sexta-feira, 1 de maio de 2020

COVID 19 - EPIS SÃO PRIORIDADES NESTA PANDEMIA MUNDIAL

Foto: divulgação Frente de Luta pelo Transpote público( Dr Pedro Joseph lutando pelos direitos dos trabalhadores Transpote público )


Frente de Luta pede ao governo que empresas de ônibus forneçam EPIs e façam teste de coronavírus nos rodoviários

José Matheus Santos

José Matheus Santos

Ver perfil







Matéria do blog do Jamildo
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes


A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) solicitou ao secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, que sejam realizados testes do coronavírus em motoristas, cobradores e fiscais no Grande Recife.
No requerimento, feito pelo advogado Pedro Josephi e do estudante Márcio Morais, representantes da sociedade no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), os conselheiros afirmam que o sistema de transporte opera durante a pandemia “sem a devida e necessária proteção aos trabalhadores, expondo, assim, os trabalhadores e a população também”.
“Pessoas positivadas ou com sintomas utilizam o transporte coletivo para irem aos hospitais, e isso expõe motoristas, cobradores e fiscais. Eles estão trabalhando sem os EPIs, o que é uma obrigação das empresas de ônibus e um dever do Grande Recife fiscalizar. Os ônibus continuam saindo superlotados, desrespeitando o decreto do próprio governador”, afirma Pedro Josephi.

Foto: Reprodução

Além do fornecimento dos EPIs, a Frente de Luta solicita que sejam realizados testes em todos os profissionais envolvidos com a operação do Sistema de Transporte.
“Quem trabalha no transporte está com medo, sem saber se está contaminado ou não. O Grande Recife tem que fazer testagem nos seus funcionários e deve obrigar as empresas a fazer nos seus profissionais que estão diretamente operando com o público”, diz Márcio Morais.
“Notificamos também o deputado estadual William Brígido, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, para que apresente iniciativa legislativa impedindo o trabalho dos rodoviários sem a devida proteção”, acrescentou Pedro Josephi.
Caso o requerimento não seja acatado, a Frente de Luta deverá representar a Urbana e o Grande Recife junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que adotem as medidas de proteção aos trabalhadores e usuários do sistema de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário