quarta-feira, 13 de maio de 2015

COPA DO MUNDO TCE - alerta para falta de uso do TI Cosme e Damião

Não há ônibus circulando diariamente no TI Cosme e Damião, mesmo após inaugurado. O cenário é desértico e beira o abandono, demonstrado pelo mato e entulhos no local.    / JC Imagem/Guga Matos

Não há ônibus circulando diariamente no TI Cosme e Damião, mesmo após inaugurado. O cenário é desértico e beira o abandono, demonstrado pelo mato e entulhos no local.

JC Imagem/Guga Matos


A Arena Pernambuco não é o único “legado mobiliário” da Copa do Mundo que está funcionando aquém do que foi estimado. Não há sequer uma linha que circule diariamente pelo Terminal Integrado de Passageiros Cosme e Damião, ainda que ele tenha sido inaugurado há quase um ano, inclusive com a visita da presidente Dilma Rousseff (PT). O uso só acontece de forma excepcional, quando há jogos na Arena. Nos demais dias, o cenário é desértico e o estado beira o abandono. A falta de utilidade do equipamento contrasta com o alto investimento na obra, que demandou, até agora, um total de R$ 17,5 milhões em recursos públicos. O evidente prejuízo à sociedade em razão da perda da função social do TI terminou por acender o sinal amarelo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitiu um Alerta de Responsabilização à Secretaria das Cidades. 
No documento, enviado pela conselheira Teresa Duere no dia 27 de abril, o ente público é alertado dos riscos “advindos da omissão em diligenciar as providências que se façam necessárias para prover o equipamento de uma função social que justifique os recursos públicos investidos”. A conselheira ainda faz uma ressalva de que, caso o governo estadual não reaja à situação, cabe a devolução integral desses recursos no âmbito da Auditoria Especial de número 1303980-5, instalada pelo TCE para apurar o caso. O alerta estabeleceu um prazo de 90 dias para que seja apresentado à Corte de Contas um plano de uso e ocupação do TI. 

A situação tem deixado inconformados os moradores do Loteamento Santo Cosme e Damião e outras comunidades vizinhas, como a UR-07 e loteamentos São Paulo, Santo Antônio e Viana. “Exceto quando tem jogos, não tem utilidade nenhuma. E as pessoas daqui já tem dificuldade de acessar o transporte público, com poucas opções. A falta de propósito desse TI é tanta que a população às vezes usa o estacionamento para caminhadas ou até atividades recreativas da comunidade”, denunciou o comerciário Romildo Junior, 36 anos. Ontem, no sol a pino das 13h, o estudante Lucas Henrique, 13 anos, aguardava o ônibus na parada instalada do lado de fora do TI. “É, poderia estar lá dentro. Seria mais confortável”, confessou. Já a dona de casa Glace Kelly, de 25 anos, reclamou que o equipamento sem uso ou manutenção tem causado transtornos. “Quando chove, alaga tudo. E quando funciona em dia de jogo, é uma confusão”, comentou. 
Quando inaugurado, dia 14 de junho de 2014, o governo estadual divulgou que o TI Cosme e Damião iria atender até 20 mil passageiros por mês. Duas linhas circulariam ali dentro, a TI Cosme e Damião – Circular, com 60 viagens diariamente, e a TI Cosme e Damião/TI Caxangá – IV Perimetral, com 116 viagens. Nada virou realidade, no pós-Copa. O Alerta do TCE ainda chama atenção para as mudanças empreendidas no projeto original licitado do Ramal da Copa (complexo viário de acesso à Cidade da Copa), o que, segundo o órgão, influenciou na atual situação do TI. Antes, estava prevista a circulação de linhas do tipo BRT. “As mudanças acarretaram na sua ociosidade em grande parte do tempo, ficando o mesmo com sua função social comprometida”, denunciou o TCE. Procurada, a Secretaria das Cidades se limitou a confirmar que recebeu o documento do TCE. “A secretaria está analisando o documento e dentro do prazo determinado se manifestará a respeito”, concluiu.
link original:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2015/05/13/tce-alerta-para-falta-de-uso-do-ti-cosme-e-damiao-180915.php

terça-feira, 12 de maio de 2015

Mobilidade » Ministério das Cidades cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista Medida foi tomada pelo não cumprimento de prazos



O Ministério das Cidades decidiu cancelar a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto existe há três anos, quando o órgão constatou que havia viabilidade na área, no entanto, orçado em R$ 250 milhões, nunca saiu do papel. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira. Além disso, também anulou a execução das obras de corredor exclusivo de ônibus de complementação da III Perimetral, trecho Olinda e Recife e trecho Paulista.

