A mobilidade bilionária de Pernambuco ainda tenta alcançar a Copa do Mundo
Obra da Via Mangue em março em 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, a Secopa, divulgou imagens aéreas atualizadas das obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife com foco na Copa do Mundo de 2014.
A menos de 100 dias do evento, algumas obras, como a Via Mangue, precisam acelerar. Outras, como a Radial da Copa, seguem arrastadas há tempos…
Inicialmente, a previsão do governo do estado era de um investimento de R$ 2,2 bilhões em mobilidade. Entre projetos recalculados e abortados, o valor caiu para R$ 1.463,9 bi, num orçamento distribuído em 19 pontos, desde novas vias na capital à aquisição de novos trens para o sistema de metrô.
De acordo com a Secopa, 13 tópicos já foram concluídos. Confira a lista aqui.
Abaixo, os seis restantes. Entretanto, vale ressalvar. Essas obras representam um investimento agregado de R$ 817,1 milhões, ou 55,81% de todo o montante. Sem dúvida alguma, esse cronograma já deveria ter sido finalizado.
E sobre o valor estipulado, é bom lembrar que esses dados são tabelados, sem a soma de aditivos para uma possível aceleração. Para se ter ideia do que isso representa, a Arena Pernambuco como exemplo maior. O “custo” foi R$ 532 milhões, mas ordem de grandeza, motivada pela antecipação de oito meses para a Copa das Confederações, chegou a R$ 650 milhões…
Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 145,3 milhões
Do centro do Recife à São Lourenço da Mata, passando também por Camaragibe, uma via de 12 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).
Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 151 milhões
Do Recife a Igarassu, passando por outros seis municípios, uma via de 33 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).
Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 23,7 milhões
Ligação direta do aeroporto à estação de metro da linha sul.
Obra da Passarela do Aeroporto dos Guararapes em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 46 milhões
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.
Via de acesso entre o Corredor Leste-Oeste e o estádio em São Lourenço, com vias duplicadas e pistas exclusivas para ônibus.
Obra do Ramal da Copa, no trecho externo, em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 18,1 milhões
Terminal de ônibus anexo à estação de metrô mais próxima da arena. Projeto visado para reforçar a frota de ônibus à arena e à comunidade.
Obra do Terminal Integrado Cosme e Damião em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 433 milhões
A única obra viária bancada pela prefeitura da capital pernambucana, num projeto idealizado há décadas, visa o desafogo da Zona Sul, numa pista na área erguida na área de manguezal.
Obra da Via Mangue em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com....ortes/?p=97823
Obra da Via Mangue em março em 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco, a Secopa, divulgou imagens aéreas atualizadas das obras de mobilidade na Região Metropolitana do Recife com foco na Copa do Mundo de 2014.
A menos de 100 dias do evento, algumas obras, como a Via Mangue, precisam acelerar. Outras, como a Radial da Copa, seguem arrastadas há tempos…
Inicialmente, a previsão do governo do estado era de um investimento de R$ 2,2 bilhões em mobilidade. Entre projetos recalculados e abortados, o valor caiu para R$ 1.463,9 bi, num orçamento distribuído em 19 pontos, desde novas vias na capital à aquisição de novos trens para o sistema de metrô.
De acordo com a Secopa, 13 tópicos já foram concluídos. Confira a lista aqui.
Abaixo, os seis restantes. Entretanto, vale ressalvar. Essas obras representam um investimento agregado de R$ 817,1 milhões, ou 55,81% de todo o montante. Sem dúvida alguma, esse cronograma já deveria ter sido finalizado.
E sobre o valor estipulado, é bom lembrar que esses dados são tabelados, sem a soma de aditivos para uma possível aceleração. Para se ter ideia do que isso representa, a Arena Pernambuco como exemplo maior. O “custo” foi R$ 532 milhões, mas ordem de grandeza, motivada pela antecipação de oito meses para a Copa das Confederações, chegou a R$ 650 milhões…
Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 145,3 milhões
Do centro do Recife à São Lourenço da Mata, passando também por Camaragibe, uma via de 12 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).
Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Obra do Corredor Leste-Oeste em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Corredor Norte-Sul
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 151 milhões
Do Recife a Igarassu, passando por outros seis municípios, uma via de 33 quilômetros com finalidade expressa, com faixa exclusiva para o sistema de ônibus via bus rapid transit (BRT).
Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Obra do Corredor Norte-Sul em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Passarela do Aeroporto dos Guararapes
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 23,7 milhões
Ligação direta do aeroporto à estação de metro da linha sul.
Obra da Passarela do Aeroporto dos Guararapes em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Ramal da Copa (trecho externo)
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 46 milhões
Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui.
Via de acesso entre o Corredor Leste-Oeste e o estádio em São Lourenço, com vias duplicadas e pistas exclusivas para ônibus.
Obra do Ramal da Copa, no trecho externo, em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento
Responsável: governo do estado
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 18,1 milhões
Terminal de ônibus anexo à estação de metrô mais próxima da arena. Projeto visado para reforçar a frota de ônibus à arena e à comunidade.
Obra do Terminal Integrado Cosme e Damião em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Via Mangue
Responsável: Prefeitura do Recife
Operação: maio/2014
Investimento: R$ 433 milhões
A única obra viária bancada pela prefeitura da capital pernambucana, num projeto idealizado há décadas, visa o desafogo da Zona Sul, numa pista na área erguida na área de manguezal.
Obra da Via Mangue em março de 2014. Foto: Rafael Bandeira/Secopa
Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com....ortes/?p=97823
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Timbu, DiogoNasc, Igor Bitú liked this post
Ritmo muito lento de construção desse Ramal... será que em abril eles aceleram? pois a continuar assim, não vai ficar pronto! Corredor Leste-Oeste, com investimento do estado Responsável: governo do estado Prazo original de conclusão: maio/2013 Operação estimada: maio/2014 (12 meses de atraso) Investimento: R$ 145,3 milhões uma via BRT de 12,5 quilômetros Corredor Norte-Sul Responsável: governo do estado Prazo original de conclusão: outubro/2012 Operação estimada: maio/2014 (19 meses de atraso) Investimento: R$ 151 milhões uma via BRT de 33 quilômetros Passarela do Aeroporto dos Guararapes Responsável: governo do estado Prazo original de conclusão: julho/2013 Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso) Investimento: R$ 23,7 milhões Um corredor de 460 metros Ramal da Copa (trecho externo) Responsável: governo do estado Prazo original de conclusão: abril/2013 (trechos interno e externo) Operação estimada: maio/2014 (13 meses de atraso) Investimento: R$ 46 milhões (R$ 131 milhões ao todo) Confira o trecho interno, no entorno da arena, clicando aqui. Via com 6,3 quilômetros ao todo Terminal Integrado Cosme e Damião, com investimento Responsável: governo do estado Prazo original de conclusão: fevereiro/2013 Operação estimada: maio/2014 (15 meses de atraso) Investimento: R$ 18,1 milhões Via Mangue Responsável: Prefeitura do Recife Prazo original de conclusão: julho/2013 Operação estimada: maio/2014 (10 meses de atraso) Investimento: R$ 433 milhões pista de 4,7 quilômetros |
Impressionante !!!! Como de cabo a rabo as obras das 12 cidades-sede da Copa estão paradas e a maior parte delas não ficarão prontas a tempo da Copa do Mundo!
ResponderExcluirA solução é remarcar a Copa para novembro de 2014 ou então DECRETAR FERIADO EM TODAS AS CIDADES-SEDE DA COPA NOS DIAS DOS JOGOS.