27-10-2012, 15:25:29 | #2785 |
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Mais um belo Viale BRT, Scania trucado, para o Rio de Janeiro, que deve ser para o corredor BRS já que não tem portas no lado esquerdo. Até então o Rio usa Viale BRT articulado e estaria para usar o Viale BRT articulado trucado. Deverão usar o Mega BRT ou seria Mega BRS chassi normal e agora tem esse Viale BRT trucado.
Na torcida para vermos ônibus nesse padrão nos novos corredores, pois para parte da Perimetral 3 (Av. Recife) e 4 (BR 101), a CRT já desfila no Leste-Oeste os seus ônibus simples chassis Scania e Volvo vermelhos SEI Perimetral provisoriamente na linha CDU/Várzea. Última edición por Rai_ fecha: 27-10-2012 a las 15:32:49 |
domingo, 28 de outubro de 2012
RECIFE - SUGESTÃO DE LINHA TI CAXANGÁ / TI AFOGADOS SERIA MAS VIAVEL
RECIFE - MODELOS ÔNIBUS QUE VEM PRA RECIFE
Algumas das medidas abaixo já aparecerão por aqui, outras dependeria dos fabricantes e do Grande Recife.
Inovações na Europa que podem ser usadas no Brasil Por Adamo Bazani Alterações na forma de prestação de serviços agradaram passageiros e experiências podem ser aplicadas no Brasil onibus Foto: Divulgação Mercedes Benz Mesmo tendo destaque mundial em políticas que dão prioridade aos transportes públicos, a Europa ainda enfrenta problemas de trânsito e poluição, mas não fica a mercê do que pode acontecer ou esperando que um jeitinho possa resolver tudo. Os estudos e experiências no Velho Continente para qualificar os transportes públicos são constantes, mesmo em épocas de graves crises financeiras como agora. Nesta segunda-feira, em Bruxelas, foram apresentados os resultados parciais do programa European Bus System of The Future, iniciado há quatro anos, e que visa colocar os serviços de ônibus literalmente no futuro, com inovações tecnológicas na operação, no gerenciamento de frota e serviços e nos veículos. O programa foi financiado pela Comissão Européia e coordenado pela UITP – União Internacional dos Transportes Públicos e contou com 48 parceiros. Os investimentos foram de cerca de 26 milhões de euros. Dentro do programa, foi desenvolvida uma nova configuração interna de ônibus urbano que, de acordo com pesquisas de satisfação, agradou os passageiros. Na linha 502, da empresa pública de transportes de Bremen, na Alemanha, foi usado um ônibus Mercedes Benz Articulado G com algumas alterações. O espaço entre a segunda e a terceira porta teve os bancos fixos retirados e colocados assentos rebatíveis para ampliar o espaço de circulação dos passageiros sem comprometer o número de lugares onde as pessoas possam viajar sentadas. A área livre entre as portas foi um dos pontos que recebeu maior aprovação pelos passageiros. O ônibus nesta configuração circulou na linha em Bremen por cerca de nove meses entre o ano passado e meados deste ano. A empresa pública já pretende adotar este novo esquema interno em outros veículos. Além disso, o ônibus foi equipado com sinalização luminosa nas portas, com as cores usadas em semáforos, que acabou, segundo os técnicos organizando e agilizando as operações de embarque e desembarque. Os sistemas de informações para os passageiros também receberam atenção. Além de monitores internos de até 20 polegadas , as paradas e o ônibus contavam com monitores voltados para o lado externo. Na programação, notícias, entretenimento e claro, informações sobre o sistema, integrações, linhas e horários. O serviço contou também com sistema de localização para uma central de monitoramento e para o passageiro saber ao certo por onde está passando e quais são os principais estabelecimentos comerciais, culturais, religiosos e de prestação de serviços dos respectivos locais. Tomadas para carregamento de celulares, notebooks e outros eletrônicos e internet sem fio também eram parte integrante do ônibus. A iniciativa tem o objetivo de tornar os transportes públicos ainda mais atrativos e boa parte dos equipamentos e das alterações nas configurações dos veículos será aplicada em ônibus de linhas convencionais e não apenas em serviços especiais. A UITP considera também testar as modificações e os novos equipamentos em sistemas de outras regiões, inclusive no Brasil. Fonte: Blog Ponto de Ônibus http://urbana-pe.com.br/inovacoes-na...adas-no-brasil | |||||||||||||||||||||
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sábado, 27 de outubro de 2012
RECIFE - VIA MANGUE SAINDO DO PAPEL PRA REALIDADE
sábado, 27 de outubro de 2012
Uma nova etapa da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, será inaugurada na manhã deste sábado (27). Às 11h, o prefeito João da Costa irá entregar as obras de requalificação do Sistema Viário do Pina, na localidade de Jardim Beira-Rio, e a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, que o ligará ao complexo viário através da Rua Saturnino de Brito.
As inaugurações representam um novo avanço da Via Mangue, que é a maior obra viária urbana dos últimos 40 anos e já se encontra com 35% de sua estrutura concluída.
As intervenções no trânsito do local devem facilitar a mobilidade e a circulação de veículos nesta área, que faz ligação entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Além disso, a nova alça do Viaduto Capitão Temudo servirá também como acesso à comunidade de Jardim Beira-Rio e ao Shopping RioMar, que será inaugurado no próximo dia 30.
A Via Mangue será a primeira via expressa do Recife e integra o conjunto de ações preparatórias da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O conjunto de obras que para a construção da via custará um total de R$ 552,8 milhões em recursos provenientes da Prefeitura do Recife, Governo Federal e Shopping RioMar.
TRÂNSITO - A partir das 11h deste sábado (27), serão liberadas três alças, todas com sentido único de circulação. A primeira, que faz parte do complexo da Via Mangue fica localizada na Rua Saturnino de Brito, saindo do Viaduto Capitão Temudo. A estrutura servirá de acesso para os condutores que forem utilizar a ponte estaiada com destino à Zona Sul da cidade pela via expressa. A segunda alça, que é apenas provisória, dará acesso às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça a partir da Ponte Paulo Guerra. Já a terceira alça, construída pelo RioMar Shopping, servirá de acesso ao novo centro de compras e fica compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano.
A saída da área será feita pelo anel viário projetado no entorno, utilizando as seguintes vias: Avenida República do Líbano, Rua Dr. Dirceu Veloso Toscano de Brito e Rua Manoel de Brito. Desta última rua, o condutor que tiver como destino o Centro ou a Zona Oeste da cidade deverá seguir em frente utilizando o túnel e depois girar à esquerda na Av. Antônio de Góes. Já o motorista que quiser seguir para a Zona Sul deverá utilizar a Av. Encanta Moça, depois a Rua Carneiro Pessoa e Rua Unifor, com saída na Av. Engenheiro Domingos Ferreira. Outra opção é utilizar as ruas Santos Leite e São Luiz, com saída pela Av. Herculano Bandeira.
Outra modificação de trânsito que será entregue neste sábado (27) é a abertura de um trecho do canteiro central da Av. Antônio de Góes. A finalidade é garantir o acesso dos moradores do bairro de Brasília Teimosa às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça. Com isso, os veículos que estiverem na Rua José Mariano Filho, em Brasília Teimosa, poderão acessar a pista da esquerda (oeste) da Av. Antônio de Góes. Para garantir esse cruzamento, o semáforo de pedestre que fica localizado na Antônio de Góes com a Rua Miranda Falcão será relocado para a saída da Rua José Mariano Filho, representando um recuo de aproximadamente 60 metros de distância. Essa modificação irá eliminar o retorno que fica por trás do DNIT, tornando a via no mesmo sentido da Av. Antônio de Góes.
LUTO - Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos
Sáb , 27/10/2012 às 12:10 | Atualizado em: 27/10/2012 às 12:13
Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos
Eduarda Uzêda
Tags: Cultura Regina Dourado
- Fernando Vivas | Ag. A TARDE
A atriz baiana Regina Dourado, 59, que estava internada no Hospital Português desde sábado, 20, morreu às 11h20 deste sábado, 27, em decorrência de complicações de um câncer. O corpo da atriz será cremado neste domingo, 28, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O horário ainda não foi informado.
De acordo com o irmão, o músico e fotógrafo, Oscar Dourado, o estado de saúde de Regina se agravou depois que foi diagnosticada a metástase (quando as células cancerosas se disseminam pela corrente sanguínea e formam colônias em outros locais).
"Regina há tempos vem batalhando contra o câncer que, infelizmente desta vez, atingiu a medula óssea", afirmou o irmão, abalado. Em 2010, a mãe da atriz , também chamada Regina, de 92 anos, morreu enquanto estava internada no Hospital Roberto Santos.
Saiba mais
O embate de Regina com a doença não é de hoje. Em 2003, a intérprete se submeteu a intervenção cirúrgica para a retirada do primeiro nódulo na mama direita. O tumor foi extirpado, mas novo tumor apareceria
No início de 2010, no mesmo hospital, Regina retirou um câncer na mama esquerda. Sessões de quimioterapia e radioterapia foram enfrentadas corajosamente pela intérprete, que trabalhou pela última vez como a personagem Maria (Mãe de Deus), este ano, no espetáculo A Paixão de Cristo, direção de Paulo Dourado (irmão de Regina).
Na ocasião declarou:" É maravilhoso fazer, principalmente depois da reação popular do ano passado, da multidão que foi à Concha Acústica. É importante para a família, para a cultura espiritual".
Trajetória - Regina Dourado, nascida em 22 de agosto de 1953 atuou no cinema, TV e teatro. Aos 15 anos iniciou no teatro na Companhia Baiana de Comédia, uma companhia de repertório em Salvador. Na adolescência passa a lecionar dança e ainda, sem atingir a maioridade, presenta um programa de televisão, na época exibido na TV Aratu, que nesta época era da Rede Globo.
No Rio de Janeiro, faz sua estréia na TV Globo em 1978, no especial "Quincas Berro D'água", ao lado de Paulo Gracindo. Pai Herói foi a sua primeira novela na Globo.
Seguiram-se outras novelas e minisséries da emisssora, a exemplo de Pão Pão, Beijo Beijo, Tropicaliente, Renascer, Anjo Mau, O Rei do Gado, Explode Coração e América . Na Record, entre outras, participou das novelas Bicho do Mato e Caminhos do Coração. Já na Bandeirantes fez " Cavalo Amarelo" e " Rosa Baiana
No Cinema, a intérprete trabalhou nos filmes Baiano Fantasma, de Denoy de Oliveira ao lado de José Dumont, "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco," de Marcis Vinicius Cezar, "Tigipió - Uma questão de Amor e honra", de Pedro Jorge de Castro, "Corisco & Dada", de Rosemberg Cariry e "Corpo em Delito", de Nuno Cesar de Abreu e " No Coração dos Deuses" de Geraldo Moraes, entre outros.
Versátil, trabalhou , nos musicais "Vidigal, Memórias de Um Sargento de Milícias", do Millôr Fernandes, no Rio de Janeiro, e "Tratado Geral da Fofoca", de José Angelo Gaiarça, em São Paulo. Com o irmão e diretor Paulo Dourado, além de A Pa ixão de Cristo, Regina atuou em outro espetáculo épico: Rei Brasil.
RECIFE - LINHA NOVA PARA INAUGURAÇÃO DO SHOPPING RIO MAR
Consórcio adequa atendimento para o Shopping RioMar
Para atender aos usuários que frenquentarão o novo Shopping Rio Mar, o Grande Recife Consórcio de Transporte adaptará o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). Três linhas terão o itinerário alterado e será criada uma linha dentro do Sistema Estrutural Integrado (SEI) para que os usuários que se encontram em toda a RMR possam ter acesso direto ao shopping. Outras 26 linhas servirão como opção indireta de deslocamento para o complexo comercial.
Para atender diretamente o Rio Mar será implantada a linha 013 – TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio (via Shopping RioMar), que fará parte da rede alimentadora do TI Joana Bezerra. A linha já existia, mas não fazia parte do SEI. Porém, visando atender a demanda de usuários crescente, passará a integrar o SEI e operará com atendimentos distintos: um para o shopping e outro mantendo o itinerário antigo (via Encanta Moça).
A 013 – TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio começa a circular em caráter experimental, já que poderá sofrer adaptações no atendimento, na próxima segunda-feira (29/10), no embarque nº. 01, sob tarifa R$ 2,15 (anel A). Tendo em vista o início de sua operação, a linha 026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra continuará atendendo ao shopping somente até o dia 04/11, voltando ao itinerário antigo após essa data.
Já a partir de amanhã (27/10), as linhas 070 – Candeias/Joana Bezerra, 118 – Prazeres/Boa Viagem e 910 – Rio Doce/Piedade terão os itinerários alterados passando a atender, também diretamente, em todas as viagens, ao RioMar. As linhas 070 – Candeias/Joana Bezerra e 118 – Prazeres/Boa Viagem farão o ponto de retorno no shopping; já a linha 910 – Rio Doce/Piedade atenderá no RioMar, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade.
De forma indireta, o shopping é atendido por 26 linhas que circulam pelas Avenidas Herculano Bandeira, no sentido cidade/subúrbio, e Engenheiro Antônio de Góes, no sentido subúrbio/cidade. Na Herculano Bandeira, as linhas atendem a um ponto de parada localizado em frente ao prédio de nº. 785. Já na Engenheiro Antônio de Góes são duas paradas, uma na pista norte e outra na sul, que ficam em frente ao prédio da Polícia Rodoviária Federal. Todos os pontos ficam cerca de 600 metros do shopping.
Divulgação - Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes fixados nos ônibus que operam por todas as linhas envolvidas na operação. Divulgadores também estarão presentes nos TIs Areoporto e Joana Bezerra bem como no Shopping Rio Mar, distribuindo panfletos. Para quaisquer informações, o Consórcio está à disposição, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158.
Itinerário da linha 013 - TI Joana Bezerra/Jardim Beira Rio
a) Via Shopping RioMar
Sentido TI Joana Bezerra / Shopping RioMar
TI Joana Bezerra; Viaduto Capitão Temudo; Ponte Governador Paulo Guerra; Alça de acesso ao Shopping RioMar, Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar)
Sentido Shopping RioMar / TI Joana Bezerra
Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Avenida Antônio de Goes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Fórum Joana Bezerra, Avenida Desembargador Guerra Barreto, Contorno Academia da Cidade, Rua Jaraguari, Rua Conceição de Maçabu, Terminal Integrado de Joana Bezerra
b) Via Encanta Moça (retornando ao lado do Aeroclube)
Sentido TI Joana Bezerra / Encanta Moça
TI Joana Bezerra; Viaduto Capitão Temudo; Ponte Governador Paulo Guerra; Alça de acesso ao Shopping RioMar, Via de contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Novo acesso à Av. Encanta Moça, Av. Encanta Moça, Rua Tomé Gibson, Rua Professor Elias Gomes, Rua José Rodrigues; Rua José Rodrigues (Retorno junto ao Aeroclube/Capela Frei Damião)
Sentido Encanta Moça / TI Joana Bezerra
Rua José Rodrigues, Rua Professor Elias Gomes, Rua Tomé Gibson, Avenida Conselheiro Aguiar, Avenida Engenheiro Antônio de Góes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Fórum Joana Bezerra, Avenida Desembargador Guerra Barreto, Contorno Academia da Cidade, Rua Jaraguari, Rua Conceição de Maçabu, Terminal Integrado de Joana Bezerra
Itinerário da linha 070 - Candeias / Joana Bezerra:
Sentido TI Joana Bezerra / Candeias:
Terminal Integrado de Joana Bezerra, Avenida Central, Avenida Agostinho Gomes
Avenida Desembargador Guerra Barreto, Fórum Joana Bezerra, Contorno Academia da Cidade, Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Sousa, Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira...
Itinerário da linha 118 – Prazeres / Boa Viagem:
... Rua Francisco Val Passos, Rua das Oficinas, Rua José Mariano Filho, Av. Antônio de Goes (pista sul), Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina), Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Contorno do Shopping RioMar, (parada 1 do Shopping RioMar), Rua Amador Bueno, Rua Dirceu Toscano de Brito, Pista de acesso à Rua Manoel de Brito, Rua Manoel de Brito, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira...
Itinerário da linha 910 – Piedade / Rio Doce:
Sentido Rio Doce / Piedade:
Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II, Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Rua Nogueira de Sousa, Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Rua República Árabe Unida, Rua Santos Leite, Av. Herculano Bandeira...
Sentido Piedade / Rio Doce:
Av. Conselheiro Aguiar, Av. Eng. Antônio de Góes (pista sul), Rua Manoel de Brito (Túnel do Pina), Rua República Árabe Unida (parada 2 do Shopping RioMar), Av República do Líbano, Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Av. Eng. Antônio de Goes, Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo...
Linhas que atendem a Av. Engenheiro Antônio de Góes (26 linhas)
011 - Piedade/Derby
014 - Brasília (Conde da Boa Vista)
018 - Brasília Teimosa
026 - TI Aeroporto / Joana Bezerra
031 - Shopping Center (Terminal Res. Boa Viagem)
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
039 - Setúbal (Príncipe)
040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
042 - Aeroporto (Opcional)
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
044 - Massangana (Boa Vista)
050 - PE-15/Boa Viagem
061 - Piedade
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
070 - Candeias/Joana Bezerra
071 - Candeias
072 - Candeias (Opcional)
073 - Candeias (Bacurau)
080 - Joana Bezerra/Boa Viagem
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)
910 - Piedade/Rio Doce
Linhas que atendem Av. Herculano Bandeira (25 linhas)
011 - Piedade/Derby
014 - Brasília (Conde da Boa Vista)
018 - Brasília Teimosa
026 - TI Aeroporto / Joana Bezerra
031 - Shopping Center (Terminal Res. Boa Viagem)
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
039 - Setúbal (Príncipe)
042 - Aeroporto (Opcional)
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
044 - Massangana (Boa Vista)
050 - PE-15/Boa Viagem
061 - Piedade
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
070 - Candeias/Joana Bezerra
071 - Candeias
072 - Candeias (Opcional)
073 - Candeias (Bacurau)
080 - Joana Bezerra/Boa Viagem
440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem
910 - Piedade/Rio Doce
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
APAGÃO NO RECIFE E TODA AS REGIÕES NORTE,NORDESTE E CENTRO OESTE DO BRASIL
Apagão deixa Nordeste, Norte e Centro-Oeste às escuras
Publicação: 25/10/2012 23:29 Atualização: 26/10/2012 01:19
Um apagão atinge as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira. Faltou luz no Recife por volta das 23h15 e, de acordo com as informações iniciais, toda a capital pernambucana está às escuras. Semáforos não estão funcionando em importantes vias importantes da cidade. A emergência do Hospital da Restauração está sem energia e que o gerador está com problemas. Já o Aeroporto dos Guararapes está com operação normal de pousos e decolagens, segundo a assessoria de comunicação, graças ao gerador.
Ainda não há informações sobre as causas do apagão. O assunto já está entre os mais comentados no Twitter. O Operador Nacional do Sistema (ONS) limitou-se a confirmar a falta de luz apenas em Sergipe, Maranhão, Bahia, Ceará e partes do Pará. O órgão acrescentou que a "energia está sendo religada" e que está investigando as causas.
Celpe confirmou que falta energia em todo o estado, mas também disse que o ONS não se posicionou sobre as causas. Em contato por telefone com o Diario, o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), Mozart Arnauld, disse que estava "no meio do processo de restauração do sistema".
O assunto é o mais comentado no Twitter. Internautas relatam blecaute no interior de Pernambuco, em todos os demais estados do Nordeste, aém de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também houve relatos de falta luz rápida em alguns bairros de Brasília. Em Belém, certas regiões já tiveram a energia restabelecida.
O último apagão no Nordeste ocorreu em 22 de setembro, afetando 11 estados nas regiões Norte e Nordeste, mas não Pernambuco. Na ocasião, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, explicou que o problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA).
Em 3 de fevereiro de 2011, um blecaute também atingiu a região, inclusive Pernambuco. O apagão foi gerado por uma falha em uma linha de transmissão entre Sobradinho, na Bahia, e Petrolândia, em Pernambuco, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O problema causou o desligamento de uma subestação da Usina Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso, na Bahia, também foram afetadas. Pelo menos sete estados - e parte da região Norte - ficaram sem luz.
Mais informações em instantes
Ainda não há informações sobre as causas do apagão. O assunto já está entre os mais comentados no Twitter. O Operador Nacional do Sistema (ONS) limitou-se a confirmar a falta de luz apenas em Sergipe, Maranhão, Bahia, Ceará e partes do Pará. O órgão acrescentou que a "energia está sendo religada" e que está investigando as causas.
Celpe confirmou que falta energia em todo o estado, mas também disse que o ONS não se posicionou sobre as causas. Em contato por telefone com o Diario, o diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), Mozart Arnauld, disse que estava "no meio do processo de restauração do sistema".
O assunto é o mais comentado no Twitter. Internautas relatam blecaute no interior de Pernambuco, em todos os demais estados do Nordeste, aém de Minas Gerais, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também houve relatos de falta luz rápida em alguns bairros de Brasília. Em Belém, certas regiões já tiveram a energia restabelecida.
O último apagão no Nordeste ocorreu em 22 de setembro, afetando 11 estados nas regiões Norte e Nordeste, mas não Pernambuco. Na ocasião, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, explicou que o problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA).
Em 3 de fevereiro de 2011, um blecaute também atingiu a região, inclusive Pernambuco. O apagão foi gerado por uma falha em uma linha de transmissão entre Sobradinho, na Bahia, e Petrolândia, em Pernambuco, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O problema causou o desligamento de uma subestação da Usina Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso, na Bahia, também foram afetadas. Pelo menos sete estados - e parte da região Norte - ficaram sem luz.
Mais informações em instantes
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
BRASIL: MARCOPOLO TRADIÇÃO E UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Marcopolo e funcionários comemoram junto ao ônibus 350 mil
Marcopolo faz comemoração com ônibus 350 mil. Veículo de dois andares foi cercado por funcionários que celebraram os 63 anos da empresa que se tornou a terceira maior encarroçadora do mundo.
Em 06 de agosto de 1949, os irmãos Dorval Antônio Nicola, Nelson Nicola, Doracy Luiz Nicola fundavam a empresa Nicola & Cia para serviços de chapeação e pintura de cabines de caminhão. No mesmo ano, surgia a primeira encomenda para a produção de uma carroceria de ônibus. O ônibus era feito de madeira sobre uma estrutura de alumínio. Demorou três meses para ficar pronto, já que foi feito artesanalmente, forma de produção muito comum até os anos de 1950, quando, com os incentivos ao transporte rodoviário e à indústria automotiva, as fabricantes de carrocerias começavam a assumir uma postura mais profissionalizada.
O veículo deu origem a uma encomenda feita por uma empresa de ônibus do Sul, a Transporte Pérola. Seria o primeiro lote de uma quantidade de ônibus que tornaria a Marcopolo, nome adotado nos anos de 1970, uma das maiores produtoras de carrocerias do mundo. Estima-se que seja a terceira maior fabricante mundial, com previsão de 32,5 mil unidades só este ano.
Neste mês de outubro, a Marcopolo comemorou a produção de 350 mil ônibus. O veículo deste número é um Paradiso 1800 DD (Double Decker), ônibus de dois andares de luxo, que recebeu pintura comemorativa para o feito. O ônibus pertence à Geração Sete de rodoviários, lançada em 2009. Desde então, os modelos da Geração Sete, G 7, como são chamados, já venderam mais de 10 mil unidades, entre o Viaggio 900, Viaggio 1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1600 LD – Low Driver e Paradiso 1800 DD – Double Decker.
Os ônibus da Geração Sete são dotados de itens de conforto, segurança e design moderno. O veículo comemorativo de dois andares, número 350 mil, é encarroçado sobre chassi Scania K 440 8 X 2, ou seja, com dois eixos na frente e dois traseiros. A capacidade é para 44 passageiros no piso superior com poltronas semi-leito e nove passageiros no piso inferior acomodados em poltrona tipo leito. As poltronas possuem tecido especial, espuma de viscoeslático que se amolda ao corpo e novos apoios para pés e braços.
O piso inferior conta com sistema de áudio e vídeo, com aparelho de DVD, dois monitores de 23 polegadas, rádio com MP3, fones de ouvido com plugs individuais e controle do volume do som no console das poltronas, além de saídas individuais de ar ondicionado, com possibilidade o passageiro controlar o fluxo de resfriamento são alguns dos diferenciais da carroceria, segundo a Marcopolo. A iluminação é indireta para aumentar o conforto visual do passageiro e as luzes de leitura, acionadas por toque suave, são de LED, assim como os conjuntos ópticos externos traseiro e dianteiro.
Mas para que a Marcopolo chegasse a esta sofisticação em seu modelo e ao número de 350 mil carrocerias, um longo caminho teve de ser percorrido. São vários os fatos que marcaram a história não da empresa apenas, mas que refletiram pelos transportes o crescimento do País. Até o Marcopolo Paradiso 1800 DD, número 350 mil, não podem ser esquecidos: o primeiro ônibus de madeira em 1949, a entrada na empresa de Paulo Pedro Bellini, em 1951, que deu uma nova dimensão ao negócio e que está até hoje na companhia, a construção das primeiras carrocerias metálicas em 1952, as primeiras exportações em 1961, a mudança de nome de Nicola para Marcopolo por conta do sucesso do modelo homônimo e pelo fato de não haver mais nenhum Nicola na administração da empresa, a compra das Carrocerias Eliziário, em 1969, o primeiro ônibus de BRT em 1974 para o Curitiba – o Veneza Expresso, o lançamento no início dos anos de 1970 do modelo San Remo, a entrada em produção do urbano Torino entre 1982 e 1983, em 1986, o Paradiso High Deck, com salão de passageiros acima do nível do motorista, sendo até então o ônibus brasileiro mais alto, com 3,96 metros, entre outros.
Toda a história, que registrava avanços a passos mais lentos, mostra agora que o segmento de ônibus acompanha a velocidade das mudanças, cada vez maior. Provas são os números de produção, informados em nota à imprensa, pelo diretor geral da Marcopolo, José Rubens de La Rosa:
“Comemoramos 100 mil ônibus em 1998. Em 2007, superamos as 200 mil unidades e agora, em apenas cinco anos, ultrapassamos a marca dos 350 mil veículos produzidos. Isso também é reflexo da internacionalização da Marcopolo e da ampliação de suas operações nos principais mercados do mundo, que deverão fabricar 32,5 mil unidades somente este ano”, salienta o executivo.
Ainda segundo a nota, “hoje, a Marcopolo possui fábricas em nove países além do Brasil (África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia) e conta com cerca de 22 mil colaboradores. No Brasil são três unidades que produzem mais de 20 mil ônibus por ano, localizadas em Caxias do Sul (duas) e Rio de Janeiro.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Postado por Guto de Castro às 21:30
Blog Ponto de Ônibus
Créditos: Julio Soares/Marcopolo
Em 06 de agosto de 1949, os irmãos Dorval Antônio Nicola, Nelson Nicola, Doracy Luiz Nicola fundavam a empresa Nicola & Cia para serviços de chapeação e pintura de cabines de caminhão. No mesmo ano, surgia a primeira encomenda para a produção de uma carroceria de ônibus. O ônibus era feito de madeira sobre uma estrutura de alumínio. Demorou três meses para ficar pronto, já que foi feito artesanalmente, forma de produção muito comum até os anos de 1950, quando, com os incentivos ao transporte rodoviário e à indústria automotiva, as fabricantes de carrocerias começavam a assumir uma postura mais profissionalizada.
O veículo deu origem a uma encomenda feita por uma empresa de ônibus do Sul, a Transporte Pérola. Seria o primeiro lote de uma quantidade de ônibus que tornaria a Marcopolo, nome adotado nos anos de 1970, uma das maiores produtoras de carrocerias do mundo. Estima-se que seja a terceira maior fabricante mundial, com previsão de 32,5 mil unidades só este ano.
Neste mês de outubro, a Marcopolo comemorou a produção de 350 mil ônibus. O veículo deste número é um Paradiso 1800 DD (Double Decker), ônibus de dois andares de luxo, que recebeu pintura comemorativa para o feito. O ônibus pertence à Geração Sete de rodoviários, lançada em 2009. Desde então, os modelos da Geração Sete, G 7, como são chamados, já venderam mais de 10 mil unidades, entre o Viaggio 900, Viaggio 1050, Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1600 LD – Low Driver e Paradiso 1800 DD – Double Decker.
Os ônibus da Geração Sete são dotados de itens de conforto, segurança e design moderno. O veículo comemorativo de dois andares, número 350 mil, é encarroçado sobre chassi Scania K 440 8 X 2, ou seja, com dois eixos na frente e dois traseiros. A capacidade é para 44 passageiros no piso superior com poltronas semi-leito e nove passageiros no piso inferior acomodados em poltrona tipo leito. As poltronas possuem tecido especial, espuma de viscoeslático que se amolda ao corpo e novos apoios para pés e braços.
O piso inferior conta com sistema de áudio e vídeo, com aparelho de DVD, dois monitores de 23 polegadas, rádio com MP3, fones de ouvido com plugs individuais e controle do volume do som no console das poltronas, além de saídas individuais de ar ondicionado, com possibilidade o passageiro controlar o fluxo de resfriamento são alguns dos diferenciais da carroceria, segundo a Marcopolo. A iluminação é indireta para aumentar o conforto visual do passageiro e as luzes de leitura, acionadas por toque suave, são de LED, assim como os conjuntos ópticos externos traseiro e dianteiro.
Mas para que a Marcopolo chegasse a esta sofisticação em seu modelo e ao número de 350 mil carrocerias, um longo caminho teve de ser percorrido. São vários os fatos que marcaram a história não da empresa apenas, mas que refletiram pelos transportes o crescimento do País. Até o Marcopolo Paradiso 1800 DD, número 350 mil, não podem ser esquecidos: o primeiro ônibus de madeira em 1949, a entrada na empresa de Paulo Pedro Bellini, em 1951, que deu uma nova dimensão ao negócio e que está até hoje na companhia, a construção das primeiras carrocerias metálicas em 1952, as primeiras exportações em 1961, a mudança de nome de Nicola para Marcopolo por conta do sucesso do modelo homônimo e pelo fato de não haver mais nenhum Nicola na administração da empresa, a compra das Carrocerias Eliziário, em 1969, o primeiro ônibus de BRT em 1974 para o Curitiba – o Veneza Expresso, o lançamento no início dos anos de 1970 do modelo San Remo, a entrada em produção do urbano Torino entre 1982 e 1983, em 1986, o Paradiso High Deck, com salão de passageiros acima do nível do motorista, sendo até então o ônibus brasileiro mais alto, com 3,96 metros, entre outros.
Toda a história, que registrava avanços a passos mais lentos, mostra agora que o segmento de ônibus acompanha a velocidade das mudanças, cada vez maior. Provas são os números de produção, informados em nota à imprensa, pelo diretor geral da Marcopolo, José Rubens de La Rosa:
“Comemoramos 100 mil ônibus em 1998. Em 2007, superamos as 200 mil unidades e agora, em apenas cinco anos, ultrapassamos a marca dos 350 mil veículos produzidos. Isso também é reflexo da internacionalização da Marcopolo e da ampliação de suas operações nos principais mercados do mundo, que deverão fabricar 32,5 mil unidades somente este ano”, salienta o executivo.
Ainda segundo a nota, “hoje, a Marcopolo possui fábricas em nove países além do Brasil (África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia) e conta com cerca de 22 mil colaboradores. No Brasil são três unidades que produzem mais de 20 mil ônibus por ano, localizadas em Caxias do Sul (duas) e Rio de Janeiro.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Postado por Guto de Castro às 21:30
Blog Ponto de Ônibus
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