terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Até parece materia repetida,e o que se ver são obras inacabadas, as obras de Mobilidade continuam paradas e o Governo novo com atitudes do Governo velho.

Atraso

Corredores do BRT na Grande Recife ainda têm estações inacabadas seis meses após a Copa

Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro / Foto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo AmaroFoto: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
Para se deslocar de onde mora, no bairro de Aldeia, em Camaragibe, até o seu trabalho, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, a empregada doméstica Helena Maria da Silva, 56 anos, utiliza o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Helena trabalha na Rua Benfica, exatamente em frente à uma estação do Corredor Leste-Oeste. O problema é que, como a estação ainda não foi inaugurada, ela tem que descer na Avenida Caxangá e andar até o trabalho.
"Aquela é uma parada onde muitas pessoas iriam descer, se estivesse pronta. É muito movimentado porque as pessoas que vão para Camaragibe pegariam o ônibus ali. Por ela não estar pronta, tenho que andar de 10 a 15 minutos, no sol, para ir e para voltar", relata Helena. Assim como a da Benfica, várias outras estações de BRT ainda não ficaram prontas, como algumas em Camaragibe, na Avenida Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá, e na PE-15. 
Se no corredor Leste-Oeste são apenas algumas estações pontuais que não estão funcionando, no Norte-Sul acontece o contrário. Na PE-15, por exemplo, são várias as estruturas que não estão prontas, como a estação Matias de Albuquerque (em frente ao Atacadão), a Quartel e a São Francisco de Assis. A vendedora Simone Amâncio, 28, é uma das pessoas que se prejudica pelas obras não acabadas. Simone conta que várias vezes precisa descer na Matias de Albuquerque e tem que saltar do BRT uma parada antes ou depois e ir andando ao seu destino.
"Muitas vezes a gente só sabe na hora, porque ninguém avisa a estação que está pronta e a que não está. Por isso a gente pede pra descer na próxima e só percebe que ela não está pronta quando o motorista passa. Me prejudica muito, porque às vezes estou com pressa e temos que andar ainda", declara a vendedora. Além de prejudicar os usuários do transporte público, a construção das estações também causa engarrafamento. Este é o caso das estações ainda não acabadas da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, que acabam causando retenções nas proximidades da igreja Assembleia de Deus.
Por meio de uma nota, a Secretaria das Cidades (Secid) informou que as estações Benfica e as da Avenida Conde da Boa Vista estão previstas para serem entregues em março. A Padre Cícero (na PE-005) será inaugurada ainda esse mês e as duas estações da Avenida Belmino, em maio.
CORREDORES - Os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste eram obras previstas para a Copa do Mundo. O Norte-Sul liga Igarassu a Recife, enquanto que o Leste-Oeste, Camaragibe a Recife. São 33 quilômetros de corredores exclusivos de BRT, com um total de 28 estações.
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Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Rua Benfica, na Madalena
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Paulista
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na PE-15, em Olinda
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito

Corredores de BRT

Estação do BRT na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro
Crédito: Mayra Cavalcanti/JC Trânsito
PALAVRAS-CHAVE:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sem conforto e com a passagem mas cara, o Recife inicia o ano na pior e sem previsão de melhoras.



Mais de três milhões de passageiros começaram a pagar as novas tarifas do transporte público de ônibus no Grande Recife, nesta segunda-feira (12). O preço foi arredondado pela Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE). O valor do Anel A, que atende 80% das linhas de ônibus do Recife, passou de R$ 2,15 para R$ 2,45. O reajuste é considerado alto pelos usuários da capital pernambucana e muita gente reclamou do impacto no orçamento. 

O trabalhador que não tiver o vale transporte poderá gastar até R$ 300 por mês de passagem. O reajuste também irá prejudicar os usuários que utilizarem os serviços especiais, como os coletivos opcionais com destino ao aeroporto. O valor deste tipo de coletivo passou de R$ 2,70 para R$ 3. Uma das maiores queixas dos passageiros é o aumento das tarifas em relação a qualidade do serviço que é oferecido pelo Grande Recife. 

Os problemas do Terminal Integrado da Macaxeira, por exemplo, começam na entrada do espaço. A estrutura de ferro, que deveria ser uma coberta, está enferrujada e incompleta. A obra de construção está abandonada há meses e expõe os passageiros ao sol e chuva. As grandes filas viraram rotina no local. Os ônibus demoram a chegar e, quando finalmente se aproximam da plataforma, os usuários precisam se apertar para entrar nos coletivos. 

A situação é a mesma no Terminal Integrado do Barro, no bairro de Jardim São Paulo, próximo à BR-101. Os ônibus também saem lotados de passageiros durante os horários de pico. As pessoas ficam apertadas entre as portas e janelas dos veículos, mas a reclamação maior acontece em relação aos horários. A tabela das plataformas determina o cronograma das viagens, mas os coletivos não cumprem a norma pré-estabelecida. 

No centro do Recife, as paradas de ônibus não são confortáveis e várias estão depredadas. Muitas estações do BRT ainda estão em construção e longe de ser concluídas. A Avenida Conde da Boa Vista deveria comportar seis estações do sistema, mas as obras estão praticamente paradas. Algumas foram improvisadas ao lado, mas também não são atendidas pelos motoristas de várias linhas de ônibus.

Na rodovia PE-15, o projeto do corredor Norte-Sul andam a passos lentos. As estruturas deveriam ficar prontas em 2014, durante a Copa do Mundo. O coletivo de via livre, que deveria ter pista exclusiva, se mistura aos demais veículos e atrasam as viagens. O que deveria ser uma solução para a mobilidade urbana, agora representa maiores problemas para o transporte público rodoviário.

Segundo o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, o consórcio planeja melhorias, com renovação de 400 veículos neste ano, sendo 200 no primeiro semestre de 2015. Sobre os atrasos no Terminal Integrado do Barro e da Macaxeira, o gestor justificou a irregularidade através dos congestionamentos e falta de manutenção na BR-101. Ele defendeu a celeridade do serviço e disse que as viagens serão otimizadas, principalmente pelo sistema BRT.

Informações: TV Jornal

sábado, 10 de janeiro de 2015

Aumento -Tarifas novas nesta segunda - feira dia 13-01-2015 e Grande Recife anuncia 400 novos ônibus este ano,

DEFINIDOS REAJUSTE DA PASSAGEM DE ÔNIBUS E IMPLANTAÇÃO DO PASSE LIVRE

Tarifas dos aneis B e D não terão reajuste. Passe Livre funcionará ainda este ano. 400 novos ônibus entrarão em operação e o Grande Recife fará nova pesquisa Origem/Destino, que não era feita desde 1997
O Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou, na manhã desta sexta-feira (09.01), o reajuste de 12,93%, que equivale à variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), acumulado de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. 

A recomposição das perdas do período supracitado incidirá apenas para as tarifas dos aneis A, G e para as linhas especiais. As tarifas dos aneis B e D não sofrerão reajustes. Dessa forma, o anel A passa de R$ 2,15 para R$ 2,45, e o G, de R$ 1,40 para 1,60. Sendo assim, o reajuste médio do sistema ficará em 10,26%.

O presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, André de Paula, determinou, seguindo orientação do governador Paulo Câmara, a criação de um grupo de trabalho que definirá os critérios para concessão do Passe Livre – que entrará em vigor no início do segundo semestre letivo de 2015. Este benefício favorecerá alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, do ProUni e os cotistas, na RMR. Estima-se um universo de 310 mil estudantes contemplados.

Em busca de melhorias para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR), o Consórcio de Transporte Grande Recife anunciou que fará uma pesquisa de Origem/Destino, que não é realizada desde 1997, e permitirá o planejamento futuro do sistema de transporte.

Na reunião, também ficou estabelecido que o processo de modernização da frota será acelerado com a aquisição de 400 ônibus novos em 2015, sendo que 200 deles devem estar em operação até o final de março.

A adoção do IPCA como índice para recompor a inflação foi utilizada desde 2008, quando foi concedido um reajuste de 8,59%. Anteriormente, os cálculos eram baseados em uma planilha de custos do sistema, elaborada por técnicos, considerando os custos gerais, incluindo insumos e impostos.
Veja como ficaram as tarifas:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

AUMENTO - AGORA PRA VALER ANEL A R$ 2,45 E ANEL B R$ 3,35

Aprovado aumento de 12,93% na tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife

Anel A passa de R$ 2,15 para R$ 2,42. Já o Anel G de R$ 1,40 para R$ 1,58


Jedson Nobre/Folha de Pernambuco
Reajuste foi aprovado durante reunião nesta sexta
Foi aprovado o aumento de 12,93% nas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (9), durante uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O reajuste é válido para o Anel A, que subirá de R$ 2,15 para R$ 2,42, e para o Anel G, que passa de R$ 1,40 para R$ 1,58. Já os anéis B e D continuam R$ 3,35 e R$ 2,65, respectivamente. Se a medida for acatada pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), o reajuste será válido a partir deste domingo (11).
    Ainda segundo o Governo, a Arpe ainda pode arredondar o valor para facilitar o troco. A reunião teve a participação de representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte, Governo de Pernambuco, Urbana-PE e Frente de Luta Pelo Transporte Público do Estado. Durante o encontro, ficou decidido que 310 mil estudantes que fazem parte da rede estadual de ensino, Prouni e cotistas terão direito ao Passe Livre. O benefício será aplicado até o início das aulas do segundo semestre de 2015.
    Thulio Falcão/FolhaPE
    Manifestantes estão concentrados no Centro do Recife
    Manifestação
    Cerca de 50 representantes de movimentos sociais, classe estudantil e do sindicato dos rodoviários realizam um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, na manhã desta sexta, em frente a sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, localizada no bairro de São José, na área Central do Recife. Impedidos de participar da reunião, que aconteceu de portas fechadas, eles decidiram se concentrar na sede do órgão para acompanhar o resultado.
    Por conta da decisão, eles pretendem realizar uma caminhada até a Secretaria das Cidades, localizada no bairro da Boa Vista. O objetivo dos movimentos é conseguir uma reunião com um representante do Governo para discutir sobre o aumento.


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    quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

    Aumento - das passagens de ônibus deve ser definido nesta sexta-feira (9)

    Victor Soares/LeiaJáImagens/ArquivoO Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de transportes Humberto Graça, protocolou um pedido ao Grande Recife Consórcio de Transportes, nesta quinta (8), para que a reunião sobre o reajuste das passagens de ônibus, marcada para esta sexta (9), fosse adiada. A sugestão, levada à Secretaria das Cidades, não foi acatada e o encontro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) acontecerá, às 8h, no Centro de Convenções de Pernambuco.
    Um dos movimentos em combate ao aumento das tarifas, a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) do Estado havia feito uma reunião com a Promotoria de Transportes e sugeriu o adiamento da reunião, para que o tema tivesse mais tempo de debate e maturação com a sociedade civil. Para às 7h30 desta sexta (9), um protesto está marcado em frente à sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, no Cais de Santa Rita, centro do Recife.
    A reportagem do LeiaJá tentou entrar em contato com o promotor Humberto Graça, mas não obteve resposta. A assessoria do Grande Recife afirmou que a reunião realizada no Centro de Convenções não será aberta à imprensa. O CSTM é composto por 15 integrantes, sendo quatro da sociedade civil e tendo como presidente o secretário das Cidades, André de Paula. 
    Movimentos sociais criticam a legitimidade do Conselho e afirmam que o grupo apenas se reúne uma vez por ano, apenas para consolidar os reajustes nos preços das passagens. O percentual ventilado para o novo reajuste é de 23%, o que elevaria o preço mínimo das passagens de R$ 2,15 para R$ 2,50. 

    Passe Livre para estudantes da rede estadual e passagem de ônibus a R$ 2,40. Essa é a estratégia do governo Paulo Câmara



    Em meio ao desgaste político de aumentar as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife em início de gestão e após três anos sem reajuste, o governador Paulo Câmara decidiu adotar a estratégia do morde e assopra com a população. O governo do Estado irá implantar o Passe Livre para os alunos da rede de ensino pública estadual do Grande Recife, o que, em números oficiais da Secretaria de Educação, beneficiará 292 mil estudantes e representará um investimento mensal entre R$ 10 e R$ 14 milhões. Em contrapartida, vai propor que o Anel A, aceito em 80% das linhas, suba para algo em torno de R$ 2,40 – o equivalente a 11% de aumento.
    Além de minimizar o impacto do aumento das passagens, o governo aposta que a decisão de anunciar a criação do Passe Livre da rede estadual abrandará os ânimos dos grupos estudantis, que prometem uma série de protestos contra o reajuste já a partir de amanhã. A outra carta na manga que Paulo Câmara e sua equipe levarão para uma das raras reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que definirá o reajuste, amanhã, é uma “expressiva” redução do valor do Anel B, hoje de R$ 3,35 e utilizado em aproximadamente 10% das linhas do sistema. A proposta é uma preparação para a criação da tarifa única, que junto com o Passe Livre representou duas das três promessas de campanha de Paulo Câmara. A terceira foi a garantia de que as passagens não seriam reajustadas, que não deverá ser cumprida.
    O Passe Livre não entra em vigor de imediato. Por três meses o governo irá operacionalizar a implantação do benefício. Será o prazo para realizar o cadastramento e o controle do uso pelos estudantes, já que o benefício será permitido apenas nas viagens de ida e volta da escola. A pretensão do governador é que o Passe Livre entre em vigor ainda em 2015. O processo será idêntico ao realizado pela Prefeitura do Recife, que implantou o Passe Livre na rede municipal de ensino, beneficiando, atualmente, seis mil estudantes. O total seriam 14 mil alunos, mas muitos não se cadastraram para fazer uso do benefício. Hoje, a PCR investe R$ 400 mil por mês para cobrir os 50% da tarifa que eram pagos pelos estudantes.

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    Para o sistema de transporte público o Passe Livre em nada interfere. Nem reduz nem amplia o déficit do setor – hoje estimado em R$ 16 milhões, sendo R$ 7 milhões somente dos dois lotes licitados – porque o Estado assumirá o valor que hoje é bancado pelos estudantes, de 50% do valor da passagem. Os outros 50% continuarão sendo cobertos pela tarifa, ou seja, pelos usuários que pagam a passagem integral.
    Se o Anel A subir de fato de R$ 2,15 para R$ 2,40 representará o acumulado do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) apenas de 2014 e 2013. Nesse caso, o governo irá ignorar o acumulado de 2012, quando foi dado o último reajuste das tarifas. Apesar de a opção pela majoração de 11% ser dada como certa entre membros da cúpula do governo estadual, há personagens envolvidos na discussão do realinhamento da tarifa que garantem que a proposta a ser defendida pelo Estado é do Anel A subir para R$ 2,50, o que representa um aumento de 16% – resultado do acumulado do IPCA de 2014/2013/2012.
    Os empresários de ônibus, entretanto, continuam defendendo um reajuste maior, de 24%, o que elevaria a passagem para R$ 2,67. Ontem, ao ser informado das propostas que deverão ser apresentadas pelo governo estadual, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), Fernando Bandeira, elogiou o  Passe Livre, mas criticou o  índice de 11%. “Será muito ruim. Daremos uma tarifa que não resolverá o problema do déficit do sistema”, afirmou.
    LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JC DESTA QUINTA-FEIRA (8/01/2014)

    Protesta Amanhã - Transporte Público Protesto e definição sobre reajuste na passagem de ônibus nesta sexta.Governo vai sugerir R$ 2,40 anel A

    Do JC Trânsito
    Percentual da passagem do ônibus será definido nesta sexta / Foto: Elvis de Lima/NE10
    Percentual da passagem do ônibus será definido nesta sextaFoto: Elvis de Lima/NE10
    Está prevista para esta sexta-feira (9) uma reunião que decidirá o rumo das negociações sobre o reajuste das passagens de ônibus na Grande Recife. O grupo da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP), composta por estudantes e organizações da sociedade civil, também irá realizar um protesto a partir das 8h desta sexta, contra o aumento das passagens, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
    O protesto está previsto para acontecer em frente à sede da empresa Grande Recife Consórcio, no Cais de Santa Rita, número 600, no bairro de São José, área central do Recife.
    Já a reunião entre o Grande Recife e Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) será para decidir o reajuste das passagens. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no bairro de Salgadinho, em Olinda, na RMR.
    O percentual exato do reajuste será definido na reunião, mas cogita-se que o anel A subirá de R$ 2,15 para R$ 2,50 a partir da próxima semana.
    Até o fechamento desta matéria, cerca de 1,6 mil pessoas confimaram presença no protesto da FLTP contra o aumento das passagens, pela rede social Facebook.

    Mobilidade - Estudo medirá qualidade do transporte na RMR Pesquisa de ONG internacional, nunca antes realizada numa cidade brasileira, vai averiguar a satisfação dos usuários com o serviço na RMR



    Eliseu Bezerra elogia estrutura do Pelópidas da Silveira, mas critica tempo de espera. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press

    No momento em que se discute o aumento da tarifa de ônibus na Região Metropolitana do Recife, há outro ponto, talvez o mais importante, que não pode ser esquecido: a qualidade do serviço. Além da pesquisa de origem/destino, que será licitada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano para nortear futuros investimentos, também será feito, a partir de março, um diagnóstico da qualidade do sistema.

    O Recife será a primeira capital brasileira contemplada com o estudo da Corporação Andina de Fomento (CAF), uma ONG latino-americana que pesquisará junto ao usuário os pontos positivos e negativos de toda a cadeia. Serão analisados 17 atributos, incluindo tempo de espera, segurança, condições das paradas e terminais, atendimento dos profissionais, condições dos veículos e segurança.

    A pesquisa, que já foi feita em Buenos Aires, Argentina, irá contemplar agora o Recife e Lima (Peru). “Essa pesquisa estava prevista para ser feita em Bogotá (Colômbia), mas conseguimos trazê-la para o Recife. Será importante termos esse retrato nos 14 municípios da RMR”, ressaltou Maurício Pina, diretor de Planejamento do Grande Recife.

    Não é difícil imaginar as respostas dos usuários. Sempre haverá o que melhorar, mas há situações piores que outras. O Diario visitou, ontem, três tipos de terminais de ônibus na RMR. No corredor Norte/Sul, por onde passa o BRT, visitamos o Pelópidas da Silveira, inaugurado em 2009. As instalações não estão entre as maiores críticas, mas sim o longo tempo de espera. “Os ônibus são bons e aqui tem BRT. A demora poderia ser menor”, diz Eliseu Bezerra, 55 anos.

    Fora dos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), a situação é mais complicada. Em Jardim Brasil 2, Olinda, a estrutura tem pouco espaço para o usuário. “Os ônibus poderiam ser mais confortáveis. Não têm ar-condicionado. O terminal também não é bom”, avalia Rafael Martins, 25, estudante.

    Mas há situações piores. Em Sítio Novo, Olinda, os ônibus ficam na rua. “O terminal é ruim, os ônibus são velhos e faz muito calor. Também demora muito”, reclama Rafaela Ferreira, 26, cozinheira.

     A reunião que definirá o valor da passagem, no Conselho Superior de Transporte, está prevista para amanhã, às 8h. Mas o Ministério Público se reunirá hoje com o Grande Recife para pedir adiamento e maior discussão com a sociedade.

    Saiba Mais

    Conheça os 17 atributos que serão analisados na pesquisa da CAF

    8 atributos (serviço):
    -    Rapidez
    -    Tarifa
    -    Conforto
    -    Segurança (acidente/ violência)
    -    Confiabilidade
    -    Intervalo
    -    Desvios de rotas
    -    Informações

    2 atributos sobre o pessoal de operação:
    -    Prudência na condução do veículo
    -    Boa apresentação (asseio, uniforme)

    4 atributos sobre as estações e paradas:
    -    Higiene
    -    Comodidade
    -    Sistema de informações
    -    Compra de bilhete de passagem

    3 atributos sobre os veículos:
    -    Comodidade (assento, iluminação)
    -    Informação ao usuário no interior do veículo
    -    Acessibilidade aos veículos

    Fonte: Corporação Andina de Fomento

    quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

    Aumento de Passagens - Recife entra na roda do aumento de passagens que acontecem pelo Brasil.

    Passagem de ônibus do Grande Recife deve subir para R$ 2,50‏



    Nem R$ 2,67, como defendem os empresários de ônibus, nem R$ 2,29, aumento que representaria o acumulado do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) apenas de 2014. O Anel A, cobrado em 80% das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, poderá subir de R$ 2,15 para R$ 2,50 a partir da próxima semana. O percentual exato do reajuste será definido apenas nesta sexta-feira, quando acontece uma das raras reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), mas a majoração – equivalente a 16% – representaria o realinhamento do IPCA retroativo a 2012, quando foi dado o último reajuste tarifário no Grande Recife.

    O governo do Estado não quis antecipar o percentual de aumento que irá defender na reunião de sexta-feira, mas técnicos do próprio governo defendem, em reserva, que a reposição correta do IPCA deve ser feita a partir de 2012. Em janeiro de 2013 o então governador Eduardo Campos chegou a autorizar o aumento das passagens, também pelo IPCA, mas voltou atrás depois da pressão dos protestos populares que ganharam o Brasil. O novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo, não confirmou nem negou o percentual, apenas reafirmou o que já havia sido dito oficialmente pelo governo de que haverá a recomposição do IPCA, como previsto desde o primeiro governo Eduardo Campos.

    Francisco Papaléo, entretanto, fez comentários sobre o percentual de 6,6% do IPCA, que resultaria numa tarifa de R$ 2,29 (provavelmente arredondada para R$ 2,30) e foi divulgado pela mídia. “Em momento algum falamos em percentual ou em acumulado do IPCA, seja de um, dois ou três anos. O entendimento de que poderíamos vir a usar apenas o IPCA de 2014 foi exclusivamente da imprensa. É fato que o último aumento foi em 2012 e que podemos vir a usar os três últimos anos, mas também podemos optar por dar apenas o acumulado de 2013 e 2014, por exemplo”, argumentou.

    O presidente do Grande Recife explicou que os técnicos do órgão foram autorizados a se debruçar sobre os possíveis percentuais para apresentar alternativas ao governo. “Essas possibilidades serão submetidas ao secretário das Cidades, André de Paula, que, por sua vez, irá levá-las ao governador Paulo Câmara. Nós temos responsabilidades com as promessas de campanha do governador, com a população e com a qualidade do sistema de transporte. O aumento é certo, mas nossa meta é penalizar o mínimo possível a população. Já estamos injetando um subsídio que, pelo menos por enquanto, não tem como ser ampliado”, explicou. Atualmente, o subsídio é de R$ 7 milhões por mês.

    O setor empresarial continua defendendo o reajuste de 24%, que elevaria o Anel A para R$ 2,67. Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), Fernando Bandeira, somente esse percentual – calculado a partir dos anos em que o governo Eduardo Campos não concedeu o aumento pelo IPCA (2007/2010/2013 e 2014) – poderá cobrir o déficit do sistema, estimado em R$ 7 milhões por mês e tido como insustentável. Mas Bandeira admite que o percentual de 16% é bem melhor do que o de 6,6%. “Esse índice representa apenas o IPCA de 2014. E estamos sem reajuste desde 2012, sem contar os outros anos em que os aumentos não foram dados. O sistema continuará sofrendo muito se isso acontecer”, alertou. Os protestos contra o reajuste estão confirmados para sexta-feira, a partir das 8h, em frente ao Grande Recife Consórcio, onde até então está marcada a reunião do CSTM que aprovará ou não o aumento das passagens.

    Informações: De olho no trânsito | JC Online

    ATENDADO - Ao bom senso,e Prevista para antes da Copa, obra do Túnel da Abolição completa um ano de atraso

    Mayra CavalcantiDo JC Trânsito
    A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdições / Foto: Lorena Barros/JC Trânsito
    A obra começou em 2013 e desde então a rua Real da Torre tem sofrido interdiçõesFoto: Lorena Barros/JC Trânsito
    A Copa do Mundo passou, mas muitas obras prometidas para serem entregues antes da realização do Mundial ainda causam transtornos para os pernambucanos. Uma delas, inclusive, completa um ano de atraso neste mês. Prometida para janeiro de 2014, a construção do Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, faz parte das obras do Corredor Leste/Oeste. Ainda não há previsão para conclusão. 

    A ordem de serviço para a construção do Túnel da Abolição foi assinada no dia 18 de março de 2013 pelo ex-governador Eduardo Campos. Desde então, vários trechos da Rua Real da Torre têm sofrido interdições. Atualmente os motoristas não podem passar no trecho que fica em frente ao Museu e têm que pegar uma rota alternativa - e engarrafada -, pela Rua José Osório, para seguir no sentido subúrbio/cidade. 

    Esse é o caminho que o advogado Feliciano Moura, de 36 anos, faz todos os dias entre a escola do filho dele e o seu trabalho. Feliciano mora no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, e segue para a Ilha do Leite, onde trabalha. "Deixo o meu filho na escola e sigo pela Real da Torre para pegar a Abdias de Carvalho. Com a interdição, um percurso que eu faria em 10 minutos, faço em 40", disse. 

    O advogado acrescenta que precisa passar pelo local justamente em horários de pico. "É um exercício de paciência. Acho que nenhum cidadão se incomoda em passar por transtornos quando é uma obra que vai melhorar o trânsito, mas essa demora é absurda", comentou. Feliciano denunciou sua insatisfação com a demora para conclusão da obra através de um vídeo no aplicativo Comuniq.

    O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalho
    O advogado Feliciano Moura passa pela rua Real da Torre todos os dias a caminho do trabalhoFoto: Reprodução/Comuniq
    Assim como Feliciano, o jornalista Milton Souza, 26 anos, mora na Madalena, em uma rua próxima ao trecho de interdição. "Sempre passo pela Real da Torre e tenho duas opções para chegar à minha casa. Ou eu enfrento a José Osório ou tenho que fazer um caminho alternativo que é bem mais longo. Se tivesse liberado, levaria bem menos tempo", declara.

    Para Milton, a demora para que a obra seja entregue incomoda. "Desde 2013 que convivemos com isto e tudo é feito em uma velocidade muito baixa. Parece até que eles não têm pressa de terminar", afirmou. A Secretaria das Cidades (Secid) informou, por meio de nota, que a pavimentação da última etapa já foi concluída, restando o recapeamento das placas de concreto. Além disso, a Secid disse que. para que o trânsito seja liberado, é preciso que seja feita a instalação do sistema de drenagem do Túnel. A Secretaria não fixou um novo prazo para que a construção seja concluída.

    TÚNEL - A obra faz parte do corredor Leste/Oeste, que vai do município vizinho de Camaragibe ao bairro do Derby, região central do Recife. O túnel está orçado em R$ 16 milhões. Com a conclusão do projeto, o fluxo de carros no trecho deve passar de 4.620 para 8.250 veículos por hora. 

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    Túnel da Abolição

    Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
    Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

    Túnel da Abolição

    Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
    Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

    Túnel da Abolição

    Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
    Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

    Túnel da Abolição

    Obras do Túnel da Abolição, na Madalena, estão atrasadas há um ano.
    Crédito: Lorena Barros/JC Trânsito

    terça-feira, 6 de janeiro de 2015

    Protestos marcados pra sexta dia 09/01/15 e o Governo recém empossado passará por uma onda dos contra o aumento de passagens... e ai aguenta o tranco o governo de Paulo Câmara.


    CHARGE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

    A Frente de Luta Pelo Transporte Público em Pernambuco agendou para a próxima sexta-feira, às 8h, um protesto diante da sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no Bairro de São José, área central do Recife. 

    segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

    BRT - Inúmeros acidentes e fica a pergunta,será falta de atenção dos motoristas ou imprudência de terceiros.

    No Rio, Acidente entre BRT e carro deixa dois feridos em Vaz Lobo
    Um acidente envolvendo um ônibus do BRT e um carro na altura na avenida Ministro Edgar Romero deixou dois feridos nesta segunda-feira (5). O acidente aconteceu na altura da estação Vila Queiroz, em Vaz Lobo, no Subúrbio do Rio, e causava retenções no trânsito da região por volta das 15h30. Segundo assessoria do BRT, o acidente ocorreu na pista sentido Galeão.


    Por volta das 14h25, a pista estava balizada para a realização de desvio operacional para manter a regularidade do serviço. Segundo o Centro de Operações, somente a circulação da pista do BRT foi afetada.
    O primeiro dia útil do ano no BR Transcarioca -- que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim -- foi marcado por um acidente com feridos. Um Fiat Doblô, no qual o motorista levava mulher e filho, fez o retorno em local proibido e foi colhido pelo ônibus do BRT (na foto feita por Marcelo Fanelli, amigo da turma da coluna), entre Madureira e Vaz Lobo, subúrbios do Rio.

    Esse acidente é mais um alerta para quem dirige sem respeitar a sinalização. Essa irresponsabilidade sempre pode custar a vida de alguém. Se motoristas e pedestres respeitassem a sinalização horizontal e vertical, o número de acidentes cairia drasticamente.
    Foto: Osmar da Silva/ Arquivo Pessoal
    Informações: G1 RJ

    Cotidiano - PRESIDENTE DO GRANDE RECIFE CONSORCIO DE TRANSPORTE TERÁ PULSO E EXPERIÊNCIA PRA AGIR CONFORME É DETERMINADO E AS EMPRESAS NÃO CUMPREM.

    FRANCISCO PAPALÉO É O NOVO PRESIDENTE DO GRANDE RECIFE CONSÓRCIO DE TRANSPORTE


    “O momento é de muito trabalho. Vamos dar andamento aos projetos de mobilidade. A nossa meta é conseguir chegar a um sistema de transporte eficiente e de qualidade para a população”. Foi com essas palavras que o novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Antônio Papaléo, tomou posse oficialmente, na manhã desta segunda-feira (5).

    A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Consórcio e contou com a presença do secretário-executivo das Cidades, Rui Rocha, representando o secretário das Cidades, André de Paula; do presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira; os deputados Raquel Lyra e Rodrigo Novaes; de diretores e funcionários da casa, além da imprensa local.

    Durante a solenidade, Papaléo afirmou o compromisso da nova gestão com as obras que contribuirão para a mobilidade da Região Metropolitana e a retomada das pesquisas de origem-destino que auxiliarão nas decisões que serão tomadas nesta nova fase. “O nosso intuito é continuar o trabalho que foi iniciado na gestão Eduardo Campos e João Lyra e conseguir chegar a um sistema de transporte público eficiente e que atenda as necessidades da população. Retomaremos as pesquisas de origem-destino e de qualidade do transporte”, disse Papaléo.

    Presente à solenidade estava o secretário-executivo, Rui Rocha, que reafirmou os votos de sucesso do secretário das Cidades, André de Paula, ao novo presidente do Consórcio. “Venho em nome do secretário, desejar sucesso nesta gestão que será iniciada com muito trabalho e que com certeza, colherá bons frutos”, enfatizou. 

    Perfil - Francisco Papaléo é advogado por formação e inciou sua carreira na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.  Já foi diretor-presidente do Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa-PE); da Companhia de Abastecimento e Armazéns Gerais de Pernambuco (Ceagepe); além de ter atuado, também, na Secretaria de Educação da Cidade do Recife e na Junta Comercial de Pernambuco. Já foi presidente da Câmara de Comércio Argentina-Brasil, presidente do Conselho Fiscal do IPA e membro do Conselho Fiscal do DER, além de ter atuado recentemente como presidente do Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH).
     FONTE:http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3149771&templateId=1731187

    FICA A PERGUNTA SE O SRº FRANCISCO JÁ FEZ USO DE ÔNIBUS URBANOS E QUAL SUA EXPERIENCIA NESTE TIPO DE LOCOMOÇÃO?