quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Privatização metrô de Pernambuco nas mãos de Raquel Lyra

 

TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

PRIVATIZAÇÃO DO METRÔ: Raquel Lyra diz que Estado assumirá o Metrô do Recife e impõe duas condições

Atualmente, sistema metropolitano transporta menos da metade dos passageiros que já transportou

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Roberta Soares

Publicado em 04/09/2023 às 11:40 | Atualizado em 04/09/2023 às 12:19
Metrô do Recife amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos
Metrô do Recife amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos - GUGA MATOS/JC IMAGEM

governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou, pela primeira vez em público, que irá, sim, assumir a gestão do Metrô do Recife. Mas impôs duas condições para que o Estado receba o sistema metropolitano, que hoje transporta menos da metade dos passageiros que já transportou, amarga um déficit anual só de custeio de R$ 300 milhões e está sucateado a olhos vistos.

Segundo a governadora, é fundamental garantir a realocação dos 1.500 metroviários de Pernambuco no caso de o sistema ser concedido à iniciativa privada - que deverá acontecer - e ver, na prática, o aporte de R$ 2 bilhões para recuperar o metrô e devolver o padrão mínimo de operação.

“Diante do compromisso do governo federal de nos ajudar a requalificar o Metrô do Recife, o governo do Estado pode, sim, assumir o sistema. Essa é a proposta que está sendo colocada. Mas existem dois pontos fundamentais para que aceitemos e que já foram discutidos com o governo federal”, afirmou a governadora.

“Salvaguardar os 1.500 trabalhadores metroviários, que devem ter suas funções reorientadas para outros órgão do governo. O governo federal se comprometeu que não iria acontecer com o que aconteceu com os metroviários em Minas Gerais, em que todos entraram no Programa de Demissão Voluntária”, disse.

Segundo Raquel Lyra, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assumiu o compromisso de que todos seriam acolhidos no governo federal. As declarações foram dadas em entrevista à TV Globo, nesta segunda-feira (4/9).

APORTE FEDERAL DE R$ 2 BILHÕES NO METRÔ DO RECIFE

Campanha dos metroviários do Recife está sendo veiculada em diversas mídias e coloca o presidente Lula contra a parede porque o metrô ainda segue na linha da privatização - Blog Imagem

O segundo ponto condicionante para o Estado assumir o Metrô do Recife seria o investimento federal de pelo menos R$ 2 bilhões para requalificar o sistema metropolitano, que, sem trens, está na iminência de uma paralisação técnica.

Atualmente, são 17 composições operando nos horários de pico na Linha Centro e outras 13 na Linha Sul, o que provoca intervalos de quase dez minutos.

“O fato é que o Metrô do Recife precisa de investimentos. Se ele vai ser feito pelo Estado ou pelo governo federal, pouco importa para a população. O que importa é que as coisas possam andar para frente”, disse.

“Temos a garantia do governo federal de que será realizado o aporte de R$ 2 bilhões para requalificar o sistema e, assim, podermos andar com a concessão e haver recursos da iniciativa privada”, afirmou a governadora.

Segundo Raquel Lyra, os estudos do BNDES já foram retomados e grupos de trabalho serão criados para acompanhar tudo de perto. A garantia teria sido dada pela secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior.

Segundo a governadora, é fundamental garantir a realocação dos 1.500 metroviários de Pernambuco no caso de o sistema ser concedido à iniciativa privada - GUGA MATOS/JC IMAGEM

METRÔ ATENDE A TODAS AS CIDADES DO GRANDE RECIFE DIRETA OU INDIRETAMENTE

O Metrô do Recife é metropolitano e os quase 200 mil passageiros que os utilizam diariamente são moradores da capital e do Grande Recife. Principalmente da capital pernambucana, para onde mais de 80% dos deslocamentos urbanos da região se dirigem.

O metrô atende diretamente quatro cidades - Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe -, mas, com a integração com os ônibus, todas as cidades acabam sendo atendidas.

CONFIRA ALGUNS DADOS QUE MOSTRAM A DIMENSÃO E A CRISE ENFRENTADA PELO METRÔ DO RECIFE

*Apenas as quatro cidades atendidas diretamente pelo Metrô do Recife representam 67,8% da população da RMR.
* O Metrô do Recife vem recebendo, desde a gestão do ex-presidente Michel Temer, entre 30% e 50% do orçamento necessário apenas para custeio da operação.
* O déficit operacional do metrô é de R$ 300 milhões por ano.
* O sistema precisaria, segundo estudos da própria CBTU Recife, de pelo menos R$ 2 bilhões para se reerguer e voltar a ter a operação que tinha há dez anos.
* O sistema está operando atualmente com apenas 17 trens nos horários de pico (10 trens na Linha Centro e 7 na Linha sul) e 13 no fora pico, chamado vale (8 trens na Linha Centro e 5 na Linha Sul).
* Transporta apenas 176 mil passageiros por dia. Já foram 25 trens em operação e quase 400 mil pessoas transportadas diariamente.
* A falta de infraestrutura faz com que os intervalos do sistema cheguem a 15 minutos mesmo nos horários de pico.

O valor de quase R$ 2 bilhões seria para aquisição de 20 novos trens, recuperação das composições que ainda operam (atualmente são apenas 17 veículos), requalificação da rede férrea onde rodam os trens e da estrutura física do sistema (estações de passageiros e subestações de energia).

Somente a aquisição de novos trens custaria R$ 900 milhões. O restante do valor, que totalizam R$ 866 milhões, seria para as outras intervenções.

CONFIRA OS VALORES POR EQUIPAMENTO:

Total necessário: R$ 1,8 bilhão

Aquisição de 20 novos trens: R$ 900 milhões
Recuperação da via permanente (rede férrea onde circulam os trens): R$ 245 milhões
Recuperação do material rodante (trens e veículos de manutenção): R$ 304 milhões
Recuperação e requalificação das edificações do sistema (estações): R$ 51 milhões
Recuperação e requalificação dos sistemas físicos (subestações de energia): 260 milhões

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quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Integração Temporal segue em frente

foto ilustrativa divulgação Grct 


passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

TARIFA INDEVIDA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Foto Divulgação Grct Consórcio 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transporte 

 

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

GREVE METRÔ DECRETADA


Sindmetro em assembleia nesta noite 02/8/33, decidiu pela greve por tempo indeterminado a

partir das 22hrs desta quarta-feira 2/8/23.

Reivindicações pela desratização da CBTU e garantia de emprego transferência para outros órgãos públicos, caso venha ser privatizado.

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

GREVE METRÔ DECRETADA