domingo, 3 de fevereiro de 2013

BRASIL - TRANSPORTES GRATUITOS AQUI SERÁ...


Tallinn é primeira capital europeia com transporte público grátis



Tallinn, na Estônia, se tornou em 2013 a primeira capital europeia com transporte público gratuito para todos os seus habitantes, uma forma de reduzir os engarrafamentos e a contaminação.

Desde o começo do ano, os moradores da cidade têm que apresentar um novo cartão ao embarcar em ônibus, bondes ou trólebus, mas o trajeto é totalmente gratuito.

"Ainda é tão novo que muitas vezes me esqueço", admitiu à AFP Pavel Ilmajarv, um jovem de 19 anos, ao embarcar em um ônibus no centro da capital estoniana. "Antes, tinha um cartão mensal e não precisava apresentá-lo toda vez. Mas não vou me queixar: a gratuidade dos transportes é superprática, adoro", afirmou.

A gratuidade é reservada aos 420 mil moradores de Tallinn. Só é preciso pagar dois euros pelo cartão magnético pessoal que comprova a residência.

"Tivemos esta ideia há um ano e constatamos que nas primeiras semanas o número de pessoas que usa os transportes públicos aumentou, portanto decidimos aumentar o número de ônibus em serviço", afirmou à AFP o prefeito adjunto de Tallinn, Taavi Aas. A metade dos moradores da capital já utilizou o novo sistema, segundo a prefeitura.

Mas para o município, a gratuidade tem um custo. "Este ano, ficaremos sem os 12,4 milhões de euros da venda de bilhetes, uma soma que cobriria 23% da totalidade dos custos do transporte público de Tallinn", explicou Toomas Pirn, porta-voz da prefeitura.

"Uma parte deste valor será compensada pelo aumento dos impostos correspondentes à chegada de novos moradores. Este ano, a população aumentou em 3.686 pessoas e continua aumentando", acrescentou.

Muitas pessoas que até agora declaravam sua residência de verão como a principal se registraram em Tallin para poder se beneficiar da gratuidade dos transportes e assim contribuem para aumentar os ganhos do município, pagando impostos localmente.

O objetivo da operação é lutar contra os engarrafamentos e a contaminação.

"Esperamos limitar o número de veículos em circulação na cidade e reduzir a contaminação do ar. Segundo os estudos, os veículos são os maiores contaminadores em Tallinn", afirmou Pirn.

Nota do blog

Com o atual modelo de transporte (caótico) ainda empregado nas grandes cidades do nosso país, é um pouco complicado pensar em adotar um modelo como esse, pois diferente do nosso querido Brasil, alguns países Europeus já estão tomando medidas para que a população deixe de utilizar os seus veículos para usufruir do sistema público de transporte (metrô, ônibus, VLT, bicicletas de aluguel).

Como diz na reportagem, esta é uma medida para que o nível da poluição diminua e para que o trânsito não fique tão desordenado, mas quero ir um pouco mais além.

Quando me referi que alguns países da Europa tomam medidas, é porque já analisei de perto e percebi que países como Holanda, Bélgica e Suiça são os que mais proporcionam, em minha opinião, um transporte verde de qualidade.

Em Amsterdam (Holanda), por exemplo, com uma população de quase 800 mil habitantes existem mais de 550 mil bicicletas e 400 quilômetros de ciclovias na cidade (85% dos cidadãos maiores de doze anos possuem uma) e um em cada três deslocamentos é feito sobre duas rodas. E tudo isso para que? Qualidade de vida e menos poluição! Fora a quantidade de VLTs (bondes) que circulam por quase toda a cidade.

Olhem as fotos que eu tirei de um dos estacionamentos públicos de bicicletas, incrível!




Em Bruxelas (Bélgica), existe o famoso dia “sem carro”, que foi uma iniciativa do governo para mostrar para a população como seriam as suas vidas sem ter carros circulando pela cidade, e o resultado foi fantástico. Nesse dia o transporte público é gratuito, porém as pessoas optam em utilizar as bicicletas. Assim como em Amsterdam, os belgas utilizam muito as bicicletas.

Em relação à Suiça, em breve postarei uma das maiores criações já feita por esse país que tem como prioridade, o meio ambiente!

Por outro lado no Brasil o preço do transporte público só aumenta cada dia mais, como mostra a tabela abaixo extraída do site da Ticket.



Infelizmente no Brasil as únicas coisas que são de graça no nosso transporte público são: Bala perdida, batedores de carteira etc...

Um abraço e um bom final de semana.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário