terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MOBILIDADE - Túnel da Abolição, na Madalena, será inaugurado em 15 de março Data foi anunciada nesta terça pelo Governo do Estado. Obras recomeçam no sábado

 / Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem

Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem


O Governo do Estado de Pernambuco vai retomar ainda esta semana as obras do Túnel da Abolição e marcou para 15 de março a data de inauguração do obra, localizada no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife.
Parte integrante do Corredor Leste-Oeste, o túnel, que tem o objetivo de eliminar o semáforo na entrada da Caxangá, dando mais fluidez ao tráfego, era para ter ficado pronto em janeiro de 2014. Não ficou e ainda teve suas obras interrompidas, segundo o governo por razões técnicas, em dezembro passado.
A decisão de retomar e inaugurar a obra foi tomada nesta terça-feira pelo governador Paulo Câmara que, após reunião com o secretário das Cidades, André de Paula, no Palácio do Campo das Princesas. O governador determinou a conclusão das obras relacionadas ao empreendimento no prazo mínimo em consonância com os parâmetros construtivos. A obra será retomada pelo consórcio responsável (Mendes Júnior/Servix) no próximo sábado (31).
"Antes de conversar com o governador Paulo Câmara, estive reunido, na manhã desta terça-feira, com o consórcio que está à frente das obras e acertamos as condições para a sua retomada ainda nesta semana. Os recursos estão garantidos, e o Governo de Pernambuco assume esse compromisso ", afirmou o secretário André de Paula.
A fase final das obras do Túnel da Abolição está dividida em duas partes. A primeira é referente ao campo viário, com o término da implantação da estrutura de pavimentação asfáltica. A segunda está relacionada ao processo de impermeabilização do equipamento. Devido à particularidade do solo úmido encontrado na região, a intervenção exige um conjunto de medidas que garantam a drenagem e a qualidade do novo equipamento viário que estará à disposição da população.
A entrega do túnel otimizará o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica, com a melhoria considerável da velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a implantação do  empreendimento, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre sem interrupções na Rua Real da Torre e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá.
Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Rua Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações gira em torno de 4.620 carros por hora. Com a entrega do túnel, a capacidade viária da interseção passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora.
MOBILIDADE
O Túnel da Abolição integra o conjunto das obras do Corredor Exclusivo de TRO do eixo Leste/Oeste. O corredor tem início do Derby e segue até Camaragibe. O equipamento terá acesso dos pedestres por meio de escada e elevador, contando com uma parada de ônibus no local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário