quarta-feira, 13 de abril de 2022

Recarga do VEM pelo Instagram e Facebook

 

Ônibus do Grande Recife passam a ter recarga pelo Instagram e Facebook. Veja como

Depois do WhatsApp, compra dos créditos eletrônicos do VEM ganha mais essa opção. Mas há cobrança de taxa

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 12/04/2022 
Reportagem 
JAILON JR/JC IMAGEM
Iniciativa amplia rede de vendas para tentar compensar a retirada quase integral dos cobradores dos ônibus, autorizada pelo governo de Pernambuco - FOTO: JAILON JR/JC IMAGEM
Leitura: 4min

3 conteúdos restantes.
Cadastre-se aqui!

Possui cadastro? Faça login aqui

x

Os créditos do cartão VEM poderão ser comprados, agora, também pelas redes sociais. Precisamente pelo Instagram e Facebook.

A novidade foi anunciada pela Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, nesta terça-feira (12/4).

O sindicato, inclusive, afirma que a iniciativa é pioneira no País e foi pensada para ampliar a digitalização dos serviços do VEM e da rede de vendas dos créditos eletrônicos.

Os novos canais de compras seguem a mesma lógica da venda via WhatsApp. E a mesma taxa cobrada: R$ 2,70 por recarga.

Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados.

O pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo.

DIVULGAÇÃO/URBANA-PE
Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. Esses serviços são gratuitos.

RETIRADA DOS COBRADORES

A iniciativa é uma compensação para a retirada dos cobradores dos ônibus, processo que gerou e ainda gera polêmica no Estado.

Começou em 2015, mas foi implementado sem muita transparência, sendo suspenso pelo governador Paulo Câmara (PSB) e depois retomado, também sem muita clareza.

Até que, no início da crise sanitária da covid-19, ainda em 2020, teve sua integralidade autorizada pelo governo de Pernambuco. E a dupla função dos motoristas foi oficializada.

Atualmente, apenas 18 linhas de ônibus do Grande Recife operam com o cobrador nos coletivos. O sistema tem, hoje em dia, 248 linhas em operação.

DIVULGAÇÃO/URBANA-PE
Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

 

VEM PELO WHATSAPP

Em agosto de 2021, o VEM lançou a recarga e a solicitação de serviços através do WhatsApp VEM (81) 3320.2001 e, em novembro, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.

O sindicato afirma que o lançamento desses serviços digitais demonstram que o setor operacional está, sim, preocupado em modernizar o transporte e facilitar a vida do passageiro.

“O setor tem buscado o que há de mais novo no mercado para melhorar a experiência no uso de serviço de transporte público. Pretendemos digitalizar todos os serviços do VEM, evitando deslocamentos não necessários e oferecendo cada vez mais comodidade aos nossos clientes”, garantiu o diretor de inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira.

 

sábado, 12 de março de 2022

Ciclovia na Agamenon Magalhães será implantada no Recife

 Com 4km de extensão, ciclovia da Agamenon Magalhães terá dois trechos e não afetará número de faixas


No trecho da Agamenon, ela será unidirecional. No trecho do viaduto Capitão Temudo, será bidirecional e terá área compartilhada com pedestre

Por Marjourie Corrêa

Segue abaixo slalom de fotos divulgação 




Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 
Fonte : JC 

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Frota 100% na região metropolitana do Recife em março 2022, promete Grct

 Conforme prometido pelo Governo de PE, a partir de segunda-feira começa o aumento de frota, onde foi prometido até março chegar a 100% da frota em operação. 

Detalhe para a reativação da linha 424-CDU/Torrões/San Martin. 

Foto do Instagram @alendavaivoltar


Foto divulgação Seduh abaixo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PASSAGEIROS A PARTIR DESTA MADRUGADA SÁBADO 12/2/22 PARA DOMINGO 13/2/22


Conselho Metropolitano discute, nesta sexta-feira (11), reajuste na tarifa de ônibus

Preço do Anel A pode chegar a R$ 4,60. Sindicato das empresas quer aumento de 23% enquanto Governo do Estado defende incremento de 9,69%.





Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Aumento de passagem na região metropolitana do Recife

 

23% Aumento

A Urbana-PE, sindicato que representa a classe patronal das empresas de ônibus, apresentou ao Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta quarta-feira (19), a sua proposta de reajuste nas tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife.

PUBLICIDADE

Segundo a entidade, a planilha de atualização de custos dos serviço de transporte público de ônibus indica que o valor necessário para custear a operação seria de R$ 4,60 no Anel A - a tarifa atual é de R$ 3,75, ou seja, a proposta de aumento é de pouco mais de 22,6%.

Com essa proposta, o Anel B passaria de R$ 5,10 para R$ 6,25; e o G, de R$ 2,45 para R$ 3,00.

De acordo com a Urbana, "a inflação do setor tem sido especialmente alta, puxada principalmente pela variação do preço do combustível, que é um dos principais custos do serviço". 

O novo valor precisa ser debatido em reunião do Conselho de Transporte Metropolitano (CTM), bem como outra proposta é apresentada pelo Governo de Pernambuco, através do Grande Recife Consórcio de Transporte. 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Renovação de ônibus 2022 Consórcio Recife

 


Depois de muitos adiamentos por causa da Covid-19, o Consórcio Recife sai na frente e após quase 2 anos, renova sua frota mostrando seu pioneirismo e compromisso em proporcionar ônibus novos aos seus clientes. 

O blog grande recife Mobilidade Pernambuco notícias, tem o privilégio de está presente assim que a frota chegou na sua garagem, agradecendo ao Senhor Marcelo Bandeira que , nos autorizou a entrar na sua empresa. 

Preocupando-se em fornecer uma idade mínima de sua frota, uma das frotas mais nova do estado.

Segue abaixo fotos do Igor Filipe 


Ex RJ  seminovos OF1721



Ex RJ seminovo

"Até o final de Janeiro são 25, sendo 15 CSR e 10 SJT, diz Sr Marcelo Bandeira no direct via WhatsApp ao Blogueiro Jailson Silva " 

Diz Jailson Silva - esperamos o novo normal e aguardamosas outra empresas seguirem o Consórcio Recife. 











Modelo VW 17-230 OD euro 5 alongado.

O modelo veio com uma configuração diferenciada 

Fotos Igor Filipe 

sábado, 4 de dezembro de 2021

BRT PERNAMBUCO CORREDOR LESTE OESTE VOLTA A RODAR AOS DOMINGOS E FERIADOS

 




Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos

 

 

A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

 

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 - TI Caxangá (Conde Boa Vista)2441 - TI CDU (Conde Boa Vista)2443 - TI CDU/TI Joana Bezerra2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 - TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro  Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.do 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

IT RIO DOCE VAI INTEGRAR IT PE15 ATRAVÉS DA LINHA INTERMINAL DO SEI

 

Circulando entre dois terminais integrados da Região Metropolitana, a linha 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 terá seu formato de embarque alterado, a partir deste sábado (13), no TI PE-15. Com a mudança, o Grande Recife completa o ciclo da integração temporal desta linha iniciado no mês de julho, no TI Rio Doce. Os usuários deverão ficar atentos, uma vez que o acesso aos coletivos será realizado exclusivamente pela porta da frente do veículo e com a apresentação do cartão VEM no validador, antes de girar a catraca.

Dezenove terminais integrados, dos 26 da RMR, já operam com a integração temporal. Somente em 2021, foram integrados os TIs Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a mudança de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma única tarifa por um período de até 2h, durante o deslocamento, no mesmo sentido da viagem (ida ou volta). Para o Consórcio, o sistema permite, através da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife Consórcio no  planejamento das linhas. É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI PE-15. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas portáteis de P.O.S.

DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

IT PRAZERES RECEBERÁ OUTRA LINHA NESTE SÁBADO 16/10/21


 Após o anuncio da linha 075 CANDEIAS/ IT Prazeres  agora é a vez  da linha 065 PIEDADE/ IT Prazeres  e com isso vai dar vida a uma integração temporal inútil,  a tornando um pouco útil. 

domingo, 26 de setembro de 2021

Faixa Azul implantada na Zona Sul do Recife

 Faixa Azul, exclusiva para ônibus, começa a ser implantada em novo corredor da Zona Sul do Recife


Uma iniciativa deve beneficiária cerca de 65 mil pessoas que utilizam o transporte público na capital pernambucana

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



Foto: Marcos Pastich 

É a faixa Azul na Av. Visconde de Jequitinhonha, das Escolhidas da Rua Capitão Zuzinha até a Av. Armindo Moura, divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes. Um trecho de 2,2km.

Fonte: JC 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

BRT NORTE SUL - CONTINUA SENDO SEM PRIORIDADE E INATIVO AO COTRARIO DO LESTE OESTE QUE ESTA QUASE NORMAL

 Alargamento da Cruz Cabugá, no Recife, fracassa: é a segunda morte do BRT pernambucano

NE10


Corredor de BRT seguirá espremido na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

Um dos piores trechos para o BRT Pernambucano, a Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, seguirá sem previsão de alargamento. A licitação que previa a contratação de estudos para iniciar as obras - discutida e prometida há pelo menos dez anos - fracassou, ou seja, não teve interessados. Assim, os BRTs do Corredor Norte-Sul, que liga a capital ao município de Igarassu, continuarão espremidos na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

A informação de que a licitação deu deserta foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15/9). A concorrência pública previa a contratação de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização para os quatro trechos que deverão ser alargados na Cruz Cabugá, no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo. Por ele, passa o Ramal Centro do BRT Norte-Sul.
NE10

O trecho em questão, inclusive, é o maior gargalo do corredor. Para se ter ideia do prejuízo que a ausência do corredor segregado provoca no BRT Norte-Sul basta ver os números da operação (antes da pandemia de covid-19): os veículos perdem quase 30 minutos da viagem que leva, em média, 1h20 entre Igarassu e o Centro do Recife nos horários de pico da manhã e da noite. Os BRTs saem do TI Igarassu, por exemplo, desenvolvendo 30 km/h. Na Cruz Cabugá, a velocidade cai para 5/6 km/h.
ARTES JC

Soluções para o corredor vêm sendo discutidas e tentadas há muitos anos, sem sucesso. Inicialmente, a proposta foi alargar toda a via a partir da retirada da Vila Naval, conjunto de residências da Marinha do Brasil existente na margem leste da Cabugá. Mas a Prefeitura do Recife, o governo de Pernambuco e a Marinha nunca chegaram a um acordo. A proposta dos militares sempre foi a troca por outras moradias para os servidores, na mesma região.
Depois de muitas idas e vindas, a solução agora é o alargamento em trechos, com a criação de “baias” para abrir espaço para a circulação prioritária dos BRTs e a ultrapassagem entre eles.

Conheça o Projeto

A proposta de alargar trechos da Cruz Cabugá é uma chance de melhorar a velocidade de operação do corredor, que até hoje não é segregado na via, obrigando os BRTs a disputarem espaço com os carros. Algo injusto para os coletivos que transportam 85 mil pessoas/dia. Seria uma pequena intervenção que permitiria a segregação física do corredor, deixando a circulação dos BRTs livre, sem a interferência dos veículos particulares, como acontece até hoje.
A intervenção não é faraônica, ao contrário. Resume-se a um recuo das calçadas num trecho de 200 metros na pista oeste da Avenida Cruz Cabugá, entre a Rua dos Palmares (continuação da Avenida Mário Melo) e a Avenida da Saudade (uma rua ao lado da Assembleia de Deus). O custo estimado era de R$ 500 mil (incluindo projetos e obras).
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em agosto de 2019, quando a proposta foi apresentada pelo governo do Estado, a previsão era de que as obras fossem concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020Mas deu tudo errado com a pandemia e, agora, com a falta de interesse pelo projeto.

NOVA LICITAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) informou que o edital de licitação para o projeto da Avenida Cruz Cabugá será relançado na próxima semana.
GUGA MATOS/ARQUIVO JC IMAGEM

“A licitação para contratação de empresa de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização e elaboração de projetos para os quatro trechos a serem alargados na Avenida Cruz Cabugá será reaberta na próxima semana pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A empresa vencedora deverá realizar estudos técnicos no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo, incluindo projetos para alargamento de trechos da avenida (Estação Santo Amaro, Estação IEP, Escola Sylvio Rabelo e Hospital do Exército) e para desapropriação do trecho referente ao Hospital do Exército, localizado no ramal centro do Corredor Norte-Sul. O prazo de execução dos serviços é de 220 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.”

Roberta Soares - Coluna Mobilidade

sábado, 18 de setembro de 2021

Limpeza nas vias do trem



 A CBTU Recife informa que no próximo domingo, 19, das 6h às 15h haverá uma atividade de manutenção da via entre as Estações Ipiranga e Werneck da Linha Centro. Por este motivo haverá via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos) com ampliação do intervalo entre os trens que deverá ser de 16 minutos no tronco da Linha Centro e de 32 minutos nos ramais Camaragibe e Jaboatão.

 Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

sábado, 4 de setembro de 2021

Linha Largo Maracanã muda seu itinerário

 

Linha 644 - Largo do Maracanã muda o itinerário no entorno da Praça do Derby

 

 

Com os recentes ajustes na circulação de veículos no bairro do Derby, o Grande Recife muda o itinerário da linha 644 – Largo do Maracanã. A alteração tem início neste sábado (04), quando usuários devem ficar atentos, sobretudo, à troca dos pontos de embarque e desembarque. Confira, abaixo, o novo percurso dos ônibus quando trafegam no sentido terminal/ponto de retorno.

 

Terminal/ponto de retorno: ...Avenida Governador Agamenon Magalhães, acesso à Avenida Governador Agamenon Magalhães - 3ª Agulha oeste (em frente ao Hospital da Restauração), Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), Praça do Derby (pista norte), Rua Jenner de Souza, Rua Dr. Severino Pinheiro, retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jener de Souza, Praça do Derby (pista central), Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho...

 

Com a antecipação do giro para ter acesso à Avenida Cde da Boa Vista, a linha 644 – Largo do Maracanã deixa de atendidas as paradas nº 180162, que fica na Avenida Agamenon Magalhães (pista local), depois do cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; nº 180357, localizada na Rua Amauri de Medeiros; nº 180362 e nº 180363, ambas na Rua Henrique Dias.

 

Como opções, os usuários poderão utilizar as paradas nº 180395, em frente à Praça do Derby, logo após o cruzamento com a Rua Feliciano Gomes; e nº 180316, que fica na Praça do Derby, sentido Boa Vista.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999),postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público exclusivo para reclamações.

sábado, 21 de agosto de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL ABREU E LIMA ( IT ABREU E LIMA )

 


A partir do próximo sábado (21), o TI Abreu e Lima começará a operar com sistema de integração temporal

 

Com a inclusão do TI Abreu e Lima  a partir do próximo sábado (21), serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema de integração temporal. Sendo assim, o embarque em qualquer uma das 11 linhas que atendem o terminal passará a ser pela porta da frente dos ônibus com a validação do cartão VEM na catraca. O sistema de bilhetagem eletrônica permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de até duas horas. Por isso, o acesso aos ônibus é, exclusivamente, por meio do cartão VEM, que também garante a troca de modal (ônibus ou metrô).  

 

A integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife no planejamento das linhas. No caso do TI Abreu e Lima, o transbordo vai acontecer entre as linhas de ônibus. O passageiro entra no ônibus pela porta da frente, passa o cartão VEM no validador do coletivo e gira a catraca, antes do intervalo de duas horas.

 

A integração temporal ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal. Além disso, o sistema também evita a entrada irregular de passageiros nos terminais e estações do metrô.

 

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração” indicando que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Passe Livre, Livre Acesso e Idoso porque já são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

 

Quem ainda não tem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartões do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Abreu e Lima. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

 

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 19 já funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima.

 

DESCONTO INDEVIDO - No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999)

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público