domingo, 3 de fevereiro de 2013

BRASIL - TRANSPORTES GRATUITOS AQUI SERÁ...


Tallinn é primeira capital europeia com transporte público grátis



Tallinn, na Estônia, se tornou em 2013 a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os seus habitantes, uma forma de reduzir os engarrafamentos e a contaminação.

Desde o começo do ano, os moradores da cidade têm que apresentar um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito.

"Ainda é tão novo que muitas vezes me esqueço", admitiu à AFP Pavel Ilmajarv, um jovem de 19 anos, ao embarcar em um ônibus no centro da capital estoniana. "Antes, tinha um cartão mensal e não precisava apresentá-lo toda vez. Mas não vou me queixar: a gratuidade dos transportes é superprática, adoro", afirmou.

A gratuidade é reservada aos 420 mil moradores de Tallinn. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

"Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço", afirmou à AFP o prefeito adjunto de Tallinn, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, segundo a prefeitura.

Mas para o município, a gratuidade tem um custo. "Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallinn", explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.

"Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando", acrescentou.

Muitas pessoas que até agora declaravam sua residência de verão como a principal se registraram em Tallin para poder se beneficiar da gratuidade dos transportes e assim contribuem para aumentar os ganhos do município, pagando impostos localmente.

O objetivo da operação é lutar contra os engarrafamentos e a contaminação.

"Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os maiores contaminadores em Tallinn", afirmou Pirn.

Nota do blog

Com o atual modelo de transporte (caótico) ainda empregado nas grandes cidades do nosso país, é um pouco complicado pensar em adotar um modelo como esse, pois diferente do nosso querido Brasil, alguns países Europeus já estão tomando medidas para que a população deixe de utilizar os seus veículos para usufruir do sistema público de transporte (metrô, ônibus, VLT, bicicletas de aluguel).

Como diz na reportagem, esta é uma medida para que o nível da poluição diminua e para que o trânsito não fique tão desordenado, mas quero ir um pouco mais além.

Quando me referi que alguns países da Europa tomam medidas, é porque já analisei de perto e percebi que países como Holanda, Bélgica e Suiça são os que mais proporcionam, em minha opinião, um transporte verde de qualidade.

Em Amsterdam (Holanda), por exemplo, com uma população de quase 800 mil habitantes existem mais de 550 mil bicicletas e 400 quilômetros de ciclovias na cidade (85% dos cidadãos maiores de doze anos possuem uma) e um em cada três deslocamentos é feito sobre duas rodas. E tudo isso para que? Qualidade de vida e menos poluição! Fora a quantidade de VLTs (bondes) que circulam por quase toda a cidade.

Olhem as fotos que eu tirei de um dos estacionamentos públicos de bicicletas, incrível!




Em Bruxelas (Bélgica), existe o famoso dia “sem carro”, que foi uma iniciativa do governo para mostrar para a população como seriam as suas vidas sem ter carros circulando pela cidade, e o resultado foi fantástico. Nesse dia o transporte público é gratuito, porém as pessoas optam em utilizar as bicicletas. Assim como em Amsterdam, os belgas utilizam muito as bicicletas.

Em relação à Suiça, em breve postarei uma das maiores criações já feita por esse país que tem como prioridade, o meio ambiente!

Por outro lado no Brasil o preço do transporte público só aumenta cada dia mais, como mostra a tabela abaixo extraída do site da Ticket.



Infelizmente no Brasil as únicas coisas que são de graça no nosso transporte público são: Bala perdida, batedores de carteira etc...

Um abraço e um bom final de semana.

Fonte:


sábado, 2 de fevereiro de 2013

GRANDE OLINDA - MAIS UMA INTERDIÇÃO



Trânsito muda em Olinda com interdição de trecho da PE-15





A partir das 7h da próxima segunda-feira (04), um trecho da avenida PE-15 será interditado. A mudança deve acontecer até a próxima quinta-feira (07), às 14h. O percurso será interrompido entre a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) até a entrada do Morro do peluso, em Ouro Preto, no sentido Paulista-Recife.
A interdição vai acontecer por conta da construção de 12 vigas para viaduto de Ouro Preto, que visa eliminar um semáforo naquele local (no sentido Ouro Preto). Além disso, a medida também eliminará o cruzamento. O viaduto deve ficar pronto até abril.
No viaduto serão desponibilizadas quatro faixas, sendo duas (em cada sentido) exclusivas para os Ônibus de Transporte Rápido (TRO). As outras duas faixas serão de tráfego misto.
O viaduto vai possuir 360 metros de extensão, com 15 metros de largura. O custo foi de R$ 10 milhões.
Vias alternativas – Quem quiser ir até Ouro Preto pode pegar a Segunda Perimetral (Avenida Senador Nilo Coelho) e seguir até o Complexo de Salgadinho, pela Avenida Antônio da Costa Azevedo. Já os ônibus irão fazer o trajeto desviando pela rua da Ema, próximo à Facho, seguindo pela rua Esquilo, depois pela rua Quati, até passar pela Rua Peixe Agulha e voltar para PE-15.
O sentido também vale para carros de passeio que precisem seguir pelo tráfego local para residência ou trabalho. Quem vem de Abreu e Lima, o melhor é deixar a PE-15 de lado e seguir pela BR-101, desviando no Terminal de Integração da Macaxeira para ter acesso à Zona Norte ou seguindo pela BR para acessar Boa Viagem e o Litoral Sul.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - 2 TI CAXANGÁ NOVOS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 
Dois novos Terminais de Integração começam a ser erguidos na Av. Caxangá 

Com investimento de R$ 18 milhões, os dois equipamentos fazem parte das obras do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus do Corredor Leste/Oeste e, juntos, vão 
beneficiar mais de 90 mil passageiros/dia. 

A Avenida Caxangá vai ganhar dois novos Terminais de Integração. As Ordens de Serviços para o início da construção dos equipamentos (TI’s da III e da IV Perimetral) serão assinadas segunda-feira, 04, às 10h, pelo Governador, Eduardo Campos e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral. A cerimônia será realizada no estacionamento da Concessionária Caxangá Veículos, onde será erguido o TI da IV Perimetral, localizado no final da Avenida Caxangá, no cruzamento com a BR-101. 

Os dois equipamentos fazem parte do Corredor de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) do eixo Leste/Oeste, cuja obra está em andamento, com a construção de 22 estações e substituição da pavimentação da via onde vão passar os veículos de TRO. Esses dois TIsse somarão ao TI da Caxangá e ao de Camaragibe, totalizando quatro Terminais em todo o Corredor Leste/Oeste (12,3 km de extensão). 

Segundo o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, os usuários do transporte coletivo que circulam pela Avenida Caxangá passarão a ter uma rotina mais rápida e uma ampliação na possibilidade de descolamentos. “Os TIs vão beneficiar bastante os usuários de ônibus do Cordeiro, Iputinga, Madelena, Prado, Engenho do Meio e Torrões, que a partir de agora vão pagar somente uma passagem para cruzar o Recife e seguir para toda a RMR”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. 

Terminal Integrado da IV Perimetral – Severino Luiz Nunes Pereira:receberá uma demanda de 53 mil passageiros/dia. Operando com 11 linhas, sendo oito alimentadoras, uma interterminal (que liga um terminal a outro) e duas troncais, beneficiando os bairros de Cidade Universitária, Brasilit, Jardim Primavera, Tabatinga, UR -07, Loteamento Cosme e Damião e Timbi. 

Homenagem: sugerido pelo governado Eduardo Campos, o TI da IV Perimetral será batizado com o nome de Severino Luiz Nunes Pereira, fundador da primeira concessionária de veículos na via, a Caxangá Veículos. De origem humilde, Severino Luiz Nunes Pereira, mais conhecido como Severino Belo, nasceu em 1928, em Ribeiro de Pedra, distrito de Vicência, zona da Mata pernambucana. Em 1968 foi morar no Recife e fundou a primeira loja de veículos na Avenida Caxangá, a Caxangá veículos. Em 1980, ganhou o título de melhor vendedor na loja que foi a primeira no ranking de filiais que mais vendeu carros da marca Chevrolet no País. Severino morreu aos 84 anos no Recife, vítima de câncer nos pulmões. 

Terminal Integrado da III Perimetral: terá uma área construída de 2 mil m², plataformas de embarque e desembarque para os veículos de TRO e para os ônibus convencionais, guaritas de segurança, banheiros públicos, bilheteria com controle de acesso e saída, acessibilidade plena e bicicletário para 40 bikes. Terá ainda toda estrutura administrativa operando com refeitório, cozinha e vestiário para os funcionários, além de uma Central de Atendimento ao Cliente. 

Este Terminal vai operar com 11 linhas de ônibus, beneficiando 40 mil passageiros/dia que vão poder integrar no TI e se dirigir aos bairros de San Martin, Av. do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões, Monsenhor Fabrício, Engenho do Meio, Barbalho e Torre. 


EXPANSÃO DO SEI: Atualmente, 15 TIs estão em funcionamento da RMR, atendendo cerca de 800 mil passageiros/dia. A ampliação do SEI (Sistema Estrutural Integrado) é um esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, visando que em até março de 2014, estejam operando na RMR 25 Terminais, dobrando a demanda de atendimento aos usuários e oferecendo um melhor serviço à população, uma vez que além de construir novos equipamentos, um conjunto de obras de recuperação e ampliação dos TIs também está em andamento. Esse conjunto de obras (reforma, ampliação e construção) tem investimento de R$ 82 milhões. 



Atualmente, cinco novos TIs estão sendo construídos, com entregas até setembro deste ano. São eles: 

TI Largo da Paz,TI TIP, TI Abreu e Lima, TI Cosme e Damião e TI Santa Luzia. Outros dois estão sendo reconstruídos: TI Barro (1ª etapa com entrega em abril); TI Joana Bezerra (entrega em outubro). Já o TI Prazeres teve sua ordem de serviço assinada em Janeiro. 



CORREDOR LESTE/OESTE: Em andamento desde o ano passado, as obras de implantação do corredor de TRO do eixo Leste/Oeste é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. Por esse corredor, passarão veículos do modelo TRO, mais seguros e confortáveis, com paradas em nível com as estações de embarque e desembarque que estão sendo construídas. Por estarem em um corredor exclusivo (via expressa), os veículos articulados (maiores e mais modernos), chegarão mais rápido ao destino dos passageiros. “Para quem vai sair de Camaragibe para o Derby, pelo Corredor Exclusivo, o ganho será de meia hora em cada viagem”, disse o secretário Danilo Cabral. 
O Leste/Oeste tem 12,3 km de extensão e um investimento de R$ 145 milhões. A obra conta com a construção de 22 estações de embarque e desembarque, um túnel nas imediações do Museu do Estado e um viaduto na Caxangá, nas proximidades do Bom Pastor. A obra vai beneficiar cerca de 126 mil passageiros/dia quando estiver totalmente concluída, o que deve acontecer em fevereiro de 2014.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - DANILO CABRAL ENTENDE DE MOBILIDADE SERÁ , ELE SÓ ANDA DE CARRO.



Secretário das Cidades de PE anuncia 

melhorias no transporte público

Segundo Danilo Cabral, até 2014 serão entregues os corredores de ônibus.
Nenhuma das melhorias deve influenciar o preço da passagem.

Do G1 PE
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 A Secretaria das Cidades de Pernambuco anunciou uma série de medidas para tentar melhorar a vida de cerca de 2 milhões de usuários de ônibus por dia. Atualmente, 385 linhas de ônibus funcionam na Região Metropolitana, com 3 mil veículos disponíveis. Os números, no entanto, não são suficientes para evitar superlotação e longas filas nas paradas.
Até a Copa de 2014, estão previstas as conclusões das obras dos corredores Norte-Sul, que vai ligar Igarassu à capital pernambucana, e Leste-Oeste, entre a Avenida Agamenon Magalhães e o terminal de Camaragibe, ainda na Região Metropolitana. "Ao todo, Pernambuco vai instalar quase 100 quilômetros de corredores para priorizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife", afirma o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.
Já está publicado o edital da licitação que exige a instalação de ar condicionado em todos os mil veículos do Sistema Estrutural Integrado (SEI) até junho de 2014. "No horizonte da renovação de toda a frota, dos 3 mil ônibus, vamos exigir que cada veículo tenha idade máxima de sete anos", explica Danilo Cabral. Segundo ele, quando o operador trocar de ônibus, ele será obrigado a instalar outro com ar condicionado.
O secretário explica também que será lançada uma licitação para regular a relação entre o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas operadoras das linhas de ônibus. "Os operadores, por exemplo, serão remunerados de acordo com o desempenho. Se ele não atender aos requisitos, deixará de ganhar e também pode não ter o contrato renovado", diz.
De acordo com Danilo Cabral, nenhuma das melhorias vai influenciar no preço da passagem de ônibus. "Uma das determinações de Eduardo Campos foi que a melhoria acontecesse sem impacto na tarifa do usuário", explica. Ele afirma que as prefeituras fizeram a desoneração dos serviços, ou seja, não há cobrança de nenhuma taxa.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESA NOVA NA AREA


Em breve, todos os ônibus que hoje circulam com os nomes CRT e Rod. Metropolitana ganharão novo visual, passando a serMOBIBRASIL, mas o sentimento é sempre melhorar a cada dia os serviços a população, diz Sanderson Silva - Analista de comunicação da MOBIBRASIL.

Hoje a MOBIBRASIL opera nas cidades de Recife (Ônibus da CRT e Rod. Metropolitana), São PauloDiadema e Sorocaba. Os números revelam não só o quanto cresceu em três décadas de trabalho, mas, principalmente, a solidez deste crescimento.

Números
. São 1.200 ônibus operando em 150 linhas.Tr
. Aproximadamente 5.000 profissionais.
. Cerca de 600 mil pessoas diariamente transportadas.
. Frota com idade média de 3,5 anos.

Nesses 30 anos de operação, a MOBI Brasil já ganhou vários prêmios da ANTP pela qualidade dos serviços prestados e pela preocupação com o meio ambiente, além de outros prêmios de reconhecimento nacional. A pouco tempo a MOBIBRASIL começou a operar em Diadema e Sorocaba, duas cidades importantes do Estado de São Paulo.

confira abaixo um pouco da História do Grupo Metropolitana que agora será chamado de MOBIBRASIL.

2011 - Início de operação da Metropolitana Service
             Início do Consórcio Sorocaba em parceria com outra empresa
            Início de operação em Diadema

2010 - Primeira frota a etanol no país
            Prêmio Propeq de Qualidade
            Prêmio ANTP - Bienal de Marketing- Campanha de Marketing Interno
            Prêmio Inteligência Empresarial

2009 - ISO 9000 em São Paulo e Recife
            ISO 14000 em São Paulo e Recife
            Nova bilhetagem
            Finalista ANTP

2008 - Início das operações em São Paulo
            GPS na frota

2007 - Câmeras na frota

2005 - Licitação da CRT

2003 - Retirada do clandestino
            Gestão compartilhada com a  CRT

2002 - Integração do Metro com o Terminal de Camaragibe

2000 - Privatização da CRT

1999 - 2º Prêmio ANTP

1998 - Bilhetagem eletrônica

1996 - 1º Prêmio ANTP

1994 - Fim do Plano Real e inflação

1982 - Início das operações da Rodoviária Metropolitana
             Aquisição da Empresa Brasília

A MobiBrasil mostra que se preocupa com o futuro do planeta onde marcou sua presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável!

Dois ônibus Etanol da frota participaram da Rio+20 como exemplo bem sucedido de transporte que respeita o meio ambiente.

O Blog Meu Transporte está em parceria com a MOBIBRASIL, onde teremos o prazer de informar a prestação de serviços, renovação de frotas entre outros. 

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Mais Fotos da MOBIBRASIL
Foto: Blog Meu Transporte




Fretados da Mobibrasil com ar condicionado

Ônibus Fretados já com nova logomarca


GRANDE RECIFE - CONDE DA BOA VISTA ABANDONADA


Publicado em 30/01/2013

Um dos principais corredores de ônibus da cidade do Recife, o Leste-Oeste, está com as paradas de ônibus em péssimo estado. Na Avenida Conde da Boa Vista, as paradas estão sem cobertas e com luzes e assentos depredados, pondo em risco quem depende do transporte coletivo.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a última manutenção foi realizada na última segunda-feira (28). O órgão destaca que a constante ação de vândalos prejudica o trabalho de manutenção das paradas. O Consórcio pede a colaboração da população para denunciar qualquer ato de depredação pelo telefone 0800-081-0158.

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