O BRT foi criado na decada de 70 pelo paisagista Jayme Lemer, que criou e teve a ideia, de que o BRT fosse com intervalos de 1 minuto sempre.
Neste contrato virgente, tem ainda pra ser concluido, as estações de Camaragibe onde será feitas 3 estações de BRT e ainda uma estação ali depois da estação Areinha , na curva proximo a UPA da caxangá será construida mais uma estação, ainda falta a estação do elevado, os terminais III,IV as estação da Madalena na Benfica e ainda as estações da conde da boa vista que resolveram fazer, e vão derrubar as gaiolas, na boa vista será duas estações e assim finaliza-se em 95% o Leste / Oeste, pois falta a ligação com Joana e as estações da agamenon.
Agora o norte sul, têm a estação centro de convenções e a estação do mercado da av Norte , resolver o gargalo da av Cruz cabuga, e ainda fazer o Corredor Agamenon e suas estações e alargamento de viadultos e com isso criar mais 3 linhas de Brt na agamenon ( Pelopidas/ joana será BRT, PE15/ Joana será BRT, Pelopidas conde da Boa vista será BRT).
Com todas essas ações devemos ter um BRT quase bom, e sim talves será 150 mil pessoas transportadas no norte/sul e 160 mil no leste/oeste.
A av Cruz Cabbuga é a situação mais critica, e falta mesmo é vontade politica, pois solução existe e facil de fazer, basta querer.
Ainda existe a situação das 29 linhas da Av Cruz cabuga, que algumas deve sim virar, linhas de BRT e outras serem modificadas seus intinerários.
Cabe ao Governador cobrar do GRCT e fiscalizar essas obras até seu termino em 2019, em plena eleições de pra governador e ai as coisas vão andar.
fonte: André Melibeu - diretor de operações do grande Recife, em entrevista a Radio Jornal com Graça Araujo. ( dia 21/06/16)
texto: Jailson Silva do BGRMPE.