terça-feira, 12 de junho de 2012
Viadutos já eram tidos como solução na época em que a via foi construída. Hoje, não há mais consenso
Uma pesquisa nos arquivos do Diario trouxe-nos à tona o que se pensava sobre a Avenida Agamenon Magalhães na década de 1970. Há mais de 40 anos, a solução apontada por arquitetos e urbanistas para acabar com os pontos de conflitos na via eram os viadutos. Hoje, não há mais unanimidade. Até quem defendeu a construção de elevados tem dúvidas. Na edição de hoje, fazemos um resgate das ideias do passado e mostramos o que elas podem significar para o futuro da primeira perimetral da cidade.
No início da década de 1970, o Recife tinha uma frota de cerca de 50 mil veículos. Já naquela época, havia uma preocupação com pontos críticos da Avenida Agamenon Magalhães. No governo de Geraldo Magalhães foram projetadas soluções de tráfego nas imediações da antiga fábrica Tacaruna e nos cruzamentos da Rua Odorico Mendes, da Avenida Norte, da Avenida João de Barros, da Rua do Paissandu e do Parque Amorim. O então prefeito, que comandou a abertura da avenida, cujas obras tiveram continuidade nos governos seguintes, chegou a deixar uma maquete com a previsão de construção de sete viadutos e a ponte da Ilha Joana Bezerra. Em nossa pesquisa, encontramos registros jornalísticos e relatos como o do arquiteto e assessor de planejamento do governo Geraldo Magalhães, Waldecy Fernandes Pinto, que participou das soluções viárias para acabar com os engarrafamentos.
Hoje, a nossa frota é 10 vezes maior, mas as ideias do passado estão sendo resgatadas com o objetivo de resolver conflitos viários e aumentar a velocidade da via. No governo de Geraldo Magalhães estavam previstos sete viadutos e mais o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra. Dos sete previstos, foram erguidos quatro: o viaduto-ponte da Ilha Joana Bezerra e os viadutos Capitão Temudo, Avenida Norte e João de Barros. Na época, já se desenhava a construção dos elevados da Paissandu, Parque Amorim e Odorico Mendes, além de outro na altura da fábrica Tacaruna. Quatro décadas depois, os viadutos ressurgem para acabar com os conflitos em quatro cruzamentos. O cruzamento da Odorico Mendes, que até hoje é problemático, ficou de fora. Dessa vez, foram incluídos os cruzamentos do Parque Amorim, Paissandu, Rui Barbosa e Bandeira Filho.
De acordo com o historiador Luís Manuel Domingues, que abordou as obras viárias da Agamenon na sua tese de doutorado, foi a partir de Geraldo Magalhães que se elaborou um plano urbanístico para a via, contendo jardins, áreas de parqueamento e outras destinadas à instalação de equipamentos urbanos como área de lazer, esportes e postos de combustíveis. “Todo o conjunto de obras estava previsto para ser executado ao longo da década de 1970, durante a gestão de três prefeitos”, relatou o historiador.
Uma avenida expressa com ares de modernidade. Era assim que o prefeito Geraldo Magalhães queria que seu legado fosse lembrado. A via, no entanto, tem hoje trechos com velocidade média de 5 km/h no rush, como o cruzamento da Rua do Paissandu.
Ao final da década de 1970, a Agamenon estava praticamente concluída, no governo do prefeito Antônio Farias (1975 a 1979), que construiu o elevado do Cabanga e a segunda ponte sobre o Rio Pina. Coube ao prefeito Augusto Lucena fazer a abertura, a pavimentação e alargamento até o Derby, além do viaduto da Avenida Norte.
De acordo com o historiador, o objetivo principal era dotar a cidade de um sistema viário capaz de viabilizar o fluxo nos diversos sentidos e evitar retenções. Hoje sabe-se que o alargamento de vias e construção de elevados, somente, não resolvem os deslocamentos a longo prazo.
A avenida Canal
Implantação do corredor mudou cenário ocupado por famílias de baixa renda
Por muito tempo, a Agamenon Magalhães era conhecida como Avenida Canal. Sua construção modificou o cenário por onde passava um canal e viviam famílias de baixa-renda. Na obra, foram removidos 178 mocambos, dos 1,2 mil existentes no trecho entre o Tacaruna e a Avenida Norte. Até hoje há comunidades pobres nessas imediações.
O Recife passava a abranger o tráfego de todos os subúrbios. Quem saísse de Afogados em direção a Olinda, por exemplo, não precisava mais ir ao Centro. “Pensamos em um plano urbanístico que é usado até hoje”, afirma o arquiteto Waldecy Pinto.
Apesar de se tornar uma via estratégica, a Agamenon também se transformou em um calcanhar de Aquiles. Qualquer problema impacta o trânsito em toda a cidade. Talvez por isso, ela é o principal palco de protesto dos movimentos sociais. Basta uma faixa interditada para chamar muita atenção.
Esgotamento
Para se ter uma ideia de como a via está esgotada, a velocidade média geral nos horários é de 18km/h. Segundo o arquiteto Waldecy Pinto, as vias locais foram pensadas para os ônibus. “Infelizmente não foram criadas faixas exclusivas como se projetava originalmente”, revelou. Ainda segundo ele, naquela época não se pensava em ciclovias.
Fonte: Diário de Pernambuco
Mais um começo de semana, e mais um dia de tormentos para quem precisa usar o transporte público na Região Metropolitana do Recife, e nas ultimas semanas a situação está mais que delicada com a greve dos metroviários que não parece ter fim.
A situação do metrô está calamitosa, chega até ser aconselhável enfrentar mesmos os engarrafamentos e perder 20. 30 minutos do que ser masacrado dentro dos vagões do metrô.
Não dá para imaginar, somente mesmo usando o serviço é que se vê o sofrimento da população para irem ao trabalho, escola, etc;
É como se a lei da fisíca fosse novamente estudada, pois chega a ter mais de 10 passageiros por metro quadrado, a situação é tão preocupante que as vezes não dá nem para respirar.
Frases dos Passageiros
As frases dos passageiros são até ilárias dentro deste descaso do governo como por exemplo: ''Eu não entrei no metrô, me colocaram'' e " Não precisa nem segurar, pois não tem como cair, de tão lotado que está".
Hoje por exemplo foi preciso esperar 02 metrôs para depois ser empurrada no terceiro, disse a vendedora Claudia, que trabalha na Cde da Boa Vista, no centro da cidade.
Terminal Integrado do Recife
E o Blog Meu Transporte resolveu ir a fundo para também vê como estava a situação no desembarque, na estação Recife, e o que vimos foi filas e mais filas, ou seja, muitos sairam de um Metrô superlotado e ainda foram enfrentar mais um ônibus lotado para poderem chegar a seus destinos.
Terminal do Cais de Santa Rita com muitas Filas
Na volta estavamos no terminal do Cais de Santa Rita, onde vimos enormes filas, mas a que chamoumais atenção foi a fila da linha Jaboatão, onde mais de 100 pessoas reclamavam da demora do ônibus, essa enorme aglomeração nesta linha é o retrato desta greve dos metroviários que já vai completar 30 dias.
Os funcionários do sistema de metrôs reivindicam um reajuste de 5,13% em seus salários, além de melhorias nas condições de trabalho e um pano de saúde nacional. Por outro lado, o Governo Federal não apresentou nenhuma proposta de reajuste para este ano.
Depois desse dia de caos no transporte público fica a pergunta no ar? Será que o sistema de transporte na Região Metropolitana do Recife vai bem? Pois o que vimos hoje é uma total falta desrespeito com a população que precisa usar todos os dias esses meios de transporte.
Leia: Greve no Metrô Completa 20 Dias
Blog Meu Transporte
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sexta-feira, 8 de junho de 2012
FORRÓ DA CAPITÁ 2012
Consórcio reforça 15 linhas para o São João da Capitá
Os “forrozeiros” que irão curtir o São João da Capitá contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Os shows serão realizados no Chevrolet Hall, nos dias 08 e 09 de junho, com previsão de início às 19h. Nos dois dias de festa, serão 88 viagens e três ônibus a mais divididos em 15 linhas, a partir das 18h até às 4h da manhã seguinte. Ao todo, serão 199 ônibus e 1.767 viagens durante o evento.
Para a ida, os usuários contarão com nove linhas que terão um reforço de 43 de viagens. Seis delas, que terão seu itinerário alterado no sentido subúrbio/cidade, no período do evento, irão utilizar, cada, um veículo realizando o retorno no Viaduto do Tacaruna, deixando os usuários mais próximos do Chevrolet Hall. As linhas são: 050 - PE-15/Boa Viagem, 910 – Rio Doce/Piedade, 913 - PE-15/Joana Bezerra, 915 - PE-15 e 986 – Rio Doce/Derby.
Já os usuários das linhas 821 – Jardim Brasil I/Estrada de Belém, 823 – Jardim Brasil II/Estrada de Belém e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) contarão apenas com reforço de viagem. Todas as linhas funcionarão das 18h às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA ABAIXO).
Na volta para casa, o reforço ocorre em seis linhas bacurau que operam nas madrugadas, da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Quatro dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do evento e outras duas passam em frente ao Chevrolet Hall. Serão 45 viagens a mais, totalizando 76 atendimentos nos dias do evento. As linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no centro. (VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO).
O objetivo do Consórcio com o reforço não é apenas garantir uma maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas estimular o uso do transporte coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais, e, consequentemente, engarrafamentos. Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158.
SERVIÇO
TOTAL DE LINHAS DE IDA – 9
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 6
Linhas que atendem diretamente o Chevrolet Hall na ida:
043 - AEROPORTO / TACARUNA (DERBY)
050 - PE - 15/BOA VIAGEM
910 - PIEDADE/RIO DOCE
950 - ENG. MARANGUAPE / VARADOURO
913 - PE 15/JOANA BEZERRA
915 - PE 15
986 - RIO DOCE/DERBY
Linhas que atendem as proximidades Chevrolet Hall na ida:
823 - JARDIM BRASIL II/ EST.DE BELÉM
821 - JARDIM BRASIL I / EST. DE BELÉM
Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall na volta:
985 - RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
827 - IGARASSU (BACURAU)
Linhas bacurau que atendem diretamente Chevrolet Hall na volta:
846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Consórcio reforça 15 linhas para o São João da Capitá
Os “forrozeiros” que irão curtir o São João da Capitá contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Os shows serão realizados no Chevrolet Hall, nos dias 08 e 09 de junho, com previsão de início às 19h. Nos dois dias de festa, serão 88 viagens e três ônibus a mais divididos em 15 linhas, a partir das 18h até às 4h da manhã seguinte. Ao todo, serão 199 ônibus e 1.767 viagens durante o evento.
Para a ida, os usuários contarão com nove linhas que terão um reforço de 43 de viagens. Seis delas, que terão seu itinerário alterado no sentido subúrbio/cidade, no período do evento, irão utilizar, cada, um veículo realizando o retorno no Viaduto do Tacaruna, deixando os usuários mais próximos do Chevrolet Hall. As linhas são: 050 - PE-15/Boa Viagem, 910 – Rio Doce/Piedade, 913 - PE-15/Joana Bezerra, 915 - PE-15 e 986 – Rio Doce/Derby.
Já os usuários das linhas 821 – Jardim Brasil I/Estrada de Belém, 823 – Jardim Brasil II/Estrada de Belém e 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby) contarão apenas com reforço de viagem. Todas as linhas funcionarão das 18h às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA ABAIXO).
Na volta para casa, o reforço ocorre em seis linhas bacurau que operam nas madrugadas, da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, das 0h às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. Quatro dessas linhas reforçadas atendem às proximidades do evento e outras duas passam em frente ao Chevrolet Hall. Serão 45 viagens a mais, totalizando 76 atendimentos nos dias do evento. As linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no centro. (VEJA AS LINHAS DE VOLTA ABAIXO).
O objetivo do Consórcio com o reforço não é apenas garantir uma maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, mas estimular o uso do transporte coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais, e, consequentemente, engarrafamentos. Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158.
SERVIÇO
TOTAL DE LINHAS DE IDA – 9
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 6
Linhas que atendem diretamente o Chevrolet Hall na ida:
043 - AEROPORTO / TACARUNA (DERBY)
050 - PE - 15/BOA VIAGEM
910 - PIEDADE/RIO DOCE
950 - ENG. MARANGUAPE / VARADOURO
913 - PE 15/JOANA BEZERRA
915 - PE 15
986 - RIO DOCE/DERBY
Linhas que atendem as proximidades Chevrolet Hall na ida:
823 - JARDIM BRASIL II/ EST.DE BELÉM
821 - JARDIM BRASIL I / EST. DE BELÉM
Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall na volta:
985 - RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
827 - IGARASSU (BACURAU)
Linhas bacurau que atendem diretamente Chevrolet Hall na volta:
846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Enquanto na maioria das cidades brasileiras a população reclama e protesta contra o aumento no valor das passagens do transporte público, os moradores de Agudos não têm essa preocupação. O transporte coletivo urbano da cidade é 100% gratuito e atende todos os bairros.
Apesar do benefício ser bastante incomum, o prefeito de Agudos, Éverton Octaviani, explica que não há nenhum segredo. “Para viabilizar isso é preciso zelo com o dinheiro público, sem desperdício, e aplicar as finanças públicas em algo que traz retorno à população, proporcionando economia, que melhora a alimentação, vestuário e qualidade de vida”, afirma.
Agudos conta atualmente com 18 ônibus para atender à população. Oito vieram do mandato anterior, três foram adquiridos em 2009, três em 2011 e quatro este ano. Os 10 veículos adquiridos no mandato do atual prefeito têm câmeras de segurança e poltronas almofadadas e, os quatro últimos, comprados em 2012, ainda têm ar-condicionado. "O transporte gratuito em Agudos é ótimo. Utilizo todos os dias para ir à escola", comemora a estudante Jaqueline Aparecida Lopes, 15 anos.
Além de toda a população ser beneficiada pelo transporte gratuito, idosos e deficientes ainda têm seus direitos respeitados nos ônibus de Agudos. Os veículos são adaptados para transportar esses cidadãos. E os deficientes que precisarem do transporte coletivo ainda podem entrar em contato com o setor de transporte gratuito pelo telefone 3261-2383 ou através do Disk Cidadania (156).
Lotação
O estudante Ederson Ferreira Rocha, 20 anos, também afirma que o transporte gratuito beneficia bastante a população e que ele utiliza todos os dias para ir à escola. No entanto, ele diz que, justamente por ser gratuito, fica cheio, uma vez que muitas pessoas usam sem precisarem. Opinião que é compartilhada por Marinês Amaral, 33 anos. “É um benefício para quem trabalha e estuda. É o único meio que tenho para me locomover. A população não sabe usar corretamente, pois não há respeito dentro dos veículos, principalmente por parte dos jovens. Seria importante cobrar um valor, mesmo que irrisório da passagem”.
Fonte: Rede Bom Dia
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Reunidos em Brasília no Tribunal Superior do Trabalho, os representantes da empresa e dos trabalhadores sentaram pela terceira vez, deste o início da greve, no dia 14 de maio. Desta vez, intermediados pela ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi, a reunião resultou em uma proposta da CBTU, 2% de reposição, porém, se quer a ministra concordou com o índice apresentado. Próxima reunião entre partes, está agendada para semana que vem, até lá, a greve continua.
Essa nova reunião abriu um novo momento nesses 23 dias de paralização nacional dos metroviários. A empresa que até então não se mostrava disposta a abertura de negociações, apresenta agora um índice que serve de base para conversações. No entanto, com a negativa dos sindicatos, a ministra Maria Cristina interviu afirmando que caso o impasse fosse para julgamento na justiça, o resultado não seria um índice menor que o da inflação do último período, 5,13%. Recomendando que a companhia reveja a posição e realize uma nova rodada de negociação com os sindicatos.
Já os sindicalistas, após negar o indicativo de índice apresentado, reafirmaram a disposição dos trabalhadores em permanecerem paralisados, enquanto não for disponibilizada uma porcentagem a altura do que está sendo reivindicado pela categoria. Mesmo recebendo a garantia da manutenção das atuais conquistas, que não serão mexidas. Até a próxima terça-feira, quando se dará nova rodada de negociações, garantem os dirigentes sindicais que a greve continua como está.
Fonte: Sindicato dos Metroviários
terça-feira, 5 de junho de 2012
Já se vão mais de três anos de reformas e ainda não foram suficientes para deixar a Avenida Pan Nordestina pronta para atender às necessidades de quem precisa trafegar pelo local. De lá pra cá a região metropolitana do Recife já teve obras maiores e mais complexas que já ficaram prontas, porém o corredor de ônibus da Pan Nordestina é mesmo o calo no dedo do governo, previsto para ser entregue no início de 2011, esa obra foi entregue com prazo de validade de 03 dias, ou seja, depois de tanto tempo de construção, simplesmente as obras foram mal executadas e novamente interditadas.
Com este problema, os engarrafamentos aumentam, pois os ônibus se misturam aos carros, prejudicando os carros e principalmente os usuários de ônibus que seriam os mais beneficiados caso a obra já tivesse sido entregue.
As obras de construção da faixa exclusiva, que tem apenas 850 metros, são de responsabilidade da Construtora Venâncio e levaram quase dois anos para serem concluídas. A faixa representa o prolongamento do corredor de ônibus da PE-15 e, futuramente, fará parte do Corredor Norte-Sul, ligação entre o norte do Grande Recife e a capital.
Com a interdição da faixa exclusiva, as 19 linhas que passam na área voltaram a parar nas antigas paradas. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, no sentido Recife-Olinda os coletivos estão parando em frente ao supermercado Extra. No sentido oposto, a parada está localizada em frente ao Fórum de Olinda.
Grande Recife: Corredor exclusivo para ônibus na PE-15 só deve ser concluído em julho
Em Pernambuco, Corredor de ônibus da Pan Nordestina teve obra demorada, atrapalhada, mal executada e novamente interditada
Blog Meu Transporte
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Corredores exclusivos para ônibus: Uma ideia que nem sempre dá certo
Publicado em 04.06.2012, às 15h34
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Na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, taxistas desrespeitam a faixa exclusiva para ônibus
Foto: Thiale Guimarães
Thiale Guimarães
Do JC Trânsito
A Avenida Caxangá, localizada na Zona Oeste do Recife, é conhecida pelo seu corredor de ônibus, que prioriza o transporte público e facilita a circulação na via. Motoristas dos coletivos seguem por uma faixa exclusiva central, tendo a possibilidade de, na parada de ônibus, ultrapassar um veículo que esteja esperando o embarque ou desembarque de passageiros.
Por funcionar na Avenida Caxangá, a ideia de paradas de ônibus em sistema de plataformas no canteiro central foi implantada em outras avenidas do Grande Recife. O desempenho, no entanto, está longe de ser o esperado.
A Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, é um exemplo de não é em toda via que se pode implantar um corredor exclusivo de ônibus. Com as plataformas de embarque de passageiros na parte central da via, mais as duas faixas para os ônibus (uma para o embarque de passageiros e outra para ultrapassagem), sobrou apenas uma faixa para o restante do fluxo. “Simplesmente não há espaço. Se quebra um carro, ninguém pode passar” comenta José Paulo, vendedor ambulante que trabalha nas paradas de ônibus “já vi muita confusão aqui por falta de espaço. Carro que para passageiro descer, loja recebendo mercadoria, morador fazendo mudança. É impossível com uma faixa, mesmo se for só uma moto parada, não dá para os carros ultrapassarem. Fica um caos.”
O pior exemplo, no entanto, é a Avenida Presidente Kennedy, Olinda. A avenida é estreita e cheia de curvas. Para a implantação do corredor de ônibus, foram desapropriados vários imóveis, ainda assim, a faixa destinada para o tráfego de veículos particulares é apertada. Caminhões, por exemplo, não passam. Algumas plataformas de embarque foram construídas perto de curvas, espremendo ainda mais os carros oferecendo risco aos pedestres, que ficam sem opções para atravessar a avenida.
O fluxo é uma completa desordem. Carros disputam com os ônibus a via exclusiva. “Os motoristas passam por qualquer faixa, não importa se é proibido ou não” alega Carlos André, taxista “é muito perigoso, principalmente para quem está de moto. Ontem mesmo vi um motoqueiro ser atingido por um carro que vinha pela exclusiva (de ônibus)”, completa.
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Linhas oficiais do Terminal Integrado TANCREDO NEVES DIÁRIO OFICIAL:
FALANDO SOBRE O PADRÃO DOS ÔNIBUS DO DO SEI, JÁ HÁ MUITOS TERMINAIS INTEGRADOS QUE DESCUMPREM O PADRÃO QUE SERIAS OS ÔNIBUS AMARELO, VERMELO, VERDE ,AZUL, BRANCO, ISSO SE TORNA ATE NORMAL POIS MAIORES TERMINAIS COMO O DIE PAULISTA, E MACAXEIRA TEM ESSE GRANDE PROBLEMA E DESREIPEITO AO USUARIO E SIM MAIS , TENHO PLENA SERTESA QUE AS EMPRESAS ADQUIRIRAM ÔNIBUS NOVOS PARA AS FUTURAS LINHAS DO TI. TANCREDO NEVES, ENTÃO VAMOS AGUARDAR PARA VER OS NOVOS ÔNIBUS E A INALGURAÇÃO DO TERMINAL QUE SEGUNDO AO (GRCT) SERÁ AINDA PARA ESSE MÊS DE MAIO DE 2012, JA QUE O GRANDE RECIFE JA REMARCOU VARIAS E VARIAS VEZES A DATA DE INULGURAÇÃO DESTE TI.
DIA 26/05/2012 JA PASSOU EM ESSA INALGURAÇÃO JÁ ESTA SENDO ADIADA MAIS DO QUE TUDO.... JÁ TA VIRANDO PALHAÇADA... RSRSRSRSRSRS
LINHAS OFICIAIS:
* Vera Cruz
123 – Três Carneiros Baixo / Tancredo Neves
124 – Vila do Sesi / Tancredo Neves
125 – Córrego da Gameleira / Tancredo Neves
126 – UR - 03 / Tancredo Neves
132 – UR - 02 / Tancredo Neves
133 – Três Carneiros / Tancredo Neves
141 – Jardim Monte Verde / Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros / Tancredo Neves
* Metropolitana
134 – Lagoa Encantada / Tancredo Neves
135 – UR - 10 / Tancredo Neves
136 – UR - 05 / Tancredo Neves
138 – Zumbi do Pacheco / Tancredo Neves
144 – UR - 04 / Tancredo Neves
* Santa Cruz
137 – UR - 11 / Tancredo Neves
143 – UR - 06 / Tancredo Neves
* Borborema
020 – Candeias / Tancredo Neves
023 – Tancredo Neves / Aeroporto
024 – Circular TI Tancredo Neves (Boa Viagem)
* Borborema / CRT
060 – Tancredo Neves / Macaxeira
* Vera Cruz / Metropolitana / Santa Cruz
167 – Tancredo Neves (IMIP)
168 – Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
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sexta-feira, 1 de junho de 2012
GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: A COPA ESTA FAZENDO MILAGRES E ESSE MILAGRE VAI CH...
GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: A COPA ESTA FAZENDO MILAGRES E ESSE MILAGRE VAI CH...: A COPA ESTA FAZENDO MILAGRES E ESSE MILAGRE VAI CHEGAR A PERNAMBUCO,VEJA COMO VAI FICA A CAXANGÁ E A PE-15 Rio começa a testar ônibu...
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Consórcio modifica itinerário de três linhas que atendem ao bairro de Jardim Atlântico
O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que, a partir de hoje (29) três linhas que atendem ao bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, terão seus itinerários provisoriamente alterados. A mudança permanecerá até a conclusão das obras realizadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na interseção entre a Rua Dr. Manoel de Barros Lima e a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos das linhas 883 – Caenga/Rio Doce (II Perimetral), 971 – Amparo e 975 – Amparo (Bacurau) deixarão de trafegar pelas ruas Joaquim de Oliveira Valença, Arthur Serpa e Manoel de Barros Lima, tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio. Agora, os ônibus passarão pela Rua Eduardo Moraes para ter acesso a Avenida Getúlio Vargas, no caso da 883, e a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, no caso das 971 e 975.
Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.
Itinerário provisório completo da linha 883 – Caenga/Rio Doce (II Perimetral):
Terminal / Ponto de Retorno:
•Terminal Integrado do Caenga;
•Estrada do Caenga;
•Avenida Presidente Kennedy;
•Avenida Senador Nilo Coelho (II Perimetral);
•Rodovia PE-015;
•Rua José Alexandre de Carvalho;
•Rua Princesa Isabel;
•Rua Humberto de Lima Mendes;
•Rua Eduardo Moraes;
•Avenida Presidente Getúlio Vargas;
•Avenida José Augusto Moreira;
•Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti;
•Rua Professor Fernando César de Andrade;
•Rua Sabino Pinho;
•Rua Manoel Graciliano de Souza;
•Avenida Coronel Frederico Lundgren;
•Rua 01;
•Rua Fenelon Átilo Leite;
•Avenida Jules Rimet;
•Avenida Brasil;
•Avenida das Garças.
Ponto de Retorno/ Terminal:
•Avenida Nápoles;
•Avenida Rosa Silvestre;
•Via Contorno;
•Rua Pedro Álvares Cabral;
•Avenida Fagundes Varela;
•Praça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos;
•Rua Desembargador Tomás Antônio Guimarães;
•Avenida José Augusto Moreira;
•Avenida Presidente Getúlio Vargas;
•Rua Eduardo Moraes;
•Rua Humberto de Lima Mendes;
•Avenida Coronel João de Melo Morais;
•Rua Princesa Isabel;
•Rua José Alexandre de Carvalho;
•Rodovia PE-015;
•Av. Senador Nilo Coelho (II Perimetral);
•Avenida Presidente Kennedy;
•Estrada do Caenga;
•Terminal Integrado do Caenga.
Itinerário provisório completo da linha 971 – Amparo:
Terminal / Ponto de Retorno:
•Rua Safira
•Rua Pedro Álvares Cabral
•Avenida Coronel João de Melo Morais
•Rua José Alexandre de Carvalho
•Rua Princesa Isabel
•Rua Professor Souza Saldanha
•Rua Humberto de Lima Mendes
•Rua Eduardo Moraes
•Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti
•Estrada do Bonsucesso
•Largo do Amparo
•Rua Nossa Senhora de Guadalupe
•Rua Severino José Ramalho
•Avenida Doutor Joaquim Nabuco
•Largo do Varadouro
•Avenida Presidente Kennedy
•Travessa do Pisa
•Avenida Olinda
•Avenida Governador Agamenon Magalhães
•Avenida Cruz Cabugá
•Rua do Hospício
•Rua Princesa Isabel
•Ponte Princesa Isabel
•Rua do Sol
•Praça da República
Ponto de Retorno/ Terminal:
•Avenida Dantas Barreto (Pista Leste)
•Avenida Nossa Senhora do Carmo
•Avenida Martins de Barros
•Ponte Buarque de Macedo
•Avenida Cais do Apolo
•Avenida Militar
•Ponte do Limoeiro
•Avenida Norte
•Praça General Abreu e Lima
•Avenida Cruz Cabugá
•Avenida Olinda
•Avenida Governador Agamenon Magalhães
•Avenida Pan Nordestina
•Avenida Doutor Joaquim Nabuco
•Rua Severino José Ramalho
•Rua Nossa Senhora de Guadalupe
•Largo do Amparo
•Estrada do Bonsucesso
•Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti
•Rua Eduardo Moraes
•Rua Humberto de Lima Mendes
•Rua Professora Eliza Saldanha
•Rua Princesa Isabel
•Rua José Alexandre de Carvalho
•Avenida Coronel João de Melo Morais
•Rua Pedro Álvares Cabral
•Rua Safira
Itinerário provisório completo da linha 975 – Amparo (Bacurau):
Terminal / Ponto de Retorno:
•Rua Safira
•Rua Pedro Álvares Cabral
•Avenida Coronel João de Melo Morais
•Rua Professor Souza Saldanha
•Rua Humberto de Lima Mendes
•Rua Eduardo Moraes
•Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti
•Estrada do Bonsucesso
•Largo do Amparo
•Avenida São João
•Rua Nossa Senhora de Guadalupe
•Rua Severino José Ramalho
•Avenida Doutor Joaquim Nabuco
•Largo do Varadouro
•Avenida Olinda
•Avenida Presidente Kennedy
•Travessa do Pisa
•Avenida Olinda
•Avenida Governador Agamenon Magalhães
•Avenida Cruz Cabugá
•Rua do Hospício
•Rua Princesa Isabel
•Ponte Princesa Isabel
•Rua do Sol
•Praça da República
•Avenida Dantas Barreto (Pista Leste)
•Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste)
•Avenida Nossa Senhora do Carmo
•Avenida Martins de Barros
•Cais Santa Rita
Ponto de Retorno/ Terminal:
•Terminal de Passageiros Santa Rita
•Avenida Martins de Barros
•Rua Primeiro de Março
•Avenida Guararapes
•Ponte Duarte Coelho
•Rua da Aurora
•Rua do Riachuelo
•Rua do Hospício
•Avenida Cruz Cabugá
•Avenida Olinda
•Avenida Governador Agamenon Magalhães
•Avenida Pan Nordestina
•Avenida Doutor Joaquim Nabuco
•Rua Severino José Ramalho
•Rua Nossa Senhora de Guadalupe
•Avenida São João
•Largo do Amparo
•Estrada do Bonsucesso
•Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti
•Rua Eduardo Moraes
•Rua Humberto de Lima Mendes
•Rua Professor Souza Saldanha
•Avenida Coronel João de Melo Morais
•Rua Pedro Álvares Cabral
•Rua Safira
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Grande Recife altera itinerários para Forrozão do Galo
O Grande Recife Consórcio de Transporte alterou, em caráter provisório, o itinerário de 34 linhas devido à realização da terceira edição do “Forrozão do Galo”, na Praça Sérgio Loreto, bairro de São José, Recife. A festa vai acontecer a partir das 20 horas nos dias 01 e 02 de junho. Para o evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou a Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Avenida Sul e a Rua do Muniz.
As modificações dos itinerários estão divididas em dois grupos de linhas e vão ocorrer das 19h à 1h do dia posterior. O primeiro grupo é formado por oito delas, que, temporariamente, terá como ponto de retorno as imediações do Cais de Santa Rita. Com a mudança, as linhas deixarão de atender a Rua Tobias Barreto, a Rua 24 de Maio e a Rua Projetada.
Já o segundo grupo conta com 26 linhas que atendem toda a extensão da Avenida Dantas Barreto. Agora, elas passarão a circular na ruas do Muniz, Imperial e da Paz. Outras informações podem ser conseguidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.
Segue abaixo a divisão das linhas
1 - Linhas:
111 – Pinheiros
124 – Vila do Sesi
126 – UR – 03
135 – UR – 10
211 – Vila Tamandaré
221 – Vila Cardeal e Silva
222 – Jardim Uchôa
232 – Cavaleiro
Alteração de itinerário
Sentido: Subúrbio/Cidade
Av. Sul,Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Dantas Barreto
Sentido: Cidade/ Subúrbio
Av. Dantas Barreto, Rua do Muniz, Rua Imperial, Rua da Paz, Largo da Paz
2 – Linhas:
121 – Vila da Sudene
122 – Vila do Ipsep
125 – Córrego da Gameleira
133 – Três Carneiros
134 – Lagoa Encantada
135 – UR – 10
136 – UR – 05
137 – UR – 11
141 – Jardim Monte Verde
142 – Alto Dois Carneiros
143 – UR -06
144 – UR – 04 (Príncipe)
161 – Brigadeiro Ivo Borges
162 – Muribeca
163 – Cajueiro
165 – Muribeca dos Guararapes
181 – Cabo (Cohab)
183 – Ponte dos Carvalhos
185 – TI Cabo
191 – Recife/ Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
200 – Jaboatão (Parador)
212 – Jardim São Paulo
242 – Pacheco
243 – Vila Dois Carneiros
411 – Estrada dos Remédios
412 – San Martin (Largo da Paz)
Alteração de itinerário
Sentido: Cidade/ Subúrbio
Av. Dantas Barreto, Rua do Muniz, Rua Imperial, Rua da Paz, Largo da Paz
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Expresso Tartaruga – Corredores de transporte em ritmo lento
Corredor de BRT – Governo de Pernambuco – Divulgação
Planejados para melhorar a circulação no Grande Recife até a Copa, os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste estão com as obras atrasadas
Roberta Soares
A construção de dois dos mais importantes corredores de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, o Leste-Oeste e o Norte-Sul, está em ritmo lento, o que poderá comprometer a conclusão das obras até o mundial e gerar atropelos, obstáculos e, principalmente, aditivos. Os trabalhos ainda deverão estar em execução, inclusive, na Copa das Confederações, em junho de 2013. A inclusão do Recife como cidade-sede da competição foi confirmada esta semana pela Fifa. A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que ligará o Centro da capital à Camaragibe, na Região Metropolitana. Em obras desde dezembro de 2011, tem 2% dos trabalhos concluídos até agora. O ritmo do Norte-Sul, que ligará o sul do Grande Recife ao Centro, está mais adiantado, com 20% das intervenções realizadas.
O maior problema da Secretaria das Cidades tem sido o Leste-Oeste. Embora tenha metade da extensão do Norte-Sul – são 12,5 quilômetros entre a Praça do Derby, área central da capital, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe – as interferências são muito maiores e frequentes. À frente dos projetos, o secretário-executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, admite o problema e diz que o Estado já está trabalhando com novo prazo de conclusão.
“Nós dividimos o projeto em duas etapas e a primeira delas estava prevista para ficar pronta em julho de 2013. Mas já vimos que não dará tempo e pensamos num novo cronograma para dezembro de 2013. Nosso principal problema está sendo a desapropriação dos terrenos para construção dos dois novos terminais. Vale ressaltar, entretanto, que esse prazo de julho de 2013 foi estipulado pelo governo porque, pelo certo, seria só em 2014”, explica Flávio Figueiredo. Os dois TIs citados pelo secretário serão instalados no cruzamento da Avenida Caxangá com a Segunda Perimetral (imediações do Hospital Getúlio Vargas) e com a Quarta Perimetral (BR-101).
A primeira etapa a que se refere Flávio Figueiredo são todas as 22 estações, a pavimentação e troca das placas, em toda a extensão do corredor, e os dois terminais integrados. A segunda etapa compreende os dois viadutos que serão construídos nas imediações do Engenho do Meio e da UPA da Caxangá e o túnel da Rua Benfica. O projeto original não previa, mas a Secretaria das Cidades estuda a possibilidade de incluir a construção de um segundo túnel na altura da Estrada dos Remédios.
Quem percorre o traçado do futuro corredor pela Avenida Caxangá entende a angústia do secretário. Cinco meses depois de as obras terem início, somente duas das 22 estações ganharam forma. Outras duas frentes de trabalho, também para construção das paradas, começaram a ser abertas na quarta-feira da semana passada. Uma fica em frente ao Terminal Integrado da Caxangá, quase no limite do Recife com Camaragibe, e outra nas imediações do supermercado Extrabom, na altura do Cordeiro. Fora isso, não há mais nada. As paradas da Avenida Caxangá continuam danificadas. Até o Terminal Integrado de Camaragibe não há obras. Na Avenida Belmino Correia predomina a confusão de carros, ônibus, ciclistas e pedestres de sempre. Não há sinal de mudanças.
Partindo para o Corredor Norte-Sul, o cenário melhora. Embora os trabalhos tenham começado um mês depois do Leste-Oeste (em janeiro de 2012) e a extensão seja de 37,9 quilômetros, é possível ver a obra em execução. Entre o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, e a cidade de Igarassu, ao norte da RMR, há sete frentes de trabalho. Os três viadutos do projeto também começaram a ser construídos – dois nos Bultrins e um em Ouro Preto, Olinda. Pelo menos dez quilômetros já estão com o pavimento recuperado com asfalto entre Igarassu e o Centro de Abreu e Lima e do entroncamento da BR-101 até o TI da PE-15.
FONTE: Jornal do Commercio
A construção de dois dos mais importantes corredores de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, o Leste-Oeste e o Norte-Sul, está em ritmo lento, o que poderá comprometer a conclusão das obras até o mundial e gerar atropelos, obstáculos e, principalmente, aditivos. Os trabalhos ainda deverão estar em execução, inclusive, na Copa das Confederações, em junho de 2013. A inclusão do Recife como cidade-sede da competição foi confirmada esta semana pela Fifa. A situação mais preocupante é a do Corredor Leste-Oeste, que ligará o Centro da capital à Camaragibe, na Região Metropolitana. Em obras desde dezembro de 2011, tem 2% dos trabalhos concluídos até agora. O ritmo do Norte-Sul, que ligará o sul do Grande Recife ao Centro, está mais adiantado, com 20% das intervenções realizadas.
O maior problema da Secretaria das Cidades tem sido o Leste-Oeste. Embora tenha metade da extensão do Norte-Sul – são 12,5 quilômetros entre a Praça do Derby, área central da capital, e o Terminal Integrado (TI) de Camaragibe – as interferências são muito maiores e frequentes. À frente dos projetos, o secretário-executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, admite o problema e diz que o Estado já está trabalhando com novo prazo de conclusão.
“Nós dividimos o projeto em duas etapas e a primeira delas estava prevista para ficar pronta em julho de 2013. Mas já vimos que não dará tempo e pensamos num novo cronograma para dezembro de 2013. Nosso principal problema está sendo a desapropriação dos terrenos para construção dos dois novos terminais. Vale ressaltar, entretanto, que esse prazo de julho de 2013 foi estipulado pelo governo porque, pelo certo, seria só em 2014”, explica Flávio Figueiredo. Os dois TIs citados pelo secretário serão instalados no cruzamento da Avenida Caxangá com a Segunda Perimetral (imediações do Hospital Getúlio Vargas) e com a Quarta Perimetral (BR-101).
A primeira etapa a que se refere Flávio Figueiredo são todas as 22 estações, a pavimentação e troca das placas, em toda a extensão do corredor, e os dois terminais integrados. A segunda etapa compreende os dois viadutos que serão construídos nas imediações do Engenho do Meio e da UPA da Caxangá e o túnel da Rua Benfica. O projeto original não previa, mas a Secretaria das Cidades estuda a possibilidade de incluir a construção de um segundo túnel na altura da Estrada dos Remédios.
Quem percorre o traçado do futuro corredor pela Avenida Caxangá entende a angústia do secretário. Cinco meses depois de as obras terem início, somente duas das 22 estações ganharam forma. Outras duas frentes de trabalho, também para construção das paradas, começaram a ser abertas na quarta-feira da semana passada. Uma fica em frente ao Terminal Integrado da Caxangá, quase no limite do Recife com Camaragibe, e outra nas imediações do supermercado Extrabom, na altura do Cordeiro. Fora isso, não há mais nada. As paradas da Avenida Caxangá continuam danificadas. Até o Terminal Integrado de Camaragibe não há obras. Na Avenida Belmino Correia predomina a confusão de carros, ônibus, ciclistas e pedestres de sempre. Não há sinal de mudanças.
Partindo para o Corredor Norte-Sul, o cenário melhora. Embora os trabalhos tenham começado um mês depois do Leste-Oeste (em janeiro de 2012) e a extensão seja de 37,9 quilômetros, é possível ver a obra em execução. Entre o Terminal Integrado da PE-15, em Olinda, e a cidade de Igarassu, ao norte da RMR, há sete frentes de trabalho. Os três viadutos do projeto também começaram a ser construídos – dois nos Bultrins e um em Ouro Preto, Olinda. Pelo menos dez quilômetros já estão com o pavimento recuperado com asfalto entre Igarassu e o Centro de Abreu e Lima e do entroncamento da BR-101 até o TI da PE-15.
Roberta Soares
Do Jornal do Commercio
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Os alunos da rede de Educação Infantil; ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a RMR, que desejam receber a Carteira de Estudante deste ano antes do vencimento da versão 2011, em 30 de junho, devem emitir e pagar o boleto até o dia 30 de maio. Isso porque o Grande Recife precisa de 30 dias corridos para confeccionar o documento de 2012, cuja responsabilidade de entrega cabe às escolas.
Das 244 mil carteiras solicitadas até o momento, 184 mil já foram entregues às instituições de ensino. Outras 25 mil já estão prontas aguardando o resgate; e 35 mil estão em fase de confecção. O número de boletos emitidos e não pagos é de 40 mil. Portanto, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos com os prazos e cobrem das escolas o resgate dos documentos.
Em fevereiro de 2012, os estudantes ganharam a possibilidade de solicitar a Carteira de Estudante pela internet, através do sistema Carteira Fácil. A ferramenta tem como objetivos agilizar o processo de produção do documento. O Grande Recife informatizou o processo, antes feito de forma manual. A mudança acarretou uma economia de tempo e redução da burocracia na emissão da carteira.
SOLICITAÇÃO – Para solicitar a Carteira, os estudantes devem acessar o site www.granderecife.pe.gov.br, e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe (não obrigatório) e data de nascimento. Caso o cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além d a foto que seguirá anexada.
Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos. A taxa é de R$ 9,00.
Dúvidas e reclamações podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158. Caso necessário, os alunos também podem dirigir-se a Gerencia Comercial do Consórcio, na Avenida Agamenon Magalhães, 143, das 8h às 16h.
Dados:
•Carteiras Solicitadas – 244 mil
•Carteiras entregues – 184 mil
•Carteiras aguardando resgate das escolas – 25 mil
•Carteiras em confecção – 35 mil
•Boletos emitidos e não pagos – 40 mil
Informações: GRCT
quinta-feira, 24 de maio de 2012
TROLÉBUS BUSSCAR,COM NOVO PADRÃO VISUAL E ECOLÓGICO.
CRIADO EM 11/05/12 , NA CATEGORIA: TRÓLEBUS
A Ambiental Transportes iniciou a troca do padrão de pintura dos trólebus mais novos, que ficarão iguais aos novos ônibus elétricos Caio Millenium III. O veículo 4 1766 foi pintado no novo padrão “Ecofrota” com os dizeres “veículo movido a energia elétrica“. Por incrível que pareça, nem todos os munícipes fazem associação do ônibus elétrico como veículo não poluente, então este novo design vem para reforçar a ideia.
Novos veículos, novo padrão de pintura. Só falta agora arrumar a rede aérea, o pavimento e ter trólebus em corredores exclusivos.
As fotos foram envias por Samuel Tuzi, parceiro do Via Trolebus:
Por Renato Lobo
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