terça-feira, 13 de outubro de 2015

NOVIDADE COMIL - Especial: Conheça o novo Comil Campione 3.45


O novo Campione 3.45 Motor Dianteiro segue as mesmas linhas de projeto e design do Campione 3.25 e do já consagrado modelo Versatile. Mais uma opção para você frotista que busca agilidade operacional, beleza e o melhor custo-benefício em um só produto.
O modelo já é referência no segmento. Atualizado para ser a melhor opção no segmento de fretamento e em linhas rodoviárias intermunicipais e interurbanas, o novo Campione 3.45 já pode em breve ser encontrado nas ruas e estradas do Brasil. 




Além da modernidade e estilo da carroceria, o novo modelo é uma solução completa, aliando conforto, economia, segurança, design diferenciado e com facilidade de manutenção e reposição de peças, para satisfazer passageiros, frotistas, condutores, profissionais de manutenção e sociedade. 



A otimização realizada na estrutura, mantendo a já consagrada durabilidade estrutural da linha Campione e a intercambialidade de peças entre os modelos, também está presente nesta carroceria.

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FONTE: FORTAL BUS
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SCANIA LANÇA OFICIALMENTE ESTA SEMANA O SEU PRIMEIRO BIARTICULADO DA MARCA SCANIA ( Scania F 360 HA )

Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. Foto: Bruno Cândido.
Já há unidades de biarticulados da marca Scania no México e Colômbia e agora foi lançado oficialmente no Brasil. 
Foto: Bruno Cândido.


Aguardado pelo mercado e já flagrado por entusiastas da área de transportes, o Scania F 360 HA, o primeiro biarticulado da marca no Brasil, foi lançado oficialmente nesta semana.
A montadora visa fazer parte do um mercado que deve crescer. O veículo vai ser produzido na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Mesmo com atrasos nas obras de mobilidade urbana e dificuldades geradas pela crise econômica brasileira, as expectativas em relação a novos projetos e intervenções em andamento na área de transportes públicos são grandes.
De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação dos recursos do PAC Mobilidade, são 61 projetos de vias exclusivas para ônibus em 27 municípios entre corredores comuns e BRTs – Bus Rapid Transit (corredores de ônibus de maior velocidade). Contanto faixas exclusivas e vias dedicadas, são em torno de 200 projetos.
Estes espaços demandam veículos de maior porte que atendem de uma só vez uma quantidade superior de pessoas.

De olho neste mercado, a Scania anunciou oficialmente que entra no Brasil num segmento que desde 1992 pertencia somente à Volvo: o de ônibus biarticulados.
A montadora lançou o F360HA, cujo desenvolvimento durou cerca de três anos, com projeto brasileiro.
O veículo vai ser destinado para o mercado interno e para os demais países na América Latina.
onibus scania biarticulado (1)
O ônibus possui 28 metros de comprimento. Há ao menos 12 unidades biarticuladas da Scania operando em BRT no México e na Colômbia.
O F360HA tem motor dianteiro de 360 cavalos de potência, torque de 1.850 Nm e transmissão automática.
O veículo pode atender a até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria.
O peso total do biarticulado é em torno de 43 toneladas.
FONTE:SCANIA com
ADAMO BAZANI (jornalista cbn, especialista em transportes.
OBS:
existe também Neobus motor dianteiro scania f360HA


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Transporte Problema técnico atrasa viagens na Linha Sul do metrô do Recife( parece até noticia repetida).

Passageiros desceram de um trem e seguiram pelos trilhos / Foto: Chico Bezerra/Especial para a JC Imagem
Passageiros desceram de um trem e seguiram pelos trilhosFoto: Chico Bezerra/Especial para a JC Imagem

Trem estava a 50 metros da estação Shopping, segundo a CBTU
Uma falha técnica provoca atrasos nas viagens da Linha Sul do metrô do Recife no início da tarde desta terça-feira (13). O problema foi na rede aérea de energia na estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e atingiu o sistema inteiro.
Trem  estava a 50 metros da estação Shopping,segundo a CBTU

Por causa do problema, os trens pararam e alguns passageiros desceram seguiram pelos trilhos entre as estações Shopping e Tancredo Neves, na Zona Sul da cidade.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), administradora do modal na capital pernambucana, os intervalos são de 14 minutos esta tarde, enquanto normalmente é de nove minutos nesse horário. Técnicos da empresa estão fazendo testes para tentar retomar o serviço.
fonte: jc  transito
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SERÁ QUE ALGUM DIA ESSE VEREADOR PEGOU ÔNIBUS - ABSURDO PARLAMENTAR , Vereador quer limitar uso da porta do meio dos ônibus( VEREADOR CARLOS GUEIROS - PTB) guarde esse nome.

Carlos Gueiros

O funcionamento de abertura e fechamento da terceira porta existente no centro dos ônibus convencionais que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife – STPP/Recife, poderá ser controlado por lei, cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal do Recife.
O autor é o vereador Cos Gueiros (PTB), para quem o funcionamento da chamada “porta do meio” dos coletivos deve ficar restrito aos terminais de integração e, ao longo dos itinerários das linhas, somente para o embarque e desembarque de cadeirantes, se nelas estiverem sido instaladas plataforma elevatória para uso exclusivo desse tipo de usuário.
O projeto de lei é o de número 206/2015, que já foi apresentado  em reunião plenária e enviado às comissões de Legislação e Justiça. De Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; e de Direitos Humanos, para análise e emissão de pareceres. De acordo com o projeto de lei, deverão ser afixadas nessas portas um “Aviso aos Usuários”, contendo as restrições contidas na lei (caso ela seja aprovada), com a menção do seu número e em modelo semelhante aos outros usuais do sistema.
A exceção da restrição são os casos de acidentes, evacuação emergencial e outros de incontestável característica fortuita.
A proposta de limitação do funcionamento da porta do meio dos ônibus é justificada pelo vereador Carlos Gueiros pela questão da segurança aos usuários. “A imprensa tem divulgado os acidentes ocorridos com usuários dos ônibus, envolvendo problemas com as portas que se abrem quando eles estão em movimento. Tradicionalmente, os ônibus só tinham duas portas: uma destinada ao acesso e outra à descida.  Com a obrigatoriedade da instalação da Plataforma de Elevação dos Cadeirantes – PEV–, ônibus urbanos passaram a ter, no meio, uma terceira porta, onde são instalados esses equipamentos para utilização exclusiva para o acesso e descida desses usuários”, historiou.
O vereador disse que após instaladas e durante muito tempo, essa porta só era utilizada pelos usuários cadeirantes e, com a proliferação dos Terminais Integrados, passou a ser utilizada também nesses terminais, para o embarque e desembarque de todos os passageiros, existindo nelas um “aviso aos usuários” da sua finalidade exclusiva para uso dos cadeirantes ao longo dos itinerários das linhas ou, somente nos TI´s, para embarque/desembarque de todos os passageiros, conforme propomos no presente projeto de lei, com vistas à celeridade das operações integradas.
“Sem nenhuma explicação, esses “avisos” desapareceram e as três portas passaram a ser utilizadas, indistintamente para todos os passageiros.
O que propomos, portanto, não é nenhuma novidade, mas apenas criar por lei o retorno de medida anteriormente adotada e injustificadamente modificada que, ao contrário de trazer benefício ao usuário, diminui a sua segurança no interior dos veículos”, disse.
fonte: Blog de JamildoAssinatura Jamildo Melo

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sábado, 10 de outubro de 2015

MOBILIDADE RECIFE - Novos terminais integrados de Abreu e Lima e Joana Bezerra estão prontos e sem uso

TI Abreu e Lima está pronto, à espera da operação, que não tem previsão. Faltam apenas finalizações. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem


TI Abreu e Lima está pronto, à espera da operação, que não tem previsão. Faltam apenas finalizações. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
Eles são gigantes, imponentes e estão prontos para entrar em operação proporcionando conforto para mais de 100 mil passageiros do transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana do Recife. Mas não são inaugurados pelo governo de Pernambuco por causa de atrasos na execução e falta de dinheiro. Essa é a situação dos Terminais Integrados de Abreu e Lima, no norte do Grande Recife, e de Joana Bezerra, na área central da capital. Juntas, as duas unidades representam quase R$ 30 milhões de investimentos públicos, que estão à espera do início da operação há, pelo menos, um ano.
O caso do TI de Abreu e Lima é o mais emblemático. Construído na bifurcação da BR-101 com a PE-15, dois importantes eixos de transporte do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o TI deveria estar funcionando desde março de 2014. Pelo menos essa era a data oficial. Além da importância para o SEI, o terminal integra o Corredor Norte-Sul de BRT (Bus Rapid Transit), tendo função estruturadora para o sistema. Ele foi pensado para interligar os dois eixos de transporte (BR-101 e PE-15), racionalizando a operação, ou seja, reduzindo custos e desafogando terminais que estão com alta demanda na região. Por exemplo: linhas que hoje saem de Igarassu e Abreu e Lima têm que ir até o TI Pelópidas Silveira (em Paulista) por falta de opção. O mesmo acontece com linhas que saem de Paulista, nas imediações da BR-101.
ACIMA TI ABREU
ACIMA TI JOANA
ACIMA TI ABREU
TI ABREU ACIMA
TI JOANA ACIMA

Para a operação do Corredor Norte-Sul, o TI de Abreu e Lima representaria a entrada de duas linhas e atividade para mais 14 BRTs, hoje parados nas garagens do Consórcio Conorte, vencedor da licitação pública. E quem olha o TI de perto afirma: “Está pronto”. “Esse terminal está concluído. Se falta alguma coisa, é pouco, apenas finalizações. E já tem mais de ano que está assim. Passo aqui quase todos os dias e vejo. Está tudo tão pronto que nem vemos mais trabalhadores. É um absurdo não terem entregue ainda. Facilitaria a vida de muita gente”, reclama o autônomo Irandir Ferreira. Mas não há sequer previsão de quando será inaugurado. A secretaria das Cidades informou apenas que “está fechando com a empresa responsável pelas obras (EMSA – Empresa Sul Americana de Montagens S/A) uma programação para que os serviços sejam realizados.”
TI Joana Bezerra é o único que tem uma previsão de entrar em operação: em novembro
TI Joana Bezerra é o único que tem uma previsão de entrar em operação: em novembro


TI JOANA BEZERRA ENTRA EM OPERAÇÃO EM NOVEMBRO, PROMETE GOVERNO
A situação do TI Joana Bezerra é mais animadora, apesar de consecutivos atrasos e quase um ano de obras paralisadas por falta de recursos. Pelo menos uma data de início de operação foi prometida pelo governo de Pernambuco: primeira quinzena de novembro. O TI, um dos mais importantes do SEI por interligar as Zonas Sul e Norte do Grande Recife, também está pronto. “Falta apenas o acesso dos ônibus ao terminal, que será feito pela Prefeitura do Recife. Acertamos com o município que as obras começariam na próxima semana. Já foram resolvidas todas as pendências com desapropriações e decidimos fazer o acesso de concreto para ter mais qualidade”, garantiu Dagoberto Lira, gerente de projetos da Secretaria das Cidades. É esperar para ver.
FONTE:Blog De Olho no Trânsito
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sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VLT NÃO PASSOU POR INSPEÇÃO,DIZ SINDIMETRO PE, RISCO DE ACIDENTE GRAVE.


Não houve nenhuma análise minuciosa, com a utilização de equipamentos de diagnóstico, foi feita uma inspeção apenas visual, que não garante a segurança da circulação dos trens.
Se não existe problema, qual o motivo que leva a CBTU a reduzir de 36 para 26 a quantidade de viagens no dia. Qual o motivo para que o trem seja deslocado, a partir de hoje(08), a 20 km/h entre Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio?
Além de colocar a vida das pessoas em risco, é um desrespeito para com quem utiliza o veículo. O que fica claro é que os trens operarão apenas para dar uma satisfação para mídia e abafar a situação.
Também soubemos que o Gerente de Sistemas Fixos nos chamou de irresponsável por termos orientado a suspensão da operação dos trens.
Cremos que irresponsável foi aquele que autorizou que os VLT's circulassem sem a garantia de que o serviço realizado oferecesse 100% de segurança para os funcionários e usuários. Se houvesse segurança, os trilhos não estariam quebrando.
O sindicato não teve conhecimento do que foi discutido nas reuniões que ocorreram e tão pouco dos argumentos e análises técnicas que a CBTU diz que foram apresentados, demonstrando o desinteresse de compartilhar e discutir com a categoria as medidas que serão tomadas no sentido de resolver o problema.
Estamos encaminhando o caso para o Ministério Público.
Se o sr. gerente do GOSIP afirma que somos irresponsáveis, certamente ele deve achar que o Ministério Público Estadual também o é.
A Direção do Sindmetro/PE
FONTE: SINDIMETRO PE
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CASO HARLYNTON - A URBANA SERÁ PROCESSADA PELA FAMÍLIA, QUE PEDE RETRATAÇÃO EM PÚBLICO PELAS DECLARAÇÕES DE QUE O RAPAZ, ESTAVA PEGANDO" BIGÚ " DEPENDURADO NA PORTA DO ÔNIBUS.

O estudante Harlynton Lima dos Santos, de 20 anos, morreu na manhã de 8 de junho, um dia depois de ser arremessado por um ônibus no Cais de Santa Rita, Recife (Foto: Reprodução / Facebook)

Para Polícia, motorista agiu de forma deliberada para derrubar Harlynton (vitima)

Jovem morreu após ser arremessado de ônibus em junho, no Recife Condutor foi indiciado por homicídio decorrente de dolo eventual.


Segundo o advogado Rodrigo Inojosa, a família entrou com uma cível para pedir indenização por danos morais. "Queremos, antes de tudo, punir a empresa VERA CRUZ; porque, infelizmente, as empresas só sentem a pena quando mexem no bolso. Mas também queremos demonstrar que as empresas não estão agindo da maneira correta com os passageiros", falou Inojosa, que disse ter pedido uma indenização dentro da média de jurisprudência nacional, que vai de 30 a 100 salários (mínimos. O valor final deve ser resolvido pelo juiz, se o pedido for acatado.
Jocely contou que pretende usar o dinheiro para concluir o livro que o filho estava escrevendo e também pensa em abrir uma ação contra a     Urbana-PE para pedir retratação. Inojosa explicou que um representante do sindicato teria acusado Harlynton de imprudência e isso magoou muito o pai do estudante. "Ele ficou muito aliviado em ver a polícia constatar que o filho não foi imprudente. O trabalho da polícia foi muito bom. Não tenho nada a contestar no inquérito, só acho que o cobrador poderia ter tido uma punição mais severa, por negligência ou omissão de socorro por exemplo, por não ter alertado o motorista nem oferecido ajuda", fala Inojosa.
Grande Recife Consórcio de Transporte
Através de nota, o Grande Recife informou nesta quinta que "está tomando as medidas administrativas necessárias" e, com base no Regulamento do Transporte Público de Passageiros, está solicitando o afastamento das atividades externas do motorista.
imagens ilustrativa do tipo de transporte , oferecido pelo consorcio Grande Recife, foto cortesia da web.
Fonte: G1 Pe
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Dois Terminais de Integração prontos e sem uso, num claro desperdício de dinheiro público. Obras são fundamentais para o funcionamento do SEI.
Fonte: Reportagem nesta sexta-feira (9) no JC e no Blog De Olho no Trânsito.
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MOBILIDADE E AÇÃO SOCIAL - Câmara de São Paulo aprova ônibus gratuito para desempregados, e aqui no Pernambuco que já esta com 8mil desempregados


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação do Bilhete Especial do Desempregado, que garante acesso gratuito ao transporte público da capital paulista para desempregados pelo período de três meses. As informações são da Agência Brasil.
O projeto, aprovado em sessão extraordinária nesta quarta-feira (7), ainda precisa ser submetido à apreciação do prefeito Fernando Haddad (PT).
Atualmente, o benefício já é concedido para embarques em trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a ideia é ampliar o benefício para ônibus.
"Esse bilhete é o mesmo que é aplicado no Metrô e na CPTM. Basicamente, a ideia é equalizar todos os transportes públicos que atuam em São Paulo, que já tem esse benefício e possa ampliar. Hoje, o sujeito que tem que pegar mais de uma modalidade de transporte, em algumas ele paga e em outras não", explicou o vereador Mário Covas Neto (PSDB), um dos autores do projeto de lei (PL 842/2013), juntamente com Toninho Vespoli (PSOL).
Pelo projeto aprovado, os interessados têm de comprovar que foram demitidos sem justa causa há, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses, tendo trabalhado no último emprego por um período mínimo de seis meses contínuos. O cartão terá validade por 90 dias e não é renovável.
BENEFÍCIOS JÁ EXISTENTES - As solicitações no Metrô devem ser feitas na estação Marechal Deodoro -de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. São exigidos RG, Carteira de Trabalho e Termo de Rescisão Contratual. O cartão não é renovável e se houver perda, extravio, roubo, apreensão ou danificação, o beneficiário não pode solicitar a reposição.
Já para o acesso à CPTM, os interessados devem se dirigir à estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta, das 8h às 16h, e apresentar o CPF original, RG, Carteira de Trabalho com a última baixa e o Termo de Rescisão Contratual. Em ambos os casos, o beneficiário tem de comprovar que trabalhou seis meses contínuos no último emprego com carteira assinada.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, existem, atualmente, em circulação cerca de 12 mil bilhetes especiais e a média de emissão mensal é 4.200 bilhetes. Na CPTM, são cerca de 9.000 bilhetes ativos e a média é 2.900 bilhetes emitidos por mês.
fonte: folha express
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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

BRT RECIFE - VIVE CAOS NAS SUAS VIAS E ENTÃO , ISSO É UM BRT?

Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
É com lamento que o Blog De Olho no Trânsito publica, novamente, as fotos deste post. São novos registros, agora feitos pelo fotógrafo Fernando da Hora, de um problema antigo. Os buracos pelos quais os BRTs do Corredor Norte-Sul são obrigados a passar diariamente, várias e várias vezes por dia, estão no corredor de ônibus da PE-15, o melhor exemplo de prioridade ao transporte coletivo que temos na Região Metropolitana do Recife e em todo o Estado. Aliás, que deveríamos ter porque, nesse estado, a PE-15 não é mais exemplo para nada. Quem dirá para um veículo BRT, que custa de duas a três vezes mais que um ônibus comum. E o que é mais importante: que é pago pelo passageiro.
Há quase dois meses publicamos uma reportagem sobre o primeiro ano do sistema de BRT operando pela metade e a degradação do Corredor da PE-15 foi denunciada. Só o tempo passou. O problema não.
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Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
FONTE: Blog De Olho no Trânsito com Roberta Soares
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METRO DO RECIFE CHEGOU AO SEU LIMITE DE QUALIDADE A ANOS...



A pergunta feita pelos usuários do metrô do Recife foi pintada na estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Não temos a resposta, só sabemos que será quando o modal, tão importante, passar a ser prioridade também para o poder público, o que não acontece hoje...
FONTE: Luiz Nogueira / Comuniq
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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CICLISMO - Metrô do Recife será liberado para transporte de bicicletas, todos os dias.



O metrô do Recife será liberado diariamente para o transporte de bicicletas, a partir das 20h30. A medida, no entanto, ainda não tem data certa para entrar em vigor o que, de acordo com a assessoria de comunicação da CBTU/ Metrorec, deve acontecer em 30 ou 40 dias.

Segundo Salvino Gomes, assessor da companhia, o prazo é necessário para que sejam criados procedimento internos padrões para garantir segurança à medida. O protocolo deve obedecer às regras já impostas para a liberação do transporte de bicicletas durante o final de semana, como o embarque exclusivo no primeiro vagão, para garantir a visibilidade ao maquinista. Há cinco anos, as bikes são bem vindas no metrô, aos sábados a partir das 13h e aos domingos, durante todo o dia.

A boa notícia começou a ser divulgada pela Ameciclo, após  se reunião com o Superintendente Regional da CBTU e membros da gerência do órgão no Recife para discutir algumas pautas relacionadas à bicicleta e à sua integração com o metrô. "Essa conquista não é só nossa, mas de todos os ciclistas que participaram das ações chamadas Invasão do Metrô, realizadas no Recife desde 2011, antes mesmo de termos uma associação de ciclistas. Nossa luta é grande, há muito a ser feito ainda, mas comemoramos muito essa pequena grande vitória", postaram representantes do grupo em sua página no Facebook.

Informações: Diário de Pernambuco
FONTE: PORTAL HISTURBANA
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