terça-feira, 3 de março de 2020

TI SEGURO


Foto Divulgação: Ilustrativa



https://radiobusmusic.blogspot.com/




Em nova ação do plano de investimentos em transportes, Governo realiza operação para garantir segurança e ordenamento do T.I. PE-15

Como parte do plano de investimentos contínuos em transporte e mobilidade anunciado no início de fevereiro pelo Governo do Estado, uma nova etapa da Operação T.I. Seguro foi realizada na manhã desta terça-feira (03), desta vez, no T.I. PE-15, em Ouro Preto, Olinda. A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh/PE), por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCTM); da Secretaria de Defesa Social (SDS), e das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros; além de outros órgãos envolvidos. A primeira operação ocorreu no início de fevereiro, no T.I. da Macaxeira. Uma nova operação deverá ocorrer ainda neste mês de março. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Olinda.



A mobilização de hoje é parte de um convênio de cooperação técnica entre a SDS e a Seduh e prevê o trabalho de PMs voluntários que atuarão em suas folgas, combatendo a criminalidade, apoiando o respeito às filas e garantindo o direito de ir e vir de todos os usuários, contribuindo dessa forma para a paz social. Durante a operação, não houve incidentes e as únicas apreensões realizadas foram de dois pássaros silvestres, criados de forma irregular no local.

No total, foram envolvidos 90 policiais militares, oriundos do 1º BPM, Radiopatrulha, BPTran, BPChoque e Canil, além de homens dos Bombeiros e da Polícia Civil. Agentes de trânsito ficaram a postos para assegurar a fluidez das vias e o Serviço de Inteligência da Corporação realizou monitoramento constante da movimentação, para acionar o efetivo antes do surgimento de problemas, que acabaram não acontecendo.

“O trabalho de parceria entre a SDS e a Seduh é parte essencial desse plano lançado pelo governo. Com o ordenamento dos terminais, podemos melhorar o serviço oferecido aos cidadãos para seguirmos com os investimentos em infraestrutura, segurança, acessibilidade e conforto anunciados pelo governo”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

A Polícia Militar manterá o patrulhamento tanto na área externa como interna dos terminais, com dez homens por turno, de domingo a domingo. Isto possibilitará a garantia da ordem e da integridade física dos agentes envolvidos, comerciantes e usuários do sistema.

No tocante à operação do transporte público, o Grande Recife ampliou o número de facilitadores de embarque nas linhas de maior demanda nos horários de pico: PE 15/ Boa Viagem, PE 15/ Afogados, PE 15 Joana Bezerra e PE 15 (Circular). Além disso, também foram alocados porteiros nos dois portões de acesso do TI com o objetivo de combater a entrada irregular no terminal.

Plano de Mobilidade

A Operação T.I. Seguro faz parte de um plano de investimentos, lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de fevereiro deste ano, durante a reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).O Plano de Mobilidade visa intensificar ações para trazer melhorias ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana e foi dividido em três eixos temáticos: acesso ao sistema; segurança e conforto; e tempo de deslocamento.



Além do reforço no policiamento militar nos principais terminais, o eixo Segurança inclui a ampliação da segurança nos dois corredores de BRT, por meio do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES); câmeras conectadas ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) em todos os terminais; e a implementação da tecnologia Nina Mobile, ferramenta que auxilia o poder público no registro de casos de assédio sexual no transporte público e facilita a denúncia às autoridades.



--



Um comentário:

  1. Fizeram isso no T.I Macaxeira, agora lá não tem mais, e os ambulantes voltaram pra lá.

    ResponderExcluir