quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - ESTADO PROMETE DOIS TERMINAIS NA CAXANGÁ


Em fevereiro de 2014 a Avenida Caxangá, principal corredor de ligação entre a Zona Oeste e o Centro do Recife, ganhará dois novos terminais integrados de ônibus (TIs) que atenderão 100 mil passageiros por dia. A promessa é do governador Eduardo Campos, que nesta segunda-feira (4/02) assinou a ordem de serviço para o início da construção das duas futuras unidades. Os TIs fazem parte do Corredor Leste-Oeste, uma via exclusiva com 12,3 quilômetros que será operada por ônibus BRT (Bus Rapid Transit, o mesmo usado em Curitiba, no Paraná) e está sendo construída ao valor de R$ 145 milhões para a Copa do Mundo de 2014.
Os dois novos TIs serão erguidos no cruzamento da Avenida Caxangá com a IV Perimetral (BR-101), onde hoje funciona o estacionamento da concessionária Caxangá Veículos, e com a III Perimetral (Avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, onde existe uma agência do Banco do Brasil). Cada um custará R$ 9 milhões. Além de reduzir o tempo de viagem para quem utilizar o Corredor Leste-Oeste, os dois terminais vão permitir a integração com outros corredores de transporte importantes não só para os passageiros do Recife, mas para todos da Região Metropolitana: a BR-101 e a III Perimetral. A BR-101, no trecho entre Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, também ganhará, futuramente, um corredor de BRT, numa obra a ser viabilizada numa parceria entre os governos federal e estadual. E a III Perimetral será transformada em um corredor de transporte pela Prefeitura do Recife com ajuda financeira do governo federal.

“Os dois TIs são estratégicos para a mobilidade da Região Metropolitana. Com o Corredor Leste-Oeste nós vamos conseguir reduzir em 30 minutos o tempo de viagem dos passageiros que utilizam a Avenida Caxangá. Para aqueles que residem em Camaragibe, por exemplo, a redução chegará a 1h. Isso é muito importante para o trabalhador que todos os dias precisa sair de casa e chegar ao emprego”, defendeu o governador. Danilo Cabral, secretário das Cidades e responsável pela coordenação das obras, garantiu que o Leste-Oeste será concluído em março de 2014. “Os trabalhos estão andando dentro do prazo. As dez paradas da Caxangá serão finalizadas em julho, o Viaduto do Bom Pastor (na altura da entrada do bairro do Engenho do Meio) será entregue em novembro e o Túnel da Abolição (no entroncamento com a Avenida Real da Torre) começará a ser construído a partir de março. No segundo semestre deste ano estaremos iniciando as obras na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe”, garantiu o secretário.
O Corredor Leste-Oeste começa no Derby e segue até o terminal integrado de Camaragibe, no Grande Recife. Terá 22 estações no percurso e, além dos novos terminais, outras duas unidades que serão reformadas: os terminais da Caxangá e de Camaragibe. Uma ciclovia será implantada ao longo do corredor. O TI da IV Perimetral terá uma demanda de cerca de 53 mil passageiros por dia, operando com 11 linhas. Já o TI da III Perimetral, que terá área construída de dois mil metros quadrados, vai receber cerca de 40 mil usuários diariamente.
Veja como ficarão algumas das paradas do Corredor Leste-Oeste e o TI da III Perimetral:
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
Imagens de como ficará o TI da III Perimetral
TI III PERIMETRAL Cortada


TI III PERIMETRAL (3) cortada

Perspectiva de uma das estações do Leste-Oeste
Visualizar post Perspectiva de uma das estações do Leste-Oeste

Postado por Roberta Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário