domingo, 10 de maio de 2015

Protestos - Estudantes protestam após morte de Camila Mirele,nesta segunda as 16 horas e vão fechar a BR101 nos 2 sentidos.

UFPE »A manifestação foi organizada por alunos da Universidade Federal e terá início às 16h. Testemunhas dizem que a jovem não foi atropelada por nenhum outro veículo



Camila Mirele, 18, morreu após cair de um ônibus na última sexta. Foto: Camila Mirele/Facebook/Reprodução
Camila Mirele, 18, morreu após cair de um ônibus na última sexta. Foto: Camila Mirele/Facebook/Reprodução

Após a estudante Camila Mirele Pires da Silva, de 18 anos, morrer ao cair de um ônibus na BR-101, na Cidade Universitária, na noite da última sexta-feira, alunos da Universidade Federal de Pernambuco marcaram um protesto contra o descaso com o transporte público. A manifestação está marcada para as 16h desta segunda. A concentração será no hall do Centro de Ciências Biológicas (CCB), onde a jovem cursava o terceiro período de biomedicina. O grupo pretende fechar a rodovia federal nos dois sentidos.

O acidente com Camila Mirele aconteceu por volta das 18h35, uma parada após o embarque da jovem no ônibus Barro/Macaxeira, da Empresa Metropolitana. Apesar da hipótese inicial apontar para um atropelamento após a queda, testemunhas dizem que nenhum outro veículo passou na hora do acidente.

"A gente estava esperando o ônibus e ele veio muito lotado, como sempre vem nesse horário. Eu subi com meus amigos e ela veio por último. Entramos pela porta do meio porque estava realmente bem cheio, não era dos (veículos) articulados", contou a também estudante de biomedicina Bárbara Lima, 21. De acordo com Barbara, a bolsa de Camila teria ficado presa na porta e por isso a estudante acabou seguindo viagem encostada na porta. "O motorista não quis parar na parada seguinte, que é a da Casa do Estudante, porque estava muito cheio. Ele foi um pouquinho mais adiante e abriu a porta ainda com o ônibus em movimento. Foi nessa hora que ouvimos um barulho. Ela já tinha caído", detalhou.

Para os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos ferimentos causados, Camila poderia ter sido atropelado por outro ônibus após a queda. A informação, no entanto, é negada por Bárbara. "O coletivo estava muito próximo do meio-fio. Ela caiu na calçada, somente metade da perna ficou na rua. É mais provável que ela tenha batido no próprio ônibus que a gente estava", lembrou. A estudante ainda chegou a ser encaminhada ao Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu. Ela foi enterrada no sábado, no Cemitério de Jaboatão dos Guararapes.

Através de nota oficial, a UFPE demonstrou pesar pela morte da estudante e cobrou uma apuração rigorosa do caso por parte das autoridades responsáveis. Nas redes sociais, muitos amigos da vítima postaram a imagem preta #somostodxscamilamirele como forma de luto.

Questionada pela equipe de reportagem, a empresa de ônibus Metropolita informou que só irá se pronunciar oficialmente após a conclusão da perícia.
link original:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/05/10/interna_vidaurbana,575820/estudantes-protestam-apos-morte-de-camila-mirele.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário