quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

TI CDU E TI GETULIO VARGAS TEM ACRÉSCIMO DE LIBHAS NA SUA OPERAÇÃO

Grande Recife amplia rede do SEI com mudanças em terminais da Zona Oeste



A partir deste sábado (05), o Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU) terá sua rede ampliada com a entrada das linhas 2432 – CDU (Várzea) e 2446 – UR-07 (Várzea). Dessa forma, o terminal passa a operar com cinco linhas alimentadoras, uma circular, uma troncal e uma interterminal, atendendo a uma demanda de 20 mil usuários por dia.

A mudança acarretará ainda na criação de uma linha circular, que deverá operar no TI Getúlio Vargas, a 2428 – TI Getúlio Vargas (Derby), permitindo o deslocamento dos usuários para a Torre, com ponto de retorno na Praça do Derby.

Confira as alterações que começam a valer neste sábado (05):

As linhas que passam a integrar no TI CDU terão uma mudança no nome, passando a se chamar: 2432 – TI CDU (Várzea) e 2446 – UR-7 (Várzea)/TI CDU. Elas se tornarão alimentadoras do terminal e passarão a fazer parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI), permitindo que os usuários integrem com outras linhas de ônibus e com o metrô, pagando apenas uma passagem do anel A (R$ 3,20).

Quem usava a linha 2432 – CDU (Várzea) para chegar à Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Forte das Cinco Pontas e Cais de Santa Rita, poderá chegar a estes destinos utilizando a linha 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra, pegar o metrô no TI Joana Bezerra até o TI Recife e usar as linhas circulares; ou desembarcar na Praça do Derby e, por meio da integração temporal, acessar as linhas 100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura), 101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol) e 104 – Circular (Imip).

Já os usuários que usavam a linha 2446 – UR-7 (Várzea) partindo das ruas Joaquim Nabuco e José Osório, terão como opção, no sentido cidade/subúrbio, a nova linha circular 2428 - TI Getúlio Vargas (Derby). Estes mesmos usuários, caso queiram continuar a viagem pela Avenida Caxangá, poderão realizar a integração temporal com a Estação de BRT Getúlio Vargas ou com a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá.

Além da mudança na nomenclatura, as duas linhas terão alterações em seu itinerário. Com isso, ao saírem do TI CDU em direção aos bairros, as linhas2432 – TI CDU (Várzea) e 2446 – UR-7 (Várzea)/TI CDUpassarão próximo ao Terminal Integrado Caxangá e permitirão que os usuários façam integração temporal com a bilheteria do terminal.

Os moradores de Jardim Petrópolis também precisam ficar atentos, uma vez que o atendimento à localidade deixará de ser feito pela linha 2432 – TI CDU (Várzea) e passará a ser realizado pela linha 2446 – UR-7 (Várzea)/TI CDU.

Por fim, para melhorar o serviço oferecido aos usuários, o Grande Recife também vai modificar a linha 2431 – Cidade Universitária/TI CDU, a qual deixará de ser alimentadora e passará a se chamar2431- TI CDU (Circular). Ela terá uma alteração no seu itinerário principal, que permitirá ganho de tempo em cada viagem, e contará com um novo trajeto de atendimento ao Jardim Santa Helena.

Nesta quinta-feira (03), cartazes foram afixados em toda a frota das linhas que terão algum tipo de alteração e nas paradas de ônibus que fazem parte do itinerário. Além disso, 25 mil panfletos estão sendo entregues nestes ônibus e 4 mil cartões do tipo VEM Comum distribuídos entre os usuários que ainda pagam a passagem em dinheiro. Do sábado (05) até a terça-feira (08), 70 divulgadores estarão espalhados nos TIs CDU e Getúlio Vargas e nas paradas próximas tirando dúvidas sobre as novidades na operação.

Veja também como ficam os itinerários de cada uma das linhas:

2432 – TI CDU (Várzea)

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Professor Moraes Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua João Sales Menezes, Rua General Polidoro, Avenida Arthur de Sá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste BR-101), Girador da Reitoria, Avenida Visconde de São Leopoldo (Pista Local Oeste BR-101), Avenida Professor Luís Freire, Rua Isaac Buril, Rua Mário Campelo, Rua Azevedo Coutinho, Rua General Pacheco, Praça Pinto Dâmaso, Rua Rodrigues Ferreira, Avenida Caxangá.

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Avenida Caxangá, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Avenida Joaquim Ribeiro, Rua Gastão Vidigal, Rua Elísio Medeiros, Rua Gastão Vidigal, Avenida Joaquim Ribeiro, Ponte Humberto Castelo Branco, Avenida Caxangá, Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso, Rua Azerado Coutinho, Rua Mario Campêlo, Rua Isaac Buril, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Arthur de Sá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.

2446 – UR-7 (Várzea)/TI CDU

Itinerário Principal

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Rua Serra Nova, Rua Roraima, Rua Tambiá, Rua Vale do Sirigi, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Gastão Vidigal, Avenida Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Avenida Caxangá, Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso, Rua Coronel Pacheco, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Arthur de Sá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua João Sales Menezes, Rua General Polidoro, Avenida Arthur de Sá, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso, Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, Avenida Caxangá, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Avenida Joaquim Ribeiro, Rua Gastão Vidigal, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Vale do Sirigi, Rua Tambiá, Rua Roraima, Rua Serra Nova.

Itinerário de Atendimento à Jardim Petrópolis

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Rua Serra Nova, Rua Roraima, Rua Tambiá, Rua Vale do Sirigi, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Elói Mendes, Rua Felipe Guerra, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Gastão Vidigal, Avenida Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Avenida Caxangá, Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso, Rua Coronel Pacheco, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Arthur de Sá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego, Rua João Sales Menezes, Avenida Professor Chaves Batista, Rua General Polidoro, Avenida Arthur de Sá, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso, Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, Avenida Caxangá, Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, Avenida Joaquim Ribeiro, Rua Gastão Vidigal, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Elói Mendes, Rua Felipe guerra, Rua Diogo de Vasconcelos, Rua Vale do Sirigi, Rua Tambiá, Rua Roraima, Rua Serra Nova.

2431- TI CDU (Circular)

Itinerário Principal

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Terminal Integrado CDU, Rua Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Girador da Reitoria, Avenida Reitor Joaquim Amazonas, Avenida Arquitetura, Avenida Jornalista Aníbal Fernandes, Avenida dos Reitores, Avenida Visconde de São Leopoldo (Pista Local Oeste da BR-101), Avenida Professor Luís Freire.

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Avenida Professor Luís Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Arthur de Sá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Girador da Reitoria, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno Sob o Viaduto da Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.

Itinerário de atendimento ao Jardim Santa Helena

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Professor Moraes Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Chaves Batista, Rua Paul Harris, Rua Professor Mussan Hazin, Avenida Luís de Lacerda, Avenida Historiador Jordão Emerenciano.

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Avenida Ministro João Alberto, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.  

2428 - TI Getúlio Vargas (Derby)

Sentido Terminal/Ponto de Retorno: Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Conselheiro Theodoro, Rua Dom Manoel Costa, Rua Real da Torre, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Julio Maria, Rua Benfica, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Praça do Derby, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Oeste).

Sentido Ponto de Retorno/Terminal: Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Oeste), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jener de Souza, Rua Henrique Dias, Rua Dom Bosco, Rua Joaquim Nabuco, Ponte da Capunga, Rua José Osório, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio, Rua Conde de Irajá, Praça Professor Barreto Campêlo, Rua Conselheiro Theodoro, Rua Tomaz Gonzaga, Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, Avenida General San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte: GRCT via e-mail ao blog GRMPE

A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É TERROR NOS COLETIVOS DO RECIFE


VIOLÊNCIA PERNAMBUCO PEDE SOCORRO

Pernambuco registra 2.617 casos de assaltos a ônibus em 2018

Só no mês de dezembro, foram 207 casos de assaltos a ônibus registrados.

Foto: arquivo do blog GRMPE
Durante todo o ano de 2018, o estado de Pernambuco registrou um total de 2.617 casos de assalto a ônibus. No mês de dezembro, foram registrados 207 casos. A contagem é feita pela editoria de polícia do Blog GRMPE, em parceria com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco.
Fonte: Sindicato dos Rodoviários enviada a redação do blog GRMPE

sábado, 29 de dezembro de 2018

RÉVEILLON 2018 FROTA E REFORÇO

Grande Recife reforça viagens em 18 linhas bacuraus durante festa de Réveillon



Com a festa de Réveillon acontecendo em várias cidades da Região Metropolitana, o Grande Recife Consórcio de Transportes prepara um esquema especial de mobilidade para aqueles que vão encontrar os amigos e assistir a queima de fogos durante o fim de ano. Serão 18 linhas bacuraus que receberão reforço em suas viagens na madrugada do dia 1º de janeiro de 2019, totalizando 259 viagens, 91 a mais que em dias comuns.

Confira abaixo quais são as linhas que receberão reforço:

036 – Aeroporto (Bacurau)
038 – Residencial Boa Viagem (Bacurau)
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
073 – Candeias (Bacurau)
744 – Dois Unidos (Bacurau)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1985 – Rio Doce (Bacurau)
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
2435 – CDU (Várzea) (Bacurau)
2457 – São Lourenço (Bacurau)
626 – Brejo (Bacurau)
184 – Cabo (Bacurau)
131 – UR-02 (Bacurau)
145 – Alto Dois Carneiros (Bacurau)
146 – UR-11 (Bacurau)

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

METRÔ FOI DO NATAL



Alegria, sorrisos e presentes marcam a 17º edição do Papai Noel Vem de Metrô
No dia (19/12) foi dia de magia no Metrô do Recife. O projeto “Papai Noel Vem de Metrô” teve a sua 17ª edição e contou com muita animação das 86 crianças entre 8 e 12 anos da Escola Municipal Liliosa Ramos, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Nosso Papai Noel, o maquinista Admilton Filho, conduziu as crianças de trem da estação Jaboatão até a estação Recife, onde eles assistiram ao show do mágico Rodrigo Lima, ganharam lanche e os tão esperados presentes de Natal!
Como em todos os anos, os nomes das crianças são penduradas nas duas árvores de Natal da CBTU, uma no edifício sede em Werneck, a outra no edifício da manutenção em Cavaleiro, e adotados por empregados. “Contamos com o apoio de todas as áreas da empresa e principalmente da Operação, que nos auxiliou em todo momento durante a viagem das crianças. Foi maravilhoso ver a alegria de todas elas”, destacou o articulador externo da CBTU, Marcelo Nóbrega.
Uma das crianças participantes do evento, a pequena Ysabella Nayara de 6 anos, esbanjava alegria ao desembrulhar o presente que ganhou. “Ganhei um kit de jantar e vou brincar com as minhas bonecas, estou muito contente”, afirmou. A gestora da Escola, Mônica Figueirôa, acompanhou todas as atividades e elogiou a iniciativa da CBTU. “É um dia maravilhoso para as crianças, pois para muitos deles será o único presente que receberão de Natal, além de toda a assistência que o pessoal do Metrô prestou ao nosso colégio”, destacou.





Este é o quarto ano do maquinista Admilton Filho como papai Noel do Metrô do Recife. Ele destacou a felicidade que sente ao participar do projeto. “Não tenho palavras para definir esse momento de alegria que tenho aqui, é simplesmente maravilhoso”, contou. Após o evento, as crianças foram conduzidas de volta para a Estação Jaboatão com o trem sendo pilotado novamente pelo bom velhinho.

VIOLÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE BRT LESTE OESTE

Caxangá

Transexual é esfaqueada ao reagir a assalto em estação de BRT



Foto: Reprodução/ Google Street View


Uma mulher transexual, de 19 anos, foi esfaqueada ao tentar impedir um assalto em uma estação de BRT, na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife. Ela foi socorrida para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central da cidade, com ferimentos no pescoço.
Segundo uma amiga da vítima, ela estava vendendo coxinhas, na Estação Zumbi, quando foi surpreendida por uma mulher armada com uma faca, que anunciou o assalto. A ocorrência foi registrada no posto policial doHR e vai ser investigada pela Polícia Civil de Pernambuco.
Fonte: TV Jornal

TECNOLOGIA E SEGURANÇA NOS TERMINAIS E BRTS


Corredores de BRT e Terminais Integrados recebem rede de fibra óptica

Estações de BRT passam a ter vídeo-monitoramento em tempo real, controle das portas, ar-condicionado e som

Jailson Silva ( Blogueiro especialista em transpotes e mobilidade)

Telebras e Secid entregam rede de fibra óptica dos corredores de BRT
Telebras e Secid entregam rede de fibra óptica dos corredores de BRT
Foto: Divulgação / Secid
Os corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste receberam, na manhã desta quarta-feira (19), uma rede de fibra óptica instalada pela Telebras e a Secretaria das Cidades (Secid), a partir de um convênio firmado entre a Telebras, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Assim, as 42 estações de BRT da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com vídeo-monitoramento em tempo real, além do controle de dispositivos de aberturas e fechamentos de portas, ar-condicionado e sistema de som.
A rede irá auxiliar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife. Cada estação de BRT é equipada com quatro câmeras internas e uma externa. Com a estrutura os equipamentos podem, agora, transmitir ao vivo as imagens tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social.

Segundo a Secid, para a implantação da fibra óptica nos dois corredores de BRT, foi aproveitada a infraestrutura de dutos que já existiam no local. Além de implantar toda a fibra óptica ao longo dos corredores, a Telebras realizou as obras necessárias para a finalização da estrutura existente.

“Com esta novidade, o usuário poderá saber, em tempo real, quantos minutos o BRT levará para chegar, uma vez que a informação estará disponível no monitor presente à Estação e no aplicativo do Grande Recife que já está disponível para a população”, disse o diretor presidente do Consórcio, Ruy Rocha.

Metrô

Foi realizada também a instalação de fibra óptica em toda a malha do metrô do Recife, onde existem 14 Terminais Integrados de ônibus. Toda esta malha representa mais de 140km de fibra óptica, ampliando significativamente a conectividade entre os modais ônibus/metrô de Pernambuco. Entre os benefícios que podem ser citados com a implantação da fibra óptica está a possibilidade de disponibilização de internet gratuita (Wi-Fi) aos usuários das estações de BRT e de Terminais Integrados.
“Iniciamos as conversas com a Telebras a partir do momento que o governador Paulo Câmara nos autorizou a buscar, em Brasília, os recursos necessários para a iniciativa. Não existe custo para o Governo de Pernambuco neste projeto. Todo o investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões, vem direto do Governo Federal”, afirmou o secretário das Cidades, Francisco Papaléo.
Matéria: JC online

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

COMO ASSIM ? BRT SEM FAIXA PRIORIDADE


Ônibus e BRTs perderão corredor na Avenida Conde da Boa Vista

Imagem divulgada pela Prefeitura do Recife de como fciará a Avenida Conde da Boa Vista após a requalificação


O segundo dia da séria A Nova Conde da Boa Vista mostra as mudanças para o transporte público, que tem na avenida um dos principais corredores do sistema em toda  Região Metropolitana.  No projeto, ônibus convencionais e BRTs vão perder o corredor e voltar a se misturar aos carros. Mas o município garante que, mesmo assim, terão ganho de velocidade.
A circulação do transporte público será, entre todas, a que mais passará por mudanças no novo projeto da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Nas promessas da gestão municipal, não haverá mais um corredor para os ônibus convencionais e os BRTs. Na verdade, eles deverão dominar a circulação na via, já que 50% das pessoas que passam diariamente pelo corredor chegam e saem nos coletivos. A lógica é que os ônibus convencionais circulem à direita e os BRTs à esquerda da avenida. Os carros e motos que atualmente trafegam numa única faixa, sempre à direita da via, não terão mais esse espaço exclusivo. Voltarão no tempo, antes da reforma de 2008, quando disputavam espaço com os coletivos.
Essa briga por espaço entre ônibus, BRTs e veículos particulares deverá ser, inclusive, mais um obstáculo para desestimular a presença de automóveis, motos e caminhões no corredor após as mudanças. É o que diz a lógica da Prefeitura do Recife. A ideia do município é que os veículos particulares usem as vias do entorno no lugar da avenida. O projeto prevê que os pontos de embarque e desembarque dos ônibus convencionais retornem às calçadas e sejam aumentados de 14 para 20 paradas. Já os BRTs terão as estações construídas no canteiro central, que será verde e ocupará toda a extensão da avenida – 1,6 quilômetro.
As seis estações de embarque e desembarque do sistema, que desde 2017 operam no improviso e na precariedade, serão reduzidas a duas centrais, instaladas nas imediações da Rua da Soledade e da Rua Gervásio Pires. As unidades seguirão o modelo adotado pelo sistema nos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste e serão amplas, como as instaladas na Avenida Guararapes e na Praça do Derby. Terão quatro metros de largura e 60 metros de comprimento. Pelo projeto apresentado, o design é que mudará um pouco e será semelhante à estação reconstruída após sofrer danos de caminhões, em frente à Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Elas terão a cobertura estreita para evitar futuros danos.
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“Das 310 mil pessoas que diariamente circulam pela Avenida Conde da Boa Vista, 155 mil estão no transporte público. Ou seja, há razões de sobra para que ele tenha total prioridade na via. Nosso objetivo ao decidir pela transferência das paradas convencionais para a direita e pela permanência das estações de BRT no centro da via foi dar velocidade operacional a eles. A avenida será prioritariamente dos ônibus e BRTs”, argumenta a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.
A decisão de manter os ônibus convencionais circulando na Conde da Boa Vista teve embasamento técnico. Uma pesquisa de origem e destino em 51 linhas que há três anos operavam no corredor, hoje reduzidas para 49 ligações. A pesquisa foi feita pela Secretaria das Cidades e coordenado pelo professor Maurício Pina, especialista em transporte público que ensina na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A principal conclusão do estudo foi que seria impossível reduzir o número de linhas convencionais na via, deixando o tráfego exclusivo ou prioritário para os BRTs.


Apesar de ônibus perderem corredor, prefeitura garante que velocidade comercial aumentará. FotO: Felipe Ribeiro/JC Imagem


“O percentual de interesse na Conde da Boa Vista é muito grande entre as pessoas que utilizam as linhas que passam na via. É difícil ignorá-lo. Embora a avenida represente apenas 6% da extensão de muitas das linhas que se dirigem ao corredor, ela é o destino principal de 35%, em média, dos passageiros que usam essas linhas. Há casos em que a avenida representa o destino de 83% dos passageiros”, pondera o professor Maurício Pina.
A força do transporte público na Avenida Conde da Boa Vista, de fato, é incontestável. Além das linhas de ônibus convencionais, quatro linhas de BRT passam na avenida, que recebe 180 ônibus por hora nos horários de pico. Mais de 150 mil pessoas chegam à Conde da Boa Vista de ônibus, sendo que 80% estão nos ônibus convencionais e 20% nos BRTs. “Por isso não podemos deixar apenas os BRTs circulando”, reforça Maurício Pina.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Mudanças no TI Getúlio Vargas


Itinerário da linha 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas é modificado


Neste sábado (15), a linha 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas passa a operar com um novo trajeto. A mudança visa atender à solicitação da comunidade, que deseja realizar integração temporal com a Estação de BRT Caiara. Por este motivo, o itinerário passa a contar com um ponto de desembarque na Avenida Caxangá, em frente à Movida Aluguel de Carros. Confira abaixo a mudança no percurso da linha:
Itinerário Principal
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Rua Simonesia, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Mauricio de Nassau (Radial Leste), Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Rua Dr. Gastão Silveira, Rua Cap. Aurélio de Araujo, Avenida Caxangá, Rua Dr. Nina Rodrigues, Avenida Mal. Cordeiro de Farias, Rua São Mateus, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Odete Monteiro, Avenida Prof. Estevão Francisco da Costa, Avenida Gen. San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal: 
Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua São Mateus, Rua Dr. Gastão da Silveira, Rua Dr. Nina Rodrigues, Rual Mal. Cordeiro de Farias, Rua São Mateus, Rua Simonesia, Avenida Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Dr. Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros.
Via Estrada do Barbalho
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Terminal, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Avenida Maurício De Nassau, Rua Odete Monteiro, Avenida Prof. Estevão Francisco da Costa, Avenida Gen. San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Avenida Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Rua São Mateus, Rua Leal de Barros, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Retorno na Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Rua Leal de Barros, Terminal.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Fonte: grct via e-mail ao blog GRMPE

TI CDU RECEBERÁ DUAS ALIMENTADORAS



TI CDU recebe mais duas linhas alimentadoras


O Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU), situado na Avenida Caxangá, passa a contar com mais duas linhas a partir deste sábado (15). Com o acréscimo, a rede de linhas que compõe o terminal fica com quatro linhas alimentadoras, uma troncal e uma interterminal, totalizando seis linhas que beneficiarão 10 mil passageiros por dia.
As duas linhas que passam a integrar no TI CDU são a 2423 – Engenho do Meio/EBRT Caiara e a 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101, cujos nomes mudam para 2423 – Engenho do Meio/TI CDU e 2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU. Os usuários realizarão a integração física dentro do TI CDU e permanecerão com opção de realizar integração temporal com a EBRT BR-101. Neste caso, o passageiro utiliza cartão VEM na primeira linha e poderá integrar com mais uma linha de ônibus ou metrô, no período de até duas horas, sem que nenhuma nova passagem seja descontada no bilhete eletrônico.
Além disso, a linha 2433 – Brasilit/TI CDU, que já alimenta o terminal, terá seu itinerário modificado, devido à finalização das obras de pavimentação das vias do entorno do TI.
Confira como ficam os itinerários dessas três linhas:
2423 – Engenho do Meio/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Praça João de Souza Miguel Júnior, Rua José dos Santos, Rua Antônio Curado, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Bom Pastor, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Gáspar Pérez, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Gáspar Pérez, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Bom Pastor, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Antônio Curado, Rua José dos Santos, Rodovia BR-101 (Pista Local Leste), Rua Dom João Moura, Travessa Valdemar Falcão, Praça João de Souza Miguel Júnior.
2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Rua Desembargador Oscar Coutinho, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Rua Manoel Joaquim de Almeida, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Chaves Batista, Rua Paul Harris, Rua Professor Mussa Hazin, Avenida Luis de Lacerda, Rua Professor Júlio Oliveira, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Oeste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Leste da BR-101), Rua Quipapá, Estrada do Barbalho, Rua São Mateus, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Maria de Fátima Soares, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Rua João Rique, Rua Lucilo Varejão, Rua Desembargador Oscar Coutinho.
2433 – Brasilit/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Rua Abatiá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua João Sales Menezes, Rua General Polidoro, Rua Abatiá, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito.
Durante os primeiros dias, o Grande Recife vai acompanhar a operação das linhas e contará com equipes de divulgadores para tirar dúvidas dos usuários e cartazes informativos nas linhas e paradas de ônibus. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Fonte: Via emae-m ao blog GRMPE

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

AGAMENON VAI RECEBER DOIS CORREDORES UM BRS( Bus Rapit Service) e um corredor de BRT ( Bus Rapit Transit)

MOBILIDADEAgamenon terá dois corredores de ônibusAlém da Faixa Azul no lado direito da calçada, nos dois sentidos, está previsto também o ramal do BRT


Imagem: Arquivo/DP
Imagem: Arquivo/DP

Após muitas idas e vindas sobre qual projeto de mobilidade caberia de forma mais adequada à Avenida Agamenon Magalhães, a Prefeitura do Recife e o governo do estado decidiram pela implantação do Sistema BRS (Bus Rapid Service) e do ramal de Bus Rapid Transit (BRT) do Corredor Norte Sul, que já estava previsto para ser concluído antes da Copa do Mundo em 2014 mas ainda não foi implantado. A Faixa Azul é o que está mais próximo de se tornar realidade, com previsão de sair do papel no primeiro semestre do próximo ano, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Secretaria estadual de Cidades informou que ainda está na fase de realização dos estudos necessários para a implantação do corredor de BRT na primeira perimetral da cidade.
“O projeto de Faixa Azul na Agamenon Magalhães depende de uma série de intervenções. Começamos a realizá-las desde o início deste ano, mas os estudos iniciaram no ano passado. A primeira foi a mudança de circulação do bairro da Ilha do Leite, favorecendo o tráfego da Agamenon na intercessão com a Rua Paissandu. Em seguida, foi a vez de alterar o trânsito na Ilha do Retiro. E, na semana passada, foram feitas ações na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, na altura da Rua José Osório, que complementa o tráfego da Rua Joaquim Nabuco, uma via radial importante da Agamenon”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 


Outras intervenções previstas até o início do próximo ano, de acordo com Taciana, devem ocorrer no Derby e no Parque Amorim, para que as faixas da direita da Avenida Agamenon Magalhães se tornem corredor exclusivo para ônibus. Também devem ser realizadas algumas obras físicas, como as de requalificação do passeio público do canteiro central do corredor viário para retirar a inclinação das calçadas, e a desativação de algumas agulhas. 

Toda a rede semafórica da Agamenon Magalhães será requalificada. O giro à esquerda, de quem vem de Boa Viagem, para entrar na Rua Joaquim Nabuco, que passa ao lado do Hospital da Restauração, poderá ser retirado para evitar retenções. Mas, ainda segundo Taciana, apesar da priorização do transporte público, não deverá haver restrição em relação à circulação de automóveis particulares.

“Essas intervenções são necessárias porque na Agamenon existem as agulhas, que são as entradas e saídas da pista central para as vias locais que deságuam nas radiais. Num corredor por onde circulam mais de 300 veículos de ônibus por hora, sobretudo no entroncamento do Derby, não podemos simplesmente pintar uma faixa azul exclusiva, sem realizar um estudo cuidadoso dos impactos que trará em toda a cidade. Qualquer mudança na Avenida Agamenon Magalhães traz reflexos em todo o Recife e em Olinda”, disse Taciana. Segundo ela, no futuro, se houver condições de receber uma ciclovia, o equipamento também será implantado no corredor que liga Olinda à Zona Sul do Recife. “Mas hoje o foco é o transporte público”, disse a presidente da CTTU. 
Como primeira perimetral do Recife, a artéria recebe e fornece o fluxo de vias radiais importantes para a cidade, como as avenidas Abdias de Carvalho, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Conde da Boa Vista e Joaquim Inácio. Pelos 4,8 km de extensão da Agamenon Magalhães, circula uma média de 98 mil veículos diariamente (somando os dois sentidos), com 60 linhas de ônibus que, juntas, fazem 4,1 mil viagens diárias, transportando 280 mil passageiros por dia. A via possui 17 semáforos e 12 agentes de trânsito atuam diariamente no local. 

Fonte: CTTU/SECRETARIA DAS CIDADES .
MATÉRIA: DP

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

ATENÇÃO MORADORES DA VÁRZEA

Duas linhas de ônibus da Várzea terão mudança de itinerário neste domingo (09)


Um serviço de poda de árvores interdita a Rua Mário Campelo, no bairro da Várzea, neste domingo (09). A via ficará fechada no período das 08h às 17h, período em que o Grande Recife muda o itinerário de duas linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, quais são estas linhas e os desvios que serão realizados nos dois sentidos da viagem:

Sentido Várzea/CDU
302 – TI TIP/Caxangá
2432 – CDU (Várzea)

...Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio Ramos...

Sentido CDU/Várzea
2432 – CDU (Várzea)

...Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomos Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Avenida Afonso Olindense...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte GRCT via e-mail a impresa

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

FESTA DO MORRO ATENÇÃO AS LINHAS QUE MUDAM AO ENTORNO DO EVENTO RELIGIOSO

Linhas da Zona Norte do Recife terão reforço para a Festa do Morro da Conceição


Milhares de fiéis sobem o morro, a partir desta sexta-feira (07), para saudar Nossa Senhora da Conceição. Para que todos possam participar da festa e prestar suas homenagens à santa, o Grande Recife vai dar um reforço de frota e viagem em 27 linhas de ônibus, fará a implantação de parada provisória na Avenida Norte e deve manter o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (08).

Ao todo, 48 linhas passam nas proximidades do Morro da Conceição. Dessas, 27 receberão algum tipo de reforço já na sexta-feira e a operação será intensificada no sábado, dia de maior movimento no local. Serão 437 ônibus circulando pela região que juntos farão 3.725 viagens nos dois dias. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que em dias comuns.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira/Avenida Norte.

Após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos – Materiais de Construção, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio; 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo; 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio; 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário:

...Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Com TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, a partir das 00h30. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
601 – Bola na Rede/Macaxeira
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
632 – Alto do Refúgio
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
710 – Beberibe/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
330 – Casa Amarela/CDU
533 – Casa Amarela (Bacurau)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte

ASSALTANTES FAZEM HORA EXTRA PRA GARANTIR SEU 13° E OS ÔNIBUS SÃO SEU ALVO


Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife
Do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife - Foto: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
INVESTIDAS

Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife

Em dezembro, até o momento, 24 ônibus foram alvos de assaltantes na RM

Com informações da Central de Apuração/ SJCC
Oito ônibus foram alvos de ações criminosas na Região Metropolitana do Recife, sendo dois do sistema BRT. As informações são da Editoria de Polícia da Rádio Jornal em conjunto com o Sindicato dos Rodoviários.
Em dezembro, até o momento, 24 veículos foram assaltados na RMR. Já do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife.

Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:

6h55: Guabiraba/Derby – Na Joana Bezerra
14h50: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Na PE-15, Bultrins
15h18: Aeroporto – Avenida Antônio de Góes
16h20: (BRT) TI Igarassu/PCR – Em Salgadinho
19h: Dois Unidos/Derby – Academia da Cidade, Joana Bezerra
19h50: Beberibe/Derby – Avenida Beberibe, Fundão
21h20: Jaboatão/Parador – Avenida Sul, São José
22h10: TI TIP/Conde da Boa Vista – Avenida Abdias de Carvalho.
Fonte: Sindicato dos Rodoviários
Matéria: Radio Jornal