segunda-feira, 7 de abril de 2014

Apesar das criticas e equivocos o BRT será bem melhor do que o sistema atual.

Apesar dos equívocos, conforto do BRT deverá ser garantido

 


CONFORTO  - BRTs terão ar-condicionado e maior capacidade de transporte. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem
CONFORTO - BRTs terão ar-condicionado e maior capacidade de transporte, devendo andar menos carregados do que os ônibus atuais. Foto: Hélia Scheppa/ JC Imagem

O conforto é fato. O Via Livre, o BRT pernambucano, qualificará o sistema de transporte público por ônibus do Grande Recife. As estações refrigeradas e acessíveis, e os ônibus novos, confortáveis e com ar-condicionado, farão a diferença. Os acertos são o tema da segunda e última reportagem sobre erros e acertos do BRT.

O passageiro do BRT pernambucano poderá não sentir a economia de tempo na viagem, estimada entre 15 e 30 minutos, prometida pelo governo desde que Pernambuco optou pelo Bus Rapid Transit. Mas, sem dúvida, sentirá a diferença no conforto do futuro sistema. Os equívocos do projeto dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste existem, mas não devem, apostam técnicos e operadores, anular o conforto para a população, sustentado, basicamente, na qualidade dos ônibus e das estações de BRT. A viagem ficará mais prazerosa, sem dúvida. Afinal, pelo menos na teoria, o BRT é conhecido como metrô sobre pneus ou ônibus metronizado exatamente pela eficiência que oferece. Ou deveria oferecer.
Teremos as primeiras estações de BRT com ar-condicionado do País. No mundo, será a segunda. Apenas o BRT de Monterrey, no México, possui estações refrigeradas, segundo levantamento do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Operadores as consideram estreitas (são menos de quatro metros de largura) e temem a futura manutenção não só do ar, mas também dos vidros temperados. Mas é fato, como afirma o ITDP, responsável pelo Guia Padrão BRT, que qualificam ainda mais o sistema de BRT. “Tememos a manutenção porque ainda não está claro de quem será o custo. Se do setor empresarial, do sistema – nesse caso, do povo -, ou do Estado. Imagine como será quando o ar-condicionado apresentar problemas e a Copa do Mundo tiver passado?”, indaga um operador.
LUXO _ Estações serão as primeiras refrigeradas do Brasil e a segunda do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
LUXO – Estações serão as primeiras refrigeradas do Brasil e a segunda do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Apostando que tudo dará certo, o passageiro do BRT contará com 45 estações nos dois corredores de BRT com acessibilidade universal, pagamento antecipado das passagens e embarque direto no ônibus, sem subir e descer degraus e, muito menos, sob sol e chuva, enfrentando calor e alagamentos. Nas estações, painéis informativos deverão indicar a chegada das linhas, com intervalos estimados entre três e cinco minutos. É a previsão.
Os veículos BRT são outra ferramenta que ajudarão a convencer o cidadão de que o sistema pode ser confortável. Serão 179 ônibus de alta capacidade, o que diminui a sensação de “sardinha” vivida pela maioria dos 2 milhões de passageiros diários do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, especialmente aqueles que dependem dos terminais de integração. Os ônibus convencionais medem 12 metros, possuem entre 37 e 48 assentos e capacidade para 90 passageiros. Enquanto o BRT, assim como os ônibus convencionais articulados, medem 21 metros, têm entre 36 e 58 cadeiras e capacidade para até 165 passageiros. Ou seja, espaço haverá. Custam, em média, R$ 800 mil cada. “É possível, sim, superlotar um BRT, mas não é isso que se espera de um sistema eficiente, até porque a frequência dos veículos deve ser constante”, explica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.
O conforto dos BRTs também será percebido por outras diferenças em relação aos ônibus em operação atualmente. As principais são o ar-condicionado e a transferência do motor da parte dianteira para a traseira do veículo. Ganham passageiros e, também, operadores. Reflexo dessa “qualidade operacional” é a concorrida procura por treinamento entre os motoristas das empresas que compõem os consórcios que irão operar o sistema. Todos querem dirigir os BRTs. A suspensão é moderna e os ônibus terão computadores de bordo para garantir a eficiência da operação e a comunicação com os condutores. Como veículo, representa um salto de qualidade. Para todos.
Leia a primeira reportagem sobre os erros e acertos do BRT: O BRT dos “puxadinhos”
Leia mais na edição do JC desta segunda-feira.

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

EXCLUSIVO - Corredores terão elevados para tráfego exclusivos dos BRTs e dos ônibus convencionais. Foto: Edmar Melo/JC Imagem
EXCLUSIVO - Corredores terão elevados para tráfego exclusivo dos BRTs e dos ônibus convencionais. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Postado por Roberta Soares

sábado, 5 de abril de 2014

O sistema novo BRT VIA LIVRE -Chamado de gambiarra,ou puxadinho, na realidade uma vergonha nacional para se apresentar a copa.

ARRUMADINHO - O velho e o novo se misturam no Norte-Sul. Paradas de concreto permanecem ao lado das futuras estações modernas. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem

O BRT dos “puxadinhos”

Um sistema que, por ser mal implantado, ter premissas técnicas fundamentais ignoradas, ainda é mal entendido e pouco aceito por parte da popolução e da classe política. Mas o sistema Bus Rapid Transit (BRT) significa transporte de qualidade sim senhor. Desde que seja bem feito, siga, sem arrumadinhos ou adequações, regras e padrões operacionais para ter qualidade. Foi assim que esse sistema operado por ônibus ganhou fama a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia). Na série que o Blog De Olho no Trânsito apresenta neste domingo (6) e segunda-feira (7), o BRT pernambucano, maior legado que o governo estadual deixa após sete anos de gestão Eduardo Campos, será destrinchado. O bom e o ruim, o certo e o errado, expostos.

Começaremos pelos equívocos do BRT pernambucano, batizado Via Livre. Eles são muitos. Por falta de tempo e, principalmente, cuidado com o planejamento, o projeto acumula erros. São várias as lacunas, apontadas por técnicos e futuros operadores, que poderão, caso não sejam corrigidas a tempo, comprometer sensivelmente a operação e o que mais importa: a aceitação popular sobre o sistema, previsto para ser a elite do transporte público da Região Metropolitana do Recife. Por isso, a necessidade de apontá-las para que, mesmo a 67 dias da Copa do Mundo, possam ser corrigidas. O nosso BRT apresenta diversos “puxadinhos”, ou seja, adequações ao projeto original que descaracterizam a proposta de qualidade do sistema, comprometendo sua eficiência. A impressão é que a qualidade do Via Livre limita-se à construção de estações e à compra de ônibus novos (ambos no padrão BRT, extremamente confortáveis). No resto, o governo do Estado está construindo três terminais integrados (Abreu e Lima, III e IV Perimetrais, no Recife) e arrumando os corredores de transporte existentes (PE-15 e Avenida Caxangá).

As lacunas são vistas nos dois corredores de BRT projetados pelo governo: Leste-Oeste, com 15 km entre Camaragibe, Oeste do Grande Recife, e o Centro do Recife, e o Norte-Sul, que começa em Igarassu, Norte do Grande Recife, e, num primeiro momento, chega ao Centro, totalizando 33 km no eixo. Para a produção dessa reportagem, o JC ouviu operadores, futuros operadores e especialistas do setor. O guia Padrão de Qualidade BRT, produzido em 2012 pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e referência no assunto, foi usado como princípio para apontar erros e acertos. A partir dele, percebe-se que estamos ferindo premissas básicas do padrão de qualidade do BRT: o embarque em nível (que não acontecerá na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, e em Camaragibe) e a prioridade total nas vias. Requisitos de qualidade que, junto com o pagamento antecipado da passagem, deram fama ao BRT a partir de 1974, ao ser criado em Curitiba (PR), e visibilidade mundial em 2000, com a cópia aprimorada da ideia brasileira do Transmilênio, em Bogotá (Colômbia).

“Ainda não podemos dizer se o BRT pernambucano estará no padrão Ouro, Prata ou Bronze no nosso guia porque é preciso que ele entre em operação de fato. Mas o BRT é chamado de ônibus metronizado por causa das regras que precisa seguir para ter uma operação tão eficiente quanto a do metrô, só que bem mais barata. O BRT pernambucano, pelo que vemos, ainda não ganhou o “R” de rápido. A descaracterização dos projetos, inaugurados às pressas, têm se tornado prática comum no Brasil por causa da Copa do Mundo, o que é uma pena. Pernambuco é mais um”, critica Pedro Torres, gerente de políticas públicas do ITDP Brasil.

O velho e o novo se misturam no BRT pernambucano. Não estamos construindo corredores novos, implantados de ponta a ponta. No Norte-Sul, as grotescas e ineficientes paradas de concreto permanecem porque linhas convencionais vão dividir o espaço. Misturam-se ao arrojado design das futuras estações de BRT. No Leste-Oeste, o principal eixo do corredor – a Avenida Caxangá – continua com a aparência de velha, desarrumada, sem um projeto de requalificação paisagística. O mesmo acontece na PE-15, Avenidas Pan Nordestina e Cruz Cabugá, eixos do Norte-Sul.
BRT_E1
O tráfego misto em parte dos dois corredores é o que mais preocupa. Os BRTs tanto vão trafegar misturados a ônibus convencionais, quanto a veículos particulares. O impacto negativo na velocidade dos ônibus poderá ser grande, o que preocupa os futuros operadores porque a cobrança da população virá. Sem prioridade na via, o sistema não será eficiente. Nenhum é. O metrô, por exemplo, é veloz porque tem caminho próprio e exclusivo. No Norte-Sul, o tráfego misto ocorrerá no Complexo de Salgadinho, onde o volume de veículos é intenso. No Leste-Oeste, as maiores descaracterizações se darão no trecho do município de Camaragibe e na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife.

Em Camaragibe, as estações sairão do centro da via para as laterais e o embarque dos passageiros não será feito em nível, ou seja, na mesma altura da parada. Os BRTs terão escadas e portas do lado direito (como os ônibus convencionais). Na Avenida Conde da Boa Vista, que sempre integrou o Corredor Leste-Oeste, mas cuja solução foi adiada por muitos anos pelo Estado, o embarque também será desnivelado, com a vantagem que as paradas estarão dentro de uma faixa exclusiva para ônibus. As estações da Conde da Boa Vista, mesmo provisórias, não terão ar-condicionado nem o mesmo nível das estações exigidas no padrão BRT.

A necessidade de ajustes é tanta, que alguns operadores do sistema chegaram a protocolar alertas no Grande Recife Consórcio de Transporte. No documento, até erros de desalinhamento dos ônibus para acoplarem nas estações são citados. A margem de tolerância para a parada do veículo na estação seria de 70 centímetros, mas da forma como foi executado, foi reduzida para até três centímetros. Os TIs em construção têm problemas de circulação para os BRTs e alguns dos terminais antigos que receberão os BRTs sequer foram adequados. A ausência de estações em trechos, especialmente do Corredor Norte-Sul, ignora a capacidade de adensamento urbano do sistema de transporte.

Lamentavelmente, o Estado não quis discutir os erros. Não deu detalhes da operação. O JC tentou por mais de duas semanas uma entrevista detalhada com o Grande Recife Consórcio, sem sucesso. As dúvidas e o atraso que envolvem o BRT pernambucano puderam ser vistos na semana passada, quando o primeiro veículo e estação foram apresentados. Tudo no improviso e, agora, com data para entrar em operação completa apenas em junho.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Apresentação do BRT aos Pernambucanos nesta quinta 03/04/14.


BRT_Marca_Bus

Publicado em 02/04/2014, Às 17:13

assista video:
Ande no BRT com o Blog De Olho no Trânsito

A grande aposta do governo do Estado para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife será apresentada à população nesta quinta-feira (3/4). O BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, batizado de Via Livre, será conhecido durante evento programado para começar às 7h, na Avenida Caxangá. Pelo menos um veículo BRT, já pintado na cor azul e com a marca Via Livre, estará à disposição da imprensa.
O evento marca o início dos testes do sistema com os motoristas, programado para começar sem passageiros. Apenas em maio os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul terão a chamada operação comercial (com usuários) iniciada. A primeira estação totalmente concluída, localizada no entroncamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, que compõe o Corredor Leste-Oeste, também será apresentada à imprensa.
Inicialmente, o teste estava programado para o dia 4, ou seja, na sexta-feira, último dia para a desincompatibilização do governador Eduardo Campos, candidato à presidente da República. Mas o Grande Recife Consórcio de Transporte mudou a programação, apesar de apenas um veículo BRT ter chegado ao Estado. O segundo está previsto para chegar essa madrugada.

domingo, 30 de março de 2014

Neobus inaugura fábrica em Três Rios

Empresa anuncia que toda a produção de urbanos será transferida para o Estado do Rio de Janeiro.

ADAMO BAZANI – CBN
Ônibus da Neobus em Três Rios. Empresa inaugurou fábrica no Rio de Janeiro, onde deve ser concentrada toda a produção de modelos urbanos. Foto: Rogério Santana – Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ônibus da Neobus em Três Rios. Empresa inaugurou fábrica no Rio de Janeiro, onde deve ser concentrada toda a produção de modelos urbanos. Foto: Rogério Santana – Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A fabricante de ônibus Neobus anunciou nesta quinta-feira, dia 27 de março de 2014, que toda a produção de ônibus urbanos será transferida para a unidade de Três Rios, no Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro.A unidade foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira.
A produção dos urbanos deve ser transferida de Caxias do Sul, sede da companhia, no Rio Grande do Sul, para Três Rios até 2016.
Com isso, o nível de emprego da nova unidade que hoje é de 1 mil 200 vagas pode ser ampliado para 2 mil 500 postos.
A empresa investiu R$ 100 milhões na unidade.
Em nota, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que participou da inauguração, destacou a participação do setor automotivo na economia do estado.
“Estão instaladas no estado a Man (caminhões da Volkswagen), em Resende; a PSA Peugeot Citroen, em Porto Real; e a Marcopolo/Ciferal (carrocerias de ônibus urbanos), em Xerém. Em breve a Nissan inicia as operações em sua unidade, e para 2015 a Jaguar Land Rover inaugura sua fábrica, ambas em Resende.”
De acordo com o presidente da Neobus, Edson Tomiello, a planta é estratégica para atender o Sudeste que representa o maior mercado de ônibus, em especial dos modelos urbanos.
Hoje, o Rio de Janeiro é responsável pela segunda colocação no mercado de ônibus brasileiro, ficando apenas atrás de São Paulo.
“Já estamos na frente de Santiago, Bogotá e Buenos Aires” – afirmou o governador Sérgio Cabral, na nota emitida pela assessoria de imprensa do Estado.
Segundo a Neobus, hoje a marca responde por 30% dos ônibus do Rio de Janeiro.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Via livre na Conorte ,BRT com qualidade.


Chegando ao Recife os carros BRT do consorcio Os outros modelos que estão por vim são ótimos, agora tenho que dizer que to muito afim de ver os Viales BRT da Rodotur e os Millennium BRT Da Rodoviária Metropolitana , no caso da Metropolitana principalmente pelo chassi Scania !!tem que ver que com a formação dos consórcios a pintura do sei sumirá aos poucos cada consorcio assumira um cor padrão muito melhor que Fortaleza onde todos os consórcios tem a mesma cor o que difere e apanas um pequeno adesivo com o nome do consórcio gente tudo que é novo causa impacto bela foto um belo carro gente a coisa nova e diferente por mim pode vir um pouco de tudo até Doppio BRT que eu odeio mais será novidades sejám bem vindas.
Conorte(Itamaracá,Rodotour,Cidade Alta) aguardem mas fotos .






sábado, 29 de março de 2014

Sentindo na pele,os artistas fazem o povo rico enchergar...

Gilberto Barros se inspira em Lucélia Santos e usa ônibus para ir ao trabalho

 

Apresentador fez experimento para programa “Sábado Total”
MAIS: Após ser clicada em ônibus, Lucélia Santos desabafa em rede social
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - Aos 55 anos, Gilberto Barros resolveu usar o transporte público de São Paulo para se deslocar pela cidade. O apresentador se inspirou no exemplo de Lucélia Santos.
A ideia é Barros se deslocar do Tatuapé, zona leste da capital, até a RedeTV!, em Osasco, para discutir o por que da discriminação com o uso de ônibus, metrô e trem por artistas.
Isso tudo porque Lucélia virou alvo de piadas ao ter uma foto sua dentro de um transporte do Rio de Janeiro divulgada na internet.
A reportagem vai ao ar neste sábado (29), às 14h, no "Sábado Total".

Acidente em Manaus mata 16 pessoas uma tragedia que faz o estado chorar.



Acidente de trânsito em Manaus deixa 16 mortos

Acidente entre ônibus e caminhão mata 16
 
Entre as vítimas estão uma grávida, o bebê que não sobreviveu ao parto de emergência e uma criança de um ano e seis meses
MANAUS - A cidade de Manaus decretou luto oficial de três dias após a morte de 16 pessoas em um acidente de trânsito envolvendo um caminhão a serviço da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e um micro-ônibus de transporte público ocorrido na noite dessa sexta-feira, por volta das 20h (horário local), na avenida Djalma Batista, zona centro-sul. Entre as vítimas estão uma grávida, o bebê que não sobreviveu ao parto de emergência e uma criança de um ano e seis meses.
Na manhã deste sábado, 29, o marceneiro aposentado Domingos Messias de Souza, de 60 anos, faleceu no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste. Ele foi uma das sete vítimas encaminhadas ao João Lúcio, outras seis pessoas estão internadas no pronto socorro 28 de Agosto na zona centro-sul. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) emitiu nota pedindo que a população evite os hospitais onde as vítimas estão sendo atendidas e procurem outros Serviços de Pronto Atendimento (SPA) da capital.



Segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM) colhidas com testemunhas o caminhão estava em alta velocidade na pista contrária, perdeu o controle, ultrapassou o meio-fio e na contramão chocou-se com o micro-ônibus. Cinco peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil (PC) estiveram no local para colher informações sobre o acidente. Ainda não há previsão de laudo.

A Seminf ainda não sabe dizer qual o serviço o caminhão estava realizando no momento do acidente. Segundo a Secretaria de Comunicação de Manaus (Semcom) o prefeito Artur Neto (PSDB) chegou à Manaus por volta das 3h da manhã e está visitando os hospitais locais para prestar apoio aos sobreviventes e familiares. Toda a despesa com funerária e enterro das vítimas serão custeadas pela prefeitura de Manaus.

"Todos nós ficamos chocados com o que aconteceu. É uma mistura de emoção com revolta. Ainda não temos as causas do acidente, mas queremos dar toda a ajuda necessária aos familiares destas pessoas que foram atingidas por um acidente tão trágico", disso o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Na madrugada deste sábado o IML divulgou lista com os nomes das vítimas: Rosangela Cardoso Costa (39), Robert da Cunha Moraes (26), Adriane da Silva Fernandes (20), Lincoln Oliveira de Souza (21) Ricardo Oliveira (idade não confirmada), Ozaias Costa de Almeida (idade não confirmada), Quézia Guedes de Souza (24), Clarice Gomes Pires (58), Luis Miguel Guedes de Souza (1 ano e 6 meses), João Jorge Duarte Pires (56), Carlos Alberto da Silva Silveira (50), Tânia Mara da Rocha (50), Sebastião Alves de Araújo (50), e Gabriela Teles Messias (26). Grávida, o bebê de Gabriela não sobreviveu ao parto de emergência.

quarta-feira, 26 de março de 2014

BRT VIA LIVRE DE RECIFE , MAS UMA VEZ ADIADO E ATRASADO E O GRCT NÃO DIVULGA MAIS DATAS DE INAUGURAÇÃO DO TI JOANA E 3ª PERIMETRAL

BRT será testado sem passageirosAtraso na construção das estações obrigou o Grande Recife a mudar estratégia de operação do sistema

Tânia Passos - Diário de Pernambuco
Publicação: 26/03/2014 07:36 Atualização: 26/03/2014 08:40

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Faltando dez dias para o início dos testes do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife ainda há muitas pedras no caminho. O atraso no cronogama das obras obrigou, mais uma vez, uma mudança de tática na operação do sistema pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A ideia de iniciar os testes no dia 4 de abril permanece, mas sem os passageiros e sem parte das paradas. Ontem, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio não entrará todo o sistema em operação, mas apenas  uma linha.

As mudanças adotadas na operação têm relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações. O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.

A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente. O trecho que entrará em testes no dia 4 de abril, também sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto, sem falar nas estações em outros pontos do Centro que serão usadas no retorno das linhas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

Saiba mais

1ª fase do Corredor Leste/Oeste
- Da estação do BRT em frente ao HGV (Caxangá) até a Conde da Boa Vista
- 13 ônibus do BRT vão iniciar os testes sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Leste/Oeste:
- 1 estação do BRT na Benfica (início das obras)
- 6 estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista

1ª fase do Corredor Norte/Sul
- Do Terminal da PE-15 até a Avenida Dantas Barreto
- 14 ônibus vão operar na 1ª fase sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Norte/Sul
- Estação do Parque Memorial Arcoverde
- Estações da Avenida Cruz Cabugá
- Estação da Rua Princesa Isabel
- Estações da Avenida Dantas Barreto

Como deverão ser os corredores

Leste/Oeste

1 - Camaragibe - Centro do Recife
12km de extensão
22 estações
126 mil passageiros/dia
R$ 145 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

Norte/Sul

2 - Igarassu - Centro do Recife
33 km de extensão
33 estações
300 mil passageiros por dia
R$ 151 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

segunda-feira, 24 de março de 2014

BOEING 777-200 - FOI CONFIRMADA SUA QUEDA NO OCEANO ÍNDICO -O BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE DE LUTO DE 3 DIAS

 

 

Avião desaparecido caiu no Oceano Índico, segundo autoridades da Malásia

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Kuala Lumpur, 24 mar (EFE).- O avião da companhia Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no mar, no sul do Oceano Índico, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, em entrevista coletiva.
O avião da companhia Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo caiu no mar, no sul do Oceano Índico, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, em entrevista coletiva.
As autoridades malaias acreditam que tanto os 227 passageiros como os 12 membros da tripulação morreram.
'A última posição foi na metade do oceano Índico, ao oeste de Perth (capital do estado da Austrália Ocidental)', disse o governante.
Najib explicou que a conclusão foi tirada a partir de novos dados e uma análise da companhia de satélites Inmarsat.
Veja também:
Antes da entrevista coletiva, a Malaysia Airlines enviou aos familiares das pessoas que viajavam a bordo do Boeing 777-200 uma mensagem no qual lamentavam comunicar que 'ninguém sobreviveu'.
O voo levava 153 chineses, 50 malaios (12 formavam a tripulação), sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadenses, um russo, um holandês, um taiuanês e dois iranianos que embarcaram com passaportes roubados de um italiano e de um austríaco.
O avião decolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim na madrugada de 8 de março e desapareceu dos radares civis da Malásia 40 minutos depois.
As autoridades malaias não deram uma explicação para o ocorrido e será preciso aguardar a recuperação das caixas-pretas do aparelho.

domingo, 23 de março de 2014

ARENA PERNAMBUCO PALCO DE SELVAGERIA ,NOVAMENTE, E ATENÇÃO USUÁRIOS DO METRÔ RECIFE.AMANHA O METRÔ VAI OPERAR COM MENOS TRENS(vergonha a nossa policia militar deixar esses marginais fazer isso)



Selvageria


Chuva de pedras e ônibus lotados marcam pós-clássico na Arena Pernambuco

Estação de metrô do TIP registrou cenas de selvageria depois de partida


Redação Superesportes - Diario de Pernambuco

Publicação:

23/03/2014 18:47
 

Atualização:

23/03/2014 19:07
Torcedores se agridem em estação de metrô após o Clássico das Emoções (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores se agridem em estação de metrô após o Clássico das Emoções
É rotina. Depois do clássico na Arena Pernambuco, as cenas de selvageria se espalham pela cidade mesmo com a proibição das organizadas de entrarem nos
Torcedores caminham no escuro (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores caminham no escuro
estádio de Pernambuco. No metrô, vândalos se agridem jogando pedras. Passegeiros ficaram muito assustados e reclamaram da presença de poucos policiais. A confusão foi registrada pela equipe do Superesportes na estação do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) logo após o apito final.

O tumulto provocou muita correria, e os seguranças do metrô não conseguiram conter a confusão. Dentro dos vagões, a chuva de pedras era presenciada com apreensão. Fora a confusão registrada, os torcedores que optaram por voltar de ônibus para casa também encotraram problemas.

Dessa vez, contudo, a reclamação ficou por conta da superlotação. O aperto estava grande dentro dos coletivos. Ficou difícil até de se locomover. Alguns torcedores, optaram por ir andnando até o TIP e caminharam no escuro da BR-408, expondo-se a risco.
Torcedores se apertam dentro do ônibus na volta para casa após o jogo na Arena (twitter.com/superesportesPE)
Torcedores se apertam dentro do ônibus na volta para casa após o jogo na Arena

sábado, 15 de março de 2014

A mobilidade bilionária de Pernambuco e sua péssima qualidade de acabamento.

A mobilidade bilionária de Pernambuco ainda tenta alcançar a Copa do Mundo


Obra da Via Mangue em março em 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, a Secopa, divulgou imagens aéreas atualizadas das obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife com foco na Copa do Mundo de 2014.

A menos de 100 dias do evento, algumas obras, como a Via Mangue, precisam acelerar. Outras, como a Radial da Copa, seguem arrastadas há tempos…

Inicialmente, a previsão do governo do estado era de um investimento de R$ 2,2 bilhões em mobilidade. Entre projetos recalculados e abortados, o valor caiu para R$ 1.463,9 bi, num orçamento distribuído em 19 pontos, desde novas vias na capital à aquisição de novos trens para o sistema de metrô.

De acordo com a Secopa, 13 tópicos já foram concluídos. Confira a lista aqui.

Abaixo, os seis restantes. Entretanto, vale ressalvar. Essas obras representam um investimento agregado de R$ 817,1 milhões, ou 55,81% de todo o montante. Sem dúvida alguma, esse cronograma já deveria ter sido finalizado.

E sobre o valor estipulado, é bom lembrar que esses dados são tabelados, sem a soma de aditivos para uma possível aceleração. Para se ter ideia do que isso representa, a Arena Pernambuco como exemplo maior. O “custo” foi R$ 532 milhões, mas ordem de grandeza, motivada pela antecipação de oito meses para a Copa das Confederações, chegou a R$ 650 milhões…

Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 145,3 milhões

Do centro do Recife à São Lourenço da Mata, passando também por Camaragibe, uma via de 12 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).


Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 151 milhões

Do Recife a Igarassu, passando por outros seis municípios, uma via de 33 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).


Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa


Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 23,7 milhões

Ligação direta do aeroporto à estação de metro da linha sul.


Obra da Passarela do Aeroporto dos Guararapes em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 46 milhões
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.

Via de acesso entre o Corredor Leste-Oeste e o estádio em São Lourenço, com vias duplicadas e pistas exclusivas para ônibus.


Obra do Ramal da Copa, no trecho externo, em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 18,1 milhões

Terminal de ônibus anexo à estação de metrô mais próxima da arena. Projeto visado para reforçar a frota de ônibus à arena e à comunidade.


Obra do Terminal Integrado Cosme e Damião em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 433 milhões

A única obra viária bancada pela prefeitura da capital pernambucana, num projeto idealizado há décadas, visa o desafogo da Zona Sul, numa pista na área erguida na área de manguezal.


Obra da Via Mangue em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com....ortes/?p=97823
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TimbuDiogoNascIgor Bitú liked this post

Ritmo muito lento de construção desse Ramal... será que em abril eles aceleram? pois a continuar assim, não vai ficar pronto!



Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: maio/2013
Operação estimada: maio/2014 (12 meses de atraso)
Investimento: R$ 145,3 milhões

uma via BRT de 12,5 quilômetros


Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: outubro/2012
Operação estimada: maio/2014 (19 meses de atraso)
Investimento: R$ 151 milhões

uma via BRT de 33 quilômetros


Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 23,7 milhões

Um corredor de 460 metros


Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: abril/2013 (trechos interno e externo)
Operação estimada: maio/2014 (13 meses de atraso)
Investimento: R$ 46 milhões (R$ 131 milhões ao todo)
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.

Via com 6,3 quilômetros ao todo


Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Prazo original de conclusão: fevereiro/2013
Operação estimada: maio/2014 (15 meses de atraso)
Investimento: R$ 18,1 milhões


Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Prazo original de conclusão: julho/2013
Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso)
Investimento: R$ 433 milhões

pista de 4,7 quilômetros