Governador assina Ordem de Serviço de novo trecho do Corredor Norte/Sul
Créditos: Marcela Pereira/Diário de Pernambuco
Os corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste fazem parte do conjunto de ações do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que visa compor um novo retrato para o transporte público da Região Metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014. Os dois corredores vão operar com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus).
Mudanças - A Avenida Cruz Cabugá está prestes a mudar o cenário e toda a lógica do sistema viário desta região da cidade. As obras do ramal do Corredor Norte/Sul, que passará pela via no sentido subúrbio/cidade, devem ser iniciadas até o fim de abril. A Cabugá receberá um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e terá a circulação de carros restrita. As intervenções serão feitas levando em conta uma mudança no projeto original. O uso de uma via paralela no sentido cidade/subúrbio, prevista para os fundos da Vila Naval, na altura do Tacaruna, já foi praticamente descartado pela Secretaria das Cidades, por falta de entendimento junto à Marinha. Sem essa via não há alternativa de fluxo de carros neste sentido. O plano B será deslocar o tráfego pela Avenida Norte para acessar a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda. O que irá significar mais carros na Agamenon.
Créditos: Juliana Leitão/Diário de Pernambuco
Pelo projeto, a Cruz Cabugá terá, no centro da via, o corredor exclusivo de BRT. Serão construídas seis estações entre o shopping Tacaruna e o cruzamento da Cabugá com a Princesa Isabel. No sentido subúrbio/cidade haverá duas faixas para os carros. Já no sentido contrário haverá apenas uma faixa, que será destinada aos ônibus comuns e ao tráfego local. “Serão permitidos os carros de moradores ou de pessoas que trabalham no entorno. E o restante poderá ser feito pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e seguindo depois pela Agamenon”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Faltando apenas nove meses para a conclusão do corredor, que tem prazo previsto para dezembro deste ano, a impressão é que o tempo parece curto para o tamanho das obras que ainda restam pela frente. Antes de chegar ao ramal da Cabugá, a última estação em construção está no limite de Olinda com Paulista, nas imediações da UPA. Em ritmo acelerado estão os viadutos nas imediações de Ouro Preto e Bultrins.
Entre as obras que ainda faltam do Corredor Norte/Sul estão as intervenções nos terminais de Igarassu e Abreu e Lima e no Terminal da PE-15, em Olinda, que irá sofrer modificação para permitir a passagem do corredor. “Serão feitas duas vias nas laterais do terminal da PE-15 para o BRT”, afirmou o presidente do Consórcio Grande Recife, Nélson Menezes.
Também não foram iniciadas as estações que vão funcionar no centro da cidade para atender o sistema BRT. Serão cinco estações, sendo duas na Avenida Guararapes, duas na Avenida Dantas Barreto (uma em frente ao prédio do IAP e outra em frente ao Edifício JK) e uma quinta estação na Avenida Martins e Barros, nas imediações da Secretaria da Fazenda. “As obras estão dentro do cronograma”, afirmou Danilo Cabral.
Então a Rodoviária Caxangá vai ter aqueles veículos BRT's que ficam colocando no Facebook ou é apenas especulação das pessoas do grupo?
ResponderExcluirVocês entram em contato com a Caxangá por telefone, ou pelo site, ou só ficam ouvindo motoristas e cobradores e pessoas que dizem conhecer pessoas?
As pessoas que dizem conhecer pessoas da Caxangá e Ciferal conhecem mesmo?
Eu só acredito na Rodoviária Caxangá que me respondeu dizendo que o TI Xambá inaugura dia 28 de maio.
Estou até um pouco, bem pouco, ansioso, e ainda mais o povo falando que vai ter BRT, Comil.
O futuro haverá de mostra ao povo recifense o quanto custará caro a cidade e a sua população a escolha rodoviarista do Gov. propagandista e adorador de pneus em detrimento do transporte por trilhos de maior capacidade mais rápido mais seguro e mais confortável alem de ecologicamente correto.Viadutos e pontes atraem mais automóveis, alem de contribuírem para a deformidade da paisagem urbana das cidades sonegam ao povo o direito ao espaço público compartilhado democraticamente.Ônibus não tiram passageiros do transporte individual,alem de serem limitados na sua capacidade de transportes na velocidade,conforto e segurança.A cultura rodoviarista ainda esta arraigada em muitos administradores públicos e o LOBBY dos pneus continua agindo em defesa dos seus interesses puramente comerciais.
ResponderExcluirCidades mais Humanas - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=442853525801746&set=a.344565298963903.85689.341345882619178&type=1&theater
ResponderExcluirNunca se andou tanto de trem em SP - Porque será???!! - Apesar de durante o período de quase um ano não ter havido expansão na rede de trilhos ou inaugurações de novas estações no sistema Metroviário/Ferroviário de SP o numero de passageiros aumenta rapidamente a cada dia.Porque será que os usuários do transporte público estão migrando tão fortemente dos ônibus para o Metrô e para o Trem......Porque será?????!!!!..... http://pregopontocom.blogspot.com.br/2012/09/nunca-se-andou-tanto-de-trem-em-sp.html -
ResponderExcluirpregopontocom@tudo:e tem algo muito mais grave.a cultura do DEUS CARRO!e agora a DEUSA MOTO.o brasileiro herdou o q há de pior nesse tipo de transporte.mas não aprende!
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