Saiba tudo sobre o novo Terminal Integrado Tancredo Neves
Publicado em 15/04/2013, Às 16:55
Fique por dentro do novo Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, que irá beneficiar, diretamente, 64 mil passageiros por dia e reduzir em 20 minutos o tempo de viagem de muitos destinos. Além de permitir a ligação direta da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife e a área Norte da Região Metropolitana. O TI foi inaugurado nesta segunda-feira (15/4), depois de quase um ano pronto e fechado à espera de novas composições do metrô – ao qual está integrado -, entrando em operação de fato no próximo sábado (20/4). A CBTU garante que o metrô irá suportar a nova demanda de passageiros e que, além dos dois novos trens que entraram em operação no mês passado, mais um será lançado na segunda-feira (22/4).
Postado por Roberta Soares
Terminal Integrado Tancredo Neves, finalmente, entrará em operação
Publicado em 14/04/2013, Às 19:22
Quase um ano depois de ter a construção concluída e ficar fechado à espera de inauguração, o Terminal Integrado Tancredo Neves, um dos maiores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), vai começar a funcionar. A inauguração acontecerá nesta segunda-feira (15/4), às 9h, mas a operação de transporte terá início apenas no sábado (20/4). O TI faz integração com a Linha Sul do metrô do Recife e fica localizado na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. O novo TI facilitará a integração da Zona Sul com a Zona Oeste do Recife, com o norte da Região Metropolitana e, por meio do metrô, também com o Centro da capital.
O TI Tancredo Neves será imponente. A capacidade operacional comprova: serão 25 linhas de ônibus, operadas por 196 coletivos, que transportarão, inicialmente, 64 mil passageiros e realizarão 2.109 viagens por dia. Além das linhas de ônibus, haverá uma linha troncal do metrô, totalizando 26 linhas de transporte. Desse total, 16 linhas serão alimentadoras, transportando os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11; outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves, além de uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais – sendo uma do metrô – que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro do Recife e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP).
Todas as 25 linhas de ônibus irão operar com a tarifa de R$ 2,25 (anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos. O custo de construção da unidade foi R$ 8,6 milhões. A área construída da unidade tem 3.217,98 m² e está localizada num terreno de 14.001,71 m². Tem lanchonete, banheiros acessíveis, central de atendimento ao cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Uma novidade do TI Tancredo Neves é que ele terá um bicicletário e vagas de estacionamento para carros e motos.
O atraso de quase um ano para o início da operação se deve à pouca quantidade de trens do metrô para receber os passageiros que entrarão no sistema pelo TI. Ainda no ano passado o governador Eduardo Campos confirmou que, embora a unidade estivesse pronta, iria esperar a chegada de novas composições da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para iniciar o funcionamento. No mês passado dois novos trens entraram em operação na Linha Sul, permitindo a abertura do TI. Outro terminal, o TI Cajueiro Seco, também integrado ao metrô e localizado no extremo sul de Jaboatão dos Guararapes, permaneceu quase um ano concluído e fechado, à espera de trens do sistema metroviário. Teve sua operação iniciada apenas em janeiro último.
O TI Tancredo Neves será imponente. A capacidade operacional comprova: serão 25 linhas de ônibus, operadas por 196 coletivos, que transportarão, inicialmente, 64 mil passageiros e realizarão 2.109 viagens por dia. Além das linhas de ônibus, haverá uma linha troncal do metrô, totalizando 26 linhas de transporte. Desse total, 16 linhas serão alimentadoras, transportando os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; quatro linhas transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e UR-11; outra linha interterminal, fazendo ligação entre os TIs do Aeroporto e Tancredo Neves, além de uma linha perimetral que ligará o TI Tancredo Neves ao TI Macaxeira e três linhas troncais – sendo uma do metrô – que levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro do Recife e ao Instituto de Medicina Integral (IMIP).
Todas as 25 linhas de ônibus irão operar com a tarifa de R$ 2,25 (anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos. O custo de construção da unidade foi R$ 8,6 milhões. A área construída da unidade tem 3.217,98 m² e está localizada num terreno de 14.001,71 m². Tem lanchonete, banheiros acessíveis, central de atendimento ao cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Uma novidade do TI Tancredo Neves é que ele terá um bicicletário e vagas de estacionamento para carros e motos.
Unidade terá bicicletário e estacionamento para carros e motos
O atraso de quase um ano para o início da operação se deve à pouca quantidade de trens do metrô para receber os passageiros que entrarão no sistema pelo TI. Ainda no ano passado o governador Eduardo Campos confirmou que, embora a unidade estivesse pronta, iria esperar a chegada de novas composições da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para iniciar o funcionamento. No mês passado dois novos trens entraram em operação na Linha Sul, permitindo a abertura do TI. Outro terminal, o TI Cajueiro Seco, também integrado ao metrô e localizado no extremo sul de Jaboatão dos Guararapes, permaneceu quase um ano concluído e fechado, à espera de trens do sistema metroviário. Teve sua operação iniciada apenas em janeiro último.