sábado, 16 de janeiro de 2021

POLICIAIS NOS TERMINAIS INTEGRADOS E INTEGRAÇÕES TEMPORAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

 

Operação TI Seguro amplia segurança em terminais integrados da Região Metropolitana

Postado por Jailson Silva blogueiro  especialista em mobilidade transportes 
 (Foto: Peu Ricardo/ DP Foto)
Foto: Peu Ricardo/ DP Foto
O efetivo de segurança será ampliado em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, como parte da Operação TI Seguro, realizada pelo Governo de Pernambuco por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Defesa Social (SDS). Já nesta sexta-feira (15), o efetivo será ampliado no TI Tancredo Neves, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, com o reforço de uma equipe do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).


PUBLICIDADE
O PJES já chegou aos terminais integrados de Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas Silveira, além de 45 estações de BRT. Com a ampliação, passará a atender Tancredo Neves, Barro, Camaragibe, Cajueiro Seco, Xambá e Igarassu, com um contingente dobrado de policiais militares, que passará de 1.200 para 2.502.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, destacou o sucesso do programa, em sua primeira etapa, o que estimulou o Governo do Estado a ampliá-lo. “Como tivemos uma importante redução no número de ocorrências desde a assinatura do convênio, estamos levando a iniciativa para outras localidades, na expectativa de alcançar o mesmo êxito. Começaremos com o TI Tancredo Neves, de grande importância na RMR. Vamos garantir que a população tenha mais tranquilidade em seu trajeto diário pelo terminal.”, disse, lembrando que, diariamente, cerca de 20 mil usuários utilizam o Tancredo Neves.

O programa foi iniciado em setembro de 2019 e, desde então, já foi registrada uma redução de 57% nas ocorrências criminais nos terminais contemplados pela iniciativa. “Com a expansão desse modelo de policiamento ostensivo, feito a pé, em dois turnos, esses números tendem a cair mais e, consequentemente, aumentará a sensação de segurança dos pernambucanos”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua. .

De acordo com a SDS, em 2019, foram registradas 333 ocorrências dentro dos terminais contemplados pela Operação TI Seguro. Já em 2020, o número caiu para 142 crimes de roubo. A operação reforça a quantidade de policiais por dia em cada um desses terminais, em uma ação que, além das duas secretarias, envolve ainda a Polícia Militar e o Grande Recife Consórcio. Em 2020, no total foram registrados 629 roubos a ônibus em Pernambuco, menor patamar desde 2014, quando foram registrados 524 casos. A redução, em comparação com 2019, foi de 24,85%, já que no ano anterior a Polícia Civil havia recebido 837 queixas sobre esse tipo de crime. Em dezembro de 2020 aconteceram 39 assaltos a coletivos, -41,79% em relação aos 67 de dezembro de 2019.

Ao mesmo tempo em que amplia o efetivo de segurança nos terminais, o Consórcio Grande Recife também iniciou obras nos terminais da Macaxeira, Xambá, PE-15 e Pelópidas Silveira, incluindo a recuperação das pistas de rolagem dos ônibus, telhados e calhas, requalificação dos banheiros, sistema elétrico e caixa d´água, mais o conserto e limpeza das galerias. As obras deverão ser entregues em fevereiro. Além das intervenções, o Governo de Pernambuco deve lançar ainda no primeiro semestre de 2021 a licitação para contratação de um parceiro privado encarregado da administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Tis e 45 Estações de BRT.

A futura PPP está, atualmente, na etapa de análise pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além da requalificação da infraestrutura dos equipamentos públicos, a concessão também envolve o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, incluindo a operação, segurança e manutenção. A qualidade dos serviços será aferida por indicadores de desempenho, com impacto direto na remuneração da empresa contratada.
Os coment

Nenhum comentário:

Postar um comentário