domingo, 28 de dezembro de 2014

Acidente - Em Jaboatão, motorista de ônibus perde controle e bate em muro

onibus metropolitana 2

Um ônibus da empresa Metropolitana, se chocou contra um muro de um terreno, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, próximo à fábrica da Coca-Cola, na manhã deste domingo (28).
De acordo com informações, o motorista informou que havia faltado freio no ônibus e por isso ele perdeu o controle do coletivo. Os passageiros ficaram levemente feridos.
De acordo com o presidente da Cootrape, Alex Sandro, apesar do acidente ter sido por ônibus de linha municipal, não havia nenhum agente de trânsito da Semobil para apurar o caso.
“Estes ônibus já foram denunciados à SEMOBIL e ao Ministério Público por estarem bastante velhos e fora da idade de vida útil para fazer o transporte público no município de Jaboatão”, disse.
“Graças ao nosso Grande Deus aconteceu aqui, estes ônibus trafegam diariamente nas ladeiras dos curados, lá teria sido uma tragédia”, contou Alex.
onibus metropolitana 3onibus metropolitanaImagens: WhatsApp Blog do Marlus Costa (81) 9358.7724

sábado, 27 de dezembro de 2014

TRANSPORTES - Protestos,descaso,falta de respeito pelas pessoas cansadas de esperar,são atribuições pra sicla GRCT.

Em protesto contra demora dos ônibus, usuários fecham T.I. Pelópidas Silveira Segundo testemunhas, a demora na saída dos coletivos formava filas no terminal que chegavam a contornar o local
 / Foto: Dayvison Nunes/Especial para o JC Online

Foto: Dayvison Nunes/Especial para o JC Online

Usuários de algumas linhas de ônibus fecharam, na noite desta sexta-feira (26), a saída dos coletivos no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, no Grande Recife, em um protesto contra a demora na circulação dos veículos. Algumas pessoas formaram um cordão de isolamento na frente dos veículos, impedindo a saída dos ônibus do terminal. 
Segundo testemunhas, a demora na saída dos coletivos formava filas no terminal que chegavam a contornar o local. Os usuários denunciam ainda que o problema no local é corriqueiro e, após a saída de um veículo, é necessário esperar mais de 30 minutos para pegar o próximo, mesmo com muitas pessoas aguardando.
Procurado pela reportagem, o Grande Recife informou que não recebeu nenhuma queixa a respeito do estado do Terminal Pelópidas Silveira.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

BRT - MAIS TRÊS ESTAÇÕES DO CORREDOR NORTE/SUL INICIAM OPERAÇÃO E COM ISSO MAIS CONORTE NAS RUAS.





A partir desta sexta-feira (26), o corredor Norte/Sul do Via Livre passará a contar com mais três estações em funcionamento. As estações, Santa Casa de Misericórdia, localizada na Av. Cruz Cabugá, Hospital Central e José de Alencar, situadas na Rodovia PE-15, passarão a atender os usuários do corredor das 5h30 às 22h30. 

Como as estações Hospital Central e José de Alencar, estão localizadas após o TI PE-15, elas serão atendidas neste momento apenas pela linha do Via Livre que sai do TI Pelópidas Silveira, a 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), e que circula de segunda a sexta das 5h30 às 22h30. 

Com o início da operação desses novos pontos de embarque e desembarque, o Corredor Norte/Sul passa a contar com 11 estações em funcionamento, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República. 

A expectativa é que o corredor Norte/Sul passe a atender 2 mil passageiros a mais, totalizando 20 mil usuários.

 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Transtornos com a falta de Metrô com destino a Camaragibe e a falta de ônibus,e o povo revoltado fechou o TI TIP esta noite, a previsão não existe pra este inferno terminar.

Fecharam o TI TIP
Segundo informações um protesto estaria fechando o Ti Tip nesse momento, tudo pela revolta de alguns passageiros a espera da linha para Camaragibe.
Foto enviada por Silvano Alves

Enquanto o metrô pra Camaragibe só vai até a Estação Rodoviária, a solução de emergência foi criar a linha TI TIP/TI Camaragibe como reforço... e com Articulados .

MOBILIDADE - CORREDOR LESTE / OESTE GANHA MAIS UMA ESTAÇÃO


Os usuários das linhas do Via Livre Leste/Oeste ganharão, a partir desta segunda-feira (22), mais uma opção de embarque e desembarque ao longo do corredor. A estação Areinha, localizada na Av. Joaquim Ribeiro, na PE-05, iniciará sua operação para atender as linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, operadas por BRT. 


Com a novidade, o corredor Leste/Oeste passa a ter um total de 13 estações em operação, são elas: Areinha, Capibaribe, Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

A estação irá operar de domingo a domingo das 4h30 às 22h. A expectativa é que o corredor Leste/Oeste passe a transportar mais 750 passageiros, totalizando 37.500 passageiros transportados diariamente. 

 

Museu do Trem reabre na estação central Capiba, no Recife após anos fechado.


Estação Central Capiba reabre nesta segunda-feira abrigando o Museu do Trem (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de Pernambuco)

Após anos com as portas fechadas, a Estação Central Capiba reabre nesta segunda (22) no bairro de São José, Centro do Recife. A principal plataforma de trens da capital pernambucana nos séculos 19 e 20, no entanto, não recebe mais locomotivas e passageiros. Agora, funciona como um equipamento cultural e vai contar a história do trem em Pernambuco por meio do acervo do Museu do Trem.
O espaço reabre com a exposição "Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco", que conta com mais de 500 peças colhidas nas antigas estações de trem do estado. Há desde apitos, bilheterias e relógios até locomotivas a vapor e um vagão. As relíquias pertencem ao Museu do Trem desde a sua criação, em 1972. Era o primeiro museu do trem do Brasil e o segundo da América Latina e tinha Gilberto Freyre como patrono. Mesmo assim, fechou as portas em 1983. Por isso, as peças estavam trancafiadas em uma sala da estação central desde então.
Museu do Trem conta história da arquitetura do ferro em Pernambuco (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de Pernambuco)Museu do Trem conta história da arquitetura do
ferro (Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)
"Estamos devolvendo o museu à sociedade com a pretensão de trabalhar com a memória do trem e dos caminhos de ferro de Pernambuco. O museu conta com um acervo riquíssimo e a exposição é um marco na história do trem. Mesmo assim, pretendemos ampliá-la com a aquisição de outras peças importantes que estão abandonadas pelos pátios ferroviários do estado", conta o museólogo Aluízio Câmara, responsável pela exposição que ocupa o térreo e o primeiro andar do museu. Entre as peças que foram solicitadas ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) estão uma locomotiva construída em Pernambuco, um motor a diesel e placas de empresas que atuavam na época dos trens.
A mostra ainda faz uma referência à Revolução Industrial, da qual a locomotiva é um grande ícone, segundo Câmara. "Usamos o trem como ponto de partida para mostrar o surgimento da máquina, da arquitetura de ferro e das estradas de ferro no Brasil e em Pernambuco", explica o museólogo. A temática é abordada em peças, vídeos e aulas que duram 40 minutos e podem ser agendadas por grupos e escolas através do número (81) 3184-3097.
Estação Central Capiba
Assim como o Museu do Trem, a Estação Capiba estava desativada desde os anos 1990. O espaço começou a ser reformado para a reinauguração em 2011, quando sua administração passou do Banco do Brasil para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). No total, foram investidos R$ 2,5 milhões na requalificação e no projeto museológico.
Museu conta com peças originais e reproduções (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)Museu conta com peças originais e reproduções
(Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)
Além de reparos na estrutura física, a estação recebeu elevador, gerador de energia elétrica, projetos de climatização, iluminação, expográfico, sistema de combate a incêndio, sinalização bilíngue, cenografia, equipamentos multimídia e câmeras de segurança.
A Fundarpe justificou a demora na finalização do projeto com a burocracia enfrentada na arrecadação de recursos. De acordo com o arquiteto Victor Guerra, foram necessárias várias licitações para fechar o orçamento. Por isso, a reforma se estendeu por três anos.
A Estação Central Capiba fica na Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Centro do Recife. O Museu do Trem reabre às 17h desta segunda-feira e fica aberto para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e das 10h às 17h aos sábados e domingos.

Cotidiano - Metrô volta parcialmente nesta segunda mas as estações Cosme Damião e Camaragibe continuam fechadas e sem previsão até o momento...


Estações de metrô Camaragibe e Cosme e Damião ainda sem previsão de voltar a funcionar

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), cerca de 50 mil pessoas foram prejudicadas

 / Foto: JC ImagemMesmo com o trabalho ininterrupto das equipes do Metrorec, as estações de Cosme e Damião e Camaragibe continuam sem operar. Um problema na rede elétrica da Região Metropolitana do Recife chegou a afetar os dois ramais do metrô, mas aos poucos a situação foi se restabelecendo. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), cerca de 50 mil pessoas foram prejudicadas. A Companhia não soube prever quando o funcionamento voltaria ao normal.

No sábado pela manhã as estações Alto Céu, Curado e Rodoviária tiveram o funcionamento restabelecido, faltando apenas Cosme Damião e Camaragibe. Por conta disso, a recomendação para quem precisa ir até Camaragibe permanece a mesma: descer na estação de Barro e pegar um ônibus até Camaragibe.
Neste domingo, para chegar ao Centro do Recife, os passageiros da Zona Oeste tiveram que usar o BRT, mas como no domingo o modal reduz a quantidade de viagens, os ônibus chegaram ao destino completamente lotados.
O problema teve início na noite da última quarta-feira (17), quando duas subestações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) entraram em curto-circuito, provocando um apagão em várias áreas da RMR. Na quinta-feira (18) pela manhã, cerca de 400 mil usuários de metrô dos ramais Sul e Centro.
De acordo com a CBTU, a linha Camaragibe foi a mais afetada. "Um cabo da Chesf caiu sobre a rede de alimentação da linha Camaragibe e tivemos curto-circuito e equipamentos danificados. A equipe de manutenção está no local para mensurar o tamanho do estrago e nós ainda não temos previsão para a linha Camaragibe", disse o assessor da Metrorec, Salvino Gomes, assim que ocorreu o acident


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BRT - A linha 8.437 finalmente entra em operção neste sábado dia 27/12/14.




Linha TI Caxangá (Centro) inicia operação com BRT Via Livre

Os usuários do Terminal Integrado da Caxangá e os moradores da Av. Caxangá ganharão, a partir do dia 27 deste mês, mais uma opção de deslocamento pelas linhas do Via Livre. A linha 437 – TI Caxangá (Centro) iniciará sua operação com veículos BRT.

Neste primeiro momento, a linha 437 operará com nove BRTs e cinco veículos convencionais articulados. Os BRTs irão realizar embarque e desembarque em 11 das 12 estações em operação ao do corredor Leste/Oeste, são elas: Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. Já os veículos convencionais da linha seguirão expressos até a Av. Conde da Boa Vista onde realizarão embarque e desembarque nas paradas a partir da estação Padre Inglês.

Com a novidade, as linhas 2455 – Tabatinga e 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) passam a ser linhas alimentadoras do TI Caxangá e têm mudança de itinerário. Os veículos dessas linhas seguirão os trajetos atuais até a Av. Caxangá, onde entrarão na Av. Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira e retornarão para a Av. Caxangá acessando o TI. Essas linhas também terão redução de intervalo e aumento no número de viagens que serão realizadas.

Camaragibe/CDU – Para dar continuidade ao processo de racionalização do SEI e ao projeto de tráfego apenas de veículos do Via Livre/BRT na Avenida Caxangá, a partir deste sábado (20), a linha 2469 – Camaragibe/CDU terá sua operação suspensa. Os moradores do município de Camaragibe, que têm como destino a Cidade Universitária, passarão a ter outras opções de deslocamento, através das integrações temporais, reduzindo assim, o tempo de deslocamento do usuário.

Os passageiros que estiverem no Terminal Integrado de Camaragibe poderão utilizar as linhas do TI que seguem em direção a Av. Caxangá, como as linhas do Via Livre 2480 – Camaragibe/Derby e 2450 – Camaragibe (Centro). Já quem estiver fora do TI, terá as opções de embarcar nas 2402 – Parque Capibaribe/TI Caxangá ou na 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião. Esses passageiros deverão descer na Estação Capibaribe ou nas primeiras paradas da Av. Caxangá, e se deslocar para o Terminal Integrado da Caxangá ou para a Av. Afonso Olindense. No TI Caxangá, os usuários utilizarão a integração temporal na bilheteria do terminal e poderão embarcar na linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ou na 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que atendem à Cidade Universitária. Quem optar por seguir para a Av. Afonso Olindense também terá a opção da linha 432 – CDU (Várzea), além das linhas 303 e 202. Esta integração acontecerá tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio.

Com a integração temporal, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão duas horas para embarcar da linha de origem para as linhas 303, 202 ou 432, sem pagar uma nova passagem. Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.


Publicado no site: http://www.granderecife.pe.gov.br/

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mobilidade - Pane no sistema elétrico do metrô continua parado nesta sexta feira e sem previsão .


GRANDE RECIFE DIVULGA ESQUEMA DE ÔNIBUS PARA MINIMIZAR PANE NA LINHA DE METRÔ DE CAMARAGIBE

Devido ao apagão que atingiu a Região Metropolitana nesta madrugada, a linha do metrô que liga o centro do Recife ao município de Camaragibe está temporariamente parada. Para minimizar o impacto da paralisação, o Grande Recife montou um esquema com reforço de linhas que atendem ao local.

A linha 2469 – TI Camaragibe/CDU terá um reforço de 5 veículos, passando a operar com 7 carros. Além disso, o itinerário desta linha será estendido até o TI Barro. Já a linha do Via Livre BRT – 2450 – Camaragibe (Centro) será reforçada com cinco carros a mais, operando com 23 BRTs. Os usuários também dispõem do BRT 2480 – TI Camaragibe /Derby que circula com 15 veículos.

Já no Terminal Integrado do TIP, haverá um acréscimo de cinco ônibus na linha 346 – TI TIP (Cond. da Boa Vista), que passará a circular com 17 carros. É importante lembrar, que apesar do reforço, os ônibus não conseguem suprir a demanda do metrô, visto que esse modal chega a transportar 1,2 mil passageiros em um vagão.

O Consórcio também intensificou a fiscalização nos terminais do Barro e de Camaragibe, além das estações de BRT Derby e Guararapes.

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.More Sharing Services

Tarifa Zero em Pernambuco - Seria possível, sim em Pernambuco, o que falta é vontade politica pois impostos nós pagamos sim e muito.Veja o exemplo na matéria.

Fim do monopólio: transporte público é gratuito em Maricá
Texto: Rafael Zarôr (edição: Marcelo Ambrosio) | Fotos: Fernando Silva

Frota inicial com 10 ônibus circulará de Ponta Negra a Itaipuaçu, 24 horas, inclusive nos finais de semana
Linhas terão tarifa zero com veículos circulando 24 horas de Ponta Negra a Itaipuaçu
A partir do dia 18 de dezembro, a população de Maricá começará a vivenciar o fim do monopólio dos transportes públicos na cidade. O início das operações da autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT), criada pela Prefeitura, significa o atendimento às reais demandas da população – não apenas aos interesses dos empresários – e a linha circulará por toda a extensão do município – de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu – sem qualquer tipo de cobrança de passagem. O prefeito Washington Quaquá, acompanhado de secretários municipais, fará a viagem inaugural, a partir das 8h, de Inoã até a Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro e, em seguida, os 10 ônibus da frota inicial da EPT começarão a rodar normalmente.
Com a implantação da EPT, Maricá é a terceira cidade no estado (as outras são Porto Real e Silva Jardim) e a primeira com mais de 100 mil habitantes a oferecer a tarifa zero. A iniciativa, integralmente custeada pela Prefeitura, é considerada um marco histórico no combate ao monopólio que há 40 anos controla os transportes públicos no município contra todos os interesses da coletividade. As quatro primeiras linhas saem do Recanto para Ponta Negra e vice-versa (via Manoel Ribeiro e Cordeirinho) e funcionarão 24 horas, inclusive nos finais de semana.
Para o prefeito Washington Quaquá, a operação da EPT é um marco que consolida a luta da administração na defesa dos interesses da população. "Transporte é parte dos direitos fundamentais do povo, na conquista da cidadania. Ao criar a empresa pública com tarifa zero, Maricá quebra o monopólio privado que nega esse direito e passa a servir de exemplo para o Brasil", avalia o prefeito. "Aqui não se governa para empresários, se governa para o povo", completa Quaquá.
Dez veículos – equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circularão com intervalos de 20 minutos, das 5h às 22h. No período de menor movimento (22h às 5h), os ônibus funcionarão com intervalos de uma hora. Os pontos de partida serão na Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Outros três ônibus funcionarão como reserva e quatro encontram-se ainda em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.
As linhas municipais – Recanto x Ponta Negra (Via Cordeirinho), Recanto x Ponta Negra (Via Manoel Ribeiro), Ponta Negra x Recanto (Via Cordeirinho) e Ponta Negra x Recanto (Via Manoel Ribeiro) – passarão pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atenderão também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro.
O controle de passageiros nos veículos será feito por catracas instaladas na parte dianteira (os passageiros entrarão pela porta dianteira e sairão pela porta traseira). Todos os veículos possuem portas centrais com elevadores, exclusivos para embarque e desembarque de cadeirantes. A capacidade máxima dos coletivos é de 46 passageiros sentados e 28 em pé.
A equipe da EPT conta com 30 motoristas e quatro despachantes, além de manobreiro (2), inspetor de tráfego (2), consultor de operações (2), consultor de manutenção (2), auxiliar de controle de frota (1), almoxarife (1) e abastecedor (1). Ao todo, 45 pessoas compõem o quadro de funcionários da autarquia municipal.
Transporte público como política social
A implantação do transporte público municipal, totalmente gratuito para a população, é mais uma importante peça da política social do governo Washington Quaquá. Além dos ônibus gratuitos, a Prefeitura lançou em 2013 a Moeda Social Mumbuca, primeira moeda eletrônica do Brasil que complementa rendas mensais de 14 mil famílias que ganham até um salário mínimo. Cada beneficiado recebe 85 mumbucas (R$ 85) para comprar produtos em estabelecimentos cadastrados no município. Essa iniciativa foi reconhecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que indicou o projeto, através de um júri técnico especializado, como finalista do Prêmio Governarte 2014. Maricá disputa o título de melhor iniciativa de inclusão social por meio de tecnologias com cidades da Colômbia, Guatemala e Costa Rica, além de São Paulo.
Outra ação municipal é o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, destinado às famílias que ganham até R$ 1.600 e que não tenham outro imóvel. Ao todo, serão entregues 2.072 unidades residências em Itaipuaçu e Inoã, previstas para fevereiro e março, respectivamente. Além destas, mais 860 habitações serão construídas no condomínio de Inoã. Na área de transporte, outra iniciativa criada pela atual administração garante maior autonomia a cerca de 2 mil estudantes de cursos técnicos e de faculdades. Por meio do programa municipal Bilhete Único Universitário, cada estudante possui um cartão que é recarregado mensalmente pela Prefeitura com créditos de até R$ 231. Com o programa, duas passagens no intervalo de até duas horas e 30 minutos custam apenas R$ 5,25 – desde que uma delas seja em transporte municipal. A iniciativa, iniciada em 2012, substituiu os antigos ônibus universitários.
Confira o itinerário dos ônibus:
Linha 1– RECANTO X PONTA NEGRA (via Manoel Ribeiro)
- Rua Barão de Macaúba (ponto de partida em frente à Escola Municipal João Monteiro) – RJ-102 (Rua Engenho Domingos Barbosa) - Avenida do Canal – Rua João Goulart – Rua Antônio Modesto de Sá – Praça do Barroco - Avenida Zumbi dos Palmares – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Estrada Carlos Mariguela – Estrada de Itaipuaçu – Travessa Campos – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – RJ-118 (Estrada de Ponta Negra) – Rua São Pedro Apostolo – Praça de Ponta Negra;
Linha 2 – RECANTO X PONTA NEGRA (via Cordeirinho)
- Rua Barão de Macaúba (ponto de partida em frente à Escola Municipal João Monteiro) – RJ-102 (Rua Engenho Domingos Barbosa) – Avenida do Canal – Rua João Goulart – Rua Antônio Modesto de Sá – Praça do Barroco – Avenida Zumbi dos Palmares – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Estrada Carlos Marighella – Estrada de Itaipuaçu – Travessa Campos – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) - Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – Rua Abreu Rangel – Rua Domício da Gama – Rua Alferes Gomes – Avenida Nossa Senhora do Amparo – Avenida Ivan Mundin – Rua João Saldanha – Rua 12 – Avenida Central – Avenida Maysa – RJ-102 (Avenida Beira Mar) – Rua São Pedro Apostolo – Praça de Ponta Negra;
Linha 3 – PONTA NEGRA x RECANTO (Via Cordeirinho)
- Praça de Ponta Negra – Rua São Pedro Apostolo – RJ-102 (Avenida Beira Mar) – Rua 114 – Avenida Beira da Lagoa – Rua 43 – Avenida Maysa – Rua 13 – Rua João Saldanha – Avenida Ivan Mundin – Rua Azamor José da Silva – Rua Padre Arlindo Vieira – Rua Clímaco Pereira – Rua Domício da Gama – Rua Senador Macedo Soares – Praça Conselheiro Macedo Soares – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno (KM 29) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no Spar – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Travessa Campos – Estrada de Itaipuaçu – Avenida Carlos Marighella – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Avenida Zumbi dos Palmares – Praça do Barroco – Rua Antônio Modesto de Sá – Rua João Goulart – Avenida do Canal – RJ-102 (Rua Eng. Domingos Barbosa) – Rua Barão de Macaúba (ponto final em frente à Escola Municipal João Monteiro);
Linha 4 – PONTA NEGRA x RECANTO (Via Manoel Ribeiro)
- Praça de Ponta Negra – Rua São Pedro Apostolo – RJ-118 (Estrada de Ponta Negra) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no KM 28 – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno (KM 29) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no Spar – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Travessa Campos – Estrada de Itaipuaçu – Avenida Carlos Marighella – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Avenida Zumbi dos Palmares – Praça do Barroco – Rua Antônio Modesto de Sá – Rua João Goulart – Avenida do Canal – RJ-102 (Rua Eng. Domingos Barbosa) – Rua Barão de Macaúba (ponto final em frente à Escola Municipal João Monteiro);



Maricá é a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes com tarifa zero

Pontos de partida serão na Rua Barão de Macaúba, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra

Veículos possuem ar condicionado e acesso para pessoas com deficiência

Apagão Pernambuco - Depois do blecaute O metrô do Recife esta paralizado entre Camaragibe deixando usuários do TI Camaragibe com a opção de BRT até o centro.


O metrô sem energia de Coqueiral até Camaragibe,os vândalos roubaram os cabos de energia entre estas estações,e com isso faz os usuários procurarem alternativas de locomoção.Da estação Barro o passageiro pega o ônibus até a estação Camaragibe,e de Camaragibe pro centro a opção é o BRT, no curado a opção são as linhas TI TIP / DERBY E TI TIP CONDE DA BOA VISTA.

Na Estação Camaragibe, da linha Centro, os passageiros se depararam com portões fechados / Foto: @david_pfc / Twitter
Na Estação Camaragibe, da linha Centro, os passageiros se depararam com portões fechados
Foto: @david_pfc / Twitter
APAGÃO - Por volta das 23h dessa quarta-feira (17), um apagão atingiu a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do interior do Estado. Segundo aRádio Jornal, um cabo teria sido danificado no bairro do Bongi, causando um curto-circuito e desligando a outra subestação, a Joairam. Por volta da 0h35, a energia começou a retornar em algumas áreas do Recife, mas, segundo internautas, alguns locais ficaram sem até as 5:hrs da manhã.No Centro do Recife, as linhas de ônibus circulares, que saem da estação terminal Recife - que atende às linhas Centro e Sul - saíam do terminal com número reduzido de passageiros; no Cais de Santa Rita, a parada que atende aos ônibus estava lotada. Na estação Joana Bezerra, a movimentação de passageiros também era menor do que o normal.

A linha Sul começou a ser normalizada por volta das 7h15, mas, nos auto-falantes das estações, os informativos eram de que o ramal Camaragibe, da estação Centro, ainda não havia voltado a funcionar. A sugestão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para os passageiros que desejarem seguir para Camaragibe é de que eles sigam pelo ramal Jaboatão e descam na estação do Barro, pegando um ônibus para Camaragibe no local.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Túnel abolição - Liberação ainda pra este fim de ano.

Obra prometida para antes da Copa encontrou lençol de água por baixo da área

 - Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco

Após muitos atrasos e datas presentadas para a entrega, o Túnel da Abolição, que liga a rua Real da Torre à rua João Ivo a Silva, no bairro da Madalena, deverá ser liberado para a circulação dos carros até o fim este ano. Isso não significa, porém, a conclusão de todos os serviços de acabamento. O principal entrave da obra, que tem 287 metros de extensão, foi a estrutura ter encontrado um lençol de água que passa por baixo da área, fazendo minar constantemente o líquido para seu interior.

Os problemas para a finalização da intervenção de mobilidade, prometida para antes a Copa do Mundo, também tiveram impacto no valor. O Estado não soube informar quanto foi o aumento detalhado, pois alega que a estrutura está integrada ao projeto corredor Leste-Oeste do Bus Rapid Transit (BRT), que já passou de R$ 45 milhões para R$ 168,2 milhões, um aditivo de 16%. Apenas o túnel tinha um valor previsto inicial de R$16 milhões.
Segundo a Secretaria das Cidades, responsável pela intervenção, outras mudanças no método construtivo contribuíram para a inflação dos custos, mas a água encontrada pesou para a demora do empreendimento, iniciado em março de 2013. “O trabalho de bombeamento continuará até a cura completa do concreto das paredes. Até o fim do ano, o local estará preparado para aguentar a força da água que está do lado de fora”, informou o secretário executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel. Na última segunda-feira, a Folha de Pernambuco esteve no local e constatou, ainda, a utilização de bombas e mangueiras para enviar a água para fora do túnel, jogando na galeria fluvial. No local é possível verificar pontos com infiltração nas paredes do túnel.
Técnicos da CTTU, Grande Recife e Secretaria das Cidades já estiveram no local numa reunião para acertar detalhes da sinalização e circulação de trânsito na região com a liberação do tráfego. Com a possibilidade da circulação de veículos, haverá alteração de trânsito na região, como na rua José Osório, que voltará a ter a configuração anterior, passando a ser mão dupla. Durante toda a obra, a via ficava constantemente travada devido ao intenso fluxo de veículos.
Os atrasos não prejudicaram apenas a mobilidade da área, mas também tiveram impacto direto no comércio do entorno, que teve uma grande queda de faturamento. Segundo o professor aposentado Givaldo Gualberto, de 72 anos, cerca de 50% das lojas que ficam na rua lateral ao equipamento fecharam.
Ônibus - O túnel possui duas faixas de rolamento, mas dentro existe um recuo onde há a possibilidade de criação de uma parada de ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda se o local será um ponto seletivo ou não e o quantitativo de linhas. A princípio, 17 linhas deverão passar pelo equipamento. 




terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governador Eleito -Paulo Câmara anuncia os novos secretários estaduais da sec. das Cidades, de Transportes (Mobilidade). Saiba quem são eles:



Secretaria das Cidades
André de Paula

Eleito deputado federal, ele vai comandar uma pasta responsável por algumas das principais obras do governo estadual. Com a escolha de André de Paula, ele contempla o partido aliado PSD e abre espaço que Cadoca (PCdoB), não reeleito, permaneça na Câmara dos Deputados.

Secretaria de Transportes ( Mobilidade )
Sebastião Oliveira 

Formado em Medicina, Sebastião Oliveira é deputado estadual, sendo integrante, inclusive, da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Neste ano, conseguiu se eleger deputado federal, com mais de 115 mil votos. Natural de Serra Talhada, no Sertão, Oliveira é filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Ignácio de Oliveira Neto. A vaga de Sebastião na Câmara Federal será ocupada por Raul Jungmann (PPS), que atualmente é vereador do Recife.


Mobilidade -Recife poderá ganhar faixa diagonal de pedestre na Conde Boa Vista

Prefeitura inovando com idéias importadas do Canadá.

Cruzamento da Conde da Boa Vista com a Gervásio Pires poderá receber a faixa diagonal Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
Cruzamento da Conde da Boa Vista com a Gervásio Pires poderá receber a faixa diagonal Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
Uma ideia que surgiu no Canadá, na década de 1940, está aos poucos sendo retomada para facilitar a travessia de pedestre em cruzamentos. A faixa diagonal que liga os quatro lados de um cruzamento foi adotada em Tóquio, no Japão e em São Paulo. Um projeto piloto poderá ser implantado no Recife, em 2015. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estuda a possibilidade de trazer o modelo para o cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires. A proposta é reduzir o tempo de travessia de uma esquina à outra.
O local escolhido pela CTTU leva em conta o grande fluxo de pedestre. Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação do modelo será feita a partir dos resultados da experiência em São Paulo. “A faixa diagonal poderá resultar em um projeto piloto na Conde da Boa Vista. Vamos avaliar as vantagens do modelo para decidirmos sobre a implantação no Recife em até 60 dias”, revelou.
Em São Paulo, os primeiros números revelam uma economia de tempo na travessia do pedestre. No cruzamento das ruas Riachuelo com a Cristóvão Colombo, no Largo São Francisco, o pedestre economiza 28 segundos na travessia, que antes era feita em duas etapas e demorava 89 segundos. Para implantar o modelo, o tempo dos semáforos também é modificado, uma vez que todo o tráfego fica interrompido em todas as direções, ao mesmo tempo.
Cruzamento com faixa diagonal em São Paulo - Ilustração/Divulgação CET
Cruzamento com faixa diagonal em São Paulo – Ilustração/Divulgação CET
De acordo com o urbanista César Barros, as faixas diagonais aumentam a importância do pedestre, mas ainda não o transforma em protagonista. “Seria mais seguro para o pedestre a passagem em nível, uma vez que obriga o carro a reduzir a velocidade. A faixa diagonal traz mais importância para o pedestre, mas não significa necessariamente mais segurança.”
Para um dos coordenadores da Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife Daniel Valença, as faixas diagonais ampliam o espaço de travessia. “A gente observa que as pessoas já fazem o cruzamento de forma desordenada. É uma forma de regulamentar uma atitude que já ocorre na prática e pode trazer mais segurança, uma vez que hoje não há fiscalização nas conversões feitas pelos motoristas”, detalhou.
Saiba mais
-Iniciativa foi na década de 1940 do engenheiro Henry Barnes
-O sistema foi usado pela primeira vez no Canadá
-O modelo caiu em desuso para privilegiar o tráfego de veículos
-A ideia é garantir mais conforto e segurança nas travessias
- pedestre economiza tempo na travessia
-São Paulo e Tóquio já adotaram as faixas diagonais
Outras experiências já importadas
Faixa azul para o ônibus no Recife - Foto - CTTU/Divulgação
Faixa azul para o ônibus no Recife – Foto – CTTU/Divulgação
A troca de experiências na engenharia de tráfego é sempre bem-vinda. Tudo pode ser copiado, desde que sejam feitos estudos para a realidade local. De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, pelo menos duas experiências adotadas em São Paulo e Rio de Janeiro foram implantadas no Recife.
De São Paulo, copiamos a experiência das faixas exclusivas do lado direito da via. O modelo BRS (Bus Rapid Service) é mais prático e fácil de ser implantado e permite que o carro possa fazer a conversão para entrar em algum estabelecimento ou residência ou ainda acessar um cruzamento. No Recife, o modelo ganhou o nome de Faixa Azul. O município projetou 12 corredores de faixas exclusivas.
Já os monitores de tráfego, os amarelinhos, foram inspirados no Rio de Janeiro. Eles ajudam a ordenar o trânsito, mas não têm automomia para aplicar multas. No Recife, cerca de 450 monitores de tráfego já foram contratados pelo município e trabalham para tentar ordenar o trânsito da cidade.