Segundo a publicação, a implantação deveria obedecer aos atos normativos que regem o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e o calendário com os prazos estabelecidos para contratação da operação de crédito no Programa. "Considerando a ocorrência de desistências formalizadas da contratação da operação de crédito e o não cumprimento dos prazos estabelecidos, resolve: Art. 1º Tornar insubsistente a seleção das propostas listadas no Anexo I desta portaria em função da não continuidade da contratação no Programa Pró-Transporte, para fins de realocação dos recursos do programa", consta no documento.

O sistema deveria ligar Caruaru de Leste a Oeste - do Alto do Moura ao Bairro das Rendeiras, com estações próprias e aproveitando o trajeto da linha férrea. Através de nota oficial, a Prefeitura de Caruaru explicou que os atrasos ocorridos, quando dos prazos estabelecidos no início, não foram cumpridos por causa da demora na aprovação do projeto, além de outros aspectos formais, que não foram detalhados.




Mobilidade - Nem choro, nem vela com paralisação de obras do corredor Leste/Oeste do Recife

Estação de BRT do corredor Leste/Oeste com obras paradas na Benfica Foto: Gustavo Glória Especial DP/D.A.Press
Estação de BRT do corredor Leste/Oeste com obras paradas na Benfica Foto: Gustavo Glória Especial DP/D.A.Press
O que parecia uma chance de finalmente termos corredores de transporte de massa com qualidade na Região Metropolitana do Recife, vem se transformando em pesadelo. Nem no prazo, nem com qualidade como chegou a afirmar o então governador Eduardo Campos, em sua última entrevista de fim de ano, antes de entregar o governo para se candidatar à presidência. Ele não poderia imaginar o que o destino lhe tinha reservado. Mas do ponto de vista das obras, os constantes atrasos já davam sinais de que as obras de mobilidade iriam emperrar no meio do caminho.
E elas emperraram não apenas na falta de recursos, mas também na mudança do que era esperado dos projetos. O pavimento por onde deveria circular o BRT, por exemplo, deveria ter sido todo refeito e com dimensões diferenciadas do asfalto comum, em razão do peso do veículo articulado. Mas olhando para o resultado do que já foi feito, esse detalhe não passa de uma uma lenda. Assim como a requalificação da PE-15.
Também vem se tornando lenda a construção das estações de BRT de Camaragibe, da Avenida Conde da Boa Vista (mesmo que as improvisadas sejam concluídas como definitivas), da ampliação do Terminal de Camaragibe e as obras dos dois terminais da 2ª e 3ª perimetrais. Tudo parece um grande faz de conta. Talvez hoje, seja mais fácil dizer que as empresas do consórcio perderam a condição de tocar a obra em razão das irregularidades na Petrobras. Mas o prazo que essas obras deveriam ter sido entregues era muito anterior ao caso Petrolão.
Ainda quando o então secretário das Cidades, Danilo Cabral, respondia pela pasta, garantiu inúmeras vezes a entrega dos corredores até dezembro de 2013. Somente no fim de 2013, ele admitiu que o prazo se estenderia para março de 2014 em razão do Túnel da Abolição. O túnel foi entregue somente no mês passado, mais de um ano depois, e como já dissemos, encolhido meio metro.E o Leste/Oeste ainda se arrasta.
Sempre estivemos longe de alcançar a eficiência na qualidade das obras e agora estamos sem perspectiva de prazo. Nem uma coisa, nem outra. O ex-governador Eduardo Campos também não imaginou que a principal obra de mobilidade do seu governo – os dois corredores de BRT -  tivesse um caminho tão diferente do que ele sonhou que teria. Ou do que nós sonhamos.
Abaixo a matéria com o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcelo Bruto ao comunicar a suspensão das obras do Leste/Oeste. Leia abaixo a matéria publicada na edição do Diario de Pernambuco:
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O secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Marcelo Bruto, confirmou que o estado não renovará o contrato com o Consórcio Mendes Júnior – Servix Engenharia S/A, responsável pelas obras do Corredor Leste/Oeste. No fim da noite, o secretário das Cidades, André de Paula, disse que foram feitos todos os esforços para a conclusão pelo consórcio, mas ficou evidente que isso não é possível. Com isso, as obras deverão sofrer novo atraso, já que um processo licitatório será aberto para escolher a nova empresa.
Para justificar a decisão, o secretário citou a desistência pela Mendes Júnior do contrato de manutenção e recuperação da BR-101 e destacou a dificuldade da entrega do Túnel da Abolição, que integra o Corredor Leste-Oeste. No caso da BR-101, disse, a conclusão do contrato foi oferecida à segunda colocada, a Ferreira Guedes, que declinou do convite nas condições propostas pela Mendes Júnior. André de Paula salienta que foram estudadas alternativas, mas concluiu de forma taxativa, que “esgotaram-se as possibilidades”.
Terminal da 3ª Perimetral em obras Foto: Gustavo Glória Especial DP/D.A.Press
Terminal da 3ª Perimetral em obras Foto: Gustavo Glória Especial DP/D.A.Press
Uma das promessas para a Copa do Mundo, o Corredor Leste/Oeste está com obras paradas há mais de cinco meses. Os BRTs (do inglês (“Bus Rapid Transport”) que já estão em operação transportam 38,5 mil passageiros/dia. Paralelamente, 30 linhas convencionais que perderam os corredores exclusivos disputam espaço com carros, caminhões, motocicletas, carroças e bicicletas, conduzindo 150 mil passageiros diariamente. Das 26 estações previstas para o corredor, quatro ainda não construídas são justamente as do extremo Oeste, em Camaragibe. Outras seis ainda não concluídas se localizam na Avenida Conde da Boa Vista.
Segundo dados da Secretaria das Cidades (Secid), dos R$ 168,7 milhões orçados para o Leste/Oeste foram investidos R$ 136 milhões que equivalem aos aproximadamente 80% das obras concluídas

ACIDENTE Sindicato dos Rodoviários critica falta de concorrência entre empresas nos terminais de integração

No TI do Barro, só a Metropolitana opera a linha Barro-Macaxeira


TI Barro, segunda-feira (11) pela manhã, no ponto de embarque da linha Barro-Macaxeira / Foto: Guga Matos/JC Imagem

TI Barro, segunda-feira (11) pela manhã, no ponto de embarque da linha Barro-Macaxeira

Foto: Guga Matos/JC Imagem


O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Benilson Custódio, defendeu nesta terça-feira (12) o fim do monopólio de empresas de ônibus nos Terminais de Integração (TI). “No terminal do Barro, só a Metropolitana faz a linha Barro-Macaxeira. Por isso os coletivos estão sempre superlotados. Se houvesse concorrência, a população teria um serviço melhor”, afirma o sindicalista depois de acompanhar a entrevista concedida pelo motorista da linha Barro-Macaxeira onde viajava a estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Camila Mirelle Pires da Silva, 18 anos, que morreu depois de cair do veículo.
“Num acidente como esse, o operador não pode ser responsabilizado. Como o motorista pode trabalhar com um carro nessas condições, superlotado?”, questiona Benilson Custódio. O sindicato propõe a divisão das linhas entre duas ou mais empresários. “Com o monopólio, a empresa oferece o serviço e, sendo bom ou não, a população tem de se submeter a ele. Tendo concorrência, elas vão se esforçar para atender bem e não perder passageiro”, avalia. Ele disse que o sindicato colocou um advogado à disposição do motorista, para acompanhá-lo no processo que investiga a morte da estudante.
De acordo com Benílson Custódio, o sindicato tinha pedido às empresas que operam com ônibus articulados um acréscimo de 20% no salários dos motoristas. “A responsabilidade dos profissionais que levam os articulados é muito grande, pelo tamanho do carro e pela quantidade de gente transportada. Mas a opção das empresas, para não dar o acréscimo, foi trocar o ônibus maior pelo menor. Como a demanda de passageiros é grande e a quantidade de ônibus é pouca, os veículos ficam cheios rapidamente”, comenta.
Nesta terça-feira (12), a partir das 16h30, o sindicato estará na BR-101, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, para fiscalizar o embarque e desembarque de passageiros no trecho da rodovia onde a estudante caiu do veículo. “Muita gente sobe pelas portas do meio e de trás (portas de desembarque), sem pagar passagem, por causa da superlotação. Vamos cobrar melhorias ao Grande Recife Consórcio de Transporte”, avisa.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Insatisfação - Governo Paulo Câmara mostra sinais de despreparo e de esta a deriva, transportes e saude a deriva.(titulo: Jailson Silva)

foto : Cleyton Leal


Filas grandes, passageiros obrigados a embarcar com ônibus em movimento, empurra-empurra. Essa é a triste realidade de quem precisa dos terminais de integração no Grande Recife. No caso do TI Barro, de onde saem o Barro/Macaxeira e outras nove linhas, é ainda pior, pois a situação se repete de domingo a domingo. A repórter do Jornal do Commercio Cleide Alves esteve lá ontem e hoje. Foram só reclamações. "É sempre muito cheio. As pessoas não respeitam a fila. Todo mundo invade a parada e, quando o ônibus chega, as pessoas empurram. Ninguém espera a gente descer para começar a subir", afirmou Rosilândia Isidoro Paes, moradora da comunidade UR-02, no Ibura. Você costuma usar os terminais e também passa por isso? Na sua opinião, quais são os principais problemas do sistema de integração?
Fotos: Tato Rocha/JC Imagem

domingo, 10 de maio de 2015

Protestos - Estudantes protestam após morte de Camila Mirele,nesta segunda as 16 horas e vão fechar a BR101 nos 2 sentidos.

UFPE »A manifestação foi organizada por alunos da Universidade Federal e terá início às 16h. Testemunhas dizem que a jovem não foi atropelada por nenhum outro veículo



Camila Mirele, 18, morreu após cair de um ônibus na última sexta. Foto: Camila Mirele/Facebook/Reprodução
Camila Mirele, 18, morreu após cair de um ônibus na última sexta. Foto: Camila Mirele/Facebook/Reprodução

Após a estudante Camila Mirele Pires da Silva, de 18 anos, morrer ao cair de um ônibus na BR-101, na Cidade Universitária, na noite da última sexta-feira, alunos da Universidade Federal de Pernambuco marcaram um protesto contra o descaso com o transporte público. A manifestação está marcada para as 16h desta segunda. A concentração será no hall do Centro de Ciências Biológicas (CCB), onde a jovem cursava o terceiro período de biomedicina. O grupo pretende fechar a rodovia federal nos dois sentidos.

O acidente com Camila Mirele aconteceu por volta das 18h35, uma parada após o embarque da jovem no ônibus Barro/Macaxeira, da Empresa Metropolitana. Apesar da hipótese inicial apontar para um atropelamento após a queda, testemunhas dizem que nenhum outro veículo passou na hora do acidente.

"A gente estava esperando o ônibus e ele veio muito lotado, como sempre vem nesse horário. Eu subi com meus amigos e ela veio por último. Entramos pela porta do meio porque estava realmente bem cheio, não era dos (veículos) articulados", contou a também estudante de biomedicina Bárbara Lima, 21. De acordo com Barbara, a bolsa de Camila teria ficado presa na porta e por isso a estudante acabou seguindo viagem encostada na porta. "O motorista não quis parar na parada seguinte, que é a da Casa do Estudante, porque estava muito cheio. Ele foi um pouquinho mais adiante e abriu a porta ainda com o ônibus em movimento. Foi nessa hora que ouvimos um barulho. Ela já tinha caído", detalhou.

Para os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos ferimentos causados, Camila poderia ter sido atropelado por outro ônibus após a queda. A informação, no entanto, é negada por Bárbara. "O coletivo estava muito próximo do meio-fio. Ela caiu na calçada, somente metade da perna ficou na rua. É mais provável que ela tenha batido no próprio ônibus que a gente estava", lembrou. A estudante ainda chegou a ser encaminhada ao Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu. Ela foi enterrada no sábado, no Cemitério de Jaboatão dos Guararapes.

Através de nota oficial, a UFPE demonstrou pesar pela morte da estudante e cobrou uma apuração rigorosa do caso por parte das autoridades responsáveis. Nas redes sociais, muitos amigos da vítima postaram a imagem preta #somostodxscamilamirele como forma de luto.

Questionada pela equipe de reportagem, a empresa de ônibus Metropolita informou que só irá se pronunciar oficialmente após a conclusão da perícia.
link original:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/05/10/interna_vidaurbana,575820/estudantes-protestam-apos-morte-de-camila-mirele.shtml

Morte e descaso - Estudante cai de onibus lotado, e morre atropelada.

A universitária Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, morreu após cair do ônibus em que voltava para casa e ser atropelada por outro veículo, no Recife. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (08), quando o ônibus da linha Barro-Macaxeira passava pela BR-101, em frente à Casa do Estudante, perto do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A linha é operada pela empresa Metropolitana.

Aluna do segundo ano do curso de biomedicina na UFPE, Camila estava voltando para casa, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e o ônibus estava lotado. O veículo estava em movimento quando a porta se abriu e a jovem caiu, sendo atropelada por outro ônibus.

Ela foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. O pai de Camila cuidou da liberação do corpo da filha no Instituto Médico Legal, nesta manhã, e não quis conversar com a imprensa. Vizinhos que estavam com ele disseram que a família está revoltada, muito abalada e quer explicações sobre como a porta se abriu. O velório e enterro aconteceram na tarde deste sábado, no cemitério do Barro, em Jaboatão.

Em nota, a Universidade lamentou a morte da estudante. "A UFPE colocou assistentes sociais e psicólogos para prestar apoio à família da estudante. A Universidade cobra das autoridades responsáveis pelo transporte público na Região Metropolitana do Recife uma rigorosa apuração dos fatos que levaram à morte da aluna".

O caso foi registrado pela Central de Flagrantes, onde um parente da vítima esteve para relatar o que aconteceu. A Polícia Civil vai decidir se a investigação ficará a cargo da Delegacia de Trânsito ou do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.

O Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável pela fiscalização dos ônibus que circulam na Região Metropolitana, informou que está à disposição das autoridades para fornecer as informações necessárias que ajudem nas investigações sobre o acidente.

Leia o depoimento da estudante Lays Camila, que estava no ônibus na hora do ocorrido:

"Nós estávamos na parada em frente ao Centro de Ciências Sociais (CCS) e quando o ônibus parou entramos pela porta do meio porque estava muito lotado. Meu amigo até ajudou ela pois a bolsa de Camila tinha ficado presa na porta. Não sei quantas paradas depois, mas o motorista passou da parada e abriu a porta. Ela não estava segurando em nada, apenas encostada na porta e quando a porta abriu ela caiu. Foi muito rápido. Todo mundo começou a gritar para o motorista parar e quando ele parou nós fomos vê-la. Só vi que a calça dela estava rasgada e a perna muito machucada. Não imaginei que tinha sido tão grave a ponto de chegar à morte. Ela ainda estava consciente e até conseguindo mexer a perna." 

Informações: G1 PE
link original:http://meutransporte.blogspot.com.br/2015/05/no-recife-aluna-cai-de-onibus-lotado-e.html

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Circulação de ônibus pode ser suspensa duas horas antes e duas depois em dias de jogos Afirmação é do sindicato dos rodoviários. Medida começa a valer neste sábado


Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem

Da Rádio Jornal
postado por Alana Lima

Alegando falta de segurança nos ônibus, o Sindicato dos Rodoviários anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (8), que a circulação dos coletivos pode ser suspensa duas horas antes até duas horas depois das partidas do Campeonato Brasileiro que vão ser realizadas no Grande Recife. A suspensão vai acontecer se não houver policiamento na área dos jogos e nos veículos que dão acesso aos corredores dos estádios. A medida começa a valer neste sábado (9) quando Náutico e Luverdense se enfrentam na Arena Pernambuco às 16h30.
Genildo Pereira, assessor de comunicação do sindicato, afirma que uma reunião foi convocada para discutir com a Polícia Civil, Militar, Ministério Público, Federação Pernambucana de Futebol, Grande Recife Consórcio e a Urbana-PE a questão da segurança nos coletivos em dia de jogos. De acordo com ele, a questão foi negligenciada pelas autoridades e apenas representantes da Urbana e das polícias compareceram ao encontro.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Mobilidade - Por falta de planejamento e empenho Perimetrais 2 e 3 não sairá do papel.( titulo: Jailson Silva)

As obras da 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pela Prefeitura do Recife. No caso da 2ª perimetral, o projeto contempla a requalificação viária  para implantação de um corredor exclusivo de ônibus para todo o trajeto. Com a redução de uma das faixas no Túnel da Abolição, o corredor não será mais todo exclusivo. A perimetral terá 9,4 quilômetros de extensão e irá atravessar 12 bairros do Recife de Norte a Sul.

No sentido Norte/Sul ela começa em Olinda, depois passa pelas avenidas Cidade Monteiro,  Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, Rua Cônego Barata, Rua Pe. Roma, Rua Sebastião Malta Arcoverde, Rua João Tude de Melo, Ponte Viaduto da Torre – Parnamirim, Rua José Bonifácio, Rua Professor Trajano de Mendonça, Rua Real da Torre (onde está o túnel), Rua João Ivo da Silva, Rua Cosme Viana, Rua Santos Araújo, Rua Quitério Inácio de Melo, Rua Augusto Calheiros e Ponte Gilberto Freyre.

A ideia é que a 2ª perimetral faça ligação no futuro com a Via Metropolitana Norte, que nascerá em Paulista, passará por Olinda e irá se encontrar a perimetral por meio de um viaduto desenhado sobre o Terminal da PE-15. A obra da Via Metropolitana Norte já foi iniciada, mas ainda não há previsão de quando a 2ª Perimetral sairá do papel. Ela está entre as obras contempladas com os recursos do PAC de Mobilidade. No final do ano passado, a Caixa Econômica Federal liberou recursos para elaboração dos projetos executivos da 2ª e 3ª perimetrais, além da Radial Sul.

Informações: Diário de Pernambucp | Blog Mobilidade Urbana

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mobilidade - BRT Norte - Sul ganha mais uma estação na frente do Atacadão

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Secid entrega mais três estações BRT em Olinda
O vai e vem constante dos veículos BRT movimenta as estações do corredor Norte/Sul com milhares de passageiros diariamente. A demanda cresce cada vez mais e o novo modal parece agradar aos usuários do sistema. Em Olinda, uma das cidades por onde o corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul atende a milhares de passageiros, a rede de cinco estações foi finalizada e muitos passageiros começam a sentir a diferença


Na avenida Pan Nordestina, em frente à movimentada rede de compras Atacadão, a estação Martins de Albuquerque já ganhou a aprovação dos usuários, por oferecer mais segurança, comodidade e conforto. Como exemplo, o funcionário da rede, Gerailson Cosme de Lima, comentou as mudanças na sua rotina diária.
Por Jéssica Lima
Fotos: Raul Buarque


terça-feira, 5 de maio de 2015

MOBILIDADE - INVESTIMENTOS QUE PARECEM MAS, PROMESSAS INFUNDADAS.

A Rádio CBN promoveu na tarde desta terça-feira (5), um debate que contou com a participação do secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, e dos jornalistas Aldo Vilela (apresentador) e Tânia Passos (editora de Mobilidade Urbana do Diário de Pernambuco).


Na ocasião. o gestor destacou os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo de Pernambuco para ampliar e melhorar a malha vária do Estado. De acordo com Sebastião, nos próximos anos serão recuperados 1,2 mil quilômetros de estradas.

Além disso, o secretário ressaltou importantes projetos que estão em andamento, como a recuperação da BR-232, a implantação do binário de Cajueiro Seco e a construção do mini-arco de Abreu e Lima.

Foto: Adriano Roberto/Setra


FONTE: SEC DE TRANSPORTES DE PERNAMBUCO

LINHA 413 – AV. DO FORTE TERÁ MUDANÇA DE ITINERÁRIO


A linha 413 - Av. do  Forte terá mudança no seu itinerário a partir deste sábado (9). A medida será realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte para melhorar a circulação da linha no local.

Com a mudança de itinerário da linha apenas no sentido subúrbio/cidade a parada de nº060262, localizada na Rua Manoel de Arruda Câmara e o abrigo nº060039, localizado na Rua Carlos Gomes serão desativados. Os usuários terão como opções a parada seletiva de nº180428, localizada na Rua Real da Torre, no lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão, ou a parada nº180313, localizada na Rua Benfica.

Confira abaixo o novo itinerário no sentido subúrbio/cidade da linha 413 - Av. do Forte:

...Rua Real da Torre, Túnel da Abolição, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica...  
    
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a  Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 01 0158. 

Mobilidade - Mudanças nas paradas seletivas da Madalena.

GRANDE RECIFE ALTERA ATENDIMENTO ÀS PARADAS SELETIVAS NA ZONA NORTE DO RECIFE


Para melhorar o atendimento aos usuários que utilizam os pontos de ônibus da Rua Real da Torre e da Rua João Ivo da Silva, no bairro da Madalena, Zona Norte da cidade, haverá algumas modificações nos atendimentos às paradas seletivas localizadas no local. 

Com a modificação, que começa a partir das 9h desta terça-feira (5), 13 linhas terão mudanças de pontos de parada. As linhas 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, 416 – Roda de Fogo, 423 – Engenho do Meio e 431 – Cidade Universitária (TRT), deixarão de atender a parada nº180428, localizada na pista principal da Rua Real da Torre, do lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão e passarão a parar no ponto nº180430, também situada na pista local da Real da Torre, mas em frente ao Centro de Formação de Educadores – Professor Paulo Freire. É importante lembrar que parada de nº 180430 continuará a atender as linhas 2446 – UR-07 e 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião.

Já as linhas 330 – Casa Amarela/CDU (TRT), 411 – Estrada dos Remédios, 413 – Avenida do Forte, 680 – Vasco da Gama/Afogados, 700 – Beberibe/Afogados, 800 – Dois Unidos/Afogados, 870 – TI Xambá/TI Largo da Paz, 914 – PE-15/Afogados e 2920 – Rio Doce/CDU passarão a atender a parada nº180428, localizada na pista principal da Rua Real da Torre, do lado oposto a Rua Bartolomeu Gusmão, na 1ª parada da Praça Solange Pinto Melo. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

sábado, 2 de maio de 2015

A crise esta rondando as fabricas de ônibus do Brasil.

Mercedes-Benz cancela 500 demissões e greve acaba

Por , em 28 de abril de 2015.
Suspensão de contrato de trabalho e PDV são prorrogados.
Ônibus marca Mercedes-Benz. Empresa cancelou 500 demissões após greve.
Ônibus marca Mercedes-Benz. Empresa cancelou 500 demissões após greve.
Mercedes-Benz cancelou nesta segunda-feira, dia 27 de abril de 2015, as 500 demissões programadas para 04 de maio na principal planta da montadora, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que fabrica toda a linha de ônibus e parte dos modelos de caminhões, além de fazer peças.
Com a decisão da empresa, a greve dos metalúrgicos foi encerrada pelo sindicato da categoria.
Em contrapartida, a fabricante prorrogou o layoff (suspensão do contrato de trabalho) para 15 de junho. Estes 500 funcionários que seriam cortados faziam parte do último grupo de 715 trabalhadores que estava em layoff. Também foi estendido para 15 de junho o PDV – Programa de Demissão Voluntária.
A Mercedes-Benz, que emprega 10 mil e 500 pessoas em São Bernardo do Campo, diz que possui 1 mil e 400 funcionários excedentes e está com 40% da capacidade de produção ociosa.
O fato se dá, de acordo com a empresa, devido à queda nas vendas e produção de ônibus e caminhões, motivada pelo quadro econômico do país, com pouco crescimento, inflação e temor do empresariado em investir. Ônibus e caminhões não são veículos comuns, são bens de capital e refletem o nível de investimento e aquecimento econômico.
Neste ano, as montadoras de veículos demitiram 3 mil 600 pessoas, a maioria por PDV. No ano passado, foram 12 mil e 500 cortes.
O setor de autopeças demitiu em 2014, 25 mil pessoas e planeja outros 17 cortes neste ano.
No dia 18 de maio, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz fazem nova rodada de negociação para definir o futuro dos trabalhadores em layoff.

Licitação - Suspenderam com quase tudo pronto pra funcionar e as empresas que comprou carros novos ,vai ter que guarda-los nas garagens.

Justiça suspende licitação do transporte intermunicipal de Pernambuco

fonte: Blog De Olho no trânsito.

Foto: JC Imagem
Vícios e falta de competitivadade foram os principais argumentos. Foto: JC Imagem

A Justiça de Pernambuco suspendeu a licitação do Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal de Pernambuco, que ganharia concepção e operação novas a partir de hoje, 1º de maio. Decisão liminar do juiz Mozart Valadares Pires, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedida na noite de quarta-feira, determina que sejam suspensos os efeitos da licitação que o governo do Estado realizou em setembro de 2014. Embora liminar, a decisão deve ser vista como um novo round da disputa que vem sendo travada por causa da divisão dos lotes da futura operação do sistema no interior.
Excluindo o Grande Recife, que tem um sistema de transporte metropolitano, todo o Estado foi dividido em apenas três áreas, definidas como Mercados de Transporte Intermunicipal (MTI) pela Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), criada ainda pelo então governador Eduardo Campos para executar a licitação e gerir o sistema. Entre outros aspectos, a grande reclamação é que a divisão foi desproporcional e ficou na mão de apenas dois consórcios e uma empresa, o que impediu a livre concorrência e, consequentemente, a melhoria do serviço para os 80 mil passageiros transportados diariamente nas 118 linhas.
Uma das áreas, por exemplo, a MTI 1, que envolve todo o Sertão e parte do Agreste Central pernambucanos (80% do sistema), ficou com um único consórcio: Progresso/Logo, esta última uma nova empresa que faz parte do grupo econômico da Caruaruense, que não participou da licitação. O restante do Estado ficou dividido com o Consórcio 1002/Rodotur e a Rodoviária Borborema. Antes, o sistema era operado por 14 empresas.

Fotos: Guga Matos/JC Imagem
População no interior já sofre sem opção de transporte. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

Para dar a liminar, concedida numa ação popular, o juiz Mozart Valadares Pires usou como base o relatório </DC>de auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, finalizado em fevereiro, que identificou inúmeros vícios no processo licitatório e, por isso, sugeriu a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. A auditoria especial ainda não foi julgada, mas no documento o auditor Fernando Rolim afirma que os vícios no processo são tantos que impediram a competitividade e contaminaram todo o processo. E também criticou o fato de a EPTI ter ignorado as alterações recomendadas pelo TCE ainda na época do lançamento do primeiro edital.
Luciana Nóbrega, presidente da EPTI, soube da liminar apenas ontem e garantiu que na segunda-feira estará fazendo a defesa do posicionamento do órgão. “Iremos suspender o início da operação como determina a Justiça, mas faremos nossa defesa. Nada do que foi apresentado ao juiz é fato novo. Já tínhamos respondido ao TCE. Estamos tranquilos porque a licitação foi correta e trará benefícios para os passageiros”, disse. O JC tentou conversar com o relator da auditoria especial do TCE, Ranilson Ramos, desde o início da semana, sem sucesso. Nem mesmo a assessoria de imprensa do tribunal conseguiu dar retorno. Anteriormente, tentou falar com Fernando Rolim, mas a hierarquia do TCE não permitiu.

Confira a decisão liminar da Justiça
DECISÃO: Na petição anterior, a parte demandante apresenta fato novo além de documentos novos, os quais dão suporte ao seu pedido liminar de suspensão dos efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo. Verifico que, quando da análise da inicial, foi proferida decisão indeferindo o pedido liminar de suspensão da licitação em razão de que, naquele momento, não restaram configurados os requisitos para a sua concessão. Todavia, diante da apresentação de documentos novos – Relatório de Auditoria da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, acostados às fls. 0130/0199, e da iminência no início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo, que se dará no dia 1º de maio, considero coerente e prudente a suspensão dos efeitos do certame objeto desta Ação Popular. O Tribunal de Contas do Estado, após realizar Auditoria Especial na Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, com a observância detalhada da Concorrência nº. 001/2014, concluiu que não houve aderência da EPTI a determinações anteriormente apontadas, permanecendo as mesmas inadequações devido à não alterações no texto do edital republicado em relação à sua versão original. Após apresentar as determinações, as quais não foram atendidas pela empresa EPTI, encerra o relatório afirmando que a falta de competitividade é corolário das inadequações do edital que já haviam sido criticadas anteriormente. Além disso, ao identificar os vícios, pondera, com razão, que uma licitação eivada de vícios contamina os contratos dela resultantes. Por fim, finaliza o relatório sugerindo a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. Diante dessas constatações, primando pela obediência aos princípios da prevalência do interesse público, legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, dentre outros, e estando presentes as condições legais, defiro a liminar no sentido de suspender os efeitos da licitação do serviço de transporte público intermunicipal, especialmente para impedir o início das operações do novo sistema estrutural de transporte coletivo que se dará no dia 1º de maio do ano em curso. Outrossim, conforme solicitado no item “c” (fl. 0128), determino a intimação da EPTI para que apresente a íntegra do processo licitatório, incluindo o processo de contratação da empresa responsável pelos estudos técnicos e seu conteúdo, projeto básico, projeto executivo, comunicações com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e documentos que instruíram o certame a partir da sessão de recebimento e abertura de envelopes. Expeça-se o competente mandado de cumprimento. Intime-se. Recife, 29 de abril de 2015. MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001 MOZART VALADARES PIRES JUIZ DE DIREITO – ESTADO DE PERNAMBUCO PODER JUDICIÁRIO 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital PROCESSO: 0081482-31.2014.8.17.0001
Dê uma olhada  no edital:
http://issuu.com/robertasoares5/docs/licita____o_interior?e=15282582/12594262


http://issuu.com/robertasoares5/docs/licita____o_interior?e=15282582/12594262
link original: http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2015/05/01/justica-suspende-licitacao-do-transporte-intermunicipal-de-pernambuco/