oeste da cidade, porque Rayane, grávida de oito meses, já sentia as contrações.


Na espera do ônibus até o destino, as dores ficaram mais intensas a ponto de o bebê não esperar mais. Felizmente, uma técnica de enfermagem, que aguardava o transporte na fila, ajudou a fazer os procedimentos do parto, que foi rápido, segundo Souza.


De acordo com a tia do bebê, Mayara Alessandra, Rayane tinha ido ao Hospital da Mulher há dois dias antes do menino nascer.

O bebê e a mãe passam bem. Rayane se recupera na Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana. A previsão é de que ela receba alta da unidade de saúde nesta segunda ou terça-feira. Levy Gabriel é o quinto filho do casal.


FONTE> RADIO JORNAL

sábado, 18 de agosto de 2018

TERMINAL DA LINHA 710 AGORA NA JOANA BEZERRA

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Grande Recife inverte o miniterminal e o ponto de retorno da linha 710

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Para melhorar a circulação dos ônibus no entorno da Praça João XXIII, no Alto José Bonifácio, o Grande Recife inverte o miniterminal e o ponto de retorno da linha 710 – Beberibe/Derby. A partir deste sábado (18), os veículos terão como terminal a Avenida Central, em frente ao Posto de Saúde São José do Roque, em Joana Bezerra. Já o ponto de retorno, será na Praça João XXIII.

Em dias úteis, a linha 710 – Beberibe/Derby atua com 14 veículos que, juntos, realizam 63 viagens. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.

Mais duas linhas de ônibus passarão pelo Largo da Encruzilhada


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O Grande Recife promove um ajuste no itinerário das linhas 714 – Alto José Bonifácio (Avenida Norte) e 717 – José Amarino dos Reis, a partir deste sábado (18), no sentido subúrbio/cidade. Com a mudança, as linhas deixam de trafegar pela Rua Fernando César, seguindo direto pela Avenida Beberibe até o Largo da Encruzilhada. Confira, abaixo, o novo itinerário:

...Avenida Beberibe, Largo da Encruzilhada (pista oeste/direita), giro à esquerda na Avenida Norte...

Por conta da alteração no percurso, as linhas 714 e717 deixam de atender as seguintes paradas: nº 120203 e nº 120204, ambas na Rua Fernando César; e nº 110019, na Avenida Norte. A opção para os usuários é a parada nº 120044, em frente ao Banco do Brasil, da Avenida Beberibe.

Caso o passageiro queira ir para a Rua Fernando César, o Grande Recife recomenda embarcar na linha 722 – Campina do Barreto, que continuará passando pela via, e se dirigir à parada nº 120203.

O Consórcio destaca que, com o novo itinerário, as duas linhas diminuem seu percurso em 260 metros. Ou seja, haverá uma redução no tempo de viagem dos coletivos.

fonte: GRCT

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
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sexta-feira, 17 de agosto de 2018

RELEMBRANDO UMA MATÉRIA DE 2016 E QUASE NADA MUDOU OU TEVE INICIO

MOBILIDADE EM PERNAMBUCO - Projetos de mobilidade, que incluem corredores de ônibus, ciclofaixas e alargamento de calçadas, estão parados no Recife.

 
Além da falta de recursos para contrapartida, município alega que projetos precisam de ajustes. A construção de uma alça no cruzamento da Avenida Dom Hélder Câmara com a Avenida Recife é um deles. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Três projetos que poderiam tirar o Recife do atraso no tema mobilidade, oferecendo prioridade ao transporte coletivo de passageiros, implantação de ciclofaixas bidirecionais, arborização das vias e alargamento das calçadas, estão parados, sem qualquer previsão de sair do papel, mesmo com recursos federais à disposição. São os corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, interligando as Zonas Oeste e Norte da capital, e o corredor Radial Sul, um elo entre o Ibura e a orla de Boa Viagem, na Zona Sul. Juntos, os três projetos totalizam R$ 812 milhões e estão com os recursos autorizados pelo governo federal, mas o município alega não dispor dos R$ 200 milhões necessários como contrapartida.

"Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”
Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão do Recife


Os corredores seriam viabilizados com recursos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades, anunciado pelo governo federal ainda em 2012, na época em que o País preparava a arrumação para a Copa do Mundo de 2014, com a promessa de remodelar a mobilidade em metrópoles. Essa verba estava no pacote de R$ 2,9 bilhões destinados à Região Metropolitana do Recife – e que incluía a implantação do sistema BRT, parcialmente implementado. Do total de R$ 812 milhões, R$ 150 milhões seriam apenas para custear as desapropriações de imóveis, fundamentais às obras.



Pela proposta divulgada na época, o corredor da Segunda Perimetral teria 18 quilômetros e ligaria o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passaria por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital.
Já o corredor da Terceira Perimetral ligaria a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul seria uma ligação direta entre a BR-101 (Quarta Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem. Pela última previsão da gestão municipal, as obras começariam, já com atraso, no segundo semestre de 2015.





Os corredores seriam viabilizados através de dois contratos. O primeiro, no valor de R$ 528,9 milhões, sendo R$ 389 milhões de empréstimo com recursos do FGTS e contrapartida do município no valor de R$ 139,8 milhões. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), os desembolsos dos recursos desse contrato são realizados conforme o percentual de obra executada, ou seja, nada ainda foi liberado. A vigência vai até fevereiro de 2018. O segundo contrato tem recursos do Orçamento Geral da União (OGU) no valor inicial de R$ 292 milhões. Devido a alterações, o valor subiu para R$ 329 milhões, sendo R$ 62 milhões de contrapartida do município. A quantia de R$ 27 milhões chegou a ser liberada pela União para a elaboração dos projetos dos três corredores, mas a prefeitura utilizou apenas R$ 5,5 milhões. A empresa JBR Engenharia foi contratada após licitação e teria começado os projetos.

Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebelo, reconhece a dificuldade do município, mas garante que os corredores são prioridade da gestão. “De fato, não conseguimos os recursos para entrar com a contrapartida. Boa parte do dinheiro viria do Banco Mundial, mas depois de vencermos uma longa etapa para viabilizar a liberação de US$ 220 milhões – que incluiria outros projetos da cidade –, a crise nacional fez com que o banco desistisse da modalidade de financiamento acertada e agora estamos refazendo todo o caminho”, explica. Na prática, a prefeitura teria que entrar com uma média de R$ 3 milhões por mês de contrapartida para dar início às obras.



Segundo o secretário, os projetos também passaram por diversos ajustes. “Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”, argumenta Rebelo.Para quem participou da captação dos recursos ainda em 2012, a análise é de que a atual gestão não priorizou os corredores. “É visível a falta de prioridade da prefeitura com os projetos. E o mais grave é que, se perderem esses recursos porque o prazo dos contratos expiraram, o Recife ficará numa situação difícil porque não conseguirá buscar novos recursos já que não fez o Plano de Mobilidade Urbana. Ou seja, o risco é grande. Esse discurso de que não há dinheiro não se sustenta. O dinheiro está disponível e, por incompetência, a gestão municipal não pode utilizá-lo”, alerta um técnico que acompanhou de perto a busca por recursos para os três corredores.



Quantidade de desapropriações para implantar o corredor de transporte na Terceira Perimetral é outro obstáculo, segundo a prefeitura

Diferentemente do PAC Copa, que contemplou a Via Mangue, as obras que receberem recursos do PAC 2 Mobilidade não teriam que, necessariamente, ficar prontas até o mundial de futebol, em 2014. Recife foi uma das nove cidades-sede de região metropolitana a ter projetos contemplados. Na época, o prefeito era João da Costa. Ao todo, 51 municípios brasileiros receberiam dinheiro do programa. Os recursos para o Brasil chegavam a R$ 32 bilhões, dos quais R$ 22 bilhões eram provenientes do governo federal.

Temos tudo isso pra que o Governo coloque em pratica as obras e até agora 2018 as coisas se arrastam ou já forem engavetadas, pois esta materia é de 2016 e só agora a 2 perimetral começou uma requalificação.

Vamos aguardar um novo governo em Pernambuco e veremos se as coisas andam;

Jaílson silva( Blogueiro)
fonte> JC Materia de 2016