sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SEGUNDA FASE DE MUDANÇAS NA AVENIDA CAXANGÁ ENTRA EM VIGOR


SEGUNDA FASE DE MUDANÇAS NA AVENIDA CAXANGÁ ENTRA EM VIGOR

Mais quatro linhas passarão a fazer integração temporal a  partir deste sábado (11/02)
A partir deste sábado (11/02), as linhas 2416 – Roda de Fogo, 2421 – Torrões, 2422 – Monsenhor Fabrício e 2425 – Barbalho (Detran) deixarão de circular pelo Centro do Recife e passarão a fazer integração temporal na Avenida Caxangá com o corredor Leste/Oeste do BRT e linhas convencionais. A mudança possibilitará o deslocamento pela Região Metropolitana do Recife com o pagamento de apenas uma passagem por trecho. No último sábado (4), as linhas 2423 – Engenho do Meio, 2413 – Avenida do Forte, 2415 – Sítios das Palmeiras e 2433 – Brasilit começaram a operar nesse esquema. Com isso, cerca de 27 mil passageiros terão sido inseridos no Sistema Estrutural Integrado (SEI).
 
Para os usuários que vão para a Avenida Conde da Boa Vista, a novidade é que a partir deste sábado (11) eles poderão fazer a integração temporal com a linha BRT 2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro e desembarcar em duas estações provisórias de BRT na Avenida Conde da Boa Vista: a primeira fica próxima à Rua da Soledade e a segunda em frente ao Shopping Boa Vista. O desembarque só será possível no horário de pico da manhã, das 5h às 9h. Não haverá embarque no local.
 
A mudança aconteceu para que estes passageiros possam fazer a viagem em menos tempo, já que o itinerário com a linha convencional 2439 – Av. Caxangá (BR-101) / Conde da Boa Vista está levando mais de uma hora para fazer o percurso  no horário de pico da manhã, devido às obras na Rua Benfica. Com a possibilidade de pegar uma linha BRT, o usuário levará cerca de 30 minutos para fazer o mesmo percurso.
 
Para ofertar mais opções ao usuário que segue com destino à Av. Conde da Boa Vista, o Grande Recife ampliou a oferta de linhas convencionais que poderão fazer integração temporal: 2432 – CDU (Várzea) e 2446 – UR-07. Ainda continua como opção a linha 2439 – Av. Caxangá (BR-101)/Conde da Boa Vista. 
 
Integração Temporal | Na integração temporal, o usuário tem direito a pegar mais de uma linha, no período de até duas horas, pagando o valor de uma. Com isso, é possível circular nos Terminais Integrados e percorrer a Região Metropolitana do Recife sem custo adicional. Para os usuários da Av. Caxangá, após pegar a linha no seu bairro de origem, eles poderão entrar no BRT Leste/Oeste sem a necessidade de pagamento de uma nova passagem. Esses passageiros terão como referência quatro estações do BRT Leste/Oeste – BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas –, mas poderão realizar a integração temporal na estação de seu interesse, dentro do tempo estabelecido. 
 
Além do benefício da integração temporal e do Sistema Estrutural Integrado, a reconfiguração da rede de linhas terá um impacto positivo na mobilidade, uma vez que causará a retirada de 40 veículos do Centro e de 36 da Avenida Caxangá. Isso será possível devido à redução no itinerário das oito linhas, tornando mais leve o tráfego da área.
 
Para que o usuário seja beneficiado com a integração, no entanto, é necessário utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Ele pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento das estações de BRT e na sede do VEM da Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista. Também foram entregues mais de 2 mil cartões VEM nos bairros já citados anteriormente. Essas unidades serão gratuitas, estando os usuários somente encarregados pela recarga dos créditos. O passageiro que ainda não tiver VEM, quando embarcar em uma das oito linhas, pegará com o cobrador um ticket que dará direito ao recebimento do cartão no miniterminal da linha. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência.
 
Novidade - A grande novidade é que aqueles usuários que querem ir à Prefeitura do Recife têm como opção a linha de BRT 2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro, que realiza atendimentos naquela área, integrando nas estações Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum. Os que têm como destino o entorno da Rua do Príncipe, José Osório, Graças e Madalena podem integrar com a linha 2460 – TI Camaragibe (Príncipe), que atende a Avenida Caxangá.
 
Saiba mais detalhes sobre cada uma das linhas abaixo:
Dia 11/02:
416 – Roda de Fogo
A linha passa ser a 2416 – Roda de Fogo/EBRT Parque do Cordeiro e terá parada próxima à estação de BRT Parque do Cordeiro, na Avenida Caxangá.
 
421 – Torrões
A linha passa ser a chamar 2421 – Torrões/EBRT Parque do Cordeiro e terá parada próxima à estação de BRT Parque do Cordeiro, na Avenida Caxangá.
 
422 – Monsenhor Fabrício
A linha passa ser a 2422 – Monsenhor Fabrício/EBRT Caiara e terá parada próxima à estação de BRT Caiara, na Avenida Caxangá.
 
425 – Barbalho (Detran)
A linha passa ser a 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 e terá parada próxima a duas estações de BRT. Ela continuará a realizar dois itinerários: o principal, com parada na altura da estação BR-101, e o secundário, que atende a Avenida Maurício de Nassau, com parada na altura da estação Getúlio Vargas.

Linhas que alteraram dia 4/02:
413 – Avenida do Forte
A linha passa ser a 2413 – Avenida do Forte/EBRT Getúlio Vargas e terá parada próxima à estação de BRT Getúlio Vargas, na Rua Elizeu Cavalcante, no lado oposto ao número 513, e na Avenida General San Martin, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.
 
415 – Sítio das Palmeiras
A linha passa ser a 2415 – Sítio das Palmeiras/EBRT Getúlio Vargas e terá parada próxima à estação de BRT Getúlio Vargas, na Rua Elizeu Cavalcante, no lado oposto ao número 513, e na Avenida General San Martin, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.
 
423 – Engenho do Meio
A linha passa ser a 2423 – Engenho do Meio/EBRT Caiara e terá parada próxima à estação de BRT Caiara, na Avenida Caxangá, em frente à Igreja Assembleia de Deus.
 
433 – Brasilit
A linha passa ser a 2433 – Brasilit/EBRT BR-101 e terá parada próxima à estação de BRT BR-101, na Avenida Caxangá, junto ao viaduto da BR-101.

Veja o itinerário das novas linhas:
2439 – Av. Caxangá (BR-101)/Conde da Boa Vista – convencional 
Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Av. Cde. da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Av. Dantas Barreto, Av. N. Sra. do Carmo, Av. Martins de Barros, Rua 1º de Março, Av. Guararapes
Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Av. Cde. da Boa Vista, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Praça do Derby, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.
 
2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro – BRT 
Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby, Av. Gov. C. de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Rua 1º de Março, Av. Guararapes
Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. C. de L. Cavalcanti, Praça do Derby, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.

 
2443 – Av. Caxangá (BR-101)/Derby – BRT 
Terminal/ponto de retorno: Av. Historiador J. Emerenciano, R. Ministro João Alberto, Av. Caxangá, R. Benfica, Ponte Estácio Coimbra, R. Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby
Ponto de retorno/terminal: Praça do Derby, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jenner de Sousa, Rua Dr. Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra, Rua Benfica, Avenida Caxangá, Avenida Luís de Lacerda, Av. Historiador J. Emerenciano.

Fonte: GRCT 

 

Um comentário:

  1. Esses ônibus que vão parar próximo as Soledade e o Shopping Boa Vista não vai ter evasão de renda? Me expliquem aí que eu ainda não entendi.

    ResponderExcluir