quarta-feira, 15 de março de 2023

Catracas ate o teto nos ônibus do Grande Recife e região metropolitana



GUGA MATOS/JC IMAGEM
Novas catracas elevadas serão instaladas também nas portas traseiras dos ônibus Foto: GUGA MATOS/JC IMAGEM
 Evasão tem levado de 15% a 20% da receita do sistema todo mês e, por isso, as catracas serão instaladas

Roberta Soares



Os ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife vão receber novas catracas para bloquear a invasão de pessoas que querem entrar nos veículos sem pagar a passagem.

A estratégia não é nova, já foi testada pontualmente alguns anos atrás, antes da pandemia de covid-19, e agora ensaia ser, de fato, implementada nos ônibus que atendem ao Grande Recife e são geridos pelo governo de Pernambuco.

Os coletivos deverão receber, em breve, catracas elevadas e na traseira dos coletivos para inibir as invasões, que têm aumentado no sistema e, pelos cálculos do governo do Estado, com base na operação diária, já representam entre 15% e 20% da receita do sistema.

Para se ter ideia do impacto da evasão, esse percentual significa R$ 20 milhões por mês a menos de passagens pagas por passageiros que, mesmo assim, estão sendo transportados. E, de acordo com o governo do Estado, é um custo que está sendo absorvido pelos passageiros que pagam a tarifa.

A promessa do secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), Evandro Avelar, é de que as catracas, mesmo elevadas - ou seja, bloqueando totalmente o espaço de passagem, de cima a baixo - irão garantir a acessibilidade da população.

As estações-monstro do BRT pernambucano

Inclusive de pessoas com sobrepeso, obesas e gestantes, por exemplo. “Estamos fazendo protótipos das catracas elevadas para testar nos coletivos. Serão bloqueios com funcionalidade, que garantam conforto ao usuário, dentro das normas. Mas precisamos adotá-los. É uma medida necessária”, argumenta Evandro Avelar.

ESTAÇÕES ELEVADAS NAS ESTAÇÕES DE BRT

Na prática, entretanto, a solução deverá gerar críticas, principalmente pela experiência com os equipamentos já instalados no sistema de transporte. As chamadas ‘catracas-monstro’, como foram batizados os equipamentos quando começaram a ser instalados nas estações dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, entre 2019 e 2020.

REPRODUÇÃO - Modelo de catracas na dianteira e traseira dos coletivos que já está em teste nos ônibus do Grande Recife. Imagem foi encaminhada à Coluna Mobilidade

As catracas altas, de ferro, substituíram as originais – bonitas e baixas – e terminaram por desfigurar ainda mais as estações de BRT, que já vinham sendo descaracterizadas do conceito BRT.

Assim como agora, os bloqueios elevados foram instalados numa tentativa de inibir as invasões, que já superavam os 10% de todos os passageiros transportados e eram maiores do que as registradas no sistema de ônibus convencional.

COMBATE À EVASÃO DE RECEITA NO TRANSPORTE PÚBLICO DO GRANDE RECIFE

Na defesa da instalação dos novos bloqueios elevados nos ônibus do Grande Recife, o secretário de Mobilidade de Pernambuco argumenta que é necessário uma ação estratégica para inibir a evasão de receita no STPP. E que o governo de Pernambuco irá realizá-la.

Governo de Pernambuco/Divulgação - Bloqueios das Estações do BRT Leste-Oeste na Avenida Conde da Boa Vista voltaram a ser no padrão original do projeto. Mais refinados e bem diferente das 'catracas-monstro' que foram substituindo o equipamento ao longos dos anos de operação

“O Estado não vai cobrir irracionalidade. Esses R$ 20 milhões perdidos por mês são um dinheiro que não poderia estar sendo perdido. O governo vem cobrindo subsídios públicos no sistema que deverão chegar a R$ 400 milhões este ano. É um recurso que poderia estar sendo utilizado para melhorias e, n

VOLTA DO AR-CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

A promessa é de que, se por um lado o passageiro vai ter que lidar com catracas elevadas, a gestão do sistema vai passar a exigir mais dos operadores, com mudanças no modelo de remuneração que atualmente vem sendo executado - com pagamento apenas por custo de operação e em vigor desde a pandemia de covid-19 - e a volta dos ar-condicionados na frota de ônibus.

ÂNGELA PINHEIRO/VIA REDES SOCIAIS - Modelo de catracas elevadas já é visto nos ônibus. Proposta agora é padronizar e colocar também nas portas traseiras

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