segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - ACIDENTE COM VLT NO RECIFE E NOVO TUE SÓ EM 30 DIAS


Dois VLTS batem durante manobra para abastecer no Recife


O incidente ocorreu no sábado de carnaval, mas a notícia não chegou a ser divulgada.De acordo com o gerente de Operações do Metrorec, João Dueire, Os dois trens estavam acoplados e tinham sido levados por um maquinista para abastecer.
Segundo Dueire houve o desacoplamento dos trens. “A gente acredita que o maquinista quando percebeu que o primeiro  trem, onde ele estava, ficou mais leve deve ter reduzido a velocidade e o segundo trem que fazia o movimento da inércia bateu na traseira do outro”, revelou. Não houve feridos no incidente e segundo João Dueire não há necessidade de abrir sindicância para apurar o fato.
A máscara frontal do VLT danificado vai ser refeita pelo fabricante. “O trem é feito de vidro e fibra e trincou em várias partes. Nós já fizemos o pedido ao fabricante”, revelou o gerente de operações.
O incidente não deverá alterar o cronograma para as operações regulares da linha do VLT Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho, que já opera nos finais de semana. “O VLT já está operando nessa linha e teve uma participação importante no carnaval. A previsão é que a operação diária seja iniciada em março”, revelou.
Dos sete VLTs adquiridos pelo Metrorec, somente três irão operar na linha inicialmente. “Nós já estamos com os trens prontos para operar. Esse incidente não modifica em nada nosso cronograma”. Já a linha Sul, que aguarda novos trens para iniciar a operação da integração do metrô com o Terminal Tancredo Neves, depende da conclusão do treinamento dos maquinistas.
De acordo com o gerente de manutenção, Bartolomeu Carvalho, o treinamento será concluído em 30 dias. “Para fazer a integração com o Tancredo Neves será necessário mais um trem. Passando de seis para sete tres operando na Linha Sul”, revelou. Além dos VLTs, o Metrorec adquiriu 15 trens para reforçar as linhas Sul e Centro. Nenhum dos novos trens ainda entrou em operação.
A imagem da foto não corresponde aos veículos do incidente e serve apenas para ilustrar.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - TI RECIFE EM EXPANSÃO PRA RECEBER BRT


Neste sábado (16), o Grande Recife inicia a divulgação da reforma do Terminal Integrado Recife, junto aos passageiros do transporte público. Essa ação vai informar a mudança de local das plataformas. A obra tem início nesta segunda-feira (18). 

Para esta fase, será realizada a implantação de 22 abrigos metálicos em plataformas criadas, provisoriamente, na área de estocagem para atender os passageiros e minimizar o desconforto causado pelas alterações. Será construída também uma coberta na nova área de desembarque, com estrutura de concreto armado e telhas metálicas, similar à existente no restante do T.I. 

Durante a reforma, será instalada uma plataforma para o desembarque dos passageiros e três de embarque para as seguintes linhas: 

100 – Circular (Cde. Boa Vista) – Rua do Sol 
104 – Circular (IMIP) 
107 – Circular/Cabugá (Prefeitura) 
116 – Circular (Príncipe) 
117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) 

As alterações serão divulgadas nos ônibus, no Terminal Integrado do Recife e nos metrôs que chegam a este terminal. Além disso, o Consórcio realizará divulgações em todos os TIs que se direcionem ao TI Recife, sendo eles: TI Camaragibe, TI Cajueiro Seco, TI Jaboatão, TI Aeroporto, TI Barro, TI Afogados e TI Joana Bezerra. 

O Grande Recife esclarece que, mesmo com as obras, as plataformas serão equipadas com rampas de acesso para facilitar a mobilidade dos cadeirantes e demais pessoas com deficiência. 

A primeira etapa desta obra teve início no último dia 13 de janeiro, quando o Grande Recife começou a substituir a pavimentação do sistema viário e plataformas, para que fosse possível realizar as obras de ampliação deste Terminal. 

As obras de ampliação do Terminal Integrado Recife estão com sua conclusão prevista para abril de 2013. 

Informações: GRCT

GRANDE RECIFE - TERMINAL 3 DA CAXANGA


MOBILIDADE

Um obstáculo para terminal de ônibus

Obra de TI ao lado do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, já enfrenta resistência. Funcionários temem retirada de árvores e intensificação da poluição na área

Publicado em 15/02/2013, às 06h09

Pedro Paz

pgomes@jc.com.br

Área de estacionamento do Getúlio Vargas, no Cordeiro, será usada para construção de terminal de ônibus  / Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Área de estacionamento do Getúlio Vargas, no Cordeiro, será usada para construção de terminal de ônibus

Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Impactos ambientais e inviabilidade de futura ampliação do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, são problemas que podem ser provocados pela construção do Terminal Integrado de ônibus da III Perimetral, onde funcionam, atualmente, o Banco do Brasil e estacionamento da unidade médica. Funcionários do HGV alertam para a retirada de aproximadamente 20 árvores de grande porte. Segundo os servidores, elas amenizam a sensação de calor no prédio quinquagenário, idealizado para não se precisar de climatização artificial. Conselho gestor do hospital não vai se posicionar sobre o caso. Ministério público de Pernambuco promete acionar secretaria municipal de meio ambiente para averiguar se existe autorização para intervenção e acompanhar reflorestamento da área verde removida.
“Tapumes serão colocados a partir desta sexta-feira. O estacionamento e agência do banco vão ser realocados para o Parque de Exposição do Cordeiro. Essas árvores são o pulmão do hospital. A retirada delas vai prejudicar o repouso dos pacientes, causando mais calor. Além disso, haverá mais poluição do ar e sonora por causa do vaivém dos ônibus. Acontecerá o mesmo com o Hospital Barão de Lucena, que também fica nesse corredor viário”, afirma servidora que prefere não ser identificada”. Nesta sexta, um grupo de servidores se reúne para tentar fazer pressão e evitar a construção do terminal.
Por meio de nota, a Secretaria das Cidades esclarece que os ônibus não vão afetar as áreas estruturais do Hospital Getúlio Vargas, pois circularão em baixa velocidade, para embarque e desembarque. Além disso, os coletivos do modelo Transporte Rápido por Ônibus (TRO) são equipados com tecnologia de ponta, com menor índice de poluição sonora e do ar.
A Secretaria afirma, ainda, que providenciou estudo de impacto ambiental e de vizinhança, com o objetivo de embasar o projeto executivo do Terminal, que vai beneficiar 40 mil passageiros por dia, de bairros como Torrões e San Martin. O projeto foi encaminhado para apreciação da (CPRH).
A ordem de serviço para o início da construção dos dois novos terminais integrados de ônibus (Terminal Integrado da III e IV Perimetral)) da Avenida Caxangá, principal corredor de ligação entre a Zona Oeste e o Centro do Recife, foi assinada no início deste mês. Eles atenderão 100 mil passageiros por dia. Os TIs fazem parte do Corredor Leste-Oeste, uma via exclusiva com 12,3 quilômetros,construída ao valor de R$ 145 milhões para a Copa do Mundo de 2014.

PALAVRAS-CHAVE

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - POVO SEM EDUCAÇÃO FAZER ... E NO MAS O CARNAVAL DA $$$$$ USE PARTE DO LUCRO GOVERNANTES PRA PAGAR AS QUEBRAS


População não aprende: continua depredando ônibus no Carnaval

Publicado em 14/02/2013, Às 11:41

Foto: Renato Spencer/JC Imagem
Foto: Renato Spencer/JC Imagem

Os números caíram 20%, mas ainda impressionam: 489 ônibus foram depredados durante o Carnaval 2013. No ano passado foram 612, ou seja, 123 a mais. Mas segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, as avarias aumentaram. Foram 1.105 danos variados contra 1.009 da folia em 2012. Como sempre, os itens mais danificados foram os vidros de janela corrediça, os alçapões de teto, vidros da porta, parabrisas dianteiros e retrovisores externos. O custo da brincadeira será de R$ 155 mil e vale lembrar que será bancado pelos próprios passageiros. Tanto aqueles que pagam a passagem inteira, quanto os que têm o benefício da meia tarifa.
Embora o número de depredações tenha caído, é lamentável ver que quase 500 ônibus foram danificados pela população. Principalmente porque a maioria que estraga é exatamente quem usa. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, esses veículos sairão de circulação para serem reparados. Ou seja, quem perde são os próprios usuários.
Confira, abaixo, a relação das empresas mais prejudicadas:
Itamaracá -117 ônibus avariados
Borborema -65
Caxangá – 50
Cidade Alta – 50
Santa Cruz – 44 .

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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - METRO DO RECIFE SEM REFORMAS


Estações vão estar reformadas até a Copa do Mundo
Processo de licitação para a mudança das estações já foi iniciado pelo Governo Federal


Passageira aguarda trem na escura estação Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes. Falta de iluminação é principal problema no local

O metrô terá papel fundamental no transporte de passageiros até a Arena Pernambuco, estádio que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para receber jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. O fluxo diário de usuários, hoje em 285 mil por dia, deve se acentuar com a consequente verticalização da região, que receberá empreendimentos como faculdades, hospital, centros empresariais e hotéis. A demanda crescente, sobretudo no período dos dois eventos esportivos, quando a presença de turistas no Estado também se acentuará, vai exigir um tratamento mais digno aos seus visitantes. Além dos novos trens, a reforma das estações foi elencada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos como item prioritário.

O processo de licitação para a mudança das estações já foi iniciado, segundo o gerente Regional de Operação da CBTU, João Dueire. De acordo com o executivo, as 28 estações de metrô, mais as oito do trem diesel, receberão uma nova cara, com retoques na pintura e sinalização, troca das cobertas, novos bancos, cabines de bilheteria, entre outros. “Algumas estações têm 28 anos de operação e precisam desse reparo”, lembra Dueire. O trecho compreendido entre as estações Recife e Werneck, o mais antigo das três linhas, foi inaugurado em 11 de março de 1985, há 28 anos, como menciona o gerente.

Além dos retoques na aparência, as estações deverão contar com câmeras de circuito interno também na parte externa. Hoje, os equipamentos estão instalados apenas internamente, como nas plataformas. “Vamos trabalhar de acordo com o orçamento disponível. Já realizamos o pré-projeto para a compra e instalação das câmeras, item que está sendo bastante pedido”. João reclama do repasse de verbas do poder público, que tem impedindo a realização de algumas obras. O valor que será empenhado na reforma não foi repassado pela CBTU.

No entanto, o retoque em algumas estações também já foi iniciado, como constatou a reportagem do FolhaPE. As de Mangueira e Ipiranga tiveram as cobertas trocadas e a pintura no entorno foi retocada, apesar de já estar pichada. “Os pichadores são o tipo de usuário que não interessa ao metrô. É um problema de falta de educação do povo”, comenta Dueire. Além das pinturas, as sinalizações na parte interna estão mais visíveis, além de ter sido incluída na plataforma a indicação de caminho para deficientes visuais. Nos dois locais, também é possível perceber a presença de novos lixeiros, grades, corrimões e cabines de bilheteria.

Nas dezenas de estações visitadas, a equipe de reportagem verificou a necessidade da reparação de alguns itens. O principal deles, e o mais difícil de ser combatido, é a pichação, presente em praticamente todos os prédios do sistema. Situação precária foi constatada em Tejipió, onde o FolhaPE encontrou as grades da passarela quebradas, furadas e enferrujadas. Em Alto do Céu, um dos problemas é a falta de iluminação. Situação de abandono também foi verificada na estação Curado, onde percebemos vigas enferrujadas expostas, além do forte cheiro de urina no espaço. Vendedores ambulantes atuam livremente no local. No geral, a reportagem avaliou como bom o aspecto na parte interna das estações.

MOTOS
Outro problema grave verificado pela reportagem é a passagem de motos e bicicletas pelas passarelas das estações, o que é expressamente proibido. A locomoção dos veículos coloca em risco a vida dos passageiros, que podem ser atropelados. O FolhaPE flagrou a ação de motoqueiros nas estações Alto do Céu e Curado, onde o tráfego é intenso. Por coincidência, nos dois locais não há barras de ferro que impeçam, na entrada, a passagem desses equipamentos, diferentemente da Mangueira, Ipiranga e Barro, por exemplo. As placas indicativas sobre a proibição afixadas nas paredes servem apenas para compor o cenário.

Segundo a CBTU, o processo de licitação para a compra de ferragens também já foi iniciado. A empresa admitiu não ter quadro de vigilantes suficiente para realizar a fiscalização nas estações. "Quando o vigilante se aproxima da moto, o condutor já tem partido com o veículo. Não dá tempo. Mesmo que se coloque segurança para orientar, é complicado", explica João Dueire. De acordo com gerente Regional de Operação, a CBTU já foi alvo de ação do Ministério Público sobre o assunto. A companhia respondeu que o procedimento de compra já foi iniciado.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0019.html



Cosme e Damião em fase de acabamento
A estação da Copa do Mundo, em São Lourenço, deve ficar pronta em abril


Obra tem custo de R$ 7 mil e será a porta de entrada para a Arena Pernambuco

Projetada para ser a estação da Copa do Mundo, Cosme e Damião, na divisa entre Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata, está com as obras em fase de acabamento, com previsão de ser inaugurada em abril deste ano junto com o Terminal Integrado (TI) de mesmo nome, que será responsável por enviar ônibus para a Cidade da Copa. São duas obras diferentes, mas que se complementam.

A estação está sendo tocada por um consórcio que conta com 100 operários e orçada em R$ 7 milhões. O terminal, obra que contempla a primeira etapa, o Ramal da Copa, está custando R$ 18 milhões. O novo equipamento urbano deverá movimentar 21 mil pessoas em dias de movimento normal. A previsão inicial do Governo do Estado era entregar o TI e a primeira etapa do ramal em fevereiro deste ano, mas a Secretaria das Cidades garante a entrega junto com a inauguração do estádio que será utilizado na Copa das Confederações. O mesmo adiamento justificado serviu para a estação.

No caso da parada do metrô, a empreiteira promete o fim da construção para o fim de março, mas o Metrorec precisará de tempo ainda para instalar equipamentos e contratar serviços. Um desses serviços será o do comércio, pois está previsto o desenvolvimento econômico da região, por conta da quantidade de passageiros que farão conexão/integração no local.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0013.html


No que depender do Plano de Mobilidade, metrô fica para depois
Autoridades municipais não preveem ampliação da rede nos próximos 20 anos. Apenas maior integração com os ônibus



Segundo Antonio Machado, preferência do governo é pelos BRTs


Elaborado em 2008, o Plano de Mobilidade do Recife, que deverá ser totalmente implantado nos próximos 20 anos, não prevê uma ampliação das linhas do metrô dentro da capital pernambucana. De acordo com o coordenador de mobilidade do Instituto Pelópidas Silveira, Antonio Machado, há apenas a intenção de melhorar o sistema de transporte sobre rodas para aumentar a alimentação do metrô.

Ele acredita ser mais barata a ampliação e manutenção do Sistema Estrutural Integrado (SEI), com a maior inclusão da rede existente de transporte sobre trilhos. “Não há pretensão de ampliar o metrô, porque é muito caro, mas há projetos para ampliar a interligação dos ônibus com a rede atual”, diz Machado.

“O que o Governo do Estado está optando é em fazer um transporte com a capacidade semelhante e, no caso do modelo de implantação aqui no Recife, maior do que o do metrô, que são os BRTs. Então, o metrô tem que se integrar a uma malha existente, chamada Sistema Estrutural Integrado” continua.

Em resumo, o plano consiste em criar corredores de ônibus com conexões que diminuam a quantidade de linhas no Centro da Cidade e descentralizem o desenvolvimento econômico. “Uma das principais teorias para a redução dos problemas de mobilidade é a teoria do ‘não-transporte’. Na verdade, uma descentralização econômica levaria a uma redução no número de viagens e a um número de viagens mais focadas na sua própria região”.

A redução das linhas com destino ao Centro seria feita através de conexões que já existem, mas ainda de forma desordenada, como o Largo da Paz, no bairro de Afogados. “Um dos elementos do plano de mobilidade são as zonas especiais de desenvolvimento econômico de centro (Zede de Centro), que são os cruzamentos da malha viária, conhecidos como “nós”. Por exemplo, um nó tradicional é o Largo da Paz, onde, apesar de algumas linhas não terem integração tarifária dentro de uma estação, as pessoas descem para pegar outro ônibus e, enquanto esperam, fazem compras”, acrescenta Machado.

No lugar do metrô, o plano aposta na implantação dos ônibus de trânsito rápido (BRTs, na sigla em inglês) nos grandes corredores, como a Avenida Agamenon Magalhães. Apresentado como mais barato, o BRT precisa de estação elevada, pagamento antecipado de passagem e ônibus articulado. Com isso, ele segue um caminho sem interrupções semafóricas ou congestionamentos, com velocidade de embarque maior, “que é o que aumenta a capacidade do sistema”, segundo o coordenador de mobilidade.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0016.html
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Seleção de fotos noturnas da Cidade do Recife/PE, vale uma visita http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1589212

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Antiguo 04-02-2013, 20:31:46  #7985
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Lembram muito os trens da série 7000 da CPTM

Cita:
Empezado por Timbu Ver Mensaje
Aos que ainda gozam de sanidade mental no METROREC

Não "engulam corda", Não "caiam na perua", etc. 

Novo TUE 26, deve ficar assim abaixo:


http://www.copa2014.gov.br/noticia/m...e-o-fim-do-mes


Operação Comercial, só após o Carnaval 

Ele demorou 15 anos pra chegar... o que são 15 ou 20 dias a mais?





Dúvida Cruel:

A linha centro só tem capacidade para operar no limite técnico-operacional com no máximo 14 TUEs se não me falhe a memória (fala aí CSILVA!!!).

São 5 TUE's na linha SUL... então os outros 6 TUE's ficam em manutenção/reserva???

Ou a verdade é não ter maquinista para a linha centro????


Sheetos, fala aí!!!!
Nossa! Estes trens novos que a CAF produziu para o MetroRec/CBTU, lembram muito os trens das séries 7000, 7500 e 8000 que a CAF produziu para a CPTM.
__________________

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Antiguo 04-02-2013, 20:37:55  #7986
2013! Alegria

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Cita:
Empezado por ViniPE Ver Mensaje
Especial aponta desafios e soluções para o metrô do Recife
03/01/2013


Fonte e Link da notícia: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...tro/Metro.html
Trazendo...

Sufoco da manhã se repete à noite
"Avalanche" de usuários toma conta da composição em poucos segundos


Plataforma da estação Central do Recife se transforma em "formigueiro humano" antes esmo da chegada do trem

Na volta para casa, o sufoco enfrentado pelos passageiros no início da manhã se repete à noite, principalmente a partir das 18h, horário do rush. Na estação Recife, a de maior movimentação da rede metroviária, o fluxo é intenso. A plataforma se transforma num verdadeiro formigueiro humano. Pela escada rolante e elevadores, passageiros descem para a plataforma de embarque e vão se aglomerando. A organização da entrada nos vagões é feita pelos próprios passageiros no famoso “se amontoa aí e te vira nos 30”. O trem chega, para e abre as portas. Uma “avalanche” de passageiros toma conta da composição em questão de segundos. Idosos, gestantes e deficientes ficam para trás. Os poucos seguranças presentes apenas observam. O trem dá partida da estação Central com praticamente sua capacidade limite de passageiros. Em Joana Bezerra, mais gente, mais perrengue, somado ao desconforto, o estresse diário e o cansaço adquirido pelo passageiro durante mais um dia de trabalho. Mesmo sendo difícil, é preciso ter muita paciência para encarar a viagem de volta. “O povo fica na porta. É uma dificuldade entrar porque as pessoas ficam na frente da gente. Não vou sentada, aguento, não”, conta a estudante de Serviço Social, Andreza Juliana, 24 anos, que utiliza o metrô nos dois horários de maior movimentação. “Além do estresse, você tem que conviver com o mau-cheiro, calor e a enorme quantidade de pessoas. Tem muita gente para pouco metrô”.

Sem alternativa para chegar à faculdade, a não ser via metrô, a estudante conta como seria se dependesse apenas do ônibus para se dirigir ao campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde estuda. “Não sei qual é o pior. Se tiver a alternativa ‘nenhuma das respostas’, eu escolho essa. Nem metrô e nem o ônibus ainda são meios de transporte adequados. Aumenta o valor da passagem, mas o usuário continua com o serviço precário”, critica Andreza.

Porém, há muita gente que não abre mão de utilizar o metrô, mesmo em horários de pico. “Sempre que eu venho à cidade deixo o carro em casa e uso o metrô. Gasto meia hora certinho do Recife à Camaragibe. Se fosse de ônibus, é uma hora e pouca, aproximadamente. Vê a diferença? O problema é quando o ar-condicionado não está funcionando”, explica o aposentado Fernando Carneiro da Silva, de 66 anos.

As constantes falhas no sistema de refrigeração das composições foi bastante citada pelos passageiros nas diversas viagens realizadas pela reportagem do FolhaPE. “Aqui no metrô tem o geladinho e a sauna; você escolhe. Às vezes está quebrado, mas por que não conserta? Se está entrando dinheiro, tem condições de consertar, sim. Não consertam porque não querem”, alega José Ferreira de Araújo, 67 anos.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem pode operar com até 25% da capacidade do ar-condicionado. A empresa acredita não ser prioritária a retirada de uma composição por conta desta falha. “É difícil tirar um trem de circulação por causa de uma falha no ar-condicionado. É um transtorno grande”, explica o assessor de Manutenção, Adilson Bezerra.

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, a arrecadação da CBTU só consegue custear 35% da operação do metrô do Recife, porcentagem irrisória e deficitária visto a complexidade do sistema. O restante do valor seria repassado pelo Governo Federal. As composições que hoje circulam na capital pernambucana foram fabricadas em meados da década de 80. Todas elas foram modernizadas, com aporte de investimento de R$ 74 milhões. A reforma dos trens foi concluída no dia 27 de dezembro de 2010.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0007.html




Este é um assunto que não existe um engenheiro, um PhD, um picão da Galáxia que me prove que o sistema de Recife, não necessita de composições com 6 carros; que suas atuais com 4 carros, irão prover conforto, agilidade e pouco tempo de espera em horário de alta demanda por mais 20 anos!!!

Não esqueçam da limitação técnica-operacional da linha centro que é impossível ter mais de 14 TUEs operando, com o sistema do CCO hoje!! Alguns dirão, o sistema sofrerá um retrofit para o ATO, isso, daqui a 20 anos... até lá, continua com 14 trens no máximo, projeção de demanda crescendo exponencialmente, e composições com 4 carros... nem B point se tem na linha!

Provem-me que o sistema atual com 4 carros por composição serão suficientes por mais 20 anos??? não serão nem por mais 5 anos, quando todo o sistema de terminais de ônibus estiverem funcionando!!!

Já ouvi gente falando: Diga-me em qual lugar do mundo, o metrô no horário de pico, não fica lotado?? e eu quero saber disso... aqui já tá superlotado, faz 5 anos que entrou em colapso!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

BRASIL - Caso Busscar: criação de cooperativa avança e nova assembleia está marcada para dia 21 de fevereiro


A Comissão de ex-trabalhadores da Busscar, que apresentou a idéia de cooperativa para os demais interessados em duas assembleias realizadas nos dias 17/01 e 19/01, estão dando continuidade ao projeto. Segundo a Comissão, que está trabalhando para viabilizar o projeto, a continuidade dos trabalhos se faz necessária e agora está muito fortalecida com a inscrição de mais de 500 ex-funcionários interessados em serem sócios da Cooperativa.
O grupo também avançou nos contados com o BNDES, que pediu alguns ajustes no plano de negócios – Cooperativa – para que a equipe técnica do banco estatal possa analisar a ideia e sua viabilidade. Nestes contatos a Comissão contou com apoio da Unisol Brasil, CNM/CUT, CUT, SENAES e Sindicato dos Mecânicos.
Conforme os componentes da Comissão haviam afirmado nas duas reuniões realizadas em Janeiro, uma nova Assembléia será realizada para esclarecimentos aos inscritos(as) quanto as negociações com o BNDES e também tratar da formalização da Cooperativa. A reunião será realizada na Sede Central do Sindicato dos Mecânicos dia 21 de fevereiro (quinta-feira) as 19 horas.  
A Comissão dos Trabalhadores convida a todos que preencheram a ficha de inscrição para que compareçam na Assembléia. Segundo Pedro de Medeiros, porta-voz da Comissão de Trabalhadores, os interessados em fazer parte da Cooperativa podem fazer contato com a Comissão pelo e-mail coopbuss@gmail.com

GRANDE RECIFE - EM OLINDA VIADUTO NORTE SUL O PRIMEIRO A SER ENTREGUE


O Governador Eduardo Campos inaugurou na tarde desta quinta-feira (7), o primeiro viaduto do corredor de ônibus Norte/Sul, no bairro dos Bultrins, em Olinda.

Além do viaduto, foi inaugurado um trecho de 13 quilômetros do corredor exclusivo de ônibus, que vai do Terminal Integrado de Igarassu até o Pelópidas Silveira, em Paulista.

O Viaduto Bajado, homenagem a Euclides Francisco Amâncio, artista plástico, pintor de quadros e de murais, que ficou conhecido como “artista de Olinda”, vai beneficiar os cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife-Paulista.

Já no corredor de ônibus, que será liberado a partir desta sexta-feira (8), 17 linhas de ônibus passam a contar com paradas de embarque e desembarque exclusivas.


Segue, abaixo, lista das linhas que retomam seu itinerário habitual: 

905 – Igarassu/Paulista 
912 – Caetés I/Paulista 
917 – Caetés II/ Paulista 
933 – Abreu e Lima/Paulista 
940 – Abreu e Lima/Olinda 
941 – Arthur Lundgren II/PE-15 
946 – Igarassu (BR 101) 
949 – Caetés/Centro de Paulista 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 – Caetés I (Bacurau) 
964 – Igarassu/Macaxeira 
967 – Igarassu (Sítio Histórico) 
980 – Igarassu/Cidade Tabajara 
984 – Loteamento Bonfim/Paulista 
988 – Desterro/Paulista 
989 – Loteamento Planalto/Paulista 
998 – Caetés III/Paulista

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - ESTADO PROMETE DOIS TERMINAIS NA CAXANGÁ


Em fevereiro de 2014 a Avenida Caxangá, principal corredor de ligação entre a Zona Oeste e o Centro do Recife, ganhará dois novos terminais integrados de ônibus (TIs) que atenderão 100 mil passageiros por dia. A promessa é do governador Eduardo Campos, que nesta segunda-feira (4/02) assinou a ordem de serviço para o início da construção das duas futuras unidades. Os TIs fazem parte do Corredor Leste-Oeste, uma via exclusiva com 12,3 quilômetros que será operada por ônibus BRT (Bus Rapid Transit, o mesmo usado em Curitiba, no Paraná) e está sendo construída ao valor de R$ 145 milhões para a Copa do Mundo de 2014.
Os dois novos TIs serão erguidos no cruzamento da Avenida Caxangá com a IV Perimetral (BR-101), onde hoje funciona o estacionamento da concessionária Caxangá Veículos, e com a III Perimetral (Avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, onde existe uma agência do Banco do Brasil). Cada um custará R$ 9 milhões. Além de reduzir o tempo de viagem para quem utilizar o Corredor Leste-Oeste, os dois terminais vão permitir a integração com outros corredores de transporte importantes não só para os passageiros do Recife, mas para todos da Região Metropolitana: a BR-101 e a III Perimetral. A BR-101, no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, também ganhará, futuramente, um corredor de BRT, numa obra a ser viabilizada numa parceria entre os governos federal e estadual. E a III Perimetral será transformada em um corredor de transporte pela Prefeitura do Recife com ajuda financeira do governo federal.

“Os dois TIs são estratégicos para a mobilidade da Região Metropolitana. Com o Corredor Leste-Oeste nós vamos conseguir reduzir em 30 minutos o tempo de viagem dos passageiros que utilizam a Avenida Caxangá. Para aqueles que residem em Camaragibe, por exemplo, a redução chegará a 1h. Isso é muito importante para o trabalhador que todos os dias precisa sair de casa e chegar ao emprego”, defendeu o governador. Danilo Cabral, secretário das Cidades e responsável pela coordenação das obras, garantiu que o Leste-Oeste será concluído em março de 2014. “Os trabalhos estão andando dentro do prazo. As dez paradas da Caxangá serão finalizadas em julho, o Viaduto do Bom Pastor (na altura da entrada do bairro do Engenho do Meio) será entregue em novembro e o Túnel da Abolição (no entroncamento com a Avenida Real da Torre) começará a ser construído a partir de março. No segundo semestre deste ano estaremos iniciando as obras na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe”, garantiu o secretário.
O Corredor Leste-Oeste começa no Derby e segue até o terminal integrado de Camaragibe, no Grande Recife. Terá 22 estações no percurso e, além dos novos terminais, outras duas unidades que serão reformadas: os terminais da Caxangá e de Camaragibe. Uma ciclovia será implantada ao longo do corredor. O TI da IV Perimetral terá uma demanda de cerca de 53 mil passageiros por dia, operando com 11 linhas. Já o TI da III Perimetral, que terá área construída de dois mil metros quadrados, vai receber cerca de 40 mil usuários diariamente.
Veja como ficarão algumas das paradas do Corredor Leste-Oeste e o TI da III Perimetral:
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
TI III PERIMETRAL Cortada


TI III PERIMETRAL (3) cortada

Perspectiva de uma das estações do Leste-Oeste
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Postado por Roberta Soares

GRANDE RECIFE - PLANO DE MOBILIDADE


De volta ao começo. O Plano de Mobilidade do Recife será refeito

Por
Ana Luiza Machado
O Plano de Mobilidade Urbana do Recife, enviado pela gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), encontra-se na Câmara Municipal há exatos um ano e sete meses, mas deve ser retirado para análise do prefeito Geraldo Julio (PSB). Junto com o projeto irá o voto do relator, o ex-vereador Múcio Magalhães (PT), que opinou pela rejeição e justificou ponto a ponto as falhas do projeto, que recebeu ao longo do tempo 59 emendas.
As melhorias na mobilidade, na acessibilidade, nos transportes públicos, na implantação de ciclovias, criação de políticas públicas para áreas de morro, no entanto, não terão condições de ser atendidas com a urgência necessária. Isso porque, caso o Executivo acate as sugestões do relator e realize os estudos tidos como importantes, a exemplo da pesquisa origem/destino e Plano de Adensamento Urbano, irá demandar tempo que só se somará com o trâmite legislativo.
“A falta de estudos centrais, superficialidade de todo o projeto enviado à Câmara, apesar da boa intenção, me levou a rejeitá-lo. A retirada do plano pelo prefeito confirma que a nossa avaliação está correta. Espero que seja apresentado um novo projeto à altura da complexidade da cidade”, afirmou Magalhães. O líder do governo Gilberto Alves (PTN) antecipou ao Diario que fará uma emenda ao regimento interno para criação da comissão de Mobilidade e Ordenamento Urbano. Para discutir ações na área, a Câmara aprovou ontem a ida do secretário de Mobilidade, João Braga, no dia 20.
Saiba mais
Análise do relator que culminou na rejeição do Plano de Mobilidade Urbano
Transporte Fluvial
O plano pretende combater o assoreamento e recuperar as margens dos rios para implantação dos serviços de transporte de passageiros, transportes turísticos e de carga e descarga. Porém, há necessidade de estudos técnicos prévios para analisar a viabilidade deste projeto. Recomenda que as ações estejam conectadas com o projeto de navegabilidade estadual.
Centralidade Urbana (áreas de concentração de atividades comerciais)
O plano não detalha como essas centralidades se inserem na mobilidade. O relator cita como exemplo de centros comerciais: Encruzilhada, Casa Amarela, Afogados e Beberibe e diz que o plano deve recomendar o fortalecimento desses centros comerciais sugerindo melhorias na mobilidade e revitalização dessas áreas.
Calçadas
Ausência de detalhamento e planos de ação que pudessem ser implantadas para melhorar a qualidade das calçadas. Constava apenas a pretensão da implantação da infraestrutura de acessibilidade, arborização, ciclovias e passeio de pedestre. O relator cita a necessidade de se analisar estudos sobre calçadas de especialistas em transporte, como Marcos Antônio Ferreira e Suely Sanches.
Pesquisa Origem/Destino
Diz que é “contraditório” a produção do Plano de Mobilidade sem a realização de uma pesquisa aprofundada sobre Origem/Destino, que detalha o sentido do deslocamento da população recifense nos últimos anos. O último estudo realizado neste sentido aconteceu em 1997 e, portanto, encontra-se desatualizada para servir de base para um projeto de futuro para a mobilidade da cidade.
Bicicletas
O plano não traz cronograma de execução das ciclovias, nem quais fontes de financiamento serão utilizadas para viabilizar a construção delas. A sugestão é que a prefeitura estimule às empresas privadas para criação de bicicletários como um incentivo a veículos não motorizados. Como contrapartida, poderia oferecer incentivo fiscais às empresas que aderissem à medida.
Táxis
Ausentes no Plano, foram colhidas em audiência pública com os taxistas sugestões para a frota de táxi. São elas: incentivo às empresas para implantação de um sistema que permita ao usuário chamar táxis pela internet; autorização para circulação dos táxis no corredores exclusivos de transporte público de passageiros; e implantação de GPS integrados com a SDS e a CTTU.