domingo, 17 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - TERMINAL 3 DA CAXANGA


MOBILIDADE

Um obstáculo para terminal de ônibus

Obra de TI ao lado do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, já enfrenta resistência. Funcionários temem retirada de árvores e intensificação da poluição na área

Publicado em 15/02/2013, às 06h09

Pedro Paz

pgomes@jc.com.br

Área de estacionamento do Getúlio Vargas, no Cordeiro, será usada para construção de terminal de ônibus  / Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Área de estacionamento do Getúlio Vargas, no Cordeiro, será usada para construção de terminal de ônibus

Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Impactos ambientais e inviabilidade de futura ampliação do Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, são problemas que podem ser provocados pela construção do Terminal Integrado de ônibus da III Perimetral, onde funcionam, atualmente, o Banco do Brasil e estacionamento da unidade médica. Funcionários do HGV alertam para a retirada de aproximadamente 20 árvores de grande porte. Segundo os servidores, elas amenizam a sensação de calor no prédio quinquagenário, idealizado para não se precisar de climatização artificial. Conselho gestor do hospital não vai se posicionar sobre o caso. Ministério público de Pernambuco promete acionar secretaria municipal de meio ambiente para averiguar se existe autorização para intervenção e acompanhar reflorestamento da área verde removida.
“Tapumes serão colocados a partir desta sexta-feira. O estacionamento e agência do banco vão ser realocados para o Parque de Exposição do Cordeiro. Essas árvores são o pulmão do hospital. A retirada delas vai prejudicar o repouso dos pacientes, causando mais calor. Além disso, haverá mais poluição do ar e sonora por causa do vaivém dos ônibus. Acontecerá o mesmo com o Hospital Barão de Lucena, que também fica nesse corredor viário”, afirma servidora que prefere não ser identificada”. Nesta sexta, um grupo de servidores se reúne para tentar fazer pressão e evitar a construção do terminal.
Por meio de nota, a Secretaria das Cidades esclarece que os ônibus não vão afetar as áreas estruturais do Hospital Getúlio Vargas, pois circularão em baixa velocidade, para embarque e desembarque. Além disso, os coletivos do modelo Transporte Rápido por Ônibus (TRO) são equipados com tecnologia de ponta, com menor índice de poluição sonora e do ar.
A Secretaria afirma, ainda, que providenciou estudo de impacto ambiental e de vizinhança, com o objetivo de embasar o projeto executivo do Terminal, que vai beneficiar 40 mil passageiros por dia, de bairros como Torrões e San Martin. O projeto foi encaminhado para apreciação da (CPRH).
A ordem de serviço para o início da construção dos dois novos terminais integrados de ônibus (Terminal Integrado da III e IV Perimetral)) da Avenida Caxangá, principal corredor de ligação entre a Zona Oeste e o Centro do Recife, foi assinada no início deste mês. Eles atenderão 100 mil passageiros por dia. Os TIs fazem parte do Corredor Leste-Oeste, uma via exclusiva com 12,3 quilômetros,construída ao valor de R$ 145 milhões para a Copa do Mundo de 2014.

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