quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Governo Paulo Câmara dois mandatos e 8 anos de abandono no transporte público na Região Metropolitana do Recife

 

Caos e calor nos ônibus do Grande Recife 

A gestão Paulo Câmara também ignorou os problemas do Metrô do Recife, apesar de ele atender diretamente quatro municípios da RMR e ser essencial para todo o Grande Recife - 


Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

LICITAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS

A conclusão da licitação das linhas de ônibus da RMR foi outro projeto que o PSB, nos 15 anos à frente da gestão do transporte público da RMR, não conseguiu. É uma dívida de quase uma década. A licitação das linhas de ônibus foi lançada na gestão Eduardo Campos, implantada parcialmente, mas engavetada um ano depois devido aos altos custos estimados no Brasil da Copa do Mundo de 2014. Somente agora, em 2022, a proposta foi refeita pelo Estado, que não conseguiu lançar a licitação por causa de ajustes e das eleições.

BRT PERNAMBUCANO

Empresas mobi-pe e CoNorte começam a desativar os brts substituição por ônibus 12m padrão seria um adeus aos articulados...18m 21m e trucados 15m ?

A segunda gestão de Paulo Câmara conseguiu avançar no resgate do Sistema BRT da Região Metropolitana do Recife, batizado de Via Livre, apesar de o sistema seguir incompleto e com um dos dois corredores operando parcialmente. Isso tudo oito anos depois de inaugurado pelo mesmo PSB.

Mas, além de ser totalmente vandalizado, o BRT nunca alcançou a demanda prevista de 300 mil passageiros por dia - são menos de 200 mil - e caiu no descrédito entre os usuários, que não conseguem distingui-lo de um serviço de ônibus comum.

Por outro lado, foi no último ano de governo Paulo Câmara que o BRT começou a se reorganizar com a gestão privada dos equipamentos e o projeto de reurbanização da PE-15. 

Matéria  JC com Roberta Soares 


"Porém todavia tarde e  ações medianas sem solução pra um projeto do brt Pernambuco "

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 

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