segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Museu do Trem reabre na estação central Capiba, no Recife após anos fechado.


Estação Central Capiba reabre nesta segunda-feira abrigando o Museu do Trem (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de Pernambuco)

Após anos com as portas fechadas, a Estação Central Capiba reabre nesta segunda (22) no bairro de São José, Centro do Recife. A principal plataforma de trens da capital pernambucana nos séculos 19 e 20, no entanto, não recebe mais locomotivas e passageiros. Agora, funciona como um equipamento cultural e vai contar a história do trem em Pernambuco por meio do acervo do Museu do Trem.
O espaço reabre com a exposição "Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco", que conta com mais de 500 peças colhidas nas antigas estações de trem do estado. Há desde apitos, bilheterias e relógios até locomotivas a vapor e um vagão. As relíquias pertencem ao Museu do Trem desde a sua criação, em 1972. Era o primeiro museu do trem do Brasil e o segundo da América Latina e tinha Gilberto Freyre como patrono. Mesmo assim, fechou as portas em 1983. Por isso, as peças estavam trancafiadas em uma sala da estação central desde então.
Museu do Trem conta história da arquitetura do ferro em Pernambuco (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de Pernambuco)Museu do Trem conta história da arquitetura do
ferro (Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)
"Estamos devolvendo o museu à sociedade com a pretensão de trabalhar com a memória do trem e dos caminhos de ferro de Pernambuco. O museu conta com um acervo riquíssimo e a exposição é um marco na história do trem. Mesmo assim, pretendemos ampliá-la com a aquisição de outras peças importantes que estão abandonadas pelos pátios ferroviários do estado", conta o museólogo Aluízio Câmara, responsável pela exposição que ocupa o térreo e o primeiro andar do museu. Entre as peças que foram solicitadas ao Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) estão uma locomotiva construída em Pernambuco, um motor a diesel e placas de empresas que atuavam na época dos trens.
A mostra ainda faz uma referência à Revolução Industrial, da qual a locomotiva é um grande ícone, segundo Câmara. "Usamos o trem como ponto de partida para mostrar o surgimento da máquina, da arquitetura de ferro e das estradas de ferro no Brasil e em Pernambuco", explica o museólogo. A temática é abordada em peças, vídeos e aulas que duram 40 minutos e podem ser agendadas por grupos e escolas através do número (81) 3184-3097.
Estação Central Capiba
Assim como o Museu do Trem, a Estação Capiba estava desativada desde os anos 1990. O espaço começou a ser reformado para a reinauguração em 2011, quando sua administração passou do Banco do Brasil para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). No total, foram investidos R$ 2,5 milhões na requalificação e no projeto museológico.
Museu conta com peças originais e reproduções (Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)Museu conta com peças originais e reproduções
(Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de PE)
Além de reparos na estrutura física, a estação recebeu elevador, gerador de energia elétrica, projetos de climatização, iluminação, expográfico, sistema de combate a incêndio, sinalização bilíngue, cenografia, equipamentos multimídia e câmeras de segurança.
A Fundarpe justificou a demora na finalização do projeto com a burocracia enfrentada na arrecadação de recursos. De acordo com o arquiteto Victor Guerra, foram necessárias várias licitações para fechar o orçamento. Por isso, a reforma se estendeu por três anos.
A Estação Central Capiba fica na Rua Floriano Peixoto, s/n, São José, Centro do Recife. O Museu do Trem reabre às 17h desta segunda-feira e fica aberto para visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e das 10h às 17h aos sábados e domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário