quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - DANILO CABRAL ENTENDE DE MOBILIDADE SERÁ , ELE SÓ ANDA DE CARRO.



Secretário das Cidades de PE anuncia 

melhorias no transporte público

Segundo Danilo Cabral, até 2014 serão entregues os corredores de ônibus.
Nenhuma das melhorias deve influenciar o preço da passagem.

Do G1 PE
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 A Secretaria das Cidades de Pernambuco anunciou uma série de medidas para tentar melhorar a vida de cerca de 2 milhões de usuários de ônibus por dia. Atualmente, 385 linhas de ônibus funcionam na Região Metropolitana, com 3 mil veículos disponíveis. Os números, no entanto, não são suficientes para evitar superlotação e longas filas nas paradas.
Até a Copa de 2014, estão previstas as conclusões das obras dos corredores Norte-Sul, que vai ligar Igarassu à capital pernambucana, e Leste-Oeste, entre a Avenida Agamenon Magalhães e o terminal de Camaragibe, ainda na Região Metropolitana. "Ao todo, Pernambuco vai instalar quase 100 quilômetros de corredores para priorizar o transporte público na Região Metropolitana do Recife", afirma o secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.
Já está publicado o edital da licitação que exige a instalação de ar condicionado em todos os mil veículos do Sistema Estrutural Integrado (SEI) até junho de 2014. "No horizonte da renovação de toda a frota, dos 3 mil ônibus, vamos exigir que cada veículo tenha idade máxima de sete anos", explica Danilo Cabral. Segundo ele, quando o operador trocar de ônibus, ele será obrigado a instalar outro com ar condicionado.
O secretário explica também que será lançada uma licitação para regular a relação entre o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas operadoras das linhas de ônibus. "Os operadores, por exemplo, serão remunerados de acordo com o desempenho. Se ele não atender aos requisitos, deixará de ganhar e também pode não ter o contrato renovado", diz.
De acordo com Danilo Cabral, nenhuma das melhorias vai influenciar no preço da passagem de ônibus. "Uma das determinações de Eduardo Campos foi que a melhoria acontecesse sem impacto na tarifa do usuário", explica. Ele afirma que as prefeituras fizeram a desoneração dos serviços, ou seja, não há cobrança de nenhuma taxa.
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Um comentário:

  1. É uma pena que o governo de Pernambuco não pense em usar também a expl. da linha do Cabo de Sto.Agostinho outras linhas de VLTs para sua Região Metropolitana.A maioria dos administradores públicos vivem presos ao conceito do BRT como se o mesmo fosse a ultima maravilha do mundo. BRT é um sistema auxiliar de transportes e nunca deve ser pensado como um sistema troncal pois nesse caso a sua vida útil estará comprometida em virtude da sua baixa capacidade de carga ( 18.980 pasgs normal e até 23.000 por h/pico, funcionando com três linhas simultâneas,paradora,semi expressa e expressa em vias totalmente segregadas com sistemas de ultrapassagem), ficando rapidamente saturado,expl. o BRT Transoeste do Rio já está saturado e apresenta sérios problemas de operação com um desgaste prematuro do piso rolante ocasionando problemas de circulação.Esse povo ainda não consegui abandonar o velho ranço rodoviarísta....ou o lobby não deixa......

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