terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - METRO DO RECIFE SEM REFORMAS


Estações vão estar reformadas até a Copa do Mundo
Processo de licitação para a mudança das estações já foi iniciado pelo Governo Federal


Passageira aguarda trem na escura estação Alto do Céu, em Jaboatão dos Guararapes. Falta de iluminação é principal problema no local

O metrô terá papel fundamental no transporte de passageiros até a Arena Pernambuco, estádio que está sendo erguido em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para receber jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. O fluxo diário de usuários, hoje em 285 mil por dia, deve se acentuar com a consequente verticalização da região, que receberá empreendimentos como faculdades, hospital, centros empresariais e hotéis. A demanda crescente, sobretudo no período dos dois eventos esportivos, quando a presença de turistas no Estado também se acentuará, vai exigir um tratamento mais digno aos seus visitantes. Além dos novos trens, a reforma das estações foi elencada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos como item prioritário.

O processo de licitação para a mudança das estações já foi iniciado, segundo o gerente Regional de Operação da CBTU, João Dueire. De acordo com o executivo, as 28 estações de metrô, mais as oito do trem diesel, receberão uma nova cara, com retoques na pintura e sinalização, troca das cobertas, novos bancos, cabines de bilheteria, entre outros. “Algumas estações têm 28 anos de operação e precisam desse reparo”, lembra Dueire. O trecho compreendido entre as estações Recife e Werneck, o mais antigo das três linhas, foi inaugurado em 11 de março de 1985, há 28 anos, como menciona o gerente.

Além dos retoques na aparência, as estações deverão contar com câmeras de circuito interno também na parte externa. Hoje, os equipamentos estão instalados apenas internamente, como nas plataformas. “Vamos trabalhar de acordo com o orçamento disponível. Já realizamos o pré-projeto para a compra e instalação das câmeras, item que está sendo bastante pedido”. João reclama do repasse de verbas do poder público, que tem impedindo a realização de algumas obras. O valor que será empenhado na reforma não foi repassado pela CBTU.

No entanto, o retoque em algumas estações também já foi iniciado, como constatou a reportagem do FolhaPE. As de Mangueira e Ipiranga tiveram as cobertas trocadas e a pintura no entorno foi retocada, apesar de já estar pichada. “Os pichadores são o tipo de usuário que não interessa ao metrô. É um problema de falta de educação do povo”, comenta Dueire. Além das pinturas, as sinalizações na parte interna estão mais visíveis, além de ter sido incluída na plataforma a indicação de caminho para deficientes visuais. Nos dois locais, também é possível perceber a presença de novos lixeiros, grades, corrimões e cabines de bilheteria.

Nas dezenas de estações visitadas, a equipe de reportagem verificou a necessidade da reparação de alguns itens. O principal deles, e o mais difícil de ser combatido, é a pichação, presente em praticamente todos os prédios do sistema. Situação precária foi constatada em Tejipió, onde o FolhaPE encontrou as grades da passarela quebradas, furadas e enferrujadas. Em Alto do Céu, um dos problemas é a falta de iluminação. Situação de abandono também foi verificada na estação Curado, onde percebemos vigas enferrujadas expostas, além do forte cheiro de urina no espaço. Vendedores ambulantes atuam livremente no local. No geral, a reportagem avaliou como bom o aspecto na parte interna das estações.

MOTOS
Outro problema grave verificado pela reportagem é a passagem de motos e bicicletas pelas passarelas das estações, o que é expressamente proibido. A locomoção dos veículos coloca em risco a vida dos passageiros, que podem ser atropelados. O FolhaPE flagrou a ação de motoqueiros nas estações Alto do Céu e Curado, onde o tráfego é intenso. Por coincidência, nos dois locais não há barras de ferro que impeçam, na entrada, a passagem desses equipamentos, diferentemente da Mangueira, Ipiranga e Barro, por exemplo. As placas indicativas sobre a proibição afixadas nas paredes servem apenas para compor o cenário.

Segundo a CBTU, o processo de licitação para a compra de ferragens também já foi iniciado. A empresa admitiu não ter quadro de vigilantes suficiente para realizar a fiscalização nas estações. "Quando o vigilante se aproxima da moto, o condutor já tem partido com o veículo. Não dá tempo. Mesmo que se coloque segurança para orientar, é complicado", explica João Dueire. De acordo com gerente Regional de Operação, a CBTU já foi alvo de ação do Ministério Público sobre o assunto. A companhia respondeu que o procedimento de compra já foi iniciado.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0019.html



Cosme e Damião em fase de acabamento
A estação da Copa do Mundo, em São Lourenço, deve ficar pronta em abril


Obra tem custo de R$ 7 mil e será a porta de entrada para a Arena Pernambuco

Projetada para ser a estação da Copa do Mundo, Cosme e Damião, na divisa entre Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata, está com as obras em fase de acabamento, com previsão de ser inaugurada em abril deste ano junto com o Terminal Integrado (TI) de mesmo nome, que será responsável por enviar ônibus para a Cidade da Copa. São duas obras diferentes, mas que se complementam.

A estação está sendo tocada por um consórcio que conta com 100 operários e orçada em R$ 7 milhões. O terminal, obra que contempla a primeira etapa, o Ramal da Copa, está custando R$ 18 milhões. O novo equipamento urbano deverá movimentar 21 mil pessoas em dias de movimento normal. A previsão inicial do Governo do Estado era entregar o TI e a primeira etapa do ramal em fevereiro deste ano, mas a Secretaria das Cidades garante a entrega junto com a inauguração do estádio que será utilizado na Copa das Confederações. O mesmo adiamento justificado serviu para a estação.

No caso da parada do metrô, a empreiteira promete o fim da construção para o fim de março, mas o Metrorec precisará de tempo ainda para instalar equipamentos e contratar serviços. Um desses serviços será o do comércio, pois está previsto o desenvolvimento econômico da região, por conta da quantidade de passageiros que farão conexão/integração no local.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0013.html


No que depender do Plano de Mobilidade, metrô fica para depois
Autoridades municipais não preveem ampliação da rede nos próximos 20 anos. Apenas maior integração com os ônibus



Segundo Antonio Machado, preferência do governo é pelos BRTs


Elaborado em 2008, o Plano de Mobilidade do Recife, que deverá ser totalmente implantado nos próximos 20 anos, não prevê uma ampliação das linhas do metrô dentro da capital pernambucana. De acordo com o coordenador de mobilidade do Instituto Pelópidas Silveira, Antonio Machado, há apenas a intenção de melhorar o sistema de transporte sobre rodas para aumentar a alimentação do metrô.

Ele acredita ser mais barata a ampliação e manutenção do Sistema Estrutural Integrado (SEI), com a maior inclusão da rede existente de transporte sobre trilhos. “Não há pretensão de ampliar o metrô, porque é muito caro, mas há projetos para ampliar a interligação dos ônibus com a rede atual”, diz Machado.

“O que o Governo do Estado está optando é em fazer um transporte com a capacidade semelhante e, no caso do modelo de implantação aqui no Recife, maior do que o do metrô, que são os BRTs. Então, o metrô tem que se integrar a uma malha existente, chamada Sistema Estrutural Integrado” continua.

Em resumo, o plano consiste em criar corredores de ônibus com conexões que diminuam a quantidade de linhas no Centro da Cidade e descentralizem o desenvolvimento econômico. “Uma das principais teorias para a redução dos problemas de mobilidade é a teoria do ‘não-transporte’. Na verdade, uma descentralização econômica levaria a uma redução no número de viagens e a um número de viagens mais focadas na sua própria região”.

A redução das linhas com destino ao Centro seria feita através de conexões que já existem, mas ainda de forma desordenada, como o Largo da Paz, no bairro de Afogados. “Um dos elementos do plano de mobilidade são as zonas especiais de desenvolvimento econômico de centro (Zede de Centro), que são os cruzamentos da malha viária, conhecidos como “nós”. Por exemplo, um nó tradicional é o Largo da Paz, onde, apesar de algumas linhas não terem integração tarifária dentro de uma estação, as pessoas descem para pegar outro ônibus e, enquanto esperam, fazem compras”, acrescenta Machado.

No lugar do metrô, o plano aposta na implantação dos ônibus de trânsito rápido (BRTs, na sigla em inglês) nos grandes corredores, como a Avenida Agamenon Magalhães. Apresentado como mais barato, o BRT precisa de estação elevada, pagamento antecipado de passagem e ônibus articulado. Com isso, ele segue um caminho sem interrupções semafóricas ou congestionamentos, com velocidade de embarque maior, “que é o que aumenta a capacidade do sistema”, segundo o coordenador de mobilidade.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0016.html
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Seleção de fotos noturnas da Cidade do Recife/PE, vale uma visita http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1589212

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Antiguo 04-02-2013, 20:31:46  #7985
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Lembram muito os trens da série 7000 da CPTM

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Aos que ainda gozam de sanidade mental no METROREC

Não "engulam corda", Não "caiam na perua", etc. 

Novo TUE 26, deve ficar assim abaixo:


http://www.copa2014.gov.br/noticia/m...e-o-fim-do-mes


Operação Comercial, só após o Carnaval 

Ele demorou 15 anos pra chegar... o que são 15 ou 20 dias a mais?





Dúvida Cruel:

A linha centro só tem capacidade para operar no limite técnico-operacional com no máximo 14 TUEs se não me falhe a memória (fala aí CSILVA!!!).

São 5 TUE's na linha SUL... então os outros 6 TUE's ficam em manutenção/reserva???

Ou a verdade é não ter maquinista para a linha centro????


Sheetos, fala aí!!!!
Nossa! Estes trens novos que a CAF produziu para o MetroRec/CBTU, lembram muito os trens das séries 7000, 7500 e 8000 que a CAF produziu para a CPTM.
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Antiguo 04-02-2013, 20:37:55  #7986
2013! Alegria

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Cita:
Empezado por ViniPE Ver Mensaje
Especial aponta desafios e soluções para o metrô do Recife
03/01/2013


Fonte e Link da notícia: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...tro/Metro.html
Trazendo...

Sufoco da manhã se repete à noite
"Avalanche" de usuários toma conta da composição em poucos segundos


Plataforma da estação Central do Recife se transforma em "formigueiro humano" antes esmo da chegada do trem

Na volta para casa, o sufoco enfrentado pelos passageiros no início da manhã se repete à noite, principalmente a partir das 18h, horário do rush. Na estação Recife, a de maior movimentação da rede metroviária, o fluxo é intenso. A plataforma se transforma num verdadeiro formigueiro humano. Pela escada rolante e elevadores, passageiros descem para a plataforma de embarque e vão se aglomerando. A organização da entrada nos vagões é feita pelos próprios passageiros no famoso “se amontoa aí e te vira nos 30”. O trem chega, para e abre as portas. Uma “avalanche” de passageiros toma conta da composição em questão de segundos. Idosos, gestantes e deficientes ficam para trás. Os poucos seguranças presentes apenas observam. O trem dá partida da estação Central com praticamente sua capacidade limite de passageiros. Em Joana Bezerra, mais gente, mais perrengue, somado ao desconforto, o estresse diário e o cansaço adquirido pelo passageiro durante mais um dia de trabalho. Mesmo sendo difícil, é preciso ter muita paciência para encarar a viagem de volta. “O povo fica na porta. É uma dificuldade entrar porque as pessoas ficam na frente da gente. Não vou sentada, aguento, não”, conta a estudante de Serviço Social, Andreza Juliana, 24 anos, que utiliza o metrô nos dois horários de maior movimentação. “Além do estresse, você tem que conviver com o mau-cheiro, calor e a enorme quantidade de pessoas. Tem muita gente para pouco metrô”.

Sem alternativa para chegar à faculdade, a não ser via metrô, a estudante conta como seria se dependesse apenas do ônibus para se dirigir ao campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde estuda. “Não sei qual é o pior. Se tiver a alternativa ‘nenhuma das respostas’, eu escolho essa. Nem metrô e nem o ônibus ainda são meios de transporte adequados. Aumenta o valor da passagem, mas o usuário continua com o serviço precário”, critica Andreza.

Porém, há muita gente que não abre mão de utilizar o metrô, mesmo em horários de pico. “Sempre que eu venho à cidade deixo o carro em casa e uso o metrô. Gasto meia hora certinho do Recife à Camaragibe. Se fosse de ônibus, é uma hora e pouca, aproximadamente. Vê a diferença? O problema é quando o ar-condicionado não está funcionando”, explica o aposentado Fernando Carneiro da Silva, de 66 anos.

As constantes falhas no sistema de refrigeração das composições foi bastante citada pelos passageiros nas diversas viagens realizadas pela reportagem do FolhaPE. “Aqui no metrô tem o geladinho e a sauna; você escolhe. Às vezes está quebrado, mas por que não conserta? Se está entrando dinheiro, tem condições de consertar, sim. Não consertam porque não querem”, alega José Ferreira de Araújo, 67 anos.

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem pode operar com até 25% da capacidade do ar-condicionado. A empresa acredita não ser prioritária a retirada de uma composição por conta desta falha. “É difícil tirar um trem de circulação por causa de uma falha no ar-condicionado. É um transtorno grande”, explica o assessor de Manutenção, Adilson Bezerra.

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, a arrecadação da CBTU só consegue custear 35% da operação do metrô do Recife, porcentagem irrisória e deficitária visto a complexidade do sistema. O restante do valor seria repassado pelo Governo Federal. As composições que hoje circulam na capital pernambucana foram fabricadas em meados da década de 80. Todas elas foram modernizadas, com aporte de investimento de R$ 74 milhões. A reforma dos trens foi concluída no dia 27 de dezembro de 2010.

Fonte: http://www1.folhape.com.br/cms/openc...etro/0007.html




Este é um assunto que não existe um engenheiro, um PhD, um picão da Galáxia que me prove que o sistema de Recife, não necessita de composições com 6 carros; que suas atuais com 4 carros, irão prover conforto, agilidade e pouco tempo de espera em horário de alta demanda por mais 20 anos!!!

Não esqueçam da limitação técnica-operacional da linha centro que é impossível ter mais de 14 TUEs operando, com o sistema do CCO hoje!! Alguns dirão, o sistema sofrerá um retrofit para o ATO, isso, daqui a 20 anos... até lá, continua com 14 trens no máximo, projeção de demanda crescendo exponencialmente, e composições com 4 carros... nem B point se tem na linha!

Provem-me que o sistema atual com 4 carros por composição serão suficientes por mais 20 anos??? não serão nem por mais 5 anos, quando todo o sistema de terminais de ônibus estiverem funcionando!!!

Já ouvi gente falando: Diga-me em qual lugar do mundo, o metrô no horário de pico, não fica lotado?? e eu quero saber disso... aqui já tá superlotado, faz 5 anos que entrou em colapso!!!

3 comentários:

  1. Conversa fiada de Metrô ser mais caro que BRT: um ônibus articulado dura no máximo 7 anos em operação normal e transporta 150 pasgs.exige troca de pneus constantes,mais manutenção e substituição de peças,degradam o piso rolante,que tem que ser reparado periodicamente,tem uma baixa velocidade média de operação e são poluentes.Um trem de metrô dura 30 anos pode ser reformado para mais 20 anos transportam 1200/1500 pasgs.transportam até 100 mil pasgs.h/pico, não exige troca de pneus não são poluentes tem maior velocidade operacional e o custo é dissolvido ao longo do tempo de uso 5 vezes superior ao dos ônibus usados num sistema de BRTs.Até um sistema de VLT (35.000/40.000 pasgs.h/ pico) leva amplas vantagens sobre o BRT.Alem disso a capacidade de transporte de pasgs. do sistema BRT é de 18.980/23.000 h/pico quando operado com três linhas conjuntas( linha paradora,linha semi expressa e linha expressa) num mesmo corredor com largura de 07 metros com sistema de ultrapassagem.Essa é a velha desculpa esfarrapara daqueles que estão mais preocupados sempre em premiar o setor de transporte sobre pneus com suas soluções paliativas e temporárias,a conta dessa escolha errada vira depois para ser paga por futuras administrações que pagarão por erros que não cometeram.

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  2. """Este é um assunto que não existe um engenheiro, um PhD, um picão da Galáxia que me prove que o sistema de Recife, não necessita de composições com 6 carros; que suas atuais com 4 carros, irão prover conforto, agilidade e pouco tempo de espera em horário de alta demanda por mais 20 anos!!!"""" - E não existe mesmo - Porque não colocar composições com 6 carros para aumentar a capacidade de transporte do sistema???? Porque não se implantar a expl do metrô de SP um moderno sistema de controle operacional ( CBTC ) que permite operar os trens com um headway de até 81 segundos ( intervalos de distâncias entre as composições) aumentando a sua capacidade operacional,permitindo o uso de um maior numero de trens em circulação aumentando a capacidade de transporte de pasgs.do sistema (principalmente nos horários de pico) e conseguentemente resolvendo o problema da superlotação?????? O que tentam mostrar com isso??? que o BRT (supostamente) é uma alternativa melhor que o Metrô???? será????!!!!!!!

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  3. Esse BRT é a maior cascata que inventaram no Brasil. Vejam bem, o século 21 é ecologicamente e economicamente correto, porque apostar num transporte que só beneficia empresários de onibus, destrói completamente o ambiente urbano e ainda mantem oligopólio da indústria do asfalto e dos chassis de onibus?

    Recife em relação aos demais estados do Brasil está bem adianta do quesito Mobilidade Urbana com a opção do metrô, não faz sentido voltar atrás.

    Invistam na ampliação dos seus trilhos na capital e na adoção do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) para integrar o sertão com os centros de desenvolvimento. NÃO REPITAM A MESMA MERDA QUE OUTROS COMODISTAS APOSTARAM.

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