quarta-feira, 26 de março de 2014

BRT VIA LIVRE DE RECIFE , MAS UMA VEZ ADIADO E ATRASADO E O GRCT NÃO DIVULGA MAIS DATAS DE INAUGURAÇÃO DO TI JOANA E 3ª PERIMETRAL

BRT será testado sem passageirosAtraso na construção das estações obrigou o Grande Recife a mudar estratégia de operação do sistema

Tânia Passos - Diário de Pernambuco
Publicação: 26/03/2014 07:36 Atualização: 26/03/2014 08:40

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Faltando dez dias para o início dos testes do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife ainda há muitas pedras no caminho. O atraso no cronogama das obras obrigou, mais uma vez, uma mudança de tática na operação do sistema pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A ideia de iniciar os testes no dia 4 de abril permanece, mas sem os passageiros e sem parte das paradas. Ontem, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio não entrará todo o sistema em operação, mas apenas  uma linha.

As mudanças adotadas na operação têm relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações. O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.

A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente. O trecho que entrará em testes no dia 4 de abril, também sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto, sem falar nas estações em outros pontos do Centro que serão usadas no retorno das linhas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

Saiba mais

1ª fase do Corredor Leste/Oeste
- Da estação do BRT em frente ao HGV (Caxangá) até a Conde da Boa Vista
- 13 ônibus do BRT vão iniciar os testes sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Leste/Oeste:
- 1 estação do BRT na Benfica (início das obras)
- 6 estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista

1ª fase do Corredor Norte/Sul
- Do Terminal da PE-15 até a Avenida Dantas Barreto
- 14 ônibus vão operar na 1ª fase sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Norte/Sul
- Estação do Parque Memorial Arcoverde
- Estações da Avenida Cruz Cabugá
- Estação da Rua Princesa Isabel
- Estações da Avenida Dantas Barreto

Como deverão ser os corredores

Leste/Oeste

1 - Camaragibe - Centro do Recife
12km de extensão
22 estações
126 mil passageiros/dia
R$ 145 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

Norte/Sul

2 - Igarassu - Centro do Recife
33 km de extensão
33 estações
300 mil passageiros por dia
R$ 151 milhões de custo
30 minutos será o tempo estimado de redução no percurso

2 comentários:

  1. É incrível como ainda conseguem piora mais ainda o que já é bastante ruim....enquanto essa cultura "psicótica" pelos famigerados BRTs não tiver fim,entendendo-se que ônibus seja ele de qualquer natureza e tamanho,não faz parte e não se enquadra no modal de transporte de massa,são importantes mais como sistemas de transportes complementares e alimentadores, as cidades onde o poderoso lobby dos pneus,incluídos ai entes públicos e privados,estenderem as suas garras não haverá avanços nem melhorias na mobilidade urbana e muito menos na qualidade dos serviços prestados.Enquanto não entenderem o grau de importância do sistema de transporte público para uma cidade e a sua população,e que o mesmo tem que ser tratado e considerado com uma atividade essencial de prestação de serviço de utilidade pública e social e não apenas uma atividade voltada para a exploração comercial como fonte incessante de lucros, os problemas se arrastarão com todos os dividendos negativos,serviços de péssima qualidade,superlotação,atrasos,falta de conforto,veículos inadequados,longas esperas,poluição,engarrafamentos,estresses,o caos e os acidentes de trânsito,sofrimento dos usuários,e um custo social altíssimo,serão todos debitados na conta da população obrigada a conviver com esses desmandos.E a mobilidade imóvel lamenta.........

    ResponderExcluir
  2. 'Em Bogotá, sistema de ônibus entrou em colapso'
    Transmilenio

    O sistema começou a ser construído em 1998 e foi inaugurado em 2000, durante a administração do prefeito Enrique Peñalosa. Mas, 14 anos depois, enfrenta graves problemas de superlotação. "O Transmilenio começou a entrar em colapso", disse ao Estado Maria Fernanda Rojas, que dirigiu o Instituto de Desenvolvimento Urbano de Bogotá até setembro e esteve em São Paulo para participar do evento "A Cidade e o Jovem - contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações".

    http://pregopontocom.blogspot.com.br/2014/03/em-bogota-sistema-de-onibus-entrou-em.html

    ResponderExcluir