segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE SERÁ ESTENDIDO ATÉ CAMARAGIBE


A chegada do Corredor Leste-Oeste a Camaragibe, prevista para o início do ano, promete transformar a cara do Centro da cidade metropolitana. O corredor exclusivo de ônibus, que começa na Praça do Derby, área central do Recife, e segue pela Avenida Caxangá, será prolongado até a Avenida Doutor Belmino Correia (PE-05). A principal via de Camaragibe ganhará cinco estações elevadas de embarque e desembarque de passageiros. Como a obra foi idealizada para facilitar o percurso entre a capital e a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, haverá ligação entre a quinta estação do corredor na Belmino Correia com o Ramal da Cidade da Copa, importante acesso para os jogos do mundial.

Para viabilizar a obra, será necessário desapropriar 86 imóveis localizados à margem da avenida, no sentido Camaragibe–Recife. É para esse lado que a avenida será alargada para a construção do corredor. A Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada das negociações com os proprietários das edificações. A maioria funciona com atividade comercial. “Já tivemos a primeira reunião com os donos dos imóveis para explicar o projeto e o funcionamento do processo de desapropriação. Agora, estamos preparando os laudos, que devem ficar prontos em dezembro. Depois disso, haverá uma apresentação mais detalhada e vamos negociar os valores com os proprietários”, afirma o procurador-geral do Estado, Thiago Norões.

As 22 estações de ônibus do Corredor Leste-Oeste, incluindo as cinco que ficarão em Camaragibe, foram pensadas para o modelo BRT (Bus Rapid Transit). Serão fechadas, climatizadas e elevadas para facilitar o transbordo e com serviço de pagamento antecipado das passagens.

A Belmino Correia tem quatro faixas: duas no sentido Recife, duas no sentido São Lourenço da Mata. “Durante o período de obras, acho que vai ficar complicado. O desmantelo que está na Caxangá vai chegar a Camaragibe. Mas quando o serviço for concluído, acredito que a cidade vai mudar para melhor”, opina a técnica em enfermagem Kátia Regina de Castro, usuária de ônibus. “A Caxangá está muito travada por causa das obras. Antes, levava 25 minutos entre o Centro de Camaragibe e o Hospital Getúlio Vargas (Cordeiro, Zona Oeste do Recife). Agora, a viagem demora até 1h30”, relata.

A expectativa é maior para quem tem comércio no lado da via que vai sofrer mais impacto das obras, por causa do alargamento. “A gente ainda não sabe o valor das desapropriações. Já vieram medir a loja, mas as informações ainda são pouco claras. É um prejuízo grande para a gente porque foram anos investindo na loja. Tenho medo de não conseguir encontrar um espaço tão bom quanto esse com o preço que o Estado vai oferecer”, pondera o comerciante Luciano Miranda de Andrade, que vai se desfazer da loja de autopeças que tem na avenida para dar espaço ao Corredor Leste-Oeste.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PERNAMBUCO: SUAPE CRESCE E AO SEU REDOR TEM O DESENVOLVIMENTO E GAIBU PEDE INVESTIMENTO E MUDANÇA NO TRANSPORTE.


DEMANDA PEDE


Crédito: Bruno Simeone

São Judas Tadeu - Ônibus articulado na linha 157 Gaibu/TI Cabo
__________________

RECIFE : NOVO VLT QUEBRA NO CRUZAMENTO DA MASC DE MORAES


Às 11h35 - Novo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que cruzava o trilho na Avenida Mascarenhas de Moraes, próximo ao Aeroporto, quebra no meio da avenida e fecha o trânsito nos dois sentidos. Foto enviada pela internauta Fani Gomes (@fanisgomes).
ATUALIZAÇÃO (às 11h49): O VLT já foi removido e o trânsito agora flui normalmente.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RECIFE : METRO QUEBRA PELA MILÉSIMA VEZ E OS 15 TRENS NOVOS VAI DEMORAR E MUITO AINDA PRA CHEGAR


Metrô do Recife volta a quebrar e causa revolta entre passageiros

Uma pane em um trem que se deslocava entre as estações Afogados e Joana Bezerra provocou paralisação do sistema e os atrasos ultrapassam uma hora

Publicado em 30/11/2012, às 09h15

Do JC Online

Estações ficaram lotadas / Foto: Alexandre Lopes/Especial para o JC

Estações ficaram lotadas

Foto: Alexandre Lopes/Especial para o JC

Atualizada às 10h33
Usuários do Metrô do Recife (Metrorec) estão passando por uma verdadeira via-crúcis para utilizar o meio de transporte na manha desta sexta-feira. Uma pane em um trem que se deslocava entre as estações Afogados e Joana Bezerra provocou paralisação do sistema e os atrasos ultrapassam uma hora.
A pane aconteceu por volta das 7h30, horário de pico e que geralmente está lotado. Com a quebra da composição quando saia de Afogados para Joana Bezerra, muitos passageiros se revoltaram e saíram do trem no meio dos trilhos, forçando o desligamento de todo o sistema. Segundo relatos de testemunhas, alguns passageiros tentaram, inclusive, agredir o operador do trem, mas não conseguiram porque a porta da cabine estava fechada.
O problema acabou paralisando todo o sistema. O operador de máquinas José Severino Carneiro da Silva esperou por mais de uma hora para que um trem chegasse até a estação Camaragibe, onde ele aguardava o metrô para ir ao médico, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. "Estou atrasado. O metrô é o pior meio de transporte que existe em Pernambuco. É velho, vive quebrando e deixando a gente na mão. O pior é que os funcionários não dão satisfação nenhuma. Simplemente não dizem nada", reclamou.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o sistema voltou a funcionar aos poucos e, às 10h, já estava normalizado.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RECIFE: NOVO BAIRRO DO RECIFE SERÁ APROVADO NAS CARREIRAS ANTES DO FIM DO ANO





Geraldo Julio deve assumir o debate do Novo Recife, que receberá pedido de vistas amanhãO Instituto Arquitetos do Brasil quer saber detalhes da proposta que prevê, entre outros pontos, a construção de 13 torres no Cais José Estelita

Aline Moura - Diario de Pernambuco
Publicação: 29/11/2012 10:58 Atualização: 29/11/2012 12:13
Prefeito João da Costa defende a aprovação do projeto, mas o sucessor é quem deve assumir a polêmica (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press )
Prefeito João da Costa defende a aprovação do projeto, mas o sucessor é quem deve assumir a polêmica
 O futuro prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), deve iniciar a gestão com pelo menos duas polêmicas urbanísticas para debater com a sociedade: a construção dos quatro viadutos da Avenida Agamenon Magalhães, principal artéria da cidade, e o projeto Novo Recife, que prevê o levantamento de 13 torres no Cais José Estelita por meio da iniciativa privada.
O prefeito João da Costa (PT) está tentando aprovar o empreendimento imobiliário amanhã, em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), mas a ousada proposta receberá pedido de vistas e só deve ser votada dentro de um mês, tempo suficiente para Geraldo Julio assumir o mandato.
Quem vai pedir vistas do projeto é o Instituto de Arquitetos do Brasil, presidido por Vitória Régia de Andrade. Segundo ela, a entidade leu a proposta que seria votada pelos 28 integrantes do CDU, mas não conseguiu entender se haverá ligação dos futuros imóveis com as vias públicas mais centrais do Recife, a exemplo da Avenida Dantas Barreto, da Agamenon Magalhães, além dos bairros do Pina, de Afogados, Santo Antônio e São José. “O empreendimento terá impactos em vários bairros e a gente não está conseguindo enxergar a transformação ao redor. A proposta não está amadurecida e precisa de maiores esclarecimentos porque repercuti num raio metropolitano”, afirmou. 

Vitória Régia disse que, nos últimos anos da gestão, o papel do Conselho de Desenvolvimento Urbano foi completamente esvaziado e os interesses privados estão se sobrepondo às regras da cidade e ao interesse público. “Esse é um momento de mudanças, de troca de governo, e o CDU precisa ser revitalizado. Não pode ser um lugar apenas de aprovação e carimbo”, declarou, ressaltando que o “Novo Recife” tem impacto maior ou tão importante quanto os viadutos previstos para a Agamenon Magalhães. 

Embora Geraldo Julio tenha mantido silêncio sobre as polêmicas que irá assumir, o prefeito João da Costa afirmou, ontem, ter autonomia para decidir, até o final de dezembro, os melhores caminhos para a cidade. Ele defendeu a aprovação do Novo Recife, dizendo ser “muito estranho” tantos interesses contrários. 

Ao saber que o Fórum Direitos Urbanos debatia as mudanças do Estelita nas redes sociais, no Facebook, com a participação de mais de sete mil pessoas, o prefeito procurou minimizar. Disse que o Recife tem mais de um milhão e meio de habitantes e não pode se pautar por discussões subjetivas e de “gostos”. De acordo com ele, o Novo Recife já recebeu a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que mostra que as obras irão preservar o patrimônio histórico.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RECIFE : CORREDOR LESTE OESTE DE CAMARAGIBE ATÉ O DERBY


Corredor Leste<>Oeste no trecho Camaragibe...  TENSO!!!


Link http://www.youtube.com/watch?v=JUm4hwoONyo
O vídeo não é recente, maio deste ano, porém sua postagem é. Não vi na net nada sobre obras na avenida principal. Tenso seria se já estivessem fazendo algo, pois a situação tende a piorar numa via que não é larga.

Pior, é esperado algo nas imagens abaixo, que demoraria um certo tempo e até é citado na matéria do JC, segunda imagem, divulgada neste segundo semestre. Todavia, o projeto e as informações são conflitantes.
Eu mesmo já falei aqui que pelos dados informados, pesquisa em campo, projeto v.2, mídia, suprimiram algumas estações ou uma. Vendo o texto do JC com a imagem do governo, se a contagem for até o TI Cosme e Damião, três estações teriam saído, mas se for até o TI Timbi, seria uma e qual seria esta? No mínimo uma na Rua Benfica que teria duas pelo projeto v.2: uma em elevado e outra no lado oposto do Clube Internacional, mas pelo que confrontei, toda a Rua Benfica ficará sem estação, que pode ser ruim, mas nem tanto, pois li em outro site que tem uma cidade em outro estado onde estão implantando o BRT e a distância das estações é de 700m, inferior a daqui que não deve chegar aos 400m.
O prazo de maio/2013 numa placa em frente ao Hiper Bompreço, da Caxangá, é para Recife? Nem para Recife apostaria, pois o elevado vai demorar, os TIs não sairam do papel, o túnel que vai ser um baita complicador nem se fala e pior ainda será estação 1, na praça do Derby onde há muitos ônibus em tráfego misto.

Na via principal de Camaragibe, para não piorar o que já ruim dependeria o meu ver da entrega da via paralela que parece não ter saído do papel e note, novamente, que é previsto um elevado segundo projeto v.2, mas o JC só fala em dois elevados, ou seja, esse elevado na entrada de Aldeia teria sido descartado antes da primeira divulgação oficial que previa quatro elevados sendo três exclusivos para estações e agora só serão dois. Na conta pelo projeto, seriam ao menos cinco elevados, sendo três para estações.

Quote:
Originally Posted by Rai_ View Post


Ínicio de via paralela a principal desafogando o tráfego misto que só terá uma faixa de cada lado, além de alargamento da via principal nas proximidades das estações.




A via paralela se liga ao Ramal da Copa e ao que parece, pelas linhas em azul sobrepondo outras, outro viaduto ou túnel seria criado.


Last edited by Rai_; November 24th, 2012 at 02:55 AM.

domingo, 25 de novembro de 2012

PERNAMBUCO - PROTESTO VARZEA


PROTESTE MEIO-DIA
 // Moradores da Várzea protestam contra ordem de desapropriação de imóveis

Publicado em 22/11/2012


Imagem: TV Jornal
Quatro mil moradores da Várzea, Zona Oeste do Recife, estão sendo obrigados a deixar o Loteamento Cosme e Damião por causa de obras para a Copa do Mundo de 2014. Um decreto estadual definiu, em junho, o local como de utilidade pública para que os imóveis fossem desapropriados. O objetivo da ação é aproveitar a área para fazer um conjunto de obras viárias que darão acesso à Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. As famílias não querem sair do Loteamento e reclamam que a indenização oferecida pelo Governo do Estado é muito inferior ao valor das casas.

Nesta quinta-feira (22), representantes do Governo se reuniram para definir os rumos do processo de desapropriação. Dos 141 imóveis da comunidade que serão desapropriados, 92 já foram negociados com os moradores, porém as famílias mostradas na reportagem ainda não foram chamadas para discutir os valores das indenizações.

Se a sua comunidade também tem problemas, entre em contato conosco através do e-mail protestemeiodia@tvjornal.com.br ou pelo Twitter @tvjornalmeiodia.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PERNAMBUCO : AGORA É OFICIAL TI CAJUEIRO SECO INAUGURA DIA 28/11/2012 E DIA 01/12/2012 ABERTO AO PÚBLICO

"
OFICIAL" LINHAS DO T.I CAJUEIRO SECO - A partir de 01/12/2012 

022 T.I Cajueiro Seco (Circular)
034 Curcurana/T.I Cajueiro Seco
037 Comporta/T.I Cajueiro Seco

139 T.I Cabo/T.I Cajueiro Seco
140 T.I Cajueiro Seco (Circular Shopping Recife)
162 Muribeca/T.I Cajueiro Seco
164 Conjunto Marcos Freire/T.I Cajueiro Seco
165 Muribeca dos Guararapes/T.I Cajueiro Seco 
166 T.I Cajueiro Seco/Afogados (IMIP)
171 Loteamento Integração/T.I Cajueiro Seco - Com viagens via Portal dos Prazeres
181 Cabo(COHAB)/T.I Cajueiro Seco
183 Ponte dos Carvalhos/T.I Cajueiro Seco
216 T.I Barro/T.I Cajueiro Seco


166- TI Cajueiro Seco/Afogados
OBS: Esta linha será Radial e irá operar com 15 ônibus articulados, passando pelo IMIP e fazendo seu percurso pela Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, Cinco Pontas, Av. Sul .....................







Consórcio Grande Recife repassou para lideranças comunitárias em reunião nesta quarta feira 21/11/2012 como vai funcionar o Terminal Integrado de Cajueiro Seco e que favorece a comunidade do Conjunto Muribeca.
Inauguração irá ocorrer no dia 28/11/2012 e no dia 01/12/2012 funcionamento do terminal ao público.
Veja abaixo como vai funcionar a integração.


RECIFE : LICITAÇÃO DAS LINHAS... HISTORIAS DAS ELEIÇÕES, JÁ PASSOU NÉ ,VEM AS PRÓXIMAS E O PERNAMBUCANO ESQUECE FÁCIL.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prevista em lei desde 1993 e prometida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos, mais uma vez a licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recifefica na promessa. O processo foi anunciado pelo próprio governador Eduardo Campos, em coletiva no mês de março, com a garantia de que, dessa vez, seria diferente das outras, mas até agora a licitação permanece no papel. E o governo, mais uma vez, silencia. Desconversa. Limita-se a enviar respostas por notas que pouco explicam. O Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema de transporte e do processo licitatório, não dá mais entrevistas. Nem mesmo o Palácio das Princesas se pronuncia sobre o tema.

A licitação das linhas de ônibus está prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2002) o processo é estudado e prometido. A nota que a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio enviou ao jornal diz apenas que o documento norteador da licitação das linhas de ônibus foi encaminhado aos órgãos fiscalizadores – Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) – e, agora, o órgão vai esclarecer as dúvidas para que o governo possa lançar a licitação.

Nos bastidores, sabe-se que o processo está travado por questões técnicas. O governador Eduardo Campos exige um serviço de qualidade, que representará um avanço diante do que é oferecido hoje, com uma frota totalmente equipada com ar-condicionado, por exemplo, mas não quer subsidiar o sistema nem aceita que o valor das passagens suba demais. Ou seja, a conta não estaria fechando e os técnicos quebrando a cabeça para equilibrá-la. 
“Oferecer a qualidade que está sendo exigida na licitação é possível, mas exige um custo que precisa ser coberto. Com a licitação, os contratos com os operadores passam a ser firmes e exigem equilíbrio financeiro. Quando o documento chegou à Arpe e à PGE, começaram os questionamentos para saber como esse equilíbrio seria mantido após a licitação”, explica uma fonte do governo.

Não estaria havendo pressão do setor empresarial, como muitas pessoas pensam, segundo a mesma fonte. A primeira desculpa do governo do Estado, em junho, para justificar a demora na realização da concorrência pública era que o atraso se devia ao fato de os cálculos de alguns itinerários estarem sendo refeitos. Agora, credita a demora aos questionamentos da Arpe e da PGE.

Pelos prazos oficiais anunciados em março, o sistema de transporte do Grande Recife sofreria um salto de qualidade nos próximos anos. Até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos. A concorrência seria nacional e internacional. A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco. Os vencedores iriam operar um sistema que movimenta R$ 60 milhões por mês.

Na prática, a licitação deveria ter começado em 7 de maio último, data prevista para o lançamento do edital. Depois de 90 dias, os vencedores de cada um dos sete lotes que iriam compor a RMR seriam conhecidos. Sendo assim, em 2013 a RMR teria um sistema licitado. Mas até agora a única etapa cumprida foi a realização, em abril, da audiência pública para apresentar o modelo. De lá para cá, nada mais aconteceu.

Por Roberta Soares
Informações: JC Online

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PERNAMBUCO: TI CAJUEIRO SECO PREVISÃO PRA DIA 24/11/12 será? vamos ver ate sábado se sai mesmo




TI Cajueiro Seco Batido Martelo :

Dia da Inauguração :28/11
Dia da 1ª Operação : 01/12

RECIFE : RIO MAR EM DEZ MINUTOS SERÁ?

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

10 minutos, este é o tempo gasto para chegar ao mais novo Shopping do Recife, com a chegada deste novo empreendimento, o GRCT criou e deslocou algumas linhas para atender a demanda de passageiros.

A linha TI Joana Bezerra/Rio Mar está sendo feita com 136 viagens diárias nos dias úteis e o GRCT está monitorando a demanda para possíveis ajustes com a chegada de fim de ano e consequentemente uma maior procura por esta linha. Outra situação, diz respeito aos pacientes e funcionários da Policlínica do Pina que perderam a linha TI Joana Bezerra/Aeroporto e não foram contemplados com a linha TI Joana Bezerra/Rio Mar, pois esta desce a alça e não atende a parada na Av. República do Líbano.

Outro fator importante, é que esta linha está integrada ao SEI e também ao metrô, possibilitando um melhor serviço, sem falar nos ônibus novos que estão sendo disponibilizados pela empresa prestadora do serviço.

Outras linhas que atendem ao Shopping Rio Mar são: 070 - Candeias / Joana Bezerra, 118 – Prazeres / Boa Viagem, 910 – Piedade / Rio Doce e 013 - Jd. Beira Rio / Rio Mar.

Horários da Linha 21*TI Joana Bezerra/Rio Mar 
05:30  |  05:45  |  06:00  |  06:10  |  06:20  |  06:30  |  06:36  |  06:42  |  06:48  |  06:54  |  07:00  |  07:06  |  07:12  |  07:18  |  07:24  |  07:30  |  07:36  |  07:42  |  07:48  |  07:54  |  08:00  |  08:06  |  08:12  |  08:18  |  08:24  |  08:30  |  08:36  |  08:42  |  08:48  |  08:54  |  09:00  |  09:06  |  09:12  |  09:18  |  09:24  |  09:30  |  09:40  |  09:50  |  10:00  |  10:10  |  10:20  |  10:30  |  10:40  |  10:50  |  11:00  |  11:10  |  11:20  |  11:30  |  11:40  |  11:50  |  12:00  |  12:10  |  12:20  |  12:30  |  12:40  |  12:50  |  13:00  |  13:10  |  13:20  |  13:30  |  13:36  |  13:42  |  13:48  |  13:54  |  14:00  |  14:06  |  14:12  |  14:18  |  14:24  |  14:30  |  14:36  |  14:42  |  14:48  |  14:54  |  15:00  |  15:06  |  15:12  |  15:18  |  15:24  |  15:30  |  15:36  |  15:42  |  15:48  |  15:54  |  16:00  |  16:06  |  16:12  |  16:18  |  16:24  |  16:30  |  16:36  |  16:42  |  16:48  |  16:54  |  17:00  |  17:06  |  17:12  |  17:18  |  17:24  |  17:30  |  17:36  |  17:42  |  17:48  |  17:54  |  18:00  |  18:06  |  18:12  |  18:18  |  18:24  |  18:30  |  18:36  |  18:42  |  18:48  |  18:54  |  19:00  |  19:06  |  19:12  |  19:18  |  19:24  |  19:30  |  19:40  |  19:50  |  20:00  |  20:10  |  20:20  |  20:30  |  20:40  |  20:50  |  21:00  |  21:10  |  21:20  |  21:30  |  21:40  |  21:50  |  22:00  |  22:15  |  22:30  | 

Linhas que atendem a Av. Engenheiro Antônio de Góes (24 linhas) 
011 - Piedade/Derby 
014 - Brasília (Conde da Boa Vista) 
018 - Brasília Teimosa 
026 - TI Aeroporto / TI Joana Bezerra 
031 - Shopping Center (Terminal Res. Boa Viagem) 
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista) 
033 - Aeroporto 
036 - Aeroporto (Bacurau) 
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau) 
039 - Setúbal (Príncipe) 
040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá 
042 - Aeroporto (Opcional) 
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby) 
044 - Massangana (Boa Vista) 
050 - PE-15/Boa Viagem 
061 - Piedade 
062 - Jardim Piedade 
063 - Jardim Piedade (Bacurau) 
069 - Conjunto Catamarã 
071 - Candeias 
072 - Candeias (Opcional) 
073 - Candeias (Bacurau) 
080 - Joana Bezerra/Boa Viagem 
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional) 

Blog Meu Transporte

sábado, 17 de novembro de 2012

RECIFE =VLT, METRO E SEI - POSSIBILIDADES EXISTEM É SÓ QUERER FAZER




Nesse diagrama abaixo, a linha marrom no trecho Tancredo Neves <> Werneck, 
é possível, haja bista que se tem a via permanente, é logíco que haveria necessidade de um retrofit.

Uma importante ligação entre as linha Sul e centro além de atender
 a bairros importantes ao longo da Av. Recife.

A linha Lilás é mais possível ainda, ligando a estação Largo da Paz <> Marco zero.

Esse diagrama não tem nada de novo....
__________________
O problema número 1 do trânsito do Recife é ter o motorista mais mal educado do Brasil, leis e educação não existem para os mesmos, tolerância ZERO já
012, 03:48:08  #2034
Registered User
Avatar de Paulo Magalhães

Fecha de Ingreso: May 2010
Mensajes: 3.159
Durante a realização dos eventos em 2013 e 2014, será
operacionalizado um serviço ao marco zero, com grande
 de possibilidade de permanecer após o término dos mesmos.
__________________
engenheiro ferroviário
www.youtube.com/CBTUMETROREC
http://fotolog.terra.com.br/CBTUMETROREC-atualizado em 09/03
meu canal pessoal:
http://youtube.com/undeadBRx

Ausente por tempo indeterminado
Paulo Magalhães no está en línea  


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

RECIFE : ACIDENTE COM RETROESCAVADEIRA EM BOA VIAGEM


16/11/2012 13h14 - Atualizado em 16/11/2012 13h46

Retroescavadeira tomba em cima de dois carros na Zona Sul do Recife

De acordo com a CTTU, máquina estava subindo em um caminhão.
Condutor da retroescavadeira foi levado para a enfermaria da construtora.

Do G1 PE
retroescavadeira (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Retroescavadeira tombou e atingiu dois veículos na Zona Sul da capital. (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Os proprietários de dois carros estacionados na esquina entre as ruas José Aderval Chaves e Ana Camelo da Silva, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, tomaram um susto na manhã desta sexta-feira (16). Uma retroescavadeira que trabalhava em obras no bairro tombou e caiu por cima dos veículos. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que enviou uma equipe para o local, a máquina estaria subindo em um caminhão, para ser transportada, quando o motorista perdeu o controle, provocando o acidente.
Quem conduzia a retroescavadeira no momento da manobra era um operário de uma construtora. Ele foi socorrido para a enfermaria localizada no próprio prédio da empresa. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. Conforme a CTTU, não há registro de mais feridos.
A dona de um dos veículos, Leidiane Leal, afirmou que sempre estacionava o carro no local, pois costuma assistir a uma aula nas proximidades. Ainda de acordo com ela, a empresa responsável pelo trator disse que arcaria com todos os custos de reparo do veículo.
A CTTU informou também que a retroescavadeira e os veículos continuam no local, aguardando o Instituto de Criminalística (IC), que deve fazer a perícia do acidente.

RECIFE : 1 UM AUTOMÓVEL PRA CADA 5 HABITANTES



Um carro para cada cinco habitantes. Esta será a realidade daRegião Metropolitana do Recife (RMR) em 2014, ano da Copa do Mundo. O aumento da frota de veículos tende a piorar a mobilidade urbana, causando prejuízos incalculáveis para a economia. Os custos elevados já verificados hoje atingem não apenas o cidadão e o meio ambiente, mas também empresas privadas e governos.

“É o trabalhador que fica preso no trânsito e chega atrasado ao trabalho, a mercadoria que não chega, as tensões e conflitos que podem gerar acidentes, o custo por quilômetro rodado que se eleva. Sem falar na qualidade de vida das pessoas, que cai bastante e também tem impacto econômico”, avalia o economista e sócio da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), Jorge Jatobá.

A mobilidade urbana foi tema do informe especial da XI Análise Ceplan, divulgada no Recife. A consultoria analisou e comparou dados demográficos, de frota de veículos e de transporte público e concluiu que a situação tende a agravar-se, afetando a vida de 1,5 milhão de pessoas que precisam circular diariamente pela RMR a trabalho.

O estudo aponta que, apesar de ter apresentado um crescimento populacional médio anual de apenas 0,97% entre 2001 e 2011, a RMR possui uma alta densidade demográfica, com 1.330,52 habitantes por quilômetro quadrado. Sua área total de 2.773,80 quilômetros quadrados é menor do que as RMs de Salvador (4.353,90 km2) e Curitiba (15.418,60 km2), mas sua densidade demográfica é bastante superior.

Ainda assim, a frota de veículos da RMR é maior do que de Salvador (930 mil contra 867 mil). Em 2001, essa frota era de 448 mil veículos, ou seja, mais do que duplicou em dez anos. O número de motos disparou, representando hoje uma para cada 2,7 automóveis. Mas, enquanto o crescimento médio anual da frota de moto foi de impressionantes 15,8% entre 2001 e 2011, a de ônibus se expandiu apenas 5,5%, abaixo das taxas verificadas em Curitiba (5,6%) e em Salvador (6,6%).

“Verificamos que gente que se deslocava de ônibus passou a se deslocar de moto. Se o transporte público fosse de qualidade isso não aconteceria”, comenta Jatobá. A população cresceu e o número de passageiros que utilizam ônibus não é muito diferente do observado no início da década de 1990. Em 1990, eram transportados 1,8 milhão de passageiros, número que cai para 1,6 milhão em 2010 – 94% deles se deslocam para trabalhar.

Em 2010, somente 337 linhas de ônibus operavam na RMR, enquanto que em Salvador, por exemplo, eram 505. A tarifa, entre 2002 e 2012, subiu quase 20% (anel A), sem retorno em termos de qualidade para a população. Já o metrô, depois de 20 anos, só avançou 71 quilômetros (incluindo trem a diesel).

Tudo isso, aliado à melhora na renda da população, provocou uma corrida ao transporte particular. Em 2001 eram 10,67 habitantes para cada veículo, caiu para 6,73 em 2011 e chegará a 2016 com 4,5. “Há uma série de obras em curso que podem melhorar a mobilidade, mas há um claro desafio para os gestores dos 14 municípios da RMR, que é investir em infraestrutura para melhorar a mobilidade e em transporte coletivo”, conclui Jorge Jatobá.

Fonte: Diario de Pernambuco

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

RECIFE : EURO G5 NOVIDADES DO RECIFE

PE: Recife já tem 25 ônibus ecologicamente corretos

Veículos com a nova tecnologia Euro V emitem menos gases poluentes para a atmosfera. Borborema, Mirim, São Judas Tadeu e Itamaracá são as pioneiras. Vinte e cinco esse é o número de ônibus com a tecnologia Euro V que já circulam pelas ruas do Recife e de outras cidades da Região Metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. 
Foto: Eronildo Assunção
Entre as novidades, estes veículos são movidos a Dieses S-50, com baixo teor de enxofre, e têm o filtro ARLA 32, que reduz consideravelmente a emissão de óxidos de nitrogênio, potencias poluidores da atmosfera. 

Apesar de mais caros, os primeiros ônibus com o Euro V chegaram no estado em agosto. De lá para cá, as empresas foram adquirindo poucas unidades, testando a nova tecnologia. Parece que a aceitação em algumas empresas, como a Borborema, foi boa, já que posteriormente chegaram mais unidades.
Com informações: Maxi Ônibus Olinda