Segundo Danilo Cabral, até 2014 serão entregues os corredores de ônibus.
Nenhuma das melhorias deve influenciar o preço da passagem.
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A Secretaria das Cidades de Pernambuco anunciou uma série de medidas para tentar melhorar a vida de cerca de 2 milhões de usuários de ônibus por dia. Atualmente, 385 linhas de ônibus funcionam na Região Metropolitana, com 3 mil veículos disponíveis. Os números, no entanto, não são suficientes para evitar superlotação e longas filas nas paradas.
Até a Copa de 2014, estão previstas as conclusões das obras dos corredores Norte-Sul, que vai ligar Igarassu à capital pernambucana, e Leste-Oeste, entre a Avenida Agamenon Magalhães e o terminal de Camaragibe, ainda na Região Metropolitana. "Ao todo, Pernambuco vai instalar quase 100 quilômetros de corredores para priorizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife", afirma o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.
Já está publicado o edital da licitação que exige a instalação de ar condicionado em todos os mil veículos do Sistema Estrutural Integrado (SEI) até junho de 2014. "No horizonte da renovação de toda a frota, dos 3 mil ônibus, vamos exigir que cada veículo tenha idade máxima de sete anos", explica Danilo Cabral. Segundo ele, quando o operador trocar de ônibus, ele será obrigado a instalar outro com ar condicionado.
O secretário explica também que será lançada uma licitação para regular a relação entre o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas operadoras das linhas de ônibus. "Os operadores, por exemplo, serão remunerados de acordo com o desempenho. Se ele não atender aos requisitos, deixará de ganhar e também pode não ter o contrato renovado", diz.
De acordo com Danilo Cabral, nenhuma das melhorias vai influenciar no preço da passagem de ônibus. "Uma das determinações de Eduardo Campos foi que a melhoria acontecesse sem impacto na tarifa do usuário", explica. Ele afirma que as prefeituras fizeram a desoneração dos serviços, ou seja, não há cobrança de nenhuma taxa.
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É uma pena que o governo de Pernambuco não pense em usar também a expl. da linha do Cabo de Sto.Agostinho outras linhas de VLTs para sua Região Metropolitana.A maioria dos administradores públicos vivem presos ao conceito do BRT como se o mesmo fosse a ultima maravilha do mundo. BRT é um sistema auxiliar de transportes e nunca deve ser pensado como um sistema troncal pois nesse caso a sua vida útil estará comprometida em virtude da sua baixa capacidade de carga ( 18.980 pasgs normal e até 23.000 por h/pico, funcionando com três linhas simultâneas,paradora,semi expressa e expressa em vias totalmente segregadas com sistemas de ultrapassagem), ficando rapidamente saturado,expl. o BRT Transoeste do Rio já está saturado e apresenta sérios problemas de operação com um desgaste prematuro do piso rolante ocasionando problemas de circulação.Esse povo ainda não consegui abandonar o velho ranço rodoviarísta....ou o lobby não deixa......
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