quarta-feira, 13 de abril de 2022

Recarga do VEM pelo Instagram e Facebook

 

Ônibus do Grande Recife passam a ter recarga pelo Instagram e Facebook. Veja como

Depois do WhatsApp, compra dos créditos eletrônicos do VEM ganha mais essa opção. Mas há cobrança de taxa

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 12/04/2022 
Reportagem 
JAILON JR/JC IMAGEM
Iniciativa amplia rede de vendas para tentar compensar a retirada quase integral dos cobradores dos ônibus, autorizada pelo governo de Pernambuco - FOTO: JAILON JR/JC IMAGEM
Leitura: 4min

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Os créditos do cartão VEM poderão ser comprados, agora, também pelas redes sociais. Precisamente pelo Instagram e Facebook.

A novidade foi anunciada pela Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco, nesta terça-feira (12/4).

O sindicato, inclusive, afirma que a iniciativa é pioneira no País e foi pensada para ampliar a digitalização dos serviços do VEM e da rede de vendas dos créditos eletrônicos.

Os novos canais de compras seguem a mesma lógica da venda via WhatsApp. E a mesma taxa cobrada: R$ 2,70 por recarga.

Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados.

O pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo.

DIVULGAÇÃO/URBANA-PE
Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. Esses serviços são gratuitos.

RETIRADA DOS COBRADORES

A iniciativa é uma compensação para a retirada dos cobradores dos ônibus, processo que gerou e ainda gera polêmica no Estado.

Começou em 2015, mas foi implementado sem muita transparência, sendo suspenso pelo governador Paulo Câmara (PSB) e depois retomado, também sem muita clareza.

Até que, no início da crise sanitária da covid-19, ainda em 2020, teve sua integralidade autorizada pelo governo de Pernambuco. E a dupla função dos motoristas foi oficializada.

Atualmente, apenas 18 linhas de ônibus do Grande Recife operam com o cobrador nos coletivos. O sistema tem, hoje em dia, 248 linhas em operação.

DIVULGAÇÃO/URBANA-PE
Recarga do VEM pelo Insta e Face - DIVULGAÇÃO/URBANA-PE

 

VEM PELO WHATSAPP

Em agosto de 2021, o VEM lançou a recarga e a solicitação de serviços através do WhatsApp VEM (81) 3320.2001 e, em novembro, a plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br.

O sindicato afirma que o lançamento desses serviços digitais demonstram que o setor operacional está, sim, preocupado em modernizar o transporte e facilitar a vida do passageiro.

“O setor tem buscado o que há de mais novo no mercado para melhorar a experiência no uso de serviço de transporte público. Pretendemos digitalizar todos os serviços do VEM, evitando deslocamentos não necessários e oferecendo cada vez mais comodidade aos nossos clientes”, garantiu o diretor de inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira.

 

sábado, 12 de março de 2022

Ciclovia na Agamenon Magalhães será implantada no Recife

 Com 4km de extensão, ciclovia da Agamenon Magalhães terá dois trechos e não afetará número de faixas


No trecho da Agamenon, ela será unidirecional. No trecho do viaduto Capitão Temudo, será bidirecional e terá área compartilhada com pedestre

Por Marjourie Corrêa

Segue abaixo slalom de fotos divulgação 




Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 
Fonte : JC 

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Frota 100% na região metropolitana do Recife em março 2022, promete Grct

 Conforme prometido pelo Governo de PE, a partir de segunda-feira começa o aumento de frota, onde foi prometido até março chegar a 100% da frota em operação. 

Detalhe para a reativação da linha 424-CDU/Torrões/San Martin. 

Foto do Instagram @alendavaivoltar


Foto divulgação Seduh abaixo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PASSAGEIROS A PARTIR DESTA MADRUGADA SÁBADO 12/2/22 PARA DOMINGO 13/2/22


Conselho Metropolitano discute, nesta sexta-feira (11), reajuste na tarifa de ônibus

Preço do Anel A pode chegar a R$ 4,60. Sindicato das empresas quer aumento de 23% enquanto Governo do Estado defende incremento de 9,69%.





Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Aumento de passagem na região metropolitana do Recife

 

23% Aumento

A Urbana-PE, sindicato que representa a classe patronal das empresas de ônibus, apresentou ao Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta quarta-feira (19), a sua proposta de reajuste nas tarifas de ônibus da Região Metropolitana do Recife.

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Segundo a entidade, a planilha de atualização de custos dos serviço de transporte público de ônibus indica que o valor necessário para custear a operação seria de R$ 4,60 no Anel A - a tarifa atual é de R$ 3,75, ou seja, a proposta de aumento é de pouco mais de 22,6%.

Com essa proposta, o Anel B passaria de R$ 5,10 para R$ 6,25; e o G, de R$ 2,45 para R$ 3,00.

De acordo com a Urbana, "a inflação do setor tem sido especialmente alta, puxada principalmente pela variação do preço do combustível, que é um dos principais custos do serviço". 

O novo valor precisa ser debatido em reunião do Conselho de Transporte Metropolitano (CTM), bem como outra proposta é apresentada pelo Governo de Pernambuco, através do Grande Recife Consórcio de Transporte. 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Renovação de ônibus 2022 Consórcio Recife

 


Depois de muitos adiamentos por causa da Covid-19, o Consórcio Recife sai na frente e após quase 2 anos, renova sua frota mostrando seu pioneirismo e compromisso em proporcionar ônibus novos aos seus clientes. 

O blog grande recife Mobilidade Pernambuco notícias, tem o privilégio de está presente assim que a frota chegou na sua garagem, agradecendo ao Senhor Marcelo Bandeira que , nos autorizou a entrar na sua empresa. 

Preocupando-se em fornecer uma idade mínima de sua frota, uma das frotas mais nova do estado.

Segue abaixo fotos do Igor Filipe 


Ex RJ  seminovos OF1721



Ex RJ seminovo

"Até o final de Janeiro são 25, sendo 15 CSR e 10 SJT, diz Sr Marcelo Bandeira no direct via WhatsApp ao Blogueiro Jailson Silva " 

Diz Jailson Silva - esperamos o novo normal e aguardamosas outra empresas seguirem o Consórcio Recife. 











Modelo VW 17-230 OD euro 5 alongado.

O modelo veio com uma configuração diferenciada 

Fotos Igor Filipe 

sábado, 4 de dezembro de 2021

BRT PERNAMBUCO CORREDOR LESTE OESTE VOLTA A RODAR AOS DOMINGOS E FERIADOS

 




Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos

 

 

A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

 

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 - TI Caxangá (Conde Boa Vista)2441 - TI CDU (Conde Boa Vista)2443 - TI CDU/TI Joana Bezerra2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 - TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro  Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.do 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

IT RIO DOCE VAI INTEGRAR IT PE15 ATRAVÉS DA LINHA INTERMINAL DO SEI

 

Circulando entre dois terminais integrados da Região Metropolitana, a linha 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 terá seu formato de embarque alterado, a partir deste sábado (13), no TI PE-15. Com a mudança, o Grande Recife completa o ciclo da integração temporal desta linha iniciado no mês de julho, no TI Rio Doce. Os usuários deverão ficar atentos, uma vez que o acesso aos coletivos será realizado exclusivamente pela porta da frente do veículo e com a apresentação do cartão VEM no validador, antes de girar a catraca.

Dezenove terminais integrados, dos 26 da RMR, já operam com a integração temporal. Somente em 2021, foram integrados os TIs Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a mudança de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma única tarifa por um período de até 2h, durante o deslocamento, no mesmo sentido da viagem (ida ou volta). Para o Consórcio, o sistema permite, através da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife Consórcio no  planejamento das linhas. É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI PE-15. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas portáteis de P.O.S.

DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

IT PRAZERES RECEBERÁ OUTRA LINHA NESTE SÁBADO 16/10/21


 Após o anuncio da linha 075 CANDEIAS/ IT Prazeres  agora é a vez  da linha 065 PIEDADE/ IT Prazeres  e com isso vai dar vida a uma integração temporal inútil,  a tornando um pouco útil. 

domingo, 26 de setembro de 2021

Faixa Azul implantada na Zona Sul do Recife

 Faixa Azul, exclusiva para ônibus, começa a ser implantada em novo corredor da Zona Sul do Recife


Uma iniciativa deve beneficiária cerca de 65 mil pessoas que utilizam o transporte público na capital pernambucana

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



Foto: Marcos Pastich 

É a faixa Azul na Av. Visconde de Jequitinhonha, das Escolhidas da Rua Capitão Zuzinha até a Av. Armindo Moura, divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes. Um trecho de 2,2km.

Fonte: JC 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

BRT NORTE SUL - CONTINUA SENDO SEM PRIORIDADE E INATIVO AO COTRARIO DO LESTE OESTE QUE ESTA QUASE NORMAL

 Alargamento da Cruz Cabugá, no Recife, fracassa: é a segunda morte do BRT pernambucano

NE10


Corredor de BRT seguirá espremido na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

Um dos piores trechos para o BRT Pernambucano, a Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, seguirá sem previsão de alargamento. A licitação que previa a contratação de estudos para iniciar as obras - discutida e prometida há pelo menos dez anos - fracassou, ou seja, não teve interessados. Assim, os BRTs do Corredor Norte-Sul, que liga a capital ao município de Igarassu, continuarão espremidos na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

A informação de que a licitação deu deserta foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15/9). A concorrência pública previa a contratação de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização para os quatro trechos que deverão ser alargados na Cruz Cabugá, no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo. Por ele, passa o Ramal Centro do BRT Norte-Sul.
NE10

O trecho em questão, inclusive, é o maior gargalo do corredor. Para se ter ideia do prejuízo que a ausência do corredor segregado provoca no BRT Norte-Sul basta ver os números da operação (antes da pandemia de covid-19): os veículos perdem quase 30 minutos da viagem que leva, em média, 1h20 entre Igarassu e o Centro do Recife nos horários de pico da manhã e da noite. Os BRTs saem do TI Igarassu, por exemplo, desenvolvendo 30 km/h. Na Cruz Cabugá, a velocidade cai para 5/6 km/h.
ARTES JC

Soluções para o corredor vêm sendo discutidas e tentadas há muitos anos, sem sucesso. Inicialmente, a proposta foi alargar toda a via a partir da retirada da Vila Naval, conjunto de residências da Marinha do Brasil existente na margem leste da Cabugá. Mas a Prefeitura do Recife, o governo de Pernambuco e a Marinha nunca chegaram a um acordo. A proposta dos militares sempre foi a troca por outras moradias para os servidores, na mesma região.
Depois de muitas idas e vindas, a solução agora é o alargamento em trechos, com a criação de “baias” para abrir espaço para a circulação prioritária dos BRTs e a ultrapassagem entre eles.

Conheça o Projeto

A proposta de alargar trechos da Cruz Cabugá é uma chance de melhorar a velocidade de operação do corredor, que até hoje não é segregado na via, obrigando os BRTs a disputarem espaço com os carros. Algo injusto para os coletivos que transportam 85 mil pessoas/dia. Seria uma pequena intervenção que permitiria a segregação física do corredor, deixando a circulação dos BRTs livre, sem a interferência dos veículos particulares, como acontece até hoje.
A intervenção não é faraônica, ao contrário. Resume-se a um recuo das calçadas num trecho de 200 metros na pista oeste da Avenida Cruz Cabugá, entre a Rua dos Palmares (continuação da Avenida Mário Melo) e a Avenida da Saudade (uma rua ao lado da Assembleia de Deus). O custo estimado era de R$ 500 mil (incluindo projetos e obras).
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em agosto de 2019, quando a proposta foi apresentada pelo governo do Estado, a previsão era de que as obras fossem concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020Mas deu tudo errado com a pandemia e, agora, com a falta de interesse pelo projeto.

NOVA LICITAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) informou que o edital de licitação para o projeto da Avenida Cruz Cabugá será relançado na próxima semana.
GUGA MATOS/ARQUIVO JC IMAGEM

“A licitação para contratação de empresa de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização e elaboração de projetos para os quatro trechos a serem alargados na Avenida Cruz Cabugá será reaberta na próxima semana pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A empresa vencedora deverá realizar estudos técnicos no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo, incluindo projetos para alargamento de trechos da avenida (Estação Santo Amaro, Estação IEP, Escola Sylvio Rabelo e Hospital do Exército) e para desapropriação do trecho referente ao Hospital do Exército, localizado no ramal centro do Corredor Norte-Sul. O prazo de execução dos serviços é de 220 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.”

Roberta Soares - Coluna Mobilidade