terça-feira, 9 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - MULTAS MODERNAS SECULO XXIII


MODERNIZAÇÃO
| 08.04.13 - 14h06

Novas baterias permitirão que semáforos do Recife funcionem após queda de energia

Geraldo Julio: “Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A Prefeitura do Recife vai modernizar toda a gestão do trânsito na cidade com três ações iniciadas nesta segunda-feira (8). Em ato na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o prefeito Geraldo Julio assinou o edital de licitação para aquisição de 200 novas baterias para sinais de trânsito, conhecidas como no breaks. Os equipamentos, que serão instalados nos principais corredores viários da cidade, vão permitir que os sinais continuem funcionando por até quatro horas após uma queda ou variação de energia, principalmente em dias de chuvas intensas.
Geraldo Julio também autorizou hoje a utilização, em caráter experimental, de dois tablets dotados de GPS para o registro de boletins de ocorrência de colisões. Com eles, os agentes da CTTU terão condições de registrar mais rápido as informações sobre acidentes. Além disso, a Prefeitura vai ampliar de 17 para 100 os talonários eletrônicos. Também dotados de GPS, esses terminais portáteis poderão criar um banco de dados e, consequentemente, estatísticas das infrações cometidas na cidade.
O prefeito destacou o investimento em mobilidade por parte do Poder Público como “fundamental” para melhorar a qualidade de vida da população. “Essa é nossa prioridade. Não queremos cuidar só de uma parte da mobilidade, mas dela como um todo. É por isso que iniciamos uma série de intervenções nesse sentido”, afirmou Geraldo Julio, lembrando o ordenamento, realizado pela PCR, do entorno dos mercados de Água Fria, Beberibe e Afogados, além do lançamento da Ciclofaixa Turismo e Lazer.
A instalação das 200 novas baterias está orçada em R$ 2 milhões. Atualmente, 210 sinais já possuem esses equipamentos. Com a ampliação, 410 semáforos contarão com esse sistema; cerca de dois terços do total de 649 sinais existentes na cidade. Além disso, os semáforos também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados; novas vedações para a passagem dos cabos; novos aterramentos e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes.
Serão beneficiados sinais veiculares nas principais vias de tráfego da cidade, como as ruas Imperial, Arquiteto Luiz Nunes, Princesa Isabel, Ribeiro de Brito, Ernesto de Paula Santos e Avenida Dantas Barreto. Também serão contemplados semáforos para pedestres em vias de grande fluxo de veículos que já contam com baterias nos seus principais cruzamentos, como as avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Caxangá, Recife, Agamenon Magalhães, Norte, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Domingos Ferreira e Mascarenhas de Morais.
A PCR vai implantar 100 talonários eletrônicos que vão facilitar o processo de implantação das notificações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Além de reduzir o tempo de preenchimento do Boletim de Ocorrência, os tablets com o programa específico irão gerar no servidor uma base de dados com estatísticas de acidentes de trânsito, a exemplo dos terminais portáteis de infração, detalhando ocorrências por localidade, tipo de veículo e horário. A tecnologia auxiliará também o usuário, que poderá receber o BO pela internet, sem mais precisar ir até a CTTU pegar o documento.
Já os talonários eletrônicos também permitirão a consulta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), do cadastro do DETRAN e de logradouros. O sistema facilita ainda o processo de implantação das notificações, reduzindo o serviço de digitação dos autos de infração.
“O grande ganho é, sobretudo, para a população. Primeiro com a fluidez do trânsito e segundo porque o Boletim de Ocorrência estará disponível via internet. Já os talonários servem para o registro de infração de trânsito, além de serem equipados com GPS”, pontuou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Hoje, já foram distribuídos 22 Talonários. A meta é chegar aos próximos 60 com os 100 equipamentos entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